O Financiamento Coletivo de Chamado de Cthulhu está avançando e a segunda Meta Extra já está à vista.
Trata-se de uma aventura de 60 páginas chamada Colheita Fria (Cold Harvest) que leva os investigadores até a União Soviética durante os complicados anos dos Expurgos de Stalin. Coo preview para o que está por vir, segue uma pequena resenha da aventura e do que os Financiadores vão encontrar dentro dela.
Colheita Fria curiosamente foi lançada antes mesmo que os Financiadores que patrocinaram a sétima edição recebessem seus livros. O cenário foi publicado com regras compatíveis com a sexta e sétima edições, afim de atingir o maior número possível de interessados. Ele é parte da série "one night of horror", que inclui Canis Mysterium e Dead Light cenários consideravelmente menores e mais simples.
Escrito por Chad Boswer, o autor de Cthulhu Invictus, Cold Harvest se diferencia dos cenários convencionais, com uma proposta histórica pesada, se passando na União Soviética, durante o período dos expurgos promovidos pelo Camarada Stalin. Os jogadores assumem o papel de membros do Narodnyy Komissariat Vnutrennikh ou Comissariado do Povo para Assuntos Internos. Em outras palavras o infame NKVD, organização que daria ensejo para outras agências de inteligência na antiga União Soviética, como a KGB.
Em Colheita Fria, os leais oficiais da NKVD (os jogadores) são enviados para uma isolada fazenda de coletivização comunal ou sovkhoz, de onde chegaram informes de atividade anti-soviética. A colheita tem sido escassa e a repentina queda da produção sinaliza com um relaxamento dos trabalhadores ou dos encarregados. Os investigadores viajam para o lugar e são surpreendidos pela descoberta de que vários trabalhadores do Sovkhoz Krasivyi Okatbyr, parecem estar sofrendo de uma estranha condição que os impede de desempenhar o papel que se espera dos cidadãos. Tem havido violência, casos estranhos e o desenvolvimento de deformidades gritantes em habitantes locais. Para piorar, o ar parece carregado com a ameaça de uma revolta camponesa, dando ensejo a um assassinato brutal. Tudo isso em uma fazenda que até pouco tempo era modelo de atividade e produção. O que está acontecendo?
Embora os agentes do NKVD estejam fortemente armados, Colheita Fria está longe de ser um cenário orientado para o combate. Seu foco principal está na boa e velha investigação e no trabalho de detetive. Os investigadores tem que vasculhar informações, ouvir testemunhas e lentamente ir encaixando as peças para compreender o quadro geral.
O clima de paranoia e burocracia permeia todas as cenas, com a ameaça de deportação e acusações de alta traição podendo ser um perigo tão ou até mais grave que as criaturas dos Mythos de Cthulhu. Esse é um ponto interessante do cenário, o fato de que os horrores lovecraftianos se mantém ocultos por boa parte da trama. O texto instrui o Guardião a conduzir o cenário de uma maneira em que o horror cometido pelos humanos se equipara ao de criaturas inumanas. Nas mãos de um bom Guardião, esse posicionamento permite criar situações perturbadoras e cenas bizarras que deixarão os jogadores constantemente na defensiva. O clima de confusão e a sensação de que algo ruim está prestes a acontecer é outra marca do cenário que segue num crescendo de estranhezas que descamba para uma verdadeira avalanche de horror cósmico.
Uma das opções para jogar Colheita Fria prevê uma aventura solo, na qual o Guardião narra a aventura para apenas um jogador. Nesse caso, o cenário assume um tom bem mais intimista. Nada impede, contudo, que a aventura seja jogada por um grupo maior, tanto que oito fichas de personagens estão incluídas na parte final do livro. Pessoalmente, eu prefiro essa opção, ainda que a oportunidade de narrar para um único jogador, sozinho contra o horror, seja tentadora.
O livro inclui detalhes históricos, apêndices com informações e um guia de conversão para a sexta edição (que não sei se estará presente na versão da New Order). Um toque interessante é o apêndice que situa essa aventura entre outras que se passam durante o período stalinista na União Soviética. A lista inclui cenários lendários como Machine Tractor Station Kharkov-37 de Bret Kramer e O Terror de Troy C. Wilhelmson, os dois no formato de monografias publicadas pela Chaosium. Ele também cita Shadows of Leningrad de Mike Ferguson uma das aventuras integrantes da série Age of Cthulhu da Goodman Games. É interessante que o autor discute a possibilidade de juntar esses cenários criando uma pequena campanha se passando na URSS dos anos 1930, uma época que ficou conhecida como a Década do Desespero. Uma pena que conseguir essas monografias e aventuras será um tanto quanto difícil, visto que alguns estão fora de catálogo.
Colheita Fria tem alguns pequenos problemas, entre os quais a falta de um suporte maior para os jogadores. O cenário inclui algumas informações a respeito de como interpretar agentes do NKVD, mas estas poderiam ser mais completas. Por se tratar de uma campanha de teor histórico, espera-se que os personagens saibam detalhes a respeito do período e do panorama em que se passam os acontecimentos. É provável que nem todos estejam familiarizados com os acontecimentos da Década do Desespero, quando a Revolução estava por um fio e Stalin tomou decisões drásticas para se manter no poder. É provável que o Guardião tenha de fazer uma pesquisa antes de narrar essa aventura e mais provável ainda que os jogadores tenham de ser inteirados de alguns detalhes para que o cenário funcione a contento. Para um narrador com tempo e disposição não será nenhum empecilho, mas para quem pensa em simplesmente ler e narrar a aventura, isso pode ser um problema.
As fichas de personagens possuem algumas pequenas alterações uma vez que se referem a personagens vivendo na União Soviética. A habilidade "Crédito" é substituída por "Status do Partido", que reflete o quão bem seu personagem se relaciona com os figurões do Partido Comunista. Há algumas semelhanças entre essa aventura e Machine Tractor Station Kharkov-37, que vão muito além das se passarem em Fazendas de Coletivização nos arrebaldes da URSS. As duas tratam de dilemas e escolhas difíceis de serem feitas à luz da moralidade. Certas escolhas que os investigadores terão de fazer em Cold Harvest são incômodas, afinal de contas, nem todos tem estômago para participar, quanto mais promover os famigerados expurgos soviéticos.
Além disso, o Guardião deve tomar muito cuidado, uma vez que os jogadores detém muito poder e autoridade nessa aventura. Eles literalmente tem poder de vida e de morte sobre aldeões e a maior parte dos coadjuvantes na trama. O risco desse poder subir à cabeça dos jogadores pode estragar toda a diversão e abreviar a sessão. Além disso, existe a possibilidade dos personagens se converterem nos verdadeiros monstros do cenário.
Finalmente, há muitos perigos nessa aventura e a possibilidade de um fracasso monumental, com o grupo inteiro morrendo, enlouquecendo, ou pior (sim é possível acontecer algo pior!), se mostra considerável. Nesse aspecto, Cold Harvest parece ideal para uma sessão one-shot com jogadores mais maduros e um Guardião com certo grau de experiência.
Muito legal misturar os Mitos de Cthulhu com eventos históricos . Sempre apreciei misturar realidade e ficção para compor um cenário novo que se destaca por si só .
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