Alguns deles se mostraram reais, outros se provam não passar de bem engendradas farsas. Mas certos mistérios se mostraram tão enigmáticos que continuam sem uma explicação razoável apesar de terem sido investigados e analisados ao longo dos anos.
Um desses mistérios envolve um sinistro arquivo do 4chan que deu margem a um caso muito debatido, conhecido mundialmente como o Fenômeno do "Eu sou Deus".
Tudo começou em meados de junho de 2014 quando um usuário do 4Chan iniciou um novo thread no tópico "Incidentes Paranormais" do fórum. Para resumir do que se tratava, o usuário relatava que um amigo vinha experimentando estranhas anomalias em sua casa: sons misteriosos, luzes piscando e a inconveniente sensação de estar sendo observado. Isso começou com estranhos e-mails e mensagens que surgiam em seu computador, enviadas por pessoas que ele não conhecia. Ele terminava a sua postagem perguntando aos demais usuários se eles acreditavam haver uma explicação lógica para esses acontecimentos ou se algo sobrenatural estaria ocorrendo.
Vários usuários expressaram seus pensamentos acreditando que o mais provável é que fosse um malware e que as ocorrências tinham uma explicação razoável. Entretanto, um dos usuários pediu que fossem repassadas a ele as mensagens de email para que pudesse analisá-las em busca de algum indício de quem as havia enviado. Ao abrir os arquivos ele descobriu que as mensagens sempre vinham acompanhadas de um fragmento de imagem. Ao abrir a primeira imagem ele tentou entender do que se tratava, mas a forma era muito vaga e pouco discernível.
A segunda imagem veio dois dias depois e os usuários começaram a conjecturar qual poderia ser a ligação entre os dois fragmentos.
Alguns especulavam se elas não poderiam conter uma mensagem oculta, um encaixe ou quem sabe até ser uma espécie de mapa. Finalmente, um dos usuários sugeriu que a imagem parecia ser parte de um rosto humano, o que a maioria acabou concordando se tratar.
Após algumas edições da imagem eles concluíram que o mais provável é que se tratava realmente de um rosto humano pintado de vermelho. Um caso tão curioso chamou a atenção de mais e mais pessoas que fizeram um esforço coletivo para tentar entender do que se tratava. Em determinado momento, um dos usuários percebeu que havia uma leve descoloração na porção superior esquerda da primeira imagem. Quando ele aplicou alguns filtros de cor, estranhos caracteres apareceram formando o que mais tarde foi reconhecido como um código binário oculto. Estes números quando traduzidos para uma linguagem verbal resultavam em uma única palavra:
DEUS
A palavra deixou os usuários que estavam se dedicando a tarefa embasbacados. Realmente não podia ser uma simples coincidência.
Poucas horas depois de obter essa informação, um terceiro arquivo foi repassado contendo um novo fragmento da imagem. Trabalhando essa imagem, invertendo e colando da maneira mais adequada ela se mostrou encaixar perfeitamente nas anteriores. Um novo trecho em linguagem binária resultou em uma confluência de letras que aparentemente não faziam muito sentido, mas que quando lançadas em um decodificador geraram a seguinte tradução:
"EU SOU" em gaélico.
Juntando os dois pedaços de informação os usuários concluíram que a mensagem não poderia ser outra. Inequivocamente a frase era "EU SOU DEUS".
Diante dessa revelação, usuários simplesmente desistiram de prosseguir na tarefa de decodificação. Alguns, no entanto, alegaram uma razão bem curiosa para desistir de analisar o quebra cabeça. Enquanto alguns disseram ter perdido o interesse, outros afirmavam terem experimentado "coisas estranhas" ocorrendo cada vez mais frequentemente ao seu redor. Três usuários supostamente estariam ouvindo estranhos sons em suas casas e tendo sensações desagradáveis, como se uma estranha presença os estivesse observando. Outro usuário foi mais longe afirmando ter tido um pressentimento muito forte de que deveria encerrar qualquer participação naquele projeto.
Alguns usuários disseram que provavelmente seus colegas estavam inventando aquilo, mas um número cada vez maior de indivíduos envolvidos na decodificação alegaram nos dias seguintes sentir o mesmo desconforto ao lidar com os códigos.
Enquanto isso, o usuário original que havia iniciado o thread no 4Chan disse que seu amigo, aquele que recebia as mensagens codificadas havia sumido. Supostamente saído de sua casa por não aguentar mais os misteriosos incidentes que o atormentavam. Sua mensagem final para o amigo era muito breve:
"Estou saindo de casa. Não me sinto seguro aqui. Vou arrumar uma mochila e sair o quanto antes."
Junto com essa mensagem ele enviou também um vídeo curto no qual andava pelo apartamento antes de ir embora. O vídeo em questão não revelava muito, contudo em um determinado momento, aqueles que o assistiram disseram ter percebido algo estranho perto da sua conclusão: uma imagem estranha com formato vermelho.
A pessoa que filmou não parece perceber, mas muitos que assistiram o video sugeriram que a forma seria semelhante a face humana contida nos arquivos. Além disso, trabalhando nos canais de som foi possível isolar um trecho o que parece ser a frase "Não fuja de mim".
Posteriormente ele recebeu mais um email com outro fragmento que foi repassado ao 4share. Não foi preciso muito para perceber que ela encaixava perfeitamente junto com as demais, quase completando a imagem de uma face humana avermelhada.
A essa altura, vários usuários relataram que também estavam tendo uma sensação difícil de descrever ao analisar o material. Um deles tentou explicar recorrendo a uma analogia - "era como se, a cada vez que eu examinasse o desenho tivesse uma sensação de que alguém estava me observando, ou mais bizarro ainda, que aquela imagem estivesse olhando para mim".
Outro usuário, antes de se despedir, aconselhou os demais a parar de investigar. Ele disse que luzes estavam acendendo e apagando em sua casa e que ouvia claramente ruídos, sobretudo nas altas horas da madrugada. "É como se tivesse alguém andando pela casa", arriscou ele.
A essa altura, o número de usuários interessados na thread já era bastante grande e a curiosidade sobre as misteriosas imagens e seu significado haviam gerado diferentes interpretações e um acalorado debate uma vez que mais e mais pessoas alegavam experimentar aquela mesma sensação perturbadora.
"Ouvi sons estranhos em minha casa, mesmo sabendo que estava sozinho. Eu fiquei apavorado!" escreveu um usuário. Outro prosseguiu: "Eu não sei o que é, mas era como se eu tivesse convidado alguém, ou alguma coisa a entrar na minha casa através da imagem na tela do meu monitor". Um terceiro usuário concluiu: "Estou apavorado! As luzes aqui em casa não param de piscar e eu tenho ouvido coisas. Juro que parece ter alguém sussurrando".
Ainda que a maioria dos usuários tenham acusado seus colegas de que estes meramente tentavam fabricar um hoax, era impressionante a quantidade de pessoas garantindo terem experimentado algo inexplicável depois de mexer com os arquivos e manipular as imagens. Alguns chegaram até a relatar terem recebido mensagens incompreensíveis por email, whatsapp ou em seus telefones.
Um usuário conjecturou que as imagens poderiam conter algum vírus ou um tipo de malware capaz de obter endereço de IP ou dados daqueles que o manipulavam por muito tempo. Contudo, ninguém chegou a uma conclusão sobre o fenômeno.
A imagem final do quebra cabeças foi repassada cerca de uma semana depois. Ela trazia a peça final que montava a imagem da face e uma outra mensagem cifrada que dizia: "Por favor, não perca dessa vez".
Os usuários conjecturavam o que era a imagem, contudo ninguém chegou a uma conclusão sobre o seu significado. Muitos acreditam que a face era a mesma vista de relance no vídeo, mas ninguém foi capaz de dizer com certeza. As mensagens pararam logo depois e mais nenhum arquivo chegou ou foi repassado pelo usuário que abriu o thread. De fato, o perfil dele foi apagado!
O estranho incidente capturou a atenção de inúmeras pessoas e se tornou objeto de análise e investigação de muitas pessoas.
Ainda hoje muitos afirmam que esses arquivos e essa imagem despertam sentimentos dúbios que não se consegue explicar inteiramente.
O caso se tornou conhecido como o fenômeno "Eu sou Deus" e se espalhou pela internet desde então. Há diferentes versões para a história e incontáveis variações do tema, mas essa é uma das mais sinistras na minha opinião.
Diante de tudo, o que podemos concluir?
O mais provável e que isso não passa de um HOAX bem construído com o objetivo de gerar repercussão e debate - a semente de uma creepypasta, e nada mais do que isso. Por outro lado, diante do assombroso número de pessoas que alegam terem sido afetadas pela imagem, quem pode saber ao certo?
Uma teoria muito interessante e controversa afirma que a internet teria ajudado a dar forma a manifestações do inconsciente coletivo, cristalizando elementos da ficção no mundo real. Por essa linha de pensamento, se um número considerável de indivíduos acreditar piamente em algo e essa crença se espalhar, ela poderia se tornar verdadeira. Esse conceito encontra respaldo na lenda do TULPA que é parte do folclore tibetano. Ele defende que um pensamento pode ser alçado a condição de materialidade se estes pensamentos forem poderosos o bastante.
Enquanto não se define qual a natureza e razão de ser do Fenômeno "Eu sou Deus", nos resta acreditar no que acharmos mais conveniente.
Melhor para de assistir À Beira da Loucura
ResponderExcluir