No curso da Segunda Guerra Mundial, o sobrenatural não estava sendo usado apenas pelos Nazistas, mas também pelos Aliados. Há histórias estranhas e narrativas curiosas sobre a disputa mística nos bastidores do conflito.
Uma história muito estranha ocorreu quando nazistas e britânicos se envolveram em uma batalha que incluiu sensitivos, médiuns e astrólogos. Em 2 de novembro de 1938, uma carta chegou às mãos de um funcionário do Serviço de Segurança Nazista chamado Heinrich Fesel que trabalhava subordinado a Heinrich Himmler. A carta foi mandada pelo astrólogo suíço Karl Ernst Krafft e sua mensagem tinha cunho urgente. Krafft explicou que havia previsto que a vida do Führer estaria em perigo iminente entre 7 e 10 de novembro daquele mês. Segundo ele, haveria uma terrível tentativa de assassinato e que ele deveria cancelar todas as aparições públicas durante esse período. Pode parecer absurdo, mas a cúpula do Regime mantinha em sua folha de pagamento uma série de astrólogos e sensitivos cuja função era traçar mapas astrais e analisar cartas envolvendo os figurões do partido. Um departamento inteiro tinha essa função específica.
Foi explicado em termos inequívocos que a informação precisava chegar a Himmler e ser repassada ao próprio Hitler. Deixar de fazê-lo seria desastroso para o futuro do Reich de mil anos. Contudo, Fesel não era particularmente apaixonado pelo conceito de astrologia, embora soubesse que muitos devotavam tempo ao assunto. Fesel não estava disposto a levar em consideração aquele tipo de alarmismo que na sua visão era absurdo. Ele silenciosamente ignorou a carta e colocou o alerta de lado.
No entanto, a previsão de Kraft acabou realmente se concretizando!
Em 8 de novembro de 1938, Hitler estava programado para fazer um grande discurso numa Cervejaria de Munique. Naquele dia, o tempo estava bem ruim, então ele deixou o evento 30 minutos mais cedo sem avisar ninguém. Exatamente 10 minutos depois que o Führer saiu, uma explosão provocada por uma bomba-relógio destruiu o salão. A bomba havia sido colocada numa coluna atrás do pódio onde Hitler faria seu discurso. A explosão matou oito e feriu mais de sessenta pessoas. Ela certamente teria matado Hitler se ele estivesse lá como originalmente programado. O atentado foi orquestrado por um homem chamado Johann Georg Elser. Seu objetivo era matar Hitler e dar início a uma revolução comunista na sequência. Ele foi posteriormente preso, torturado e executado por apoiadores do regime.
Embora tenha escapado por um triz, a vida do Fuhrer continuava sob ameaça. Inacreditavelmente, no dia seguinte à explosão, um estudante de teologia da Suíça chamado Maurice Bavaud pegou uma pistola e se misturou a uma multidão durante um desfile barulhento também nas ruas de Munique. Seu plano era aguardar e atirar no Führer, mas quando Hitler passou perto dele, a multidão levantou as mãos e Bavaud não conseguiu prosseguir. Simpatizantes perceberam que ele estava armado e o denunciaram. Ele foi detido, entregue às autoridades e posteriormente executado.
Duas tentativas de assassinato em 24 horas se encaixava perfeitamente na previsão que Krafft havia especificado. Quando a notícia chegou até Fesel, ele pressentiu que havia feito besteira em ignorar a carta do astrólogo. Ele contatou Himmler e o vice-Führer Rudolf Hess, contando a eles sobre a previsão sombria que havia recebido. Fesel foi detido preventivamente por ter ignorado o alerta. Em seguida Himmler ordenou que o astrólogo fosse levado até Berlim para explicar como fez a previsão. Ele foi sequestrado pela Gestapo e embarcado para a Alemanha para interrogatório. A suspeita era de que Kraft poderia fazer parte da conspiração. Surpreendentemente ele foi capaz de convencer os nazistas de suas boas intenções e que poderia ser útil em situações similares.
Kraft acabou caindo nas graças da cúpula do Regime Nazista. Ele foi apresentado ao Dr. Joseph Goebbels, chefe do Ministério da Propaganda do Reich que ficou impressionado com suas credenciais e alegadas habilidades premonitórias. Se ele realmente tinha poderes ou não, não importava! Krafft era visto como uma ferramenta de propaganda em potencial nas mãos de Goebbels e este o usou da forma que lhe convinha.
Goebbels incumbiu Kraft de interpretar as profecias feitas pelo Psíquico Nostradamus com o propósito de encaixar as previsões que fizessem Hitler parecer alguém destinado a grandes conquistas. Os nazistas tencionavam usar as profecias como propaganda, salientando que a Alemanha conquistaria a Europa.
Krafft se envolveu fortemente neste trabalho e ajudou a interpretar as quadras de Nostradamus. Ele apontou várias profecias e dezenas de milhares de panfletos em seis idiomas foram distribuídos pela Europa expondo como as previsões de Nostradamus favoreciam o Terceiro Reich.
O astrólogo ganhou importância cada vez maior nos círculos do poder. Ele era recebido por figurões nazistas que ouviam atentamente suas previsões e que se interessavam pelos seus conselhos. Eventualmente Krafft foi apresentado ao próprio Adolf Hitler que pediu várias leituras particulares. Não se sabe quanto das previsões realmente se concretizaram, mas com toda a importância que lhe foi dedicada, tudo indica que ele gozava de grande influência, sobretudo depois que ele escreveu um livro de sucesso que relacionava os Nazistas a previsões de Nostradamus.
Tudo isso começou a deixar os britânicos preocupados. O alto comando militar do Reino Unido começou a se perguntar se essa moda de astrologia, poderia ajudar a eles em uma eventual guerra. Eles não permitiriam que os alemães tivessem o monopólio das informações, então deram início a uma espécie de corrida armamentista astrológica.
Os britânicos contrataram seu próprio astrólogo, um excêntrico místico chamado Louis de Wohl. Recrutado pela Agência de Inteligência, o MI5, o trabalho de Wohl era construir sua própria campanha de propaganda astrológica para combater o que os nazistas estavam fazendo com Krafft. Para isso, Wohl não apenas começou a fazer previsões de horóscopo que contradiziam publicamente as de Krafft, mas também foi enviado aos Estados Unidos para garantir que suas previsões contra a Alemanha nazista fossem publicadas nas principais revistas de lá.
Wohl alegou ter feito o Mapa Astral dos líderes alemães e que estes atestavam que os nazistas seriam derrotados. Ele também foi contratado para refutar o livro de Krafft que relacionava as previsões d Nostradamus com as vitórias nazistas. Para Wohl os nazistas estavam fadados a serem derrotados por uma aliança que incluía os Estados Unidos que seriam levados à guerra no momento certo. Segundo ele, Nostradamus havia claramente previsto esses acontecimentos o que contradizia seu rival.
Coube a Louis de Wohl escalar a guerra astrológica e levá-la a outro nível.
Ele procurou o Comando Militar afirmando ser capaz de usar habilidades paranormais afim de influenciar psiquicamente as ações do Führer. Seu objetivo seria causar confusão, desnortear e até manipular a mente de Hitler fazendo com que ele perdesse o comando de suas tropas. Em dado momento, Wohl alegou que ele poderia conjurar poder psíquico suficiente para matar Hitler usando energias negativas. Contudo é preciso notar que os britânicos não necessariamente acreditavam que o astrólogo tinha os poderes que ele alegava ter, isso parecia importante para as massas, e especialmente Hitler. Anos mais tarde, o major britânico Gilbert Lennox revelou sobre o assunto: "Era totalmente irrelevante nós consideramos aqueles conselhos astrológicos como valiosos. Tudo o que importava para nós era que Hitler seguisse essas regras e acreditasse nesse absurdo."
O plano era semear dúvidas entre as pessoas e deixar Hitler paranoico sobre o futuro. O serviço secreto chegou a cogitar um plano que contemplava assassinar Krafft e substituí-lo por um médium que daria conselhos que acabariam prejudicando os nazistas. Mas o plano era problemático e esbarrava em certas questões.
Além disso pouco depois Louis de Wohl começou a se tornar um inconveniente. Muitos consideravam que ele era bem mais do que um sujeito excêntrico. Para alguns ele era doido de pedra, considerado uma fraude mesmo entre outros astrólogos. Para alguns ele afirmava ser a reencarnação de Nostradamus e que suas previsões só poderiam ser corretamente interpretadas após a sua morte. Ele chegou a escrever cartas para um jornal usando um pseudônimo. Nelas afirmava ser um agente secreto contratado para matar Hitler psiquicamente. Segundo ele, Hitler morreria até 1942, vítima de um aneurisma que ele causaria, direcionando energias psíquicas contra o Führer.
Depois de descobrir que Wohl era o responsável pelas cartas, ele foi preso e impedido de falar com a imprensa. Posteriormente ele foi silenciado até ser totalmente afastado do esforço de guerra. Wohl morreu de tifo nos anos 1950, afirmando que Hitler passou a sofrer de Parkinson graças às energias que ele canalizou para matar o líder alemão.
Mas o pior aguardava o adversário de Wohl que ainda estava à serviço dos nazistas.
Tudo começou quando Rudolph Hess decidiu viajar até a Inglaterra para discutir termos de um cessar fogo no final de 1941. Era uma missão equivocada e não autorizada, influenciada por um sonho que Hess afirmava ter tido na véspera. O segundo em comando acabou preso após saltar de paraquedas sobre a Escócia. Eventualmente ele passaria o resto de sua vida na prisão. As ações de Hess deixaram Hitler furioso, mas também foram uma má notícia para qualquer um que fosse um astrólogo na época.
Hess era um dos oficiais nazistas que mais acreditavam e apoiavam médiuns e astrólogos. Em dado momento ele tinha pelo menos meia dúzia de assessores paranormais ao seu redor. Muitos acreditavam que ele havia embarcado em sua missão insana a conselho de um desses psíquicos. Hitler ficou possesso! Mandou prender os assistentes sobrenaturais de Hess e torturá-los para saber a verdade. Em seguida deu início a uma repressão em larga escala de pessoas que praticavam qualquer coisa remotamente relacionada a astrologia. Isso resultou na prisão e morte de inúmeros astrólogos que até então eram bem vistos pelo regime. Karl Ernest Krafft acabou sendo denunciado depois de ter feito a previsão de que os nazistas jamais conseguiriam tomar as Ilhas Britânicas. Ele foi preso e deportado, morrendo em 1945 a caminho de ser transferido para o campo de concentração de Buchenwald.
Na época, o esforço para expurgar a Alemanha de astrólogos acabou falhando porque alguns dos próprios homens de Hitler ainda acreditavam nessas coisas. O Professor Eric Kurlander, da Universidade Stetson estudou o tema e escreveu à respeito:
A repressão falhou porque o público alemão permaneceu esmagadoramente supersticioso. Membros do próprio alto comando nazista permaneceram teimosamente apegados a vários aspectos do sobrenatural e a crença científica nele. Goebbels e Himmler mantiveram seus astrólogos preferidos à salvo, mesmo após o decreto de Hitler de que eles deveriam ser expulsos.
De fato, havia muitos nazistas que ainda estavam interessados no paranormal e no ocultismo, e eles iriam abrir caminho para explorações bizarras do mundo sobrenatural. Os nazistas se tornariam conhecidos por essa busca insana em todo curso da guerra gerando muitas histórias que beiram o inacreditável.
Dentre as Armas Christi, a Lança do Destino é sem dúvida o artefato mais conhecido e poderoso. Ela faz parte de várias histórias, apareceu em documentários, contos e narrativas, além de figurar, mais recentemente em filmes, séries de televisão e quadrinhos.
Segundo a lenda, a Lança teria sido usada pelo centurião romano Longinus para ferir Cristo durante a Crucificação. A ponta dela teria sido empregada para perfurar o flanco de Cristo fazendo seu sangue verter sobre o metal, incorporando nele propriedades místicas. O ato de Longinnus não ficou sem punição, sendo ele amaldiçoado pela eternidade a vagar pelo mundo sem descanso até o dia que purgasse seus pecados.
Segundo os rumores, a arma concederia ao seu portador o poder de governar o mundo. De fato, a lenda que cerca o artefato afirma: "quem detiver esta Lança Sagrada e entender os poderes que ela possui, segura em suas mãos o destino do mundo para o bem ou para o mal". Essa lenda talvez seja o motivo pelo qual uma longa lista de líderes, reis, imperadores e conquistadores ao longo da história registrada a procuraram e alegaram tê-la empunhada. A lista inclui nomes como Átila, o Huno, Herodes, o Grande, Constantino, Maurício, o Maniqueu, Alarico, Teodorico, Carlos Martel, Carlos Magno, o Grande, Frederico Barbarossa, Henrique I, Otão I, o Grande, e o Papa João XII, entre muitos outros, todos os quais relataram grandes sucessos com a lança.
A Lança do Destino seria a fonte de um poder místico que cerca seu detentor. Seus exércitos se tornam invencíveis, suas ordens são obedecidas a risca, suas tropas se mostram implacáveis lutando sem cansaço ou limitações físicas. Segundo outras fontes, a arma comandaria também o clima podendo conjurar tempestades, chuvas leves para saciar a sede e tempestades de areia. Ainda há relatos de que ela forneceria ao seu portador um carisma sobrenatural que o tornava irresistível aos seus comandados, tornando-o um líder nato.
Esses predicados de sucesso eram exatamente o que Adolf Hitler aspirava possuir. Conhecendo as lendas ao redor da Lança do Destino, a Hitler incumbiu a Ahnenerbe de encontrar sua localização e trazê-la para ele como um prêmio definitivo para consolidar sua liderança. Com a Lança do Destino, os nazistas seriam invencíveis.
O problema é que a lança havia se perdido na história e nem era certo se esses líderes já haviam segurado o artefato ou mesmo se ela realmente existiu ou não. De fato, há dezenas de contos conflitantes sobre o que aconteceu com a lança, para onde ela foi e até mesmo como ela era. Tudo se tornou ainda mais duvidoso pelo fato de que havia inúmeras falsificações e recriações que foram criadas ao longo dos séculos para enganar aqueles que a buscavam. Durante a suposta posse de Constantino, o Grande, com a relíquia, seu conselheiro espiritual, Eusébio de Cesareia, a descreveu assim:
"Era uma lança longa, revestida de ouro. No topo estava fixada uma coroa de ouro e pedras preciosas, e dentro dela o símbolo do nome do Salvador, duas letras indicando o nome de Cristo por meio de seus caracteres iniciais - aquelas letras que o imperador tinha o hábito de usar em seu capacete em um período posterior. Da lança também estava suspenso um pano, uma peça real, coberta com um bordado profuso das mais brilhantes pedras preciosas e que, sendo também ricamente entrelaçada com ouro, apresentava um grau indescritível de beleza ao observador. O imperador constantemente fazia uso deste sinal de salvação como uma salvaguarda contra todo poder adverso e hostil, e ordenou que fosse carregado à frente de todos os seus exércitos."
O fascínio de Hitler pela Lança do Destino começou muito antes de ele ser o notório líder nazista, quando ele era apenas um humilde estudante de arte. Enquanto visitava a Casa do Tesouro de Hofsburg em Viena em 1912, seus olhos caíram sobre uma das lanças que se dizia ser a verdadeira Lança do Destino, que havia sido guardada ali para proteção após uma longa história de troca de mãos e de ser perdida e encontrada inúmeras vezes. Não havia certeza alguma de que a lança dourada que estava em Viena, que era chamada de Lança Sagrada de Longinus, era a lendária Lança do Destino, e de fato haviam outras relíquias semelhantes ao redor do mundo que faziam a mesma afirmação na época. Contudo, o próprio Hitler parecia convencido de que aquele era o artefato real, dizendo sobre a primeira vez que a viu:
"Eu soube imediatamente que este era um momento importante na minha vida... Fiquei ali quieto olhando para ela por vários minutos, completamente alheio à cena ao meu redor. Parecia carregar algum significado interno oculto que me escapava, um significado que eu sentia que conhecia interiormente, mas não conseguia trazer à consciência... Eu senti como se eu mesmo a tivesse segurado em minhas mãos antes em algum século anterior da história - que eu mesmo a havia reivindicado como meu talismã de poder e segurado o destino do mundo em minhas mãos. Que tipo de loucura era essa que estava invadindo minha mente e criando tal turbulência em meu peito?"
Acreditando que este artefato fosse a verdadeira Lança do Destino, uma das primeiras coisas que o Fuhrer fez quando os nazistas tomaram Viena em 1938 foi roubá-la para si mesmo e enviá-la para Nuremberg. Houve até teorias de que a verdadeira razão de Hitler para começar a Segunda Guerra Mundial era se apossar dela. Pouco antes de dar início a Invasão da Polônia, Hitler teria tomado a Lança do Destino em suas mãos e a usado para tocar o ombro de seus Generais de Campo, afirmando que eles a partir de então seriam invencíveis.
Seja isso verdade ou não, Hitler conseguiu sua lança, embora ela não pareça ter lhe concedido grande poder quando ele mais precisava, e sua planejada invasão da Inglaterra falhou, seguida por sua devastadora derrota na Batalha da Normandia em 6 de junho de 1944. Depois disso, não está claro o que aconteceu com a suposta Lança do Destino de Hitler. Ela supostamente foi devolvida a Viena, mas há teorias de que esta era na verdade uma cópia e que a verdadeira foi reclamada por algum dos aliados vencedores. Ela ainda estaria por aí, trocando de mãos, passando de um comandante para outro.
Uma teoria é que a Lança do Destino estava escondida em um dos muitos bunkers subterrâneos, cavernas e catacumbas que os nazistas usavam para armazenar os inúmeros tesouros que saquearam de seus inimigos. Outra é que ela era mantida pelas forças aliadas, e que o famoso general George S. Patton ficou obcecado por ela, acreditando até mesmo ser uma reencarnação de alguém que a empunhara no passado. Ele fez grandes esforços para convencer os Estados Unidos a retê-la e devolver uma falsa à Áustria. Nesse cenário, a lança real ainda estaria em posse dos Estados Unidos, e seria essa a razão pela qual o país conseguiu permanecer como uma potência mundial por tanto tempo. Outra ideia era que o líder da SS Himmler a reclamou e que ela foi entregue nos dias finais da guerra aos cuidados de uma sociedade secreta que ele formou chamada "Os Cavaleiros da Lança Sagrada".
Uma teoria ainda mais selvagem foi apresentada nos livros de 1988-89 do Dr. Howard A. Buechner, Hitler's Ashes - Seeds Of A New Reich e Adolf Hitler and the Secrets of the Holy Lance, nos quais ele afirma que o líder nazista mandou a lança para uma base secreta na Antártida após a guerra, após a qual ela foi recuperada novamente em 1979 por uma expedição liderada por um indivíduo misterioso conhecido como Coronel Maximilian Hartmann, o que por sua vez levantou teorias da conspiração de que a verdadeira Lança do Destino está na posse desta cabala sombria empenhada em dominar o mundo. No final, embora saibamos que Hitler roubou esta lança, ninguém tem ideia se era a verdadeira Lança do Destino e, na verdade, não temos ideia alguma se ela já foi um objeto real ou se nao passava de uma cópia.
A lendária Lança do Destino se tornou um ímã para várias teorias da conspiração, e as histórias insanas de envolvimento nazista se tornaram combustível para incontáveis rumores ao longo dos anos.
Ao longo da história da guerra, os lados rivais tentam constantemente superar um ao outro. Do punho, ao bastão, da pedra à lança, até o advento das armas nucleares, sempre houve uma constante busca pela superioridade armamentista. Aquele que dispunha da arma mais poderosa teria uma vantagem sobre o adversário e poderia derrotá-lo de uma vez por todas.
Na antiguidade os exércitos recorriam à magia e às forças paranormais obscuras para tentar mudar a maré dos conflitos. Haviam videntes, feiticeiros e xamãs imbuídos com poderes sobrenaturais que comungavam com forças desconhecidas e que as utilizavam para garantir a vitória de seus líderes. Eles rezavam a entidades poderosas, pediam a graça dos céus ou do inferno e obtinham os acordos que eram mais vantajosos. Sabe-se que os maiores Impérios do mundo antigo contavam com sábios e especialistas que se debruçavam sobre a questão, buscando no mundo oculto os meios para garantir a vitória do seu lado.
Longe de se tornar mera superstição e tradições esquecidas, tal coisa persistiu até os dias modernos. Em tempos contemporâneos sabe-se que os britânicos usaram de previsões astrológicas para invadir a Crimeia, de que os russos se valeram de mediuns para lutar na Grande Guerra e que é comum vários países árabes usar uma reza específica, reservada apenas para quando se lançam em conflitos. Durante o brutal desenrolar da Segunda Guerra Mundial, isso não foi diferente. Houve aqueles que buscaram se valer de poderes sobrenaturais para concretizar seus objetivos, e todos os lados se voltaram para a magia para obter alguma vantagem no campo de batalha.
Ao falar do uso da magia durante a Segunda Guerra Mundial, é inevitável que comecemos falando dos nazistas. O Regime Nazista sempre foi o grande vilão e por um bom motivo. Suas filosofias distorcidas, sua crueldade e seus numerosos projetos secretos os envolveram sob um manto sinistro de maldade e misticismo inescrutável. Adicione histórias envolvendo armas ultra secretas, poderes ocultos, esconderijos subterrâneos e a busca por poderosos artefatos e você terá a receita perfeita para uma organização sinistra. A imagem cinematográfica dos nazistas apresentada em filmes clássicos como "Caçadores da Arca Perdida" não está muito distante da realidade. De fato, os nazistas estavam profundamente envolvidos em pesquisas, expedições e experimentos tão fantásticos e absurdos quanto a mais estranha ficção. A verdade consegue ser mais estranha que a ficção, e a propensão do homem para o mal não conhece limites - o que é especialmente verdade em se tratando dos nazistas.
Hoje sabemos que Hitler e muitos dos líderes nazistas tinham autêntico interesse no ocultismo. Tudo isso é muito bem documentado. O Partido Nazista teve seu início em uma espécie de fraternidade que remonta aos primeiros anos da ascensão do regime na Alemanha. Esse profundo interesse pelo ocultismo e pelo mundo arcano levou à expansão significativa de uma cabala secreta dedicada ao tema, um grupo conhecido como Ahnenerbe. Fundada originalmente em primeiro de julho de 1935 pelo infame Heinrich Himmler, que mais tarde se tornaria o notório líder da SS, junto com Herman Wirth e Richard Walther Darré, a Ahnenerbe significa literalmente "Herança dos Antepassados". Ela começou como um instituto dedicado a pesquisar a história arqueológica, antropológica e cultural da raça germânica, mas na realidade existia para encontrar evidências que apoiassem a teoria de que a raça ariana era um povo superior.
Seus membros, um bando incomum de acadêmicos eram agentes de propaganda procurando encontrar evidências científicas para apoiar suas ideologias distorcidas. Para esse fim, a Ahnenerbe financiou inúmeras expedições e escavações arqueológicas ao redor do mundo em lugares tão distantes quanto Alemanha, Grécia, Polônia, Islândia, Romênia, Croácia, África, Rússia, Tibete. Sua busca incluía encontrar runas arcanas perdidas, artefatos, relíquias e ruínas que reforçariam suas alegações.
O Tibete era de especial importância para o Ahnenerbe, pois seus membros acreditavam que era lá que existia uma misteriosa civilização perdida que deu origem a raça ariana pura e perfeita. Eles acreditavam que cidades subterrâneas ainda existiam em algum lugar do coração do Himalaia e que fazer contato com ela era de suprema importância. Os agentes postulavam que através desse contato conseguiriam acesso a tecnologia avançada e inacreditável magia que aumentaria seus poderes.
Não demorou muito para que as operações da Ahnenerbe saíssem do campo da ciência e enveredassem para o paranormal, o que considerando a linhagem de seus fundadores não causa nenhuma surpresa. Herman Wirth, um dos fundadores era um historiador holandês obcecado em encontrar a localização de Atlântida. Himmler tinha um fascínio intenso por todas as coisas ocultas a um grau perturbador. Na realidade, ele era um tanto desequilibrado. Himmler tinha grandes aspirações de um dia substituir a religião cristã por uma crença de sua própria autoria que se espalharia pelo mundo inteiro. Uma religião oficial, sancionada pelos nazistas e com o seu aval. Nesta, o próprio Himmler ganharia status de um Profeta.
À medida que essa organização sinistra pulsava e crescia, ela se lançava pelo mundo em inúmeras missões fantásticas que pareciam algo saído diretamente de um filme de Indiana Jones. Eles se aprofundavam em regiões remotas do mundo em busca de terras perdidas, relíquias, textos místicos, itens mágicos, curiosidades estranhas, locais paranormais e artefatos sobrenaturais, qualquer coisa para promover seus próprios fins. Com o endosso oficial do Regime Nazista, a Ahnenerbe se expandiu criando 50 departamentos que lidavam com previsão do tempo, viagem extracorpórea, telecinésia, magia, arqueologia, percepção extra-sensorial e o que mais viesse. Eles intensificaram operações, vasculhando os cantos mais distantes da Terra em busca de uma grande variedade de maravilhas lendárias como o Santo Graal, a Atlântida e a Lança do Destino, com a qual Longinus teria trespassado Cristo enquanto ele padecia na cruz. O grupo também procurou por portais para outros reinos, bem como por antigas terras perdidas, incluindo Atlântida e Mu, fazendo expedições influenciadas por uma organização igualmente misteriosa conhecida como Sociedade Thule. Seu interesse principal era encontrar o berço de nascimento da raça ariana, descoberta que os dotaria de vastos poderes sobre-humanos.
Tudo extremamente bizarro e perturbador, mas não termina aí.
Seu forte desejo de desenvolver armas secretas se estendeu às divisões "científicas" da organização, que buscavam ativamente criar novas tecnologias com base em conhecimento antigo perdido ou proibido. Os textos místicos e pesquisas arcanas resultariam em algo inacreditável. A Ahnenerbe também estava interessado em canalizar o poder do ocultismo, da magia e dos poderes psíquicos para usar como armas contra seus inimigos. Para esse fim havia programas dedicados a tais atividades, incluindo formar assassinos psíquicos que pudessem matar com a mentes, usar projeção astral para espionar o inimigo, empregar astrologia para traçar estratégias, valer-se de feitiçaria como armas e de adivinhação do futuro, para obter vantagens. A organização também tentou aproveitar o poder das runas, um fato refletido no uso de letras semelhantes a runas no logotipo da organização. Também havia especulação de que o grupo estava fortemente interessado em encontrar tecnologia alienígena para uso militar. Pode parecer um absurdo, mas nada disso era piada para os nazistas. Muitos acreditavam fervorosamente nessas crenças que impulsionavam missões e projetos secretos, despejando muito dinheiro, mão de obra e recursos neles.
Uma atividade na qual os nazistas estavam fortemente envolvidos era no projeto de rastrear artefatos antigos e considerados mágicos. Havia a crença fundamentada de que estes ajudariam a dominar o mundo! Um impulso obsessivo para adquirir tais objetos era o propósito de incontáveis expedições. Hitler tinha especial fascínio por uma enorme pintura que foi vista pelos nazistas como fonte de pistas chave para a localização dessas relíquias sagradas. A pintura em questão era conhecida como "Adoração do Cordeiro Místico" de Jan van Eyck, também comumente chamada de Retábulo de Ghent, concluída em 1432. Uma das primeiras pinturas a óleo, ele é, de fato, uma das pinturas mais famosas da história, retratando um campo celestial com mais de cem figuras intrincadamente detalhadas reunidas em torno de um altar sobre o qual está um cordeiro sacrificial sangrando em um cálice - supostamente o Santo Graal. A pintura é enorme, espalhada por doze painéis de carvalho medindo um total de 4,2 x 3,5 metros, com o conjunto pesando cerca de duas toneladas.
O Retábulo de Ghent é certamente uma obra de grande valor histórico, mas Hitler e seu segundo em comando, Hermann Göring, tinham verdadeira obsessão por ele. Viam-no como uma peça para compreender o misticismo antigo e desvendar mistérios guardados pelos séculos. É claro, os dois conspiravam para roubá-lo e levá-lo a Berlim. Ele estava escondido no sul da França no Chateau de Pal, contrabandeado para lá após o início da guerra. Oficialmente, os nazistas queriam a pintura porque era uma famosa obra de arte de um pintor alemão que havia sido tirada deles à força, e agora eles tinham o poder de tomá-la de volta. Para esse fim, os dois líderes nazistas desafiaram um ao outro sobre quem poderia roubá-la de volta primeiro e, embora Hitler tenha sido o primeiro a conseguir obtê-la, a obra de arte foi interceptada e roubada novamente pelos dois líderes um do outro várias vezes antes de finalmente acabar nas mãos de Hitler. Ela foi escondida em uma mina de sal nos Alpes austríacos, junto com milhares de outras obras de arte inestimáveis de toda a Europa ocupada pelos nazistas, como parte de seu plano para a construção de um "super museu" quando terminasse a guerra.
Parece interessante e bastante estranho que dois líderes nazistas competissem entre si pela mesma pintura e chegassem a roubá-la um do outro para tê-la em suas coleções particulares, mas isso se deu porque eles acreditavam que o Retábulo de Ghent continha em seu profundo simbolismo pistas e códigos secretos. Estes supostamente apontariam para o esconderijo dos instrumentos da Paixão de Cristo, também chamados de Arma Christi, que incluem artefatos lendários como o Santo Graal, a Coroa de Espinhos, os Pregos usados na Crucificação e a Lança do Destino.
Hitler tinha um interesse legítimo pelo oculto e sobrenatural, algo bastante documentado quase uma obsessão que se tornou mais poderosa à medida que seus esforços de guerra pioravam e ele ficava cada vez mais desesperado por soluções mágicas. Ele estava convencido de que, embora cada relíquia fosse poderosa por si só, a Arma Christi, quando reunida, lhe concederia vastos poderes sobrenaturais, algo além da imaginação que lhe traria vitória certa sobre o inimigo. Parece um enredo improvisado de um romance estilo Código Da Vinci, mas Hitler aparentemente acreditava em tudo isso e investiu muito dinheiro e recursos para encontrar essas relíquias fantásticas. Nesse sentido, a possibilidade de que essa pintura guardasse o mapa para elas pareceria boa demais para deixar passar.
O problema com a pintura quando ele conseguiu enfim roubá-la é que faltava um dos painéis, uma parte crucial conhecida como Painel dos Juízes Justos que retratava um grupo de sábios. O painel foi roubado da Catedral de Saint Bavo, em Ghent, Bélgica, em 1934 por Arsene Goedertier. Ficou claro por que ele iria querer roubar aquele painel em particular. A teoria é que o painel foi intencionalmente roubado antes da guerra por aqueles que sabiam que os nazistas tentariam usá-lo para encontrar os artefatos poderosos que os ajudariam a ter sucesso em seus planos. É possível que, ao negar-lhes este painel-chave, certas pistas estivessem faltando e o mapa para esses tesouros estaria incompleto.
Hitler sabia que o painel estava faltando quando roubou a pintura. Anos antes ele havia enviado um detetive nazista, especializado em localizar objetos de arte chamado Heinrich Köhn a Ghent para procurá-lo e trazê-lo de volta à qualquer custo. Köhn procurou meticulosamente pela cidade, chegando até mesmo a ordenar o desmanche de uma parte da catedral local na esperança de que a pintura desaparecida estivesse escondida em algum canto, mas ele nunca foi capaz de localizá-la. Os nazistas nunca conseguiram completar o Retábulo de Ghent, e não se sabe se realmente havia um mapa escondido nele, e provavelmente nunca saberemos. Se realmente havia um mapa que foi frustrado por uma peça faltante, então também nunca saberemos o que teria acontecido se todas as relíquias sagradas tivessem sido reunidas.
Tudo isso parece incrivelmente insano e improvável, mas Hitler tinha um desejo irracional por ter a pintura, e isso gerou uma quantidade considerável de especulações sérias sobre essas coisas.
Se Hitler realmente planejou usar algum tipo de mapa antigo escondido no Retábulo de Ghent para encontrar as Arma Christi não sabemos, mas ele certamente fez muitas tentativas de encontrar essas relíquias separadamente. Longe de ser apenas enredos de filmes, os nazistas de fato procuraram o Santo Graal e a Arca Perdida da Aliança, contudo uma das principais obsessões de Hitler era possuir a Lança do Destino, que dizem foi forjada pelo antigo profeta hebreu Fineias,
E sobre a Lança do destino falaremos na continuação desse artigo.
Uma jovem e brilhante agente do FBI é recrutada por seu mentor, um agente sênior para auxiliar a investigar uma série de brutais assassinatos não resolvidos. Assombrada por traumas familiares do passado, a agente mergulha em um horror que se desenrola em cantos cinzentos no interior dos Estados Unidos, aproximando-se cada vez mais de um assassino ao mesmo tempo horrível e fascinante.
Se isso soa familiar e parece a premissa de O Silêncio dos Inocentes, saiba que esta resenha vale também para outro filme lançado recentemente. No caso LONGLEGS, que segue mais ou menos a mesma premissa até que no ato final a história deixa o suspense criminal e se torna horror sobrenatural. LONGLEGS também encontra inspiração em Se7en, Hereditário, Colecionador de Ossos e outros filmes de terror e suspense que por sua vez devem muito a Hannibal Lecter e Clarice Starling. O filme é uma colcha de retalhos lindamente costurada de referências, bizarrice e estranheza.
Mas antes de começar a resenha, cabe aqui um conselho. Se você pretende assistir esse filme, talvez deva parar de ler nesse momento. Embora eu não pretenda incidir em Spoilers nessa resenha, LONGLEGS é um filme que se beneficia enormemente do desconhecimento do espectador à respeito do que vai assistir.
Em bom português QUANTO MENOS SOUBER A RESPEITO DELE MELHOR.
A essa altura provavelmente já é difícil esconder fatos como a atuação de Nicholas Cage, as já mencionadas similaridades com Silêncio dos Inocentes e as muitas esquisitices do roteiro. Mas há muito mais sobre LONGLEGS do que isso.
Dirigido por Osgood Perkins, o filme se desenrola no início dos anos 1990, representado em gloriosa monotonia por imagens, cenários e figurino que deixam claro a época em que ele se passa. Num ambiente frio e estéril, da Costa Oeste dos Estados Unidos, sempre coberto de neve, o filme progride alternando momentos de lentidão glacial com outros de velocidade terminal, lançando a heroína, a Agente do FBI Lee Harker em um pesadelo macabro.
LONGLEGS já se inicia com uma sequência incrivelmente perturbadora com apenas um ou dois minutos de duração que prepara a plateia para o que está por vir uma mistura de elementos dissonantes que incluem crimes sanguinolentos, indícios de satanismo, humor negro, glam rock e um Nicholas Cage muito, muito, muitíssimo surtado.
De início o filme sugere ser um drama criminal no estilo procedimental em que a jovem mas promissora agente especial é escalada para capturar um assassino em série à solta. A agente, vivida por Maika Monroe demonstra possuir uma estranha sensibilidade que lhe permite compreender as motivações de criminosos violentos. Harker não é uma pessoa sociável, ainda que seja altamente intuitiva e perspicaz. Ela é recrutada pela Agente Especial Carter (Blair Underwood) precisamente por essas qualidades e se junta à investigação dos crimes envolvendo a chacina de famílias inteiras. O suspeito é alguém que se identifica apenas como Longlegs. Ele deixa na cena do crime cartas com estranhos símbolos codificados. Mais estranho ainda; as mortes ocorrem próximas do aniversário das crianças mortas causadas sempre pelo pai que é convencido a exterminar esposa e filhos em um frenesi homicida. Longlegs seria responsável por provocar a tragédia, convencendo o pai a fazer o trabalho sanguinolento, o que deixa o FBI perplexo.
Harker se envolve no caso e a medida que se aprofunda na investigação descobre possuir uma espécie de ligação direta com o assassino (o tal "vínculo mortal" sugerido no título brasileiro). Seria um elo psíquico, clarividência ou uma ligação mais íntima baseada em memórias reprimidas?
A primeira parte do filme sugere que vamos assistir um drama procedimental clássico no qual o espectador é convidado a participar da investigação e tentar determinar ele próprio quem é o assassino, qual a sua motivação e como ele age. Contudo, a medida que a coisa vai se desenrolando, a história vai ganhando nuances de sobrenatural e de ocultismo sugerindo um envolvimento diabólico na trama.
Valendo-se de um tom absurdamente sinistro e ameaçador, o filme prossegue cada vez mais sombrio acrescentando detalhes intrincados e revelando o modus operandi do maníaco. Em dado momento, o assassino parece tomar para si elementos de ocultismo, cifras misteriosas, religião e manipulação psicológica referindo a famosos homicidas que vão de Charles Manson, passando pelo Zodíaco e o Night Stalker. Mas quem seria o Longlegs e o que ele estaria tentando construir com seu rastro de mortes aparentemente sem sentido?
Maika Monroe se dedica de corpo e alma à sua personagem, deslocada e problemática caminhando na corda bamba da genialidade e desconforto. Ela fornece a Lee Harker credibilidade, sobretudo quando a história trás a tona sua conflituosa relação com a mãe que é tão (ou até mais) problemática que ela. A figura materna interpretada por Alicia Witt também acerta no tom contribuindo para o aprofundamento da história. Outra coadjuvante que também chama a atenção é Kiernan Shipka, que interpreta a única sobrevivente de um dos massacres de Longlegs e que está ali para transmitir pistas que podem revelar detalhes sobre o assassino.
É inegável entretanto que quem rouba a cena é Nicholas Cage no papel do maníaco do título. Normalmente Cage se sente a vontade interpretando personagens esquisitos, mas aqui ele parece ligado no 220 o tempo todo, criando um maníaco absolutamente doentio. Para quem achou o Búfalo Bill de Silêncio dos Inocentes dançando Good Bye Horses vestindo uma roupa costurada com pele de mulheres a coisa mais doentia de todas, prepare-se para algo no mesmo nível. Sob maquiagem pesada que lhe concede uma aparência andrógina, o maníaco parece o resultado de dezenas de cirurgias plásticas mal executadas que tornaram sua face uma paródia de alguém que desejava ser único. E acabou se tornando único da pior maneira possível. Se por fora ele parece um retalho de ser humano, por dentro a ruína mental é ainda maior. Longlegs é total e inteiramente perturbado como fica claro em praticamente todas as cenas em que ele surge. Cage usa vozes esganiçadas e abusa de trejeitos desconexos para construir a imagem de um sujeito esquisito que fala através de metáfora e letras de músicas glam. Suas roupas e estilo também sinalizam que ele seria afeito dessa estética, bem como as fotos e pôsteres de astros do estilo como Lou Reed e T Rex nas paredes de seu esconderijo. Em retrospecto é difícil traçar quais foram as inspirações usadas pelo ator para dar vida a essa criatura, mas ele parece ter recebido total liberdade para criar essa imagem grotesca.
O diretor foi esperto em manter a aparência de Nicholas Cage em segredo, conservando a mística do monstro oculto. É inegável entretanto que quando Longlegs aparece, domina a cena e faz com que a plateia queira entender qual o problema daquele cara e o que o transformou naquilo. O fascínio pelo bizarro fica bem evidente aqui.
A explicação mais fácil para a origem de Longlegs é que ele é um desgraçado que se meteu com coisas muito perigosas e acabou consumido por elas. Ele é como um boneco nas mãos de forças demoníacas que o utilizam para espalhar o mal pelo mundo. Um mal que não precisa fazer sentido, ele é só isso: maligno. Nas mãos de qualquer outro ator, Longlegs soaria exagerado, até beirando o ridículo, mas ele caiu como uma luva para Nicholas Cage.
Mas se é ao focar no personagem que a trama fica mais atraente é justamente quando se aproxima a conclusão que ela degringola. Ao se afastar da investigação criminal em que havia se estabelecido de maneira coerente e adentrar no terror sobrenatural a história perde um pouco seu foco. Ela puxa o tapete de baixo dos pés do espectador e a sensação é meio dúbia. A medida que fica claro que a agente está enfrentando algo obviamente sobrenatural o roteiro que vinha bem conduzido derrapa, exigindo certo grau de suspensão de crença sobre as explicações concedidas. E se estas, soam absurdas, a trama tenta corrigir simplesmente dizendo que é por conta de ser algo "sobrenatural" e portanto inexplicável.
E se você busca uma explicação razoável, isso é algo que você não vai ter aqui. Nesse quesito eu até entendo as pessoas que reclamaram do final e que enxergaram algo forçado ou até mesmo sem sentido. Talvez o fato do filme ter sido promovido como uma história mais convencional sobre a caçada a um serial killer, tenha minado a proposta original que é explorar a escuridão e a manipulação de pessoas por forças diabólicas.
A meu ver Longlegs é muito bem conduzido e acerta ao ser desconfortável em vários momentos, recorrendo mais a manipulação psicológica do que ao gore para incomodar o espectador. Amparado por uma direção eficiente e elenco afiado, em especial Nicholas Cage o filme funciona e nunca deixa de ser interessante.
Uma questão interessante é como encarar a hype sobre esse filme. Ao mesmo tempo que ajuda a vender um produto, a hype contribui para estragar a experiência quando ela termina. Nem sempre é aquilo que a gente espera,. Minha sugestão: não vá esperando "o filme mais assustadores da década" como alardeia exageradamente o cartaz. Ao invés disso espere um filme bem dirigido que entrega o que promete, uma experiência desconcertante de suspense que pode te incomodar mais ou menos dependendo da forma como você o encarar.
Desde o distante ano de 1979, a franquia ALIEN tem aterrorizado e entretido o público em todo o mundo por intermédio de lendas do cinema como Ridley Scott e James Cameron. Embora a franquia nos últimos filmes não tenha atingido o alto nível estabelecido nos dois primeiros filmes, cada sequência apresentou uma nova ideia, tom ou filosofia que permitiu a ela se sustentar por conta própria.
Claro, a criação mais famosa do suíço H.R. Giger, o Xenomorfo, se manteve como a face mais popular da franquia por décadas, fixando-se no imaginário coletivo como parte indissociável da ficção científica. A criatura permanece como um ícone bizarro tão evocativo quanto na época em que foi criada. A imagem do Alien se tornou referência de medo diante do desconhecido e do imponderável e de terror perante aquilo que perverte a própria essência de quem somos. Reflexões existenciais perfeitas para um filme de horror ontem, hoje e sempre...
Quando a Disney adquiriu a 20th Century Fox em 2019, o destino do famoso Xenomorfo ficou totalmente em aberto. É claro, seria razoável assumir que mais cedo ou mais tarde o estúdio acabaria revisitando uma de suas franquias mais conhecidas, mas a desconfiança que repousava no peito de cada fã (como um parasita crescendo ali dentro) era como o estúdio do Mickey daria continuidade a série. Um receio perfeitamente justificado visto como a Disney tratou Star Wars nos últimos tempos. Também não ajudava o estrago provocado pelos últimos dois filmes da franquia. PROMETHEUS tentou ser inovador, soprando novos ares e contando a origem das criaturas pela perspectiva de uma expedição que desvendava o segredo dos Engenheiros uma raça que semeou a vida pela galáxia. Em algum momento os tais Engenheiros teriam criado os Aliens e estes acabaram por sobrepujá-los. Infelizmente a maneira como esse roteiro chegou ao cinema causou estranhamento e dividiu opiniões, sendo que a maioria simplesmente repudiou o filme (repudiar é pouco, eu acho o lixo do lixo, mas enfim). A continuação direta de Prometheus, COVENANT tentou corrigir algumas coisas e ser mais claro, mas acabou igualmente naufragando em uma história pouco interessante e sem grande atrativo.
Isso nos leva a ALIEN: ROMULUS, a mais recente sequência da franquia projetada como um interquel se passando entre o ALIEN (1979) original de Ridley Scott e o ALIENS (1986) de James Cameron. Dirigido pelo diretor de EVIL DEAD (2013) Fede Álvarez, ROMULUS investe em algo muito comum atualmente, fazer um filme que é uma espécie de releitura e que serve como homenagem aos demais que se tornaram clássicos.
Não foi má ideia!
Com o destino da franquia num hiato, atolado em incertezas não é nenhuma surpresa que a 20th Century Studios e Fede Álvarez tenham optado por uma abordagem de volta ao básico. Ele acerta em cheio ao buscar nos dois primeiros filmes os elementos que garantiram sua longevidade. Se ALIEN ainda desejava ser relevante e minimamente interessante ele precisava voltar às suas raízes originais e o melhor lugar para encontrar isso seria nos filmes que os fãs conhecem quase de cor e continuam amando intensamente. Trazer de volta o suspense, pavor, asco, empolgação e entretenimento de qualidade era vital e ainda bem que Alvarez compreendeu isso.
ALIEN: ROMULUS tem uma história relativamente simples, fácil de aceitar e de acompanhar. Na trama, jovens colonizadores espaciais anseiam deixar sua vida opressiva em uma colônia escura e medonha localizada nos cafundós da fronteira controlada pela Corporação Weyland-Yutani. A protagonista é Rain Carradine (Cailee Spaeny), uma operária órfã encarregada de cuidar de seu irmão sintético e imperfeito Andy (David Jonsson). Buscando escapar desse panorama pessimista, os dois aceitam participar de uma ação desesperada. Unem-se a uma equipe que descobriu uma estação espacial abandonada repleta de suprimentos e recursos necessários para a longa jornada a um mundo melhor. Tudo que precisam fazer é ir até lá e recuperar o equipamento de que tanto precisam. Embora os esforços de coleta pareçam promissores inicialmente, a tripulação rapidamente descobre que eles não são as únicas formas de vida na estação espacial. Há algo assustador espreitando no lugar que era usado secretamente para experimentos.
É inegável que o filme faça referência direta a ALIEN, mostrando a estação como uma gigantesca casa assombrada da qual não há escapatória pois há monstros vivendo lá e a ALIENS que puxa a luta pela sobrevivência a um nível visceral cheio de reviravoltas.
A decisão de manter o elenco pequeno e íntimo foi em última análise uma excelente medida, mantendo o roteiro mais focado nos personagens. Isso funciona porque os personagens são bem construídos e interessantes, o que faz sentido já que a história se desenvolve a partir de seus dramas, dúvidas e incertezas. Na vanguarda de ROMULUS está o relacionamento entre a protagonista Rain e Andy, cuja dinâmica de irmãos fornece um ângulo simpático e sincero que os torna fáceis de se conectar. Quando eventualmente o conflito entre eles aflora, na segunda parte da trama, há uma mudança interessante em como ela irá lidar dali em diante com seu irmão artificial. Rain e Andy são, sem dúvida uma grande adição para a galeria de heróis da franquia. A performance eficaz de Cailee Spaeny e especialmente do talentoso David Jonsson soa perfeitamente convincente e é possível se conectar com eles de uma maneira que era impossível em Prometheus, por exemplo. Ao longo dos filmes de Alien tivemos atores roubando a cena no papel de androides e aqui não é diferente.
O restante do elenco ajuda a construir a tensão que vai se tornando mais e mais sombria e asfixiante. É claro, o elenco de apoio também serve como desculpa para aumentar a contagem de corpos. Entretanto eles não somem de cena simplesmente com mortes bobas como acontece com os coadjuvantes na maioria dos filmes do gênero. Fede Alvarez reserva para cada personagem uma maneira especial de sair de cena (leia-se morrer), da forma mais grotesca possível. Por sinal, em ROMULUS temos algumas excelentes cenas de gore e terror visceral.
A produção deu grande ênfase na criação de próteses e animatrônicos, em oposição ao cenário atual de blockbusters que abusam do CGI. O filme recorre a truques práticos e recursos mais simples para se manter fiel ao espírito dos filmes originais. Como resultado os Aliens ficaram mais aterrorizantes, preservando a aura deles como criaturas bizarras e incompreensíveis que apelam a nossa repugnância ao terror corporal. As aparições deles sempre são acompanhadas de significado e de uma alta carga de tensão. Também temos várias cenas dedicadas aos Facehuggers e Chestbusters, os estágios iniciais da mutação das criaturas. De forma muito competente Álvarez garantiu que ROMULUS fosse tão perturbador para a plateia atual quanto deve ter sido para o público do ALIEN original.
Visualmente o filme foi muito bem concebido contando com uma equipe técnica extremamente eficiente, ainda que não necessariamente inovadora. Os cenários grandiosos do espaço e da face do planeta e seus anéis, alternam para o interior claustrofóbico repleto de corredores e câmaras da estação espacial abandonada. A cenografia investe no visual consagrado pelo ALIEN original onde se destaca uma tecnologia retrô com computadores de tela verde, equipamento velho, naves que parecem velhos navios de carga enferrujados e compartimentos de carga repletos de sombras. O interior da Romulus remete em muitos momentos a Nostromo com seu labirinto de corredores e acessos.
Se o objetivo da equipe de produção era salientar que o espaço é um lugar insalubre onde você jamais se sente à salvo, parabéns, conseguiram fazer isso com louvor. ALIEN sempre foi a respeito de exploradores desesperados, gente que precisa trabalhar e vai a lugares em que a humanidade não é bem vinda. Aqui não é diferente. A música de Romulus também se encaixa muito bem com a trama. Não é aquela composição típica de filmes de terror criada para causar surpresa ou jump scare. A cargo de Benjamin Wallfisch ela toma a liberdade de utilizar pequenos trechos dos demais filmes, com ênfase em um mood pessimista que permeia toda projeção e que funciona perfeitamente.
ROMULUS é uma experiência independente, mas imbuída de constantes referências e várias citações aos demais filmes. É possível pescar essas referências à todo momento com frases de efeito, aparição de equipamentos famosos, da semiótica e com imagens que remetem diretamente aos seus predecessores, sendo a mais notória a aparição de um androide clássico da franquia. Fan service, sem dúvida, mas que funciona muito bem para satisfazer a nostalgia do público.
Com tudo isso podemos dizer que ROMULUS está em pé de igualdade com os filmes que busca tão avidamente se aproximar?
Há alguns problemas na trama, em especial uma coisa que me incomodou um bocado que é justamente a sensação de pressa na resolução de tudo. Na porção final esse senso de urgência acaba ficando um pouco cansativo. Se por um lado eu entendo que tal coisa é necessária para criar uma sensação vertiginosa, por outro eu vejo ali um problema decorrente. Para imprimir esse ritmo acelerado, foi necessário encaixar certos elementos na trama e fazer com que tudo acontecesse muito rápido. O que mais me incomodou foi como os Aliens tinham de crescer rapidamente para justificar que se tornassem uma ameaça logo. Há alguns momentos em que é necessário fazer uma suspensão de crença e simplesmente aceitar algumas coisas para a história seguir adiante. Não chega entretanto a ser um pecado que atrapalha o filme ou torna ele menos divertido.
No geral, ROMULUS é uma contribuição valiosa para a mitologia provando que a marca ALIEN ainda tem muito a oferecer se entregue nas mãos de alguém com paixão e respeito pela franquia.