Poucos videntes desfrutaram do renome e popularidade de Edgar Cayce, o celebrado "Profeta Adormecido" dos Estados Unidos. Durante sua vida, Cayce fez mais de 14.000 leituras documentadas para uma grande variedade de pessoas, inclusive celebridades como Harry Houdini, Thomas Edison, Woodrow Wilson e Marilyn Monroe. Os ricos e famosos buscavam suas premonições, pois a precisão de Cayce havia se notabilizado. Diziam que ele era capaz de fazer maravilhas.
Suas leituras cobriam uma grande variedade de tópicos, inclusive assuntos pessoais e condições de saúde. Ele seria capaz de alertar uma pessoa de riscos durante viagens, apontar possíveis traições e de detalhar esquemas prejudiciais ocultos. Por essa razão ele ganhou projeção até mesmo entre empresários e especuladores de Wall Street. Mais do que isso, ele alegava ter salvo a vida de vários de seus clientes apontando para doenças e aflições que em estágio inicial poderiam ser corretamente tratadas e sanadas.
Contudo, foram as previsões ligadas ao mundo esotérico que conferiram a Edgar Cayce sua enorme fama. Ele previu eventos que incluíam desde a descoberta da lendária cidade perdida de Atlântida até a eclosão da Segunda Guerra Mundial, oferecendo sempre uma riqueza de detalhes desconcertante.
O místico ganhou seu famoso apelido, o de "Profeta Adormecido", devido à sua suposta capacidade de adormecer sobre livros, despertando com total retenção dos fatos e ilustrações neles contidos. Mais tarde, essa habilidade se transformou na capacidade de diagnosticar e recomendar tratamentos para doenças em um estado de sono semelhante a um transe. O próprio Cayce não tinha treinamento médico formal mas fornecia aos interessados uma relação de doenças e de possíveis curas meramente escutando o coração ou prestando atenção na maneira como a pessoa respirava.
Os talentos preternaturais de Cayce, as previsões surpreendentes e os diagnósticos médicos fascinantes, garantiram a ele enorme fama, dinheiro e certo grau de notoriedade. Para alguns ele foi o maior vidente do século XX.
Edgar Cayce continua sendo uma figura controversa mesmo décadas após seu falecimento, e há boas razões para isso. As histórias que envolvem o início de sua vida são sensacionalistas e difíceis de acreditar, mas o que é normal na vida de tal personagem? No entanto, esses relatos fornecem os elementos fundamentais para a ascensão dessa fascinante figura. Entre suas primeiras façanhas estava a habilidade de ver seres invisíveis e de comunicar-se com seu avô morto.
Ele considerava essas entidades incorpóreas, espiritos que continuavam apegados ao mundo dos vivos e que ele podia enxergar, bastando para isso que meramente se concentrasse. Em 1889, Cayce, com 12 anos de idade, relatou a visita de uma mulher alada que prometeu responder às suas orações. Ele também enxergava crianças que vinham brincar com ele, crianças que teriam morrido décadas antes dele mesmo nascer.
As entidades que ele descrevia como "luzes incorpóreas" eram entretanto as mais enigmáticas. Estas falavam com o menino mentalmente, com sons rítmicos e zumbidos que ressoam em sua mente e faziam seus dentes e a cabeça latejarem. Mostrando a ele imagens de coisas que viriam a acontecer como filmes incrivelmente realistas. Foram eles que mostraram naufrágios, explosões, assassinatos e a tragédia da guerra. O menino assistia tudo aquilo com um horror petrificante. Ele não compreendia que era uma espécie de antena para captar essas imagens bizarras de um temo que não era o seu.
Com todos esses seres sobrenaturais circulando ao seu redor, não é de se admirar que Cayce tivesse dificuldade para se concentrar em seus trabalhos escolares. Certo dia ele recebeu um relatório insatisfatório de seu professor por causa de sua má ortografia. O pai de Cayce um homem severo o puniu pelo seu baixo aproveitamento nos estudos, mas o jovem foi consolado pelos seus amigos espirituais. Cayce lembrou de ter ouvido as vozes ordenando que ele adormecesse um pouco para que "eles" pudessem ajudá-lo. Depois de pedir ao pai para tirar um cochilo rápido, ele colocou a cabeça sobre um livro de ortografia e dormiu. Quando acordou, o rapaz lembrava perfeitamente do conteúdo do volume que estava embaixo de sua cabeça. Seu pai ficou surpreso ao descobrir que o filho tinha memorizado todas as páginas do livro.
Cayce repetiu o processo com outros livros escolares. Em 1892, sua professora o considerou o melhor aluno da classe. Quando ela o questionou sobre como ele havia mudado suas notas escolares, ele mencionou que dormia em cima de livros. Toda vez que fazia isso, acordava e se lembrava completamente do conteúdo de suas páginas.
Nascia assim a lenda do "Profeta Adormecido". Com o tempo, sua capacidade de absorver o conteúdo de livros durante o sono foi eclipsada por outros talentos. Por exemplo, sua notável habilidade de fornecer às pessoas diagnósticos médicos completos durante o sono.
A atuação como médico clarividente começou com o autodiagnóstico. Depois de ser atingido na coluna vertebral por uma bola durante um jogo escolar, Cayce agiu de forma estranha. Seus pais o colocaram de cama. Para a surpresa deles, ele começou a falar enquanto dormia, diagnosticando sua condição e descrevendo como curá-la. Depois de seguir as instruções do filho adormecido, os pais foram capazes de restaurar sua saúde.
Logo, os jornais anunciaram Cayce como o "homem comum [que] se tornava médico quando dormia". Em seguida ele aprendeu a estabelecer uma espécie de transe que lhe permitia fazer suas leituras de maneira mais conveniente. Cayce estabelecia um ritmo respiratório, fechava os olhos, murmuravam algumas palavras e então as órbitas rolavam sob as pálpebras, sua pele enrijecia e ficava pálida. O transe estava funcionando e ele falava numa voz monótona diferente da sua, com zumbidos e estalidos.
Durante sua vida, Cayce fez mais de 14.000 leituras abrangendo uma ampla gama de tópicos. De acordo com seu biógrafo Thomas Sugrue, "Há centenas de pessoas em todos os Estados Unidos que testemunharam a exatidão de seus diagnósticos e a eficácia de suas sugestões de tratamento."
Se todas essas previsões se concretizaram, ainda é motivo de acirrado debate entre defensores e críticos. Mas as análises de saúde de Cayce das décadas de 1920 e 30 impressionam visto que muitas estão de acordo com recomendações válidas para tratamentos nos dias de hoje. Cayce certa vez disse que suas dicas médicas eram sussurradas em sua mente pelas luzes que forneciam as informações durante o transe mediúnico. Elas tinham alegadamente possuíam um conhecimento médico profundo da anatomia e fisiológicas humana. Algo que Cayce jamais poderia saber sem a devida instrução.
Já as fascinantes profecias que ele obtinha durante o transe eram ainda mais difíceis de compreender. Embora algumas tenham se provado precisas, outras permanecem sujeitas a interpretação ou segundo os crentes, ainda irão acontecer.
Entre as previsões atribuídas a ele estão a Quebra da Bolsa de Valores de 1929 em duas ocasiões distintas, a primeira em fevereiro de 1925 e a segunda seis meses antes do evento, em março de 1929. Ele previu o naufrágio do Titanic e do Lusitânia. Falou do Hindemburg Zeppelin que via envolto por chamas. Também mencionou a Gripe Espanhola e segundo alguns o advento da AIDS. Alguns supõem que ele falou da Pandemia do Covid e previu um surto ainda não ocorrido do que muitos acreditam seja uma mutação do vírus Ebola.
Em 1935, ele previu o desenrolar da Segunda Guerra Mundial, descrevendo uma aliança sem precedentes entre alemães, austríacos e japoneses. Vale a pena observar que essa aliança só viria à tona com a assinatura do Pacto Tripartite em 27 de setembro de 1940. Cayce também previu que "o mundo inteiro seria incendiado pelos grupos militaristas radicais", os homens de botas e uniformes que marchavam orgulhosos para campos de batalha.
Ele previu as batalhas do Pacífico, a traição da Alemanha Nazista contra os Soviéticos, o cerco de Stalingrado e a queda do Reich. Cayce teria precisado a data da morte de Hitler e o fim da Guerra com o Japão de uma maneira notável.
Outras previsões surpreendentes do "Profeta Adormecido" incluem o uso do sangue como ferramenta de diagnóstico, os avanços da medicina, os efeitos do fenômeno El Niño e a convergência das empresas de comunicação de forma cooperativa e estruturada. Ele especificou que o mundo seria unido por um sistema de informação acessível a todas as pessoas individualmente. Cada indivíduo teria aparelhos portáteis para comunicação e obtenção de informações. Cayce afirmava ter uma grande sensibilidade para captar abalos sísmicos e quando se mudou para a Califórnia chegou a avisar as autoridades a respeito de tremores mais fortes dias antes deles ocorrerem.
Um assunto notável foi sua previsão sobre a descoberta dos Manuscritos do Mar Morto e as pessoas que os criaram, os essênios. Segundo o vidente, este era um povo dotado das mesmas faculdades metafisicas que ele possuía. Os documentos só foram encontrados em 1947, dois anos após a morte de Cayce, mas ele os descreveu com detalhes notáveis fornecendo inclusive dados sobre a forma de escrita dos essênios que sequer era conhecida na época. Para alguns ele disse "eu conheço essa escrita, eu a usei em outra vida".
Uma das mais sensacionais previsões do Profeta Adormecido sem dúvida diz respeito a cidade perdida de Atlântida. Cayce previu sua redescoberta próximo do Atol de Bimini entre os anos de 1968 ou 1969.
No exato ano de 1968, arqueólogos submarinos encontraram uma formação rochosa subaquática na costa da ilha bahamense de North Bimini. A formação fica a 18 pés abaixo da superfície. Alguns levantam a hipótese de que ela marca a entrada da cidade submersa. Embora o debate ainda esteja em andamento sobre se a estrada de Bimini é natural ou feita pelo homem, sua descoberta aumentou o interesse, e concedeu credibilidade ao vidente favorito dos Estados Unidos. Para alguns Cayce teria dito que as luzes seriam espíritos de Atlântida extremamente avançados que podiam viajar através do tempo e espaço. Por que eles escolheram justamente Cayce para ser o seu porta voz, ele não sabia explicar. Era uma questão que o atormentou até seus últimos dias de vida.
Os testamenteiro de Cayce supostamente mantém cadernos com previsões e envelopes lacrados com datas para eles serem abertos. Alegam que eles contém previsões que ainda irão se realizar, mas que o teor de algumas exige cuidado, pois são demasiadamente perturbadoras. Cayce teria previsto tempos confusos e desafios enormes para a humanidade após o ano 2030. O tempo, é claro, dirá...
Quantas outras previsões ainda aguardam em segredo? Quem seriam as luzes misteriosas que enviavam previsões a Cayce? Qual sua relação com povos antigos que escreveram os Documentos do Mar Morto? Seria ele, realmente um dos últimos Prrofetas tocados por forças desconhecidas?
Só há uma certeza: a de que essas questões jamais serão respondidas satisfatoriamente e que Edgar Cayce continuará sendo pela eternidade um enigma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário