quarta-feira, 15 de junho de 2016

Perdendo Sanidade em Francês - Unbox de L'Appel de Cthulhu Septième Editión

E aí pessoal?

Recentemente eu postei um artigo sobre o Unboxing da Caixa de Call of Cthulhu 7th Edition que muitos de nós já recebemos depois de uma espera de anos.

Claro, assim como eu, creio que todos ficaram satisfeitos com o material, afinal, era uma crítica constante que a versão americana de Call of Cthulhu era uma das mais simples e pobrezinhas, quando comparada às edições alemãs, espanholas e principalmente a francesa.

O pessoal na França, representados pela Editora Sans-Detour é responsável por livros lindos, material de primeira qualidade, belíssimo que faz agente querer aprender a Língua de Napoleão. Eu tenho a sorte de ter comprado alguns títulos, e embora meu francês seja nível beabá (eu sei dizer merci beaucop e si vous plait), não me arrependo em absoluto de ter adquirido o Livro Básico, a Campanha Masks of Nyarlathotep e mais alguns livros. Lendo na base do dicionário de mão, reconheço que a coisa não rende tanto, mas dá para encarar e me lembrou a época em que eu lia em inglês da mesma maneira. Se funcionou naquele tempo, quem sabe eu não aprendo alguma coisa... Quase decifrando as palavras. 

Mas estou desviando do assunto.

O que me levou a escrever esse artigo foi a frustração. Vou te dizer... malditos franceses com seus livros maravilhosos. 

Eu estava todo feliz com minha Sétima Edição, elogiando os livros e acreditando que tinha um livro comparável aos europeus, quando de repente (ah, maldita hora!) comecei a procurar vídeos de unboxing para o artigo anterior.

Encontrei uns dez vídeos de gringos desempacotando o material, escolhi dois e me dei por satisfeito. Aí, acabei achando um outro Unboxing postado por Paul Fricker, um dos autores da nova edição. 

Achei curioso e cliquei em cima.

Não tem como dizer de outra maneira: Falhei no Teste de Sanidade.

O Unboxing de Paul Fricker acompanha a sua cara de surpresa ao tirar da caixa a VERSÃO FRANCESA DE CALL OF CTHULHU SÉTIMA EDIÇÃO (ou em bom francês L'Appel de Cthulhu 7eme Editión).

O que? Quando? Como? Onde?

Não importa!

Importa ver esse vídeo e acompanhar essas imagens. Meu queixo despencou meio palmo e bateu com tanta força no tampo da mesa que vou precisar de ataduras. O índice de inveja saiu de órbita e se eu fosse o Paul Fricker daria um jeito de fazer um seguro completo contra acidentes gerais incluindo queda de meteoro, tsunami e erupções vulcânicas. 

Caras, esses engenhosos franceses conseguiram criar uma das coisas mais bonitas que eu já vi em matéria de livros de RPG.

Não vou chatear vocês com comentários e elucubrações, ao invés disso, desafio todos vocês a assistir o vídeo à seguir. Recomendo colocar do lado uma caixa de lenços de papel para limpar as lágrimas e a baba que vai escorrer em profusão. Recomendo ainda um litro de colírio. Recomendo guardar sua Edição de Call of Cthulhu 7th Edition bem longe para que você não fique com ódio dela. Recomendo estar preparado para imagens fortes e desafiadoras.

Sem mais...


Alguém sobreviveu? Então, vejam as fotos a seguir e chorem lágrimas salgadas como o Mar Morto.

Vamos começar pela Caixa que guarda o material.


Olha isso! Olha a maneira como essa caixa abre e como os livros ficam acondicionados numa espuma protetora.

Esse é o Livre d' Arte:


O Interior do Livro de Arte:

Esse livro de arte é exclusivo da versão francesa.

A Capa francesa do Keeper Rulebook (Manuel du Gardien)

Dentro do Keeper Rulebook:





Algumas versões do livro com pranchas coloridas



A capa francesa do Investigator Handbook (Manuel de L'Investigateur)



Investigator handbook, imagens do interior:




Uma visão do Investigator Handbook que é bem diferente do nosso.



Fichas e imagens da sessão de como criar seus investigadores (no Investigator Handbook)

O Malleus Monstrorum, um livro que não fez parte do nosso Financiamento Coletivo.




Malleus Monstrorum um livro que não veio no Financiamento americano e que existe na 
versão para sexta edição.


O material é semelhante ao americano, mas MUITO mais bonito.


Olha só o interior do Malleus, com pranchas coloridas.

A versão francesa do Petersen Field Guide


Interior do Field Guide, ao menos esse não se difere do americano, porque... ele foi feito pelos franceses!

A capa do Strange Adventures:


Strange Adventures um livro inteiro apenas de aventuras:


E agora que todos já sofreram igual a mim, vamos às más notícias:

Esse material faz parte de um Financiamento Coletivo que rolou na França, ano passado.

Geralmente o material de Financiamento Coletivo é exclusivo e o pessoal que não participa dele acaba perdendo a chance de adquirir material exclusivo. Mas non, non, non ma cherie...

Os Franceses da Sans Detour estão disponibilizando essa caixa chamada de PRESTIGE em pré-venda por... (rufem os tambores) 159 EUROS!!!!!

Uma boa notícia? Eles entregam no Brasil.

Uma má? A taxa de entrega é de 140 EUROS!!!!!

Ou seja, o total é de 299 EUROS, aproximadamente 900 Reais.

Caro? Barato? Eu sei que não dá para mim... ainda mais se considerar que esse baú ficaria nas mãos do nosso "maravilhoso" sistema de entrega dos Correios. Nem quero imaginar se isso acaba sendo taxado na alfândega.

Bom, aí está...

Chorem, resmunguem e comentem. Eu? Eu vou sentar no canto e olhar para a parede.

9 comentários:

  1. esses franceses sabem fazer um livro de rpg bonito.

    ResponderExcluir
  2. Poxa ... faz uma rifa, uma promoção, uma campanha para juntar o dinheiro e comprar o produto. Tantas pessoas gostam do site e do que vc escreve que te ajudarão.

    ResponderExcluir
  3. Sempre ouvi falar que muitas edições francesas eram visualmente superiores, agora vi o quanto podem ser melhores.

    Bateu uma inveja monstra agora...LOL

    ResponderExcluir
  4. 900 reais mais um tanto de imposto né? XD

    ResponderExcluir
  5. Dêem uma olhada no site da sans-detour. Eles lançaram uma mega campanha chamada os 5 suplícios sur esta em vias de publicação e acabaram de financiar no ulule (kickstarter francês) uma nova edição do dreamlands adaptada para 7a edição com uma penca de suplementos, inclusive uma campanha dedicada a esse mundo dos sonhos. Pra quem gosta da arte, dos acessórios vale a pena. O preço que não é muito fácil. 159€ Cada uma das edições especiais.

    ResponderExcluir
  6. A edição especial do 7a eu comprei e confirmo que ela é muito legal. Tem muitos extras como mapas, cartas de mitos, cartas de estereótipos com a ficha pré preenchida é muito mais. Mesmo gostando de criar personagem confesso que é muito pratico usar durante o jogo essas cartas como NPC, vem até ficha de cultista. Os livros nem comento, são realmente de excelente qualidade e tem muitas aventuras escritas por autores franceses bem interessantes. O mais legal do livro de aventura é que eles indicam o tempo aproximado da história, número de jogadores, dificuldade, época, estilo de jogo usando 5 critérios com nota de 0 a 5: investigação, ação, exploração, interação e mito. Desse jeito é bem fácil escolher o que quer jogar ou o que é mais do estilo do seu grupo. Diferente da edição americana, a edição francesa procura usar muito mais fotos de época o que na minha opinião facilita o trabalho de ambientação e de construção dos props. Dinheiro bem investido. Aproveitem pq eles acabaram de reeditar um novo lote da edição prestige que é a mais completa. Quanto ao frete e os impostos para o Brasil não posso dizer ao certo quanto fica. Tenho sorte de morar na França.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Em geral não. Mas quando se eles vem dentro de caixa e acompanhado de outras coisas, como dados e cartas, pode acontecer. É possível ser enquadrado como jogo de tabuleiro. Já vi acontecer e apelação não adiantou nada... Meio que é uma loteria.

      Excluir