

Há cerca de seis meses, a empresa anunciou na sua página que estaria de volta aos negócios lançando o primeiro volume de uma série que segue a premissa da coleção Secrets of... da Chaosium, livros que se referem a uma determinada localização com uma exploração da atividade dos Mythos de Cthulhu e cenários prontos.
The Secrets of Mesoamerica mostra que a equipe de criação da Pagan não perdeu a mão.
The Secrets of Mesoamerica se concentra na América Central e Sul do México com ênfase nas civilizações que floresceram nessa região antes da chegada dos conquistadores espanhóis. As culturas Olmecas, Toltecas, Astecas e Maias são apresentadas através de textos muito bem fundamentados que conseguem ser ao mesmo tempo didáticos sem cair no pecado de ficarem tediosos. O texto, aliás, flui perfeitamente, tornando a leitura agradável e informativa na medida certa.

Merece destaque o capítulo Divindades e Monstros, escrito por Brian Apleton, a respeito do misticismo e do rico folclore das civilizações pré-colombianas. Nele são identificados em ordem alfabética os nomes e descrições de dezenas de deuses, monstros, heróis, demônios e espíritos. As entidades ancestrais de Cthulhu são apresentadas à parte como uma mitologia obscura ainda mais antiga incorporada ao folclore nativo. O mestre pode ficar à vontade para utilizar algumas das entidades mais conhecidas, traçando uma relação com as divindades locais.

Todo o livro é ilustrado por Blair Reynolds, em minha opinião, um dos melhores artistas em atividade e responsável por vários outros trabalhos na Pagan. Os desenhos de Reynolds parecem calcados em cima de fotografias e conseguem traduzir perfeitamente o feeling do texto com imagens sombrias, misteriosas e sangrentas. A Chaosium poderia aprender muito com o estilo da arte desse livro e contratar ilustradores tão competentes para seus livros visto que a arte tem deixado a desejar nos últimos tempos.
Minha única queixa quanto a arte é que ela é um tanto econômica, sobretudo na primeira metade do livro dominado por repetidas colunas de texto e poucas ilustrações. A parte das aventuras ao menos não sofre desse mal, sendo ricamente ilustrada.
Os mapas também são adequados, merece destaque o mapa da América Central onde estão apontadas as principais cidades e centros populacionais do passado. O mapa é bastante útil para situar as aventuras, mas adoraria que ele fosse um fold-out que pudesse ser destacado e colocado sobre a mesa. Mas isso não chega a ser um problema, já que, o mapa pode ser facilmente acessado na primeira página do livro.

Uma das partes mais interessantes é o capítulo a respeito dos mais famosos exploradores e desbravadores no mundo real, homens e mulheres que se lançaram em aventuras pela América Central em busca de riquezas, tesouros e fama. Muitas dessas estórias, algumas inacreditáveis pelas reviravoltas, são perfeitos ganchos para aventuras e ajudam a entender as dificuldades e perigos enfrentados pelos membros de expedições nessa terra inóspita. Uma pena que a ficha desses exploradores não é fornecida uma vez que alguns dariam perfeitos NPCs.
Finalmente chegamos a parte final do livro. As publicações da Pagan são conhecidas por trazem um mínimo de quatro cenários prontos, The Mysteries of Mesoamerica não é diferente. As aventuras se referem, quase todas, à explorações e expedições nas selvas da América Central. O tema embora possa ser um tanto repetitivo está dentro do contexto do livro e deve agradar, sobretudo aos jogadores que gostam do gênero pulp.
Mysteries não traz uma mini-campanha como seria de se supor, as aventuras a meu ver, funcionam melhor em separado, visto que elas se passam em diferentes épocas e regiões. Porém, isso não impede que o keeper faça algumas alterações para formar um arco de campanha composto de quatro grandes explorações ao longo da década de 20.
O maior impedimento para juntar os cenários em uma campanha é o grau de mortalidade das investigações. Aqueles que já jogaram aventuras publicadas pela Pagan sabem que elas além de muito bem escritas, tendem a ser bastante difíceis. Nesse livro, no entanto, os autores atingiram um novo patamar de sadismo e mortalidade. Os voluntários para jogar esses cenários devem estar preparados para enfrentar situações realmente assustadoras e para perder seus queridos personagens de formas absolutamente cruéis e dolorosas. Muitos dos cenários apresentam desafios que podem levar facilmente a um TPK (Total Party Kill – Morte de todo grupo) se os jogadores vacilarem por um instante.

Eu gostei bastante dos cenários, de um modo geral eles são mais adultos e complexos, muito bem escritos e detalhados. Pelo grande número de NPCs e situações, esses cenários talvez sejam melhor aproveitados por mestres mais experientes. Do lado dos jogadores, tanto iniciantes quanto veteranos se sentirão desafiados pelos perigos a serem enfrentados.

The Well of Sacrifice é a primeira aventura. Ela leva os investigadores a explorar uma região obscura na Península de Yucatán, seguindo as indicações de um arqueólogo do século XIX que teria feito uma importante descoberta arqueológica.
Menhirs in the Grotto é a mais longa e complexa aventura do livro. Trata de uma investigação no México envolvendo a descoberta de artefatos misteriosos durante uma obra de escavação e do interesse de seitas diabólicas e perigosos fanáticos religiosos nestas relíquias. O grande número de reviravoltas e personagens coadjuvantes exige que o mestre mantenha um controle rigoroso da mesa para que não se perca.
The Heretics, a terceira aventura, leva o grupo de volta à Yucatán, onde os investigadores precisam localizar pistas que indiquem a localização das ruínas perdidas de uma cidade maia que esconde terríveis segredos. O roteiro me lembrou uma aventura típica de Indiana Jones, repleta de perigos e tesouros. A criatura central é um tanto quanto improvável, por isso sua presença deve ser uma surpresa para os investigadores.
Finalmente, Temple of the Toad, serve como uma espécie de continuação para o conto “The Thing in the Roof” escrito por Robert E. Howard. A aventura se inicia nos Estados Unidos onde o grupo tenta descobrir que elementos sinistros estão por trás da morte de um renomado arqueólogo. As pistas devem levar o grupo a investigar terríveis tomos, avaliar artefatos e então finalmente se lançar em uma expedição nas selvas de Honduras.
Análise Final
The Mysteries of Mesoamerica é um livro muito interessante que deve agradar grupos que gostem de aventuras do gênero pulp.
Se você é do tipo que compra os livros apenas para usar as aventuras prontas, pode investir nesse título para sua coleção. Aqueles que gostam de textos e que tem curiosidade em arqueologia e civilizações antigas também devem gostar do conteúdo que foi bem pesquisado pelos autores. Sem dúvida surgirão muitas idéias para escrever cenários a partir das informações aqui contidas.
Mysteries infelizmente é um livro difícil de ser encontrado. Ele não está à venda pela Amazon, por exemplo e deve ser encomendado pela página da Pagan ou outra loja virtual. Isso significa que não haverá desconto no preço de capa que ao meu ver é meio salgado. Mesmo assim, trata-se de um dos melhores títulos de Call of Cthulhu dos últimos tempos.
Portanto o que você está esperando? Coloque as suas botas, prepare seu material de escavação e (pelo amor de Deus!) não se esqueça de levar sua espingarda. Os segredos da América Central, fama e riqueza estão ao alcance daqueles que embarcarem nessa aventura.
Visual: ****1/2
Texto: ****
Interesse: ****
The Mysteries of Mesoamerica
Autoria: Blair Reynolds, Brian Appleton, Clint Staples e John H. Crowe III
Arte: Blair Reynolds
Editora: Pagan Publishing
Formato: Brochura, preto e branco, 210 páginas
Idioma: Inglês
Sistema: Call of Cthulhu Basic Roleplay
Preço: US$ 34,95