terça-feira, 11 de junho de 2013

Mythos Expeditions - Quando as expedições encontram algo aterrorizante

Notícia quente!

Kenneth Hite, autor de Rastro de Cthulhu falou pela primeira vez a respeito de seu próximo projeto - que já está em desenvolvimento, para a ambientação de horror baseado em Lovecraft da Pellgrane Press.

Trata-se de Mythos Expeditions.

O suplemento PULP promete fazer pelo gênero, o mesmo que o excelente Bookhounds of London fez pelo estilo Purista. Hite disse que Mythos Expeditions trará toda a empolgação e aventura das expedições científicas, antropológicas e arqueológicas que marcaram os anos 1930. Ação, ruínas antigas pertencentes a civilizações desconhecidas, labirintos repletos de armadilhas, tribos hostis, tesouros inestimáveis, e é claro, o Horror do Mythos!

O livro trará regras específicas a respeito da organização de expedições, novas ocupações ligadas a essa atividade, equipamentos, armas, informações sobre as principais expedições na época, personagens ilustres e descobertas que chocaram a comunidade científica. Com base na Universidade Miskatonic e suas famosas Expedições Científicas, os jogadores poderão criar professores, acadêmicos, aventureiros e exploradores que se lançam nos últimos recônditos desconhecidos do mundo em busca de fama, conhecimento e glória.

Mythos Expeditions promete ser um suplemento imperdível para quem gosta desse tipo de história e que se empolga com aventuras com um toque de Indiana Jones.

Além do suplemento - que por si só já parece fantástico, Hite falou um pouco sobre os cenários que vão acompanhar o livro, nada menos do que NOVE aventuras se passando nos quatro cantos do mundo e nos limites da civilização.

“The Gobi Sleepers,” por Steven S. Long

O intrépido palentólogo Roy Chapman Andrews está em sua última viagem pelo interior da Mongólia, para revelar a existência de fósseis primordiais que poderão comprovar suas teorias a respeito da origem da humanidade. Nos limites da civilização, à beira de uma invasão e de uma Guarra Civil, a expedição de Andrews deve avançar pelas areias do implacável  Deserto de Gobi e sobreviver a verdade. A última expedição de Andrews ocorreu em 1930

“Ravenous Silences,” por Anthony Warren

Uma praga assassina e uma sangrenta revolução atormentam a nação soberana da Libéria, na África Ocidental, os bravos membros da Expedição Médica e Humanitária da Miskatonic University terão de ser destemidos. Eles devem se envolver com os terríveis perigos da Rebelião dos Kru (1930-1936) e ainda lidar com coisas desconhecidas que parecem incentivar a carnificina.

“Lost on a Sea of Dreams,” por Adam Gauntlett

O oceanógrafo William Beebe inventou um fantástico aparelho exploratório, a batisfera, que promete revolucionar a exploração de alta profundidade para sempre. Uma equipe da Universidade Miskatonic está levando até ele um modelo melhorado construído em Arkham... mas a caminho, o navio dos investigadores acidentalmente descobre algo inesperado no lendário Triângulo das Bermudas. O que acontecerá quando os investigadores mergulharem nas profundezas desse mistério?


“An Incident at the Border,” por Kenneth Hite

Ambientado no Paraguai, durante a sangrenta Guerra do Chaco (1932-1935) contra a Bolívia. O cenário leva os membros de uma Expedição geológica - e um grupo de engenheiros de uma companhia petrolífera, até o coração de uma região desolada e perigosa. Ataques de artilharia, massacres, morcegos vampiros, tempestades de areia: o Paraguai era um dos lugares mais perigosos do mundo durante esse conflito.

“The Jaguars of El-Thar,” por Tristan J. Tarwater

Um instável antropólogo se perde nas terríveis selvas de Yucatán, pouco depois de alegar ter feito uma grande descoberta envolvendo a civilização Maia. O prestígio da Miskatonic University depende de um grupo de audazes exploradores que terão de se embrenhar em selvas jamais mapeadas e enfrentar perigos nunca antes vistos. Ambientada em 1933, em uma província assolada pela rebelião e por bandos armados, o grupo terá de tomar cuidado a cada passo a medida que descobre horrores ancestrais.

“Tongued With Fire,” por Bill White

As raízes históricas do lendário Cavaleiro Prester John - aquele que deu início a crença cristã na India, leva um grupo de acadêmicos da Universidade Miskatonic às montanhas do Punjab para descobrir o verdadeiro significado de um artefato que pode ter pertencido a São João Batista. Aventure-se no Raj de Kipling em meio a revolução de Ghandi em 1936.

“Whistle and I’ll Come to You,” por Emma Marlow

Um misterioso apito de pedra, criado por uma tribo desconhecida leva uma audaciosa expedição ao interior de uma ilha não mapeada da Nova Guiné. Canibais! Cavernas de calcário jamais vistas por olhos humanos! Aventura e ação! Se você possui um fio de cabelo pulp em seu corpo, você irá adorar esse cenário ambientado em maio de 1937.

“A Load of Blarney,” por Lauren Roy

Uma estranha descoberta em um carregamento de ferro, leva os melhores professores da Universidade Miskatonic a investigar a verdadeira história da Irlanda, e as raízes d eum horror que até então era apenas parte do rico folclore local. A aventura se inicia com o histórico naufrágio do vapor Annagher em dezembro de 1937, e termina... melhor não falar demais para não estragar a surpresa.

“Cerulean Halo,” by Matthew Sanderson

O Presidente Roosevelt planeja retornar a Ilha Clipperton, uma isolada rocha no Pacífico próxima da Costa do México, um verdadeiro paraíso para pescadores e assombrada por seu terrível passado. Uma equipe de Naturalistas da Universidade Miskatonic irá acompanhar o presidente e descobrir seus antigos segredos. O presidente realmente visitou Clipperton em julho de 1938, mas talvez ele não tenha testemunhado as coisas que os investigadores estão prestes a encontrar.

Pode-se perceber que as aventuras foram organizadas em ordem cronológica. Embora Mythos Expeditions não seja uma campanha e sim um apanhado de cenários, é possível de enviar seus investigadores a alguns destes destinos perigosos em mais de uma oportunidade.  A etsrutura básica dos cenários é bastante parecida: investigadores viajam através de regiões inóspitas e perigosas, encontram doses cavalares de horror e aventura, escapam, enfrentam ou morrem/ficam loucos, ou ambas as coisas.

O ideal sobre esses cenários é fragmentar os acontecimentos e deixar passar alguns anos entre uma aventura e outra, o bastante para seus heróis se recuperarem o suficiente de uma jornada até sentir a necessidade de se lançar na próxima.

O que não falta é perigo, intriga, excitação e aventura nessa coleção dedicada ao gênero PULP.

Desde já uma excelente opção para Rastro de Cthulhu!

Alô pessoal da Retropunk! Eu sei que vocês preferem manter um cronograma de lançamentos, mas esse tem tudo para ser um dos melhores livros de Rastro lançados até hoje, possivelmente o melhor! O que achariam de passar ele na frente dos demais?

Um comentário:

  1. Cara, otima resenha.

    Sempre adorei esse tipo de historia de expedição.

    Ja quero esse livro rs;

    ResponderExcluir