quarta-feira, 20 de abril de 2011

Nova Ocupação opcional para Call of Cthulhu e Rastro de Cthulhu: Mágico/Ilusionista


Mágico (Stage Magician) e Ilusionista (Illusionist) estão incluídos no vasto leque de opções abrangido pela Ocupação Artista do Entretenimento (Entertainer).

Segundo as regras de Call of Cthulhu e Rastro de Cthulhu é possível criar ocupações usando habilidades que se relacionam à profissão que se deseja desenvolver.

Background da Ocupação: Mágicos sempre foram bastante apreciados no mundo dos espetáculos, mas até meados do século XIX, a maioria deles vinha do oriente, principalmente da China. Apenas a partir de 1850, mágicos ocidentais começaram a obter certo renome aprendendo os truques de seus colegas do oriente.

Os primeiros mágicos modernos, como o inglês David Abbott, celebrizaram os truques com cartas, moedas, lenços e cordas. Abbott talvez tenha sido o primeiro mágico realmente famoso, tendo realizado uma turnê que incluiu a Europa e América e atraiu grande público em 1860. O americano Chung Lin Soo (que usava um sonoro nome chinês) celebrizou os truques de plataforma e de desaparecimento fazendo suas belas assistentes literalmente sumirem dentro de caixas e baús.

Na virada do século XX, ilusionistas se tornaram atrações certas em shows popularizados pelo teatro de vaudeville. Mágicos faziam vários truques que iam desde simples feitos de prestidigitação, passando por desaparecimento, transformação de objetos em animais e levitação. Harry Blackstone foi o primeiro a executar o truque de cortar a assistente ao meio usando uma caixa e um serrote. Ele também introduziu o clássico truque das espadas afiadas que atravessavam a caixa sem ferir a pessoa em seu interior.

Joseph Dunninger causou sensação ao realizar um truque de teleportação no qual fazia uma assistente sumir de dentro de uma caixa e surgir no alto do teatro.

Diferentes tipos de mágicos surgiram, como os mentalistas que diziam ser capazes de responder perguntas a respeito da platéia "usando o poder da mente" para ler os pensamentos alheios. "O Grande Alexander que fez muito sucesso entre 1915 e 1924, usava um turbante flamboyant e um cristal místico onde podia "ver" os pensamentos de sua platéia e responder perguntas a respeito de objetos que as pessoas na platéia carregavam no bolso ou a data do aniversário.

Escapologia se tornou popular graças a Harry Houdini, considerado o maior mestre de fugas de todos os tempos. Houdini não apenas tinha um talento para abrir algemas e correntes, mas era um mestre em manipular as emoções da platéia e criar suspense.

Howard Thurston foi um ilusionista contemporâneo de Houdini que fez muito sucesso nos anos 20 e 30. Thurston é ainda hoje considerado o maior dos ilusionistas quando se trata de truques com cartas de baralho.


No auge do movimento espiritualista, alguns mágicos cederam ao impulso de trabalhar com falsos mediums realizando sessões espíritas que empregavam todo tipo de truque. A idéia era chocar e impressionar e ninguém melhor do que um ilusionista para gerar essas sensações. Houdini foi o primeiro a se opor a esses charlatões e se tornou um debunker, um mágico especializado em reconhecer fraudes e impostores que se aproveitavam da ingenuidade alheia. Depois de Houdini vários mágicos se juntaram a essa cruzada.

Associações como "The Magic Circle" na Inglaterra e a "International Brotherhood of Magicians" nos Estados Unidos foram criadas para promover a integração entre os artistas e proteger a divulgação dos truques. Mágicos prometem jamais revelar seus segredos através de um juramento conhecido com "O Código dos Mágicos".

A Ocupação para Call of Cthulhu

Um Ilusionista tende a ser um indivíduo com agilidade e discernimento que se manisfestam através de atributos elevados em Destreza e Inteligência. Power também é um atributo importante para justificar a sorte e presença de palco. Finalmente aparência é ideal para manter a platéia interessada. Existem diferentes tipos de mágicos que se especializam em determinados truques: desaparecimento, teleportação, transformação, mentalismo, etc. As habilidades descritas fornecem uma lista de habilidades genéricas que todos os mágicos deveriam possuir. Cabe ao jogador ajustar quais as especialidades de seu personagem e conceder maior ênfase nessas habilidades.

Contatos e Conexões: Produtores de Teatro, outros artistas, membros de sociedades de mágicos e ilusionistas e críticos de espetáculos.

Habilidades: Art (Stage Performance), Conceal, Craft (Magic Props), Disguise, Fast Talk, Locksmith, Persuade, Psychology

A Ocupação para Rastro de Cthulhu

Você usa truques de prestidigitação para maravilhar as pessoas. Seus números parecem realmente mágica e quando bem executados deixam sua platéia com uma sensação estranha que mistura fascínio e surpresa. Você sabe manipular as sensações de um grande número de indivíduos e fazer com que elas vejam aquilo que você deseja que elas vejam. Empregando jogo de cena, agilidade e objetos especialmente construídos, você oferece uma nova perspectiva do mundo. É claro, tudo isso não passa de um truque dominado com treino exaustivo, mas a ilusão é o que faz sua ocupação ser tão formidável.

Habilidades Ocupacionais: Arte, Bajulação, Disfarce, Ofício, Convencimento, Arrombamento, Ocultação, Punga e Fuga.

Crédito: Nem todo o ilusionista tem o que é preciso para conquistar fama e fortuna. Em geral a ocupação concede 1-4. Em raros casos, grandes estrelas podem ter crédito mais alto.

Especial: Ilusionistas com reservas de ponto em Ocultação ou Punga podem gastar pontos após a rolagem do dado para um teste. Para cada 2 pontos que você gasta depois de rolar odado, aumenta o resultado em 1. Isso só se aplica se você estiver sem distrações e não estiver sendo diretamente observado. Você deve descrever a situação que quase deu errado, e como você conseguiu reverter a situação a tempo ou por pura sorte.

Pulp: Mágicos são mestres em entreter e distrair as pessoas. Enquanto reaiza seus truques você é capaz de reduzir o senso de alerta e atenção do público, propiciando bônus a rolamentos de Furtividade e Punga para outros personagens que queiram se aproveitar da situação. Considere que cada 2 pontos gastos na performance reduzem em 1 ponto a dificuldade em obter sucesso nessas habilidades.

Motivações Especialmente Adequadas: Arrogância, Curiosidade e Sensibilidade Artística.

Um comentário:

  1. Muito bom, mas a parte não estar sendo diretamente observado, você fala em uma revista, afinal sempre tem um platéia inteira prestando atenção em você, ou aquele concorrente que tenta achar uma falha?
    Ou em um espetaculo primeiro você jogaria convencimento depois pulga ou ocultação, ou mesmo Arte me pareceria correto?

    ResponderExcluir