segunda-feira, 11 de julho de 2011

Algumas palavras sobre a RPGCon 2011

Salvem, salvem...

De volta de viagem e de mais um encontro de RPG na capital paulista. Enfrentei um frio danado, alguns atrasos, filas demoradas e uma viagem que a cada ano parece mais longa, mas que sempre acaba valendo a pena.

A terceira edição do RPGCon aconteceu nesse fim de semana, nos dias 9 e 10 de Julho e contou com a presença de editoras, autores, fãs e do o pessoal que ajuda a divulgar o nosso amado hobby.

Sinceramente me diverti muito nesses dois dias, como sempre é uma uma grande oportunidade de reencontrar amigos, colegas e companheiros de jogo com quem a gente normalmente consegue trocar idéias apenas pela tela do computador.

Com certeza foi um bom ano para Rastro de Cthulhu e para o pessoal da Retropunk Game Designs que merecidamente recebeu o Prêmio Metagamers como Destaque de 2010. Parabéns pessoal!

Foi muito bom poder encontrar com o pessoal da Retropunk, Guilherme e Max Moraes e adquirir a minha edição do cenário purista "A Agonia de St. Margaret" (que pretendo mestrar em breve!) e do novo e divertido lançamento o RPG "Fiasco".

No sábado enfrentei a tradicional fila de lamentos e ranger de dentes para entrar no Leilão de Jogos Antigos e sai de mãos abanando pois o único livro que me interessou não constava no sistema e portanto não podia ser vendido... é pessoal, essas coisas acontecem (mas por alguma razão acontecem mais comigo do que deveria).

Mas ao menos no sábado consegui jogar um pouco de tabuleiro, assistir parte da palestra sobre RPG de Horror e participar da mesa do mestre Jefferson Donizetti que narrou "Agonia" na parte da tarde. Embora não tenhamos conseguido concluir o cenário, em virtude do pessoal que começou a varrer o pátio (e jogadores faltando uns 10 minutos para o encerramento do evento), foi muito legal. Uma chance rara de ser jogador, ainda mais de Rastro de Cthulhu.

Deu para sentir o gostinho (amargo) de como funciona um cenário purista. A aventura é bem estruturada, mas depois de ler no ônibus decidi que vou fazer algumas modificações visando esconder um pouco mais a identidade do monstro e suas ações para que meu grupo não mate a charada a respeito do horror que paira sobre St. Margaret.

Digna de nota foi a quantidade de mesas de Rastro de Cthulhu nos dois dias. Eu contei pelo menos seis mesas no sábado e pelo menos umas cinco no domingo. O pessoal parecia bem interessado em conhecer o sistema e aprender a respeito dele. É ótimo perceber que a chegada de Rastro em português está ajudando a popularizar a temática do jogo de horror cósmico e atrair novos jogadores doidos para perder seus primeiros pontos de sanidade.

Foi uma pena que esse ano não conseguimos encaixar o Torneio Tentacular (por falta de tempo hábil), mas ano que vem se as estrelas não entrarem em conjunção e se Cthulhu permitir nada vai nos impedir de rolar mais uma edição.

No domingo consegui encontrar alguns livros no Leilão (o GURPS Horror 3a dição foi um bom achado!) e circulei pelo evento bem rapidamente pois minha mesa de Rastro estava marcada para as 10 da manhã.

Mestrei o cenário pulp "A Mortalha do Faraó Negro" uma aventura que escrevi para Call of Cthulhu faz alguns anos e que adaptei para o sistema Gunshoe. A aventura foi enviada para a segunda rodada do concurso promovido pela Retropunk envolvendo Nyarlathotep e o jogo foi uma espécie de playtest do cenário.

Eu gostei bastante do resultado e embora a aventura tenha sido meio longa (foi terminar apenas às 18 horas) foi muito divertida. Terminou com o saldo de três investigadores mortos, dois fugindo em desespero de um templo dedicado ao Caos Rastejante nas areias do deserto de Saquara e mais um esperto demais para descer esse lugar maldito.

Múmias, artefatos, horrores antigos, um valioso tesouro e uma viagem ao centro do universo... acho que foi um saldo final positivo para um dia de jogo. Aliás, tenho que agradecer aos jogadores que participaram da aventura, foi especialmente bacana poder contar com a ilustre presença de três mestres de edições passadas do Torneio Tentacular.

Bom, é isso...

Terminado o evento e de volta para casa, fica a saudade e a ansiedade para o encontro do ano que vem. Que venha logo!

A seguir algumas fotos da RPGCon:













7 comentários:

  1. Olha só, 7ª foto de baixo pra cima, Luciano jogando de costas pra mim (eu estava na mesa ao lado) e eu nem o vi!
    Bem que eu achei estranho vc não comentar nada do RPGcon deste ano e é uma pena que não tenha tido tentacular mesmo. Mas quem sabe ano que vem!.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre foi mto proveitoso papear com os camaradas cultistas! Com direito a almoço na padaria Trevas!

    A aventura foi bem bacana, ainda mais com o meu personagem calhorda demais!!

    Valeu pessoal e até a próxima!

    Mamedes

    ResponderExcluir
  3. Salve, Luciano
    Muito legal seu "relatório" sobre o evento. Foi muito bom jogar contigo; uma pena só termos de interromper o cenário antes do grand finale por conta das vassouradas dos fiscais...hehehe
    Queria te pedir autorização para usar em outro site algumas das fotos que você tirou, com o devido credito, claro.
    abs e até a próxima,

    Jefferson Donizetti

    ResponderExcluir
  4. Opa Jefferson, tudo beleza.

    Claro, pode ficar à vontade para usar as fotos que quiser. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Salve Luciano,
    Rapaz, parabéns pelo ponto de vista.

    Entre em contato comigo pois tenho fotos suas para te envra lá do evento

    ALLEFCAPT@GLOBO.COM / allefcapt@spellrpg.com.br

    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Luciano.

    Abs e até a próxima,

    Jeffdonizetti

    ResponderExcluir
  7. Poxa eu estava lá, um cara grande e de chapéu verde. Acho que vi você e seu pessoal lá na venda de usados. Sou de Itanhaém aqui no litoral e a coisa anda difícil pra marcar um jogo bacana por aqui.

    ResponderExcluir