domingo, 15 de fevereiro de 2015

True Detective Temporada 2 - O que sabemos até o momento sobre a Segunda Temporada


True Detective foi uma das melhores séries de TV à cabo no ano passado. Alguns críticos dizem que para uma série ser considerada acima da média ela tem que se destacar em três categorias: produção, elenco e roteiro.

Pois bem, se é assim, vejamos:

A produção é diferente de tudo o que havia aparecido antes. Longas tomadas, fotografia arrebatadora, direção perfeita, montagem impecável, tecnicamente True Detective é irretocável.

O elenco de primeira grandeza, liderado por um Matthew McConaughey e Woody Harelson literalmente em estado de graça, vivendo personagens repletos de camadas psicológicas. Todo elenco de coadjuvantes esta otimo.

E o que dizer do Roteiro. Um show que é debatido e analisado exaustivamente na internet, comentado sem parar e que rapidamente acumula fãs ardorosos aponta sem dúvida para algo diferenciado, muito acima da média.

Com tudo isso, é claro que a segunda temporada de True Detective deixaria  todos os fas de orelhas em pé esperando qualquer notícia. Há algumas semanas, um rumor circulou direto na internet: a possibilidade da segunda temporada envolver novamente o Rei Amarelo um dos elementos centrais da temporada anterior.

Traduzi o artigo contendo o rumor publicado na página Design & Trend, de autoria de Christopher Groux:


Autor da SegundaTemporada de True Detective envia brindes promocionais que apontam para possível trama

Rusty Cohle não estará na segunda temporada de True Detective, mas isso não diminuiu o nível de intriga da série. Material promocional da série, enviado pelo criador Nick Pizzolato a alguns amigos sugere que a trama do "Rei Amarelo" pode ser ainda mais aprofundada. A segunda temporada deve ir ao ar em meados de junho.

Uma suposta caixa com material de campanha promocional, enviado pelo autor da série True Detective está despertando rumores a respeito do roteiro da nova temporada do popular programa da HBO. Se os spoilers indicam alguma coisa, os futuros episódios devem investigar estados de delírio difundido e trazer de volta a estranha história do Rei Amarelo.

A dica chegou ao Design & Trend, vinda do blog Radio Free North Hollywood. O autor diz que se tornou amigo de Stephen Notley, um artista de quadrinhos  a quem Nic Pizzolato ofereceu um kit promocional que lança boatos sobre o conteúdo da segunda temporada de True Detective. 

De acordo com o rumor, Pizzolato enviou a Notley uma série de cartas discutindo o Rei Amarelo, nos últimos meses. Para aqueles que não se recordam, o Rei Amarelo era o antagonista que os detetives Rust e Marty perseguiam no decorrer da primeira temporada. Ao fim dos oito episódios foi revelado que o vilao era algo mais simbólico do que real o que levou os fãs a estabelecer uma série de teorias e gerar constantes debates.

No sentido literário, o "Rei Amarelo" faz parte de uma série de estórias curtas escritas por Robert W. Chambers em 1895. Elas foram citadas por Pizolato com tendo imensa influência no desenvolvimento de True Detective. 

O que não se sabe até o momento, é como o "Rei Amarelo" vai impactar a segunda temporada. Apesar de ser pouco provável que a temporada 2015 seja uma continuação da primeira temporada, menções ao Rei Amarelo podem significar que o programa continuará a investir nos mesmos temas.

O mais interessante, entretanto, é a estranha estátua que supostamente acompanha o material promocional. Como podemos ver abaixo na foto, a estátua parece representar um tipo de criatura com chifres. Aqueles que se recordarem da primeira temporada, irão se lembrar das "redes do diabo", os estranhos arranjos deixados pelo assassino na cena do crime. Embora bastante diferente, a estátua consegue capturar um sentido similar.


O autor do rumor sugere que a estátua possa estar de alguma forma ligada ao conto de H.P. Lovecraft, "The Horror in Clay" (O Horror de Argila). Nesse conto, há a menção a um "carnudo, corpo tentacular (com) grotescas asas rudimentares". Assim como Pizolato, Lovecraft foi profundamente influenciado pelo Rei Amarelo.

Também é interessante notar que "O Horror em Argila" apresenta uma epidemia de delírios e manias ao redor do mundo, com revoltas tomando conta de Nova York. Uma vez que já foi revelado que a temporada dois de True Detective envolve o crime na cidade grande, o elo entre fatos conhecidos e obscuras citações literárias já é o bastante para deixar os fãs da série em suspense.

No espírito da série, esse bizarro material promocional certamente acrescenta ppconfusão a Segunda Temporada, antes mesmo dela estrear. Isso não parece ser novidade para Pizolato, que utilizou fotografias de um anuário escolar para promover episódios da primeira temporada. Os fãs estão tentando solucionar o mistério por trás desse material promocional e devem fazer o mesmo com todas as pistas que surgirem nos próximos meses. 

A data de estréia da segunda temporada de true Detective ainda não foi anunciada, mas espera-se que ela chegará a HBO no próximo verão (meados de junho). O elenco inclui algumas estraelas de Hollywood como Rachel McAdams, Vince Vaugn, Colin Farrel  e Taylor Kitch.

*     *     *

Bom, até que ponto podemos levar à sério esses rumores?

Parece ter algum fundamento se considerar que a estatueta é de fato parte do material promocional da segunda temporada.

Reparem bem que a estátua guarda uma ENORME similaridade com a imagem clássica do Rei Amarelo conforme a mitologia criada por Robert W. Chambers. É só comparar com essa imagem abaixo:

Uma das dicas mais bacanas além da "coroa" na cabeça da estátua é o título "The Tattered King" - O Rei em Farrapos, um dos nomes do Rei Amarelo. Não sei quanto a vocês, mas vejo no detalhe do manto na escultura uma série de farrapos puídos, o que coloca a estátua ainda mais no caminho certo de ser algo ligado ao Rei Amarelo.

O rumor sobre "The Horror in Clay" no entanto me parece meio exagerado. "Horror" não é um conto curto, e sim uma parte do conto "The Call of Cthulhu" o que não parece encaixar bem no contexto da série. Seria legal, mas acho muito pouco provável que haja uma ligação nesse sentido.

Mas vamos expandir um pouco o artigo e relacionar as informações que temos até o momento a respeito da segunda temporada de True Detective. Fiz uma boa pesquisa a procura de informações e detalhes e aproveitei para incluir aquelas que pareciam mais suculentas.

Infelizmente, nada disso é 100% certo e pode ser nada mais do que um rumor infundado espalhado na internet.

Elenco e personagens principais:

Desde o início havia grande expectativa a respeito do elenco para a segunda temporada. Os personagens de Woody e Matt não estariam na segunda temporada, isso já era certo desde o início. Então quem assumiria o papel de protagonista? O elenco da primeira temporada de True Detective fixou um patamar acima da média dos programas normais, então teria de ser um elenco à altura. A HBO é conhecida por dar liberdade aos atores para explorar as facetas de seus personagens e por isso consegue atrair nomes de peso para suas produções.

A primeira pista a respeito do elenco foi dada pelo próprio Pizzolato, haveria três detetives: Dois homens e uma mulher. Eles estariam trabalhando em diferentes divisões de autoridade estadual e não necessariamente se encontrariam até metade do seriado. Isso bastou para dar início aos rumores. Muitos boatos circularam, afirmando que Brad Pitt, Morgan Freeman, Sigourney Weaver, Amy Addans e Liam Neeson poderiam estar sendo sondados para trabalhar na série. Pizzolato desmentiu vários rumores nesse período.

Em 21 de setembro, Colin Farrel protagonista de filmes como Alexandre, Miami Vice e A Guerra de Hart foi confirmado como o primeiro nome do elenco de True Detective. A HBO confirmou que Farrel faria o papel de Ray Velcoro, um oficial da Patrulha Rodoviária da Califórnia. A descrição do papel diz que trata-se de "um detetive dividido entre as alianças firmadas entre seus colegas de departamento e um mafioso a quem ele deve favores". O personagem de Farrel lida com problemas de disciplina e o vício em cocaína, além de ter sido suspenso por explorar sexualmente uma mulher que ele havia parado na estrada. Tudo indica que o personagem será na melhor das hipóteses um herói de moral dúbia, considerado um rebelde dentro da força policial.

O segundo nome confirmado foi o de Vince Vaughn um ator que normalmente é encontrado em comédias, mas que mostrou repetidas vezes um grande potencial dramático. Vaughn fará o papel de Frank Semyon, o provável antagonista dos detetives nessa segunda temporada. Nas palavras dos produtores Semyon "não é apenas um bandido que os detetives irão perseguir. Ele é um criminoso de carreira, levado ao limite quando seus planos de tornar seus negócios legítimos vão por água abaixo quando seu é assassinado". O perfil do personagem indica um sujeito malandro com políticos no bolso e vários desvios de conduta moral. Segundo o site Deadline, Pizzolatto tinha Vince Vaughn em sua mente quando escreveu o papel do personagem.  
Outras informações menores a respeito do personagem vieram à tona e descrevem Semyon comoüm bandido que conseguiu construir um império e tenta passar a imagem de um homem de negócios". Ele terá aliados poderosos no meio político e pretende manipular uma rentável negociata envolvendo a construção de uma auto-estrada na Califórnia. 

Rachel McAdams foi confirmada como a protagonista feminina. Sua personagem será a xerife Ani Bezzirades, "Uma policial do Condado de Ventura, uma detetive cujo senso de ética a coloca em choque com policiais e colegas corruptos". Pouco se sabe a respeito dessa personagem, mas ela parece ser o oposto do criado para Colin Farrel.



Em 27 de outubro, Taylor Kitsch foi confirmado como o terceiro detetive protagonista da segunda temporada. Kitsch é uma figura conhecida de outras produções originais da HBO, ele foi muito elogiado por sua participação no drama The Normal Heart. Kitsch negou os rumores que afirmavam que a segunda temporada se passaria nos anos 1970, mas adminitiu que seu personagem terá terá um espírito dessa época. O personagem chama-se Paul Woodrugh, "um veterano de guerra e oficial da Patrulha Rodoviária da Califórnia, fugindo de um passado complicado e de um alegado escândalo".

Ainda em novembro do ano passado, dois nomes do elenco de apoio foram revelados, a veterana atriz Lolita Davidovich faria uma participação especial na trama no papel da mãe de Taylor Kitsch. James Frain de The Tudors e True Blood fará o papel de Jeff Hunt um tenente corrupto. Finalmente no início do ano, o ator e músico Rick Springfield entrou no elenco em mais uma participação inusitada.

Sobre o Diretor:

Cary Fukunaga dirigiu de forma magistral todos os episódios da primeira temporada, mas a segunda será dirigida por vários diretores. O programador da HBO, Mike Lombardo, deixou escapar que três ou quatro diretores estarão à frente dessa temporada.

Fukunaga está ocupado trabalhando no filme Sin Nombre e na produção da nova versão do clássico romance de horror IT de Stephen King.

A última notícia é que Justin Lin, que dirigiu vários filmes da série Fast and Furious iria conduzir ao menos dois episódios dos oito programados. Supondo que parte da estória vai envolver personagens ligados a vida nas auto-estradas, a escolha de Lin parece certa, uma vez que ele é um especialista em perseguições automobilísticas.

Sobre o Roteiro:

O que se sabe até agora é que na segunda Temporada deTrue Detective, os investigadores tentarão solucionar o assassinato de Ben Caspar, um homem de 50 anos morto e desovado numa auto-estrada com símbolos de ocultismo talhados em seu peito. 

Uma fonte confirmou essa premissa:

"A segunda temporada tem como fio condutor a morte de Ben Caspar, um executivo corrupto de uma cidade do interior da Califórnia, brutalmente assassinado pouco antes de fechar um negócio multi-milionário envolvendo a construção de uma estrada. Três investigadores de polícia de diferentes departamentos serão enviados para descobrir quem é o responsável. Eles vão descobrir que estão diante de um caso muito maior e com implicações muito mais obscuras do que poderiam imaginar. O corpo de Caspar será descoberto em uma área isolada da Estrada {Pacific Coast, próximo a Big Sur - símbolos satânicos foram gravados em seu peito. Há indícios de sexo selvagem e violência no corpo e suposições de que um elemento oculto está presente”.

Assim como na primeira temporada, os episódios irão se concentrar na investigação e no procedimento investigativo que se segue a descoberta de um crime enigmático. Além disso, cada um dos protagonistas terá seus próprios demônios internos com os quais terão de lidar e que virão à tona no decorrer de sua participação no caso. O personagem de Farrel terá um passado tumultuado com vício e envolvimento em corrupção. A xerife de McAddams lida com questões relativas a jogo e alcoolismo, enquanto  o patrulheiro de Kitsch quase foi afastado de serviço por envolvimento em questões delicadas.

A Temporada irá se passar inteiramente na Califórnia. Em um podcast, Pizzolatto disse que a cidade não será Los Angeles, mas algumas das pequenas cidades do estado que são isoladas e quase fantasmagóricas e que permitem a recriação da mesma Psicoesfera vista na primeira temporada, quando os investigadores reviravam as entranhas das pequenas cidades nos arrebaldes do Sul dos Estados Unidos.

Nic Pizzolatto fez várias referências ao ambiente de Psicoesfera presente no interior da Califórnia. Ele disse em uma entrevista que a Califórnia possui um interessante aspecto ligado ao renascimento teosófico sobretudo nos anos 1920, quando os novos ricos do oeste buscavam experiências religiosas e filosóficas transcendentes. Algumas cidades da Califórnia foram construídas com arquitetura maçônica ou com construções baseadas em prédios de povos antigos.

É provável que a segunda temporada não seja tão dark quanto a primeira, ainda assim ela será bastante obscura, com momentos claustrofóbicos nos quais o pior da alma humana prevalece."Nic consegue acessar lugares horríveis da alma humana e seus roteiros são marcados por um certo grau de sordidez moral. True Detective não é apenas sobre uma investigação criminal, mas a respeito de como um caso pode reverberar na existência dos responsáveis por solucioná-lo", disse um produtor da HBO.

Pizzolatto promete que haverá espaço para muitos elementos estranhos na trama, momentos em que o espectador ficará sem saber o que está vendo e terá de buscar suas próprias explicações. "O horror cósmico e a ficção estranha (weird fiction) sempre me interessaram. Na primeira temporada esses elementos estão claramente representados na trama. Na segunda eles estaráo lá, mas de modo menos evidente." comentou em uma entrevista no início do ano.

Inspirações:

Pizzolato e Lombardo, escritor e um dos produtores lançaram indícios de que a temporada 2 envolverá um crime levando a uma trama do sistema de transporte da Califórnia. O crime bárbaro levará a várias descobertas e a uma trama evidenciando aspectos de ocultismo, especificamente algo de natureza sataânica.

Uma vez que a investigação envolve uma negociata de cifras milionárias na Califórnia, é impossível não pensar em filmes clássicos como Chinatown no qual uma conspiração é orquestrada por pessoas muito importantes e influentes. Na obra prima de Roman Polanski temos um grupo de milionários metidos com uma negociata envolvendo água, aqui temos algo semelhante, mas envolvendo a construção de uma estrada. Ao que tudo indica, o personagem de Vince Vaughn será um tipo de intermediário entre aqueles que esperam ficar ricos com esses negócios e um grupo ainda mais sórdido, metido com ocultismo.

A vítima que desencadeia a ação na Segunda Temporada parece ter sofrido algum tipo de violência sexual. Sexo era importante na primeira temporada e parece ser vital na segunda. Fetiches, Sadomasoquismo e perversões devem estar na ordem do dia. Havendo um grupo de ricos interessados em perversão é possível que estejamos diante de uma reedição do Clube do Inferno ou do misterioso e exclusivo Bohemian Grove.

Quando os primeiros boatos sobre a trama vazaram para o público, alguns relacionaram a possibilidade da estória se passar na mítica Estrada 66 no sul da Califórnia uma área marcada por inúmeras lendas urbanas. Mas há muitas estórias também na Interestadual 35, envolvendo entre outras coisas gangues de motoqueiros metidos com satanismo e bares onde rituais macabros ocorrem. Mais recentemente a estrada ganhou destaque pela presença de grupos cristãos fanáticos percorrendo o asfalto conduzindo ataques a clínicas de aborto e assassinando homossexuais.  

Em 1981 um rapaz chamado Adam Walsh foi sequestrado na Interestadual 35. A cabeça do menino foi encontrada aos pés de uma placa de trânsito nos arredores do Texas após semanas de buscas. Otis Toole confessou ter cometido o horrível crime influenciado por um culto canibal chamado "Mão da Morte" que supostamente reclamou os restos do menino. Um dos cúmplices de Toole era ninguém menos do que Henry Lee Lucas, um dos mais prolíficos serial killers da década de 1980, preso alguns anos depois por ter deixado seu próprio rastro de cadáveres no deserto da Califórnia. Toole teria alegadamente treinado em uma unidade paramilitar que entre outras coisas esperava criar um movimento revolucionário com inclinação demoníaca.

Em fevereiro de 1975, o Departamento de Justiça da Califórnia deu início a uma ampla investigação a respeito de 14 assassinatos não solucionados que ocorreram entre 1969 e 1974 e que teriam sido cometidos por um único homem. Seis vítimas foram encontradas em Santa Rosa, cinco em são Franscisco e uma em Redding, Marysville, e Monterey. O caso foi estranhamento encerrado por ausência de provas, mas investigadores envolvidos na época afirmaram que o caso foi claramente abafado por envolver pessoas influentes na sociedade que estariam de alguma forma encomendando esses crimes.

É possível imaginar Pizzolatto mergulhando em velhas estórias, em narrativas criminais e assassinatos obscuros, retornando a superfície com uma trama costurada com elementos de ocultismo e sobrenatural. Linhas de Ley? Assassinatos rituais? Crimes sexuais? O que virá à seguir?

Na última temporada, Hart e Cohle perseguiram um caipira enlouquecido que adotou sua própria mitologia nos limites da sociedade. O que veremos na segunda temporada só podemos imaginar...

4 comentários:

  1. Ansioso pela segunda temporada! Quero mais histórias de True Detective!!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso artigo, mais uma vez informação fundamental para quem admira esse universo do Rei de Amarelo e de Howard Phillipe Lovecraft. Continuem assim nos ajudando a encontrar reportagems interessantes como essas. Valeu mesmo e continuem assim.

    ResponderExcluir
  3. Excelente primeira temporada, espero True Detective 2 vai nos surpreender e conseguir continuar como uma das melhores séries de todos os tempos.

    ResponderExcluir