segunda-feira, 8 de março de 2010

Kuracinth - Um horror cósmico para Call of Cthulhu


Kuracinth, o Destruidor de K´faiz (Deus Exterior)

"Dormindo ele vaga pelo espaço infinito. Sonhando. Pela eternidade vagando em sua órbita pelo espaço escuro e frio. Kuracinth aguarda. Esperando o dia em que encontre em sua trajetória algum planeta que o desperte de seu sono. Algum lugar que ele possa clamar como seu e predar. E então, ele ganhará o espaço novamente, prosseguindo em sua peregrinação até o fim dos tempos".

Trecho do Liber Ivonis

Kuracinth é um dos Deuses Exteriores que originalmente orbitava na corte do Daemon Sultan Azathoth, supostamente no Centro do Universo, desde o início dos tempos. Ele é relacionado a Hastur e aos mitos do Rei Amarelo de Aldebaran e Celaeno. Uma das profecias do Rei Amarelo retrata Kuracinth como o "O Deus Cigano" e "Aquele que vaga sem destino".

Conhecimento a respeito dele pode ser encontrado em trechos do Necronomicon e na versão francesa do Liber Ivonis (editado no Século XIII, na França por Gaspard Du Nord). Existem rumores de placas incas em Naacal que também conteriam informações a respeito dele, porém estas jamais foram inteiramente decifradas. Kuracinth é um Deus Exterior, supostamente originário do sistema Baalbo próximo de Tond. Kuracinth teria sido exilado da corte cósmica de Azathoth e obrigado a vagar pelo infinito sem um destino. Ele se mantém em uma espécie de animação suspensa (daí a menção a dormindo e sonhando) enquanto as "marés do espaço" o levam em trajetórias desconhecidas.

Quando a massa de Kuracinth se aproxima o suficiente de um mundo pulsante de vida, ele tende a despertar captando as emanações psiquicas dos habitantes. O Deus é sensível a sonhos e capaz de captar com incrível apuro anseios e desejos. Uma vez desperto e atraído por algum mundo, ele ruma na direção deste (o que pode levar séculos para que ele chegue ao seu destino). A aproximação de Kuracinth é sentida em princípio, por indivíduos sensíveis que reagem com melancolia, frustração e angústia que muitas vezes podem descambar em mortes, guerras, genocídios...

Uma vez próximo do planeta de um planeta, Kuracinth se manifesta na órbita como um mensageiro do caos, destruição e apocalipse. Ele se alimenta das emanações psiquicas, drenando rapidamente a inteligência e a vontade de todas criaturas vivas. Em pouco anos, ele é capaz de enlouquecer milhares de indivíduos, conduzindo civilizações e mundos inteiros à ruína.

O Liber Ivonis, narra a apocaliptica chegada de Kuracinth ao planeta K´Faiz na borda da estrela esmeralda de Baalbo. Lar de uma espécie alienígena que construiu gigantescas cidades ciclópicas de pedra negra sobre lagos azulados. O autor, narra que nos séculos que antecederam a chegada do destruidor, sonhos de apocalipse fizeram surgir cultos em honra ao Deus que conduziram K´Faz a uma sangrenta Guerra Civil e a devastação de suas grandiosas cidades. Quando o Deus enfim chegou ao seu destino, os sobreviventes haviam se convertido em cultistas que criaram uma sociedade teocentrista em torno da adoração do destruidor. Estes o saudaram em júbilo.

Não obstante, a entidade, se instalou na órbita drenando toda a vida da superfície. Quando terminou, não havia nenhuma forma de vida em K´Faiz, apenas os escombros de uma antes orgulhosa civilização.

Garpard Du Nord alerta que certos mapas cósmicos indicam que Kuracinth um dia estará ao alcance da Terra e que isto poderia representar uma terrível ameaça a todas as formas de vida do planeta. Se o destruidor se aproximar o suficiente de nosso mundo, o bastante para captar nossa presença através de emanações psíquicas, é provável que ele altere sua trajetória.

Alguns sensitivos e conhecedores do mito de Kuracinth acreditam que é impossível evitar a rota do Deus e que seria questão de tempo até ele encontrar seu caminho até a Terra.

Culto - Kuracinth é reverenciado por alguns poucos cultistas dementes que descobriram a Profecia quanto a vinda de Kuracinth e o apocalipse. Estes cultistas, tentam atrair a atenção do Deus com sacrifícios e rituais que visam contatá-lo. O culto é pequeno, uma vez que o deus é obscuro até para os padrões dos Mitos de Cthulhu.

Há rumores que antigos druidas na França e astrônomos primitivos dos Impérios Inca e Maia, tinham conhecimento da existência de Kuracinth. Nesse contexto, certos monumentos erigidos por estas civilizações teriam como função calcular a distância e aproximação dele.

Aparência - Kuracinth vaga pelo firmamento em uma espécie de animação suspensa. Ele possui um tipo de cápsula cristalina em volta de seu corpo que o protege dos rigores do éter espacial. Essa carapaça é impossível de ser atravessada. Ela permite que ele mantenha certo grau de consciência, o suficiente para captar a existência de formas de vida. Uma vez próximo de um planeta habitado, a casca cristalina se rompe revelando o horror da presença de Kuracinth.

Em um dos tomos ilustrados do século XIII, Kuracinth é retratado como uma massa amorfa de tentáculos expandindo e retraindo sem parar. Seu tamanho é desconhecido, mas supostamente ele teria centenas de metros.

5 comentários:

  1. isso me lembrou aquele deus que o rasputin quer trazer ao mundo no filme do hellboy!

    alguém lembra o nome dele?

    ResponderExcluir
  2. Salve, bacana o texto.

    King in Yellow, como faço pra conversar com você via email? Pode entrar em contato comigo? guilhermemoraes@retropunk.net

    ResponderExcluir
  3. É Ogdru Jahad, os sete deuses do Caos...
    Mas dizem que Mike Mignola se baseou nas entidades Lovecraftanas quando criou esse cara aí em cima. pelo menos é o q dizem.

    Alias, ótimo tópico King in Yellow. O blog é demais! ^^

    ResponderExcluir
  4. aquele é o ogdru jarrad "os sete deuses do caos" a origem dele é uma mistura de Lovecraft e Tolkien!

    ResponderExcluir