segunda-feira, 15 de março de 2010

Aniversário da Morte de Lovecraft - Descanse em paz, Howard!


15 de Março é a data do aniversário da morte de H.P. Lovecraft.

Lovecraft morreu precocemente, aos 46 anos após sofrer por quase um ano de um agressivo câncer no intestino que o impedia de se alimentar corretamente.

Em seus últimos anos, suas finanças haviam se deteriorado quase tanto quanto sua saúde de modo que ele deixou um espólio extremamente exíguo, tendo de contar com amigos e a ex-esposa, Sonia Greene, para bancar as custas do funeral. Lovecraft foi enterrado no jazigo de sua família no Swan Point Cemetery, à sombra de uma árvore tristonha tendo ao lado seu pai e mãe. Segundo testemunahs um pequeno grupo de indivíduos compareceu ao funeral: alguns amigos, seu editor, a ex-esposa, vizinhos e um casal de parentes distantes. os ritos funerais foram bastante breves, bem ao gosto do agnóstico falecido.

Quarenta anos mais tarde, uma lápide de pedra foi colocada em sua homenagem, comprada por fãs que lhe quiseram render essa pequena homenagem. Os dizeres: "I'm Providence!" (Eu sou Providence!) foram gravados na pedra nessa época.

Vinte anos depois, no aniversário de 70 anos de seu falecimento (1997), alguém tentou cavar a sepultura de Lovecraft. Felizmente a pessoa cavou sobre a lápide mais recente, ignorando a antiga onde os restos mortais de Lovecraft se encontravam. Depois de escavar cerca de 90 centímetros sob a lápide, o indivíduo ainda vandalizou o local escrevendo a famosa inscrição:

"Não está morto aquele que pode eternamente jazer, e em estranhos eons mesmo a morte pode morrer".

Após este triste episódio, que alguns consideraram uma homenagem, Providence resolveu fazer uma nova lápide homenageando aquele que é apontado como o mais ilustre escritor nascido na cidade.

Ao longo do ano, vários fãs e admiradores visitam a sepultura, deixando pequenos presentes que conferem ao local a aparência de um memorial.

Rest in Peace, Howard!

4 comentários:

  1. RIP HP

    Dele eu só li A Tumba, mas assisti um documentário muito bom sobre a vida dele - Lovecraft: Fear of the Unknown

    ResponderExcluir
  2. Cláudia, onde você encontrou esse documentário?

    Tem um tempo que estou atrás dele e nada!

    ResponderExcluir
  3. Rest in Peace, camarada!

    E a Tumba foi o primeiro conto dele q eu li!

    ResponderExcluir
  4. "It is good to be a cynic — it is better to be a contented cat — and it is best not to exist at all. Universal suicide is the most logical thing in the world — we reject it only because of our primitive cowardice and childish fear of the dark. If we were sensible we would seek death — the same blissful blank which we enjoyed before we existed."
    H.P. Lovecraft

    Espero que estejas satisfeito com a tua não-existência hehe, R.I.P.

    ResponderExcluir