domingo, 2 de junho de 2013

Cthulhu 7 - O Financiamento Coletivo para a nova Edição de Call of Cthulhu já começou!


E então pessoal...

Se você é um fã, jogador ou entusiasta do RPG Call of Cthulhu e vive nesse mundo, já deve saber que a 7a Edição do RPG já está em uma Campanha de Financiamento Coletivo.

A Chaosium pegou todo mundo de surpresa no meio da semana passada, ou mais ou menos. 

A Editora responsável pelo lançamento de CoC desde a sua primeira edição, há quase 30 anos, já havia anunciado o plano de lançar uma nova edição de sua ambientação mais importante. A 7a edição já havia sido anunciada faz alguns meses e play-tests já vinham sendo realizados com voluntários que testaram o sistema e teceram comentários sobre as mudanças oferecidas.

Quais são essas mudanças?

Bom, eu fiz uma breve resenha do que se sabia na época e do que aguardava os narradores e jogadores nessa nova edição assinada por Paul Fricker e Mike Mason. Mudanças profundas nas regras vão acontecer, isso é certo. Algumas para o bem, outras nem tanto. Fato é que haverá polêmicas, discussões e novas regras que alguns vão detestar e outros vão aplaudir como inovadoras e necessárias. Em geral, é o que acontece com novas edições de RPGs consagrados, mas em se tratando de Call of Cthulhu essa será a primeira mudança drástica de seu sistema.

Pessoalmente eu prefiro esperar para ler, antes de criticar. Não estou muito a par de todas as mudanças que serão realizadas e vou dar uma chance para conhecer as novidades antes de fazer comentários no escuro.

A primeira das grandes mudanças parece ser a existência de DOIS livros e não apenas um. O Keepers Rulebook (Livro de Regras do Guardião) e o Investigator's Handbook (Livro de Mão do Investigador). Os dois trarão material inédito, regras, nova arte, novos cenários introdutórios e diagramação mais moderna. Ambos serão em preto e branco (pelo menos até aqui, se não houver alguma mudança) e oferecidos em três versões capa dura, capa mole e PDF (uma nova edição de luxo também foi incluída).

Ao meu ver os livros estão um pouco caros, acima da média de livros de RPG, mas há vários níveis nos quais os apoiadores do Financiamento podem entrar. 

De qualquer maneira é interessante reparar que Call of Cthulhu continua sendo um RPG que atrai as pessoas. A longevidade dele somada aos resultados do Financiamento, comprovam o fascínio que o jogo exerce sobre jogadores ao redor do mundo.  

 Menos de 24 horas após o início do Financiamento, a meta de US$ 40,000 já havia sido atingida e a quantia continua subindo em franca escalada (está em 125 K, quando esse artigo foi publicado).

A Chaosium prometeu uma série de melhorias na qualidade dos livros, novidades, acréscimos e bônus a medida que cada nível for ultrapassado. E realmente os bônus estão aparecendo. Páginas coloridas, mapas luxuosos, marcadores, um screen para o Guardião, dados personalizados e mais ainda está por vir...

A proposta da Chaosium é iniciar a entrega dos livros a partir de 31 de Outubro de 2013 (Halloween).

A medida que novidades forem aparecendo você poderá ler aqui no Mundo Tentacular.

A página do Kickstart com todas as informações e detalhes para os interessados está no link abaixo:


Observação: O lançamento dessa edição não deve ser confundido com o Financiamento Coletivo da versão de Call of Cthulhu em português, que será chamado Chamado de Cthulhu, recentemente anunciada pela Editora Terra Incógnita. Tratam-se de livros diferentes, sendo que a edição brasileira será inspirada pela Sexta edição de CoC.

Segundo o pessoal da Terra Incógnita, a sétima edição poderá vir a ser publicada no Brasil, porém não há ainda uma posição da Chaosium a respeito de liberação do livro, o que pode demandar até dois anos, mais o prazo de tradução e produção de uma versão nacional.

Em breve teremos mais notícias sobre a Edição Nacional.

Quer saber mais? Leia também:

Por dentro da Sétima Edição de Call of Cthulhu

Anúncio de CoC no Brasil

2 comentários:

  1. Bom ver que teve uma boa aceitação a sétima edição. Estavam bastante acaloradas as discussões de que muita coisa ia ser mudada. Mesmo com a Chaosium afirmando que as edições continuariam completamente compatíveis, como sempre têm sido, muita gente achava que ia ficar muito "pulp" ou que ia gerar "guerra de edições"... Eu particularmente estou bastante feliz com esse anúncio, e ao que tudo indica muita gente compartilha o meu sentimento.

    ResponderExcluir
  2. Opa Rafael... sinceramente eu ainda não sei como me posicionar a respeito da sétima edição. Vou entrar no Financiamento e comprar os livros, mas ainda não sei qual será o meu uso para eles. Pessoalmente algumas coisas não me agradaram muito nas mudanças de mecânica, e como me ajustei muito bem a sexta, existe a possibilidade de eu apenas incorporar algumas regras a minha mesa.

    Estou torcendo para que as mudanças sejam discretas, mas no fim das contas creio que cada um vai acabar escolhendo o que melhor cabe no seu grupo de jogo.

    ResponderExcluir