domingo, 30 de maio de 2010

KA-BOOM - Dinamite e Nitroglicerina em Call of Cthulhu

"Os ghouls negociavam pesado.

Não era fácil convencer aquelas criaturas que faríamos a nossa parte no trato, logo ficou claro que eles queriam algo em troca.

O mais velho dos ghouls olhou na direção de nosso guia ewenko. "Vocês podem ir, mas esse homem fica... nossa tribo tem fome! Ele nos servirá de alimento!" os ghouls começaram a se aproximar, alguns pareciam até salivar com a perspectiva de carne fresca.

Foi aí que as coisa mudaram: "Ninguém vai ficar para traz" disse o Professor Parker apanhando algo em sua mochila.

Em uma mão ele segurava três bananas de dinamite atadas na outra mão um fósforo.

"Ou saímos todos dessa caverna com um acordo, ou ninguém sai daqui com vida! Nem nós e nem vocês!"

Os ghouls aceitaram o trato. E assim foi estabelecida a Diplomacia da Dinamite".

Trecho da última aventura de "O Filho das Estrelas"
Explosivos talvez sejam as armas mais eficazes conhecidas pelo homem para enfrentar os Mitos Ancestrais.

Algumas criaturas por mais poderosas e resistentes que sejam são afetadas por explosões de alto impacto e até mesmo alguns Great Old Ones podem ser reduzidos a poeira por uma detonação bem feita.

Jogadores interessados em utilizar explosivos em Call of Cthulhu geralmente esbarram em alguns obstáculos:

Em primeiro lugar dinamite e nitroglicerina não são exatamente artigos que podem ser encontrados em qualquer loja. Ou são?

Nos Estados Unidos sempre existiram leis bem definidas quanto ao uso, compra e armazenamento de dinamite. Entretanto, nos anos 20 era incrivelmelmente fácil encontrar dinamite à venda. Cada Estados possuía leis específicas quanto a explosivos: em geral a venda só era permitida mediante o preenchimento de documentação dando conta das razões para o uso. E acredite, colocar "defesa pessoal" não deveria adiantar muito.

Dinamite podia ser encomendada por engenheiros, geólogos, mineiros, construtores, prospectores e outros profissionais em atividades semelhantes. Nos anos 20, era possível um engenheiro prescrever o uso de dinamite através de um requerimento especial assim como um médico prescrevia pílulas para dor de cabeça. Obviamente o sujeito ficava responsável pela dinamite adquirida e se ela explodisse em outro local, ele poderia ser processado ou até perder seu registro e ser preso.

Até os anos 40, a África do Sul era o maior produtor de dinamite do mundo. Isso se explica pela grande utilidade de explosivos nas minas naquele país. Os Estados Unidos a partir de 1850 passaram a fabricar dinamite com nitrato de amônia que gerava uma explosão menos intensa. Em muitos países a dinamite americana era visto como fraca, contudo as leis não permitiam a comercialização de explosivos puros.
Ao contrários dos filmes, usar dinamite não é apenas riscar um fósforo, acender o pavio e jogar. Tudo bem, isso funciona, mas mexer em explosivos dessa maneira é o caminho mais curto para perder uma mão, um braço ou a própria vida.

Explosivos são coisas instáveis e perigosas e não é qualquer um que consegue imitar o Pernalonga e realizar explosões perfeitas. O tempo de explosão de uma carga de dinamite depende muito da preparação e do pavio usado. O pavio para os que não conhecem é aquela mecha feita de crina de cavalo atada e salpicada com pólvora negra que fica enfiada na dinamite. Ele é aceso momentos antes de se ouvir uma explosão.

Um pavio serve como temporizador, ou seja ele concede ao demolidor tempo para se afastar da explosão. Em geral riscar um fósforo e jogar uma banana de dinamite num inimigo mata o inimigo e o maluco que realiza a proeza. Não há tempo hábil para se afastar da área da explosão e o deslocamento de ar - a onda de choque - acabará chegando ao indivíduo.

A melhor maneira de explodir dinamite é usando o pavio e preparando uma espécie de rastilho bem longo. Os rastilhos normalmente permitem que o demolidor saiba quanto tempo levará para uma explosão acontecer. Pavios comuns levam pelo menos 2 minuto para explodir, mas os mais longos ou com menos concentração de pólvora podem levar até 30 minutos para atingir a bomba.

Quando vemos nos filmes o sujeito atirando dinamite com o pavio aceso, na verdade vemos um explosivo sem temporizador. Isso é algo horrivelmente perigoso pois a faísca pode chegar a bomba à qualquer momento levando tudo pelos ares. O porém é que quando se usa dinamite como arma fica implícito um certo caráter emergencial e poucas coisas podem ser mais emergenciais do que explodir uma entidade dos mitos.

Como rastilhos não são exatamente confiáveis, inventou-se algo chamado caixa de detonação. Você já deve ter visto o coiote usando essas coisas para apanhar o papa-léguas. Trata-se de uma caixa com uma barra que é pressionada para baixo. Quando isso é feito uma onda elétrica gerada pelo dínamo na caixa percorre um fio ligado ao explosivo. Esse método é muito mais seguro e foi aperfeiçoado justamente para facilitar a vida das pessoas que usam explosivos em seus trabalhos.

Calcular a quantidade de explosivo necessário para derrubar prédios, pontes, casas ou cavernas também não é tarefa simples. Não é à toa que apenas indivíduos aptos a realizar esse tipo de cálculo podem usar dinamite. Pode demorar muitas horas para realizar todos os cálculos necessários para causar uma explosão corretamente. Tudo depende também do grau de concentração de pólvora na dinamite.

Nem toda dinamite é igual, cada uma atende a uma função e o perito sabe determinar qual a mais indicada para cada situação. Uma dinamite usada para explodir um pedregulho é bem mais potente que outra usada para derrubar uma viga de sustentação. Reconhecer qual o grau de concentração da pólvora é uma forma inteligente de ficar vivo.

Felizmente as caixas de dinamite contém esse tipo de informação e mesmo o maior beócio pode compreender que grau 5 é mais destrutivo que grau 1.

Isso nos leva a outro ponto importante do uso de dinamite: o armazenamento. Alguém já se perguntou porque todas as caixas de dinamite são parecidas? Bem é porque muito mais do que ser um invólucro para carregar o explosivo, elas ajudam a evitar que a coisa exploda acidentalmente. Fico me perguntando quantos carregadores de dinamite foram necessários para descobrir a maneira mais segura de armazenar a coisa.

As caixas de dinamite são feitas de uma madeira resistente à fogo, o que é muito inteligente da parte do fabricante. A madeira recebe um tratamento especial com silica que também evita o acúmulo de umidade. Sabe aqueles saquinhos com areia que vem junto com componentes eletrônicos? Pois é, foram inventados para manter dinamite seca.

A melhor maneira de preservar dinamite em segurança é não mexer, não manipular e mais importante mantê-la em ambiente fresco e longe do sol. Em geral ela é mantida em cabines afastadas com avisos e placas universais advertindo do perigo. O choque pode causar a detonação involuntária, mesmo uma pequena queda pode fazer com que os componentes se agitem mandando tudo pelos ares. Transportar dinamite na caixa é a melhor maneira de levar o explosivo de um lado para o outro.

Cada caixa de dinamite atende a um modelo padronizado e contém 24 bananas no formato que estamos acostumados a ver nos desenhos animados. Dinamite em geral é embalada em um canudo de papel grosso de coloração cinza ou marrom. Esse invólucro evita que a dinamite aqueça. O pavio é guardado em uma caixa em separado, não se imagina colocar os dois juntos a não ser que você seja o Inspetor Clouseau.

Não sei de onde vem a lenda de que dinamite é vermelha, mas acredito que os desenhos animados tenham algo a ver. Sabe quando o cachorro pega a dinamite achando que é uma salsicha? Pois é...

A dinamite vem empacotadas em papel especial, bezuntado com um óleo mineral. Isso se dá para evitar que os componentes da dinamite aqueçam ou esfriem, e você não vai querer isso. Dinamite tem o péssimo hábito de suar quando é aquecida ou congelada. O "suor" da dinamite para os que não sabem tem um nome... nitroglicerina!

A nitroglicerina nada mais é do que, grosso modo, dinamite em estado líquido. Nitroglicerina é ainda mais volátil e reage de forma ainda mais drástica a choque e manipulação. Se dinamite é perigosa, nitro faz todos os cuidados anteriores parecerem brincadeira.

Em geral nitroglicerina não é vendida, mas ela pode ser obtida por químicos e especialistas doidos o bastante para criar isso em laboratório. Seu uso é bem variado, ela é empregada sobretudo em explosões de pedras e em detonação que visa apagar incêndios em refinarias de petróleo. Carregar nitroglicerina é arriscado para dizer o mínimo.

A forma mais segura, se é que podemos usar a palavra na mesma frase com nitroglicerina, é estocar pequenas quantidades em garrafas de cobre. Estas então são guardadas em caixas semelhantes a valises anti choque que evitam ela ser agitada. Um simples cristal de nitroglicerina congelado pode explodir uma casa, por isso ela não é normalmente encontrada à venda mas pode ser encomendada.

Na Grande Guerra, Nitro foi usada como arma na criação de primitivas minas terrestres. O princípio era simples e diabólico, uma gota de nitro era congelada dentro de uma bola de neve e deixada no chão. Quando alguém pisava em cima ela explodia. Vasculhar uma área minada com nitro era quase impossível.

O uso de dinamite como arma foi uma das razões que levaram seu criador, o inventor sueco Alfred Nobel, a usar os lucros de sua mais importante invenção para fins pacíficos. O Prêmio Nobel que anualmente contempla invenções brilhantes e pessoas que se destacam em vários campos do estudo, é patrocinado pela Fundação Nobel, erguida com os lucros da patente da dinamite.

4 comentários:

  1. Texto muito bom!Várias curiosidades interessantes!!
    Na primeira aventura que narrei de Call of Cthulhu, a dinamite foi presente!Se eu tivesse naquela época lido esse texto, as coisas teriam sido bem diferentes. E ao invés dos players simplesmente terem explodido o interior de uma casa matando 3 cultistas, acho que eles mesmos teriam se explodido...Visto como carregaram as dinamites, como acenderam e tudo o mais!
    Novamente, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Nosssaa adorei o tópico, jah até mandei pro lunático do fernando, ele então... vai gostar 10 vezes mais. E falando em mais...

    Lembra aquilo que tinha encomendado!?!?

    Faz assim, cancela aquela .600 nitro express, e põe 4 caixas de dinamite com o maior grau que tiver, e 5 vidrinhos de nitroglicerina...

    hm... não não. Melhor, deixa a .600, e tira a thompson, mas põe 13 caixas de dinamite e 8 vidrinhos de nitro.

    Semana que vem passo ai pra buscar.


    =X

    ResponderExcluir
  3. tó loco só DEUS que milivre eu ñ quero ver um fraco de nitro nunca em minha vida meu nome alexandre

    ResponderExcluir
  4. muito enteresante esas bonbas a muito tenpo eu vi num fiume nitro era em liquido legal nas maos sertas ne

    ResponderExcluir