Um bom Starter Set tem que fazer uma série de coisas diferentes para justificar sua existência. Ele tem que introduzir e explicar um RPG de modo mais conciso e nem por isso menos envolvente. Tem que "vender" a ideia do jogo seja através da ambientação, das mecânicas básicas ou ambos. Tem que oferecer informações suficientes para despertar o interesse e a curiosidade dos potenciais narradores e jogadores em um espaço via de regra bem menor. E finalmente tem que conquistar seu publico com uma amostra de tudo o que ele pode render.
Não é obviamente algo fácil...
Mas os Starter Set se tornaram uma moda qie vem ganhando espaço cada vez maior, oferecendo além de um vislumbre mais simples do todo, uma série de outros presentes. Não é raro que muitos Starter set desempenham justamente o papel de "teasers" para o material completo. A função deles é atrair e conquistar um publico que muitas vezes se sentiria afastado ou intimidado por um livro básico de 400 páginas. O Starter Set é uma forma de facilitar as coisas.
E geralmente os Starter Set são tão caprichados que o investimento acaba valendo a pena, mesmo que às vezes você ja tenha o Livro Básico. É uma perfumaria fina. Além do charme nostálgico de vir em uma caixa, o material que acompanha o Starter Set é muito bem produzido contendo extras saborosos que fazem a alegria dos colecionadores.
Mapas, handouts, tokens, cartas, fichas especiais, são um acréscimo que ajuda a trazer o mundo da ambientação de RPG à vida e fornece aos jogadores algo para olhar e interagir. Acima de tudo, um bom Starter Set deve apresentar o jogo e seduzir tanto p mestre quanto os jogadores a querer seguir no universo apresentado e investir seu tempo, recursos e dinheiro no Livro Básico e demais suplementos.
Então é isso... um Starter Set é um vislumbre de uma ambientação ainda mais ampla, uma provinha do que espera o grupo se ele decidir comprar a ideia de se aventurar naquele universo.
O Starter Set de Vaesen é a introdução à ambientação de Vaesen, RPG de Terror Nórdico, um jogo baseado no Folclore Escandinavo, compilado e ilustrado por Johan Egerkrans e publicado pela Free League Publishing (aqui no Brasil foi lançado pela Editora Retropunk). Esse é um jogo de terror investigativo ambientado na Escandinávia do século XIX, utilizando o sistema Year Zero, apresentado pela primeira vez em Mutant: Year Zero, e posteriormente, em uma ampla gama de jogos de RPG da editora.
A história se passa numa mítica Escandinávia, em algum ponto do século XIX, uma época em que as antigas tradições e os segredos do passado se chocam com a modernidade e a industrialização. Em florestas ermas e vales profundos, ao longo de rios escuros e à beira de bosques esquecidos, espreitam criaturas chamadas coletivamente de "Vaesen". Em tempos antigos, a humanidade sabia como interagir com os Vaesen, respeitando e rendendo a eles homenagem, permitindo que ambos coexistissem em paz. Mas com o tempo, esse saber se perdeu e a relação entre os homens e os Vaesen se deteriorou. Além disso, a modernidade chegou às montanhas, rios e florestas, alterando e perturbando o equilíbrio natural. Em nome do progresso, as terras sagradas dos Vaesen foram saqueadas e exploradas. Com efeito, Vaesen passaram a odiar os humanos e se ressentir de sua presença.
No passado, uma organização secreta conhecida como A Sociedade investigava tanto os Vaesen quanto seus conflitos com os mortais. Mas a Sociedade acabou se dissolvendo: seus membros se aposentaram, morreram ou foram confinados a asilos, e sua sede, o ancestral Castelo Gyllencreutz, na cidade sueca de Uppsala, foi fechada. Contudo, ainda existem aqueles que possuem a Visão, o dom (ou seria maldição?) que lhes permite ver e interagir com os Vaesen. Com base nesse grupo de indivíduos extraordinários (do qual os personagens fazem parte), a Sociedade busca se reerguer num mundo novo e perigoso, de desconfiança e horror.
Ao abrir o Starter Set de Vaesen, o Mestre encontrará primeiro um conjunto de dez dados de seis lados customizados para a ambientação, além de cartas que servem para definir a ordem de Iniciativa. Além disso a introdução "Primeiros Passos", oferece uma breve introdução a Vaesen e sugestões de como utilizar os elementos do Kit Introdutório. Temos ainda três livros curtos. O primeiro é o livreto de "Regras", com dezesseis páginas; o segundo é o livro de cenário "A Assombração do Castelo Gyllencreutz", com doze páginas; e o terceiro é o "Códice Oculto", com quarenta e quatro páginas. Além disso a caixa trás um conjunto de cinco Folhas de Referência — uma para cada jogador, três recursos (handouts) para o cenário, cinco Personagens prontos e dois mapas. Um dos mapas é uma planta inédita do Castelo Gyllencreutz, com um corte de seus muitos aposentos e câmaras destalhados. Já o outro mapa, maior, de dupla face, apresenta o Norte Mítico, enquanto o verso tem a cidade de Uppsala.
O material é extremamente caprichado, muito bem produzido em papel de qualidade lustroso e de boa gramatura. Embora a maior parte da arte que ilustra o material ser repetida do Livro Básico, ela é muito bonita e agradável.
Qualquer pessoa que já tenha jogado um RPG da série Year Zero entenderá instantaneamente as regras de Vaesen, mas elas são explicadas de forma rápida no livreto de "Regras". Um dos grandes méritos do sistema é justamente ser simples e intuitivo. O básico do básico envolve rolar um número de dados de seis lados igual a uma combinação do Atributo e da Habilidade de seu personagem, acrescido de quaisquer dados de bônus ou penalidade que o Mestre conceder. Para ter sucesso, é preciso obter um seis — embora às vezes alguma ação possa demandar mais. Sucessos extras podem ser gastos para obter efeitos adicionais. Em combate, isso resultará em mais dano, mas em outras situações geralmente significará aprender mais informações, realizar a ação de maneira elegante ou gastar menos tempo. As regras do Starter Set cobrem o básico sobre o sistema, o suficiente para jogar, mas não incluem alguns pormenores que carecem do Livro Básico.
O combate segue uma premissa semelhante. As cartas de iniciativa que acompanham a caixa são numeradas de um a dez, elas determinam quando um PC, NPC ou Vaesen agirá em cada rodada. Os personagens tem uma ação Lenta e uma ação Rápida que permite a ele agir e se defender. Um teste de Medo é necessário quando um personagem encontra um Vaesen ou magia; o número de sucessos necessários é determinado pelo valor de Medo da criatura, magia ou situação. De modo geral, a explicação da mecânica contida no livreto "Regras" é concisa, mas abrange a maioria das situações e é respaldada por exemplos de jogo, o que sempre é bem vindo.
O livro que contém o cenário "A Assombração do Castelo Gyllencreutz" começa com os PCs sendo convidados para uma taverna na parte pobre de Uppsala, onde encontrarão a idosa Linnea Elfeklint (uma NPC importante na ambientação). Ela lhes contará que eles são Filhos de Quinta-feira e possuem a Visão, o que significa que podem ver os Vaesen, o que a maioria das pessoas não é capaz. Ela também lhes falará sobre a Sociedade, sobre o Castelo Gyllencreutz, e seus planos de reiniciar a Sociedade. No entanto, ela explicará que não tem acesso ao Castelo Gyllencreutz, mas que tem um plano para retomá-lo de volta, o que inclui admitir voluntários para sua primeira missão.
Essa parte do cenário estabelece o mistério, enquanto a segunda metade envolve uma investigação no próprio castelo. O lugar encontra-se em ruínas, tanto por dentro quanto por fora, e é assombrado por luzes estranhas cuja natureza precisa ser determinada. O cenário é curto, mas proporciona aos Personagens Jogadores acesso imediato ao Castelo Gyllencreutz e permite a continuação da campanha de Vaesen a partir desse ponto. Uma ótima introdução!
Os cinco Personagens prontos são um caçador, um oficial militar, um sacerdote, um escritor e um vagabundo. Todos os cinco possuem uma ilustração e um breve histórico, além de estatísticas completas e detalhes de jogo, incluindo anotações sobre o que cada um pensa dos outros quatro Personagens Jogadores. Cada jogador receberá uma Carta de Referência, que resume as regras de forma concisa para facilitar o jogo. Tudo pensado para que a primeira sessão aconteça tão logo o Narrador tiver se inteirado dos detalhes.
O terceiro livreto contido no Starter Set, o "Codex Occultum", é na verdade o mais extenso e funciona como um guia compilado para os personagens se inteirarem sobre os Vaesen. O livreto oferece um panorama sobre as criaturas, ajuda a familiarizar os jogadores com a ambientação e serve como um belo Recurso que pode ser investigado. Da Mulher da Árvore de Freixo aos Trolls, ele ilustra e descreve cerca de vinte e dois Vaesen e como eles podem ser reconhecidos, apaziguados, abordados ou exterminados em uma sessão de jogo. Este é um ótimo livro de referência — tanto para o jogo quanto para fora dele — e é muito provável que seja o item mais usado pelos jogadores. Por fim, os mapas de Uppsala e do Norte Mítico são excelentes, enquanto o do Castelo Gyllencreutz o mostra em seu auge, um estado ao qual os Personagens podem potencialmente restaurá-lo no futuro. Aliás, restaurar o Castelo e reconstruir a Sede da Sociedade é uma das partes mais interessantes da ambientação dando liberdade ao grupo de reconstruir sua morada da forma que desejam.
Fisicamente, o Vaesen – Starter Set é muito bem apresentado. Tanto o livreto de regras quanto o que contém o cenário "A Assombração do Castelo Gyllencreutz" são fáceis de ler e compreender, e os componentes físicos são de altíssima qualidade, principalmente os mapas e o "Codex Occultum".
Surge então a questão mais importante quando se trata de Starter Sets, sobretudo quando o Mestre já possui o Livro Básico. Vale a pena investir nesse material se você já tem o Livro Básico e com ele o acesso a todas as regras e pormenores?
A resposta é um belo DEPENDE.
Colocando o colecionismo à parte, o material do Starter Set é bonito e muito útil. Para ambientar o sistema, ter os dados específicos, as cartas e os mapas é sem dúvida algo muito bem vindo. As fichas de personagens prontos também são úteis, ao menos até os jogadores quiserem criar seus próprios personagens. A aventura que acompanha o livro é ótima para introduzir o sistema e ambientação, mas ela não funcionará tão bem para uma campanha já iniciada, carecendo assim de mudanças. De um modo geral o grande atrativo do material é o "Codex Occultum" um recurso que pode ser lido e interpretado pelos jogadores e personagens. Na campanha de Vaesen que estou narrando, criei um recurso semelhante que se tornou bastante útil. Ter um pronto é excelente e o mestre não precisa se preocupar pois o livreto não tem estatísticas e mecânica, sendo um material de Fluffy.
Eu gostei desse material, achei que valeu a pena comprar e ter acesso aos extras exclusivos que vem nele. A caixa também é ótima para guardar o material na sua estante. Entretanto, para quem já tem alguns dos itens - comprados no Financiamento Coletivo da Retropunk aqui no Brasil, talvez não faça tanto sentido investir nesse material. Outrossim, o mistério é interessante e o livreto do Codex é um excelente acréscimo o que pende positivamente.
Vaesen é um dos meus RPG favoritos então ter o Starter Set fez total sentido.






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