quarta-feira, 11 de novembro de 2009

The Cthulhu Mythos Encyclopedia - Tudo o que você sempre quis saber sobre o Mythos e tinha medo de perguntar

Escrito pelo mesmo Daniel Harms responsável pelas três edições anteriores este livro é uma antologia contendo verbetes com informações sobre inúmeros personagens, monstros, deuses, artefatos, lugares, livros, ruínas e civilizações que povoam os contos e novelas envolvendo os Mitos de Cthulhu.



Aí você pode perguntar: "mas o quão completo é esse livro?"



"Muito" é a resposta mais sincera.


A Enciclopedia contempla de maneira correta e informativa praticamente todos os elementos que compõem a mitologia cthulhiana. E não estou falando apenas das criações de Lovecraft, ou dos autores seus contemporâneos como Derleth, Bloch, Howard, Ashton-Smith, mas de centenas de outros que se esmeraram em prosseguir com a tradição do horror criado por Lovecraft.



Os verbetes à primeira vista podem parecer nada além de uma excêntrica coleção de termos quase impronunciáveis, mas a medida que se lê o livro, chega-se a conclusão que o trabalho de pesquisa foi conduzido de maneira responsável e meticulosa. O autor tem o mérito de ter pesquisado cada uma dessas estórias e criado uma descrição correta e fácil de ser assimilada pelo leitor, o que convenhamos não é nada fácil considerando que nem mesmo os mais fanáticos leitores seriam capazes de reconhecer todos os termos reunidos ao longo das 382 páginas do livro.


O formato da Enciclopedia mudou pouco, temos os nomes distribuídos em verbetes que por sua vez são colocados em ordem alfabética para serem mais facilmente encontrados. De um ponto de vista de praticidade, o livro é fácil de ser manipulado e consultado. No final de cada verbete existe uma relação de outros verbetes que concedem informações adicionais ao título pesquisado. Imagino que esse livro seria ainda mais prático se possuísse uma versão para computador, mas é prazeroso folhear esse livro de trás para frente em busca de informações adicionais à pesquisa desejada.


Fiz um teste antes de começar a ler e busquei o nome de 10 verbetes, e no final das contas encontrei 9 deles. O que mostra que a enciclopédia é realmente bem completa. Lá você encontra a definição de termos desde ABBITH até ZYLAC e de tudo que se encontra entre um e outro.


A qualidade do texto é excelente. Ele é claro e compreensível, indo direto ao ponto sem firulas como seria de se esperar em um compêndio enciclopédico. O livro não é contudo uma Enciclopédia Ilustrada e pode parecer um tanto árido para quem quiser algo mais além de textos.

A parte final do livro possui três apêndices todos eles versando sobre o Necronomicom. O primeiro trata da cronologia histórica do mais famoso livro devotado aos Mitos de Cthulhu. O segundo faz um levantamento das localidades onde tal livro foi visto e o terceiro menciona o perigoso conteúdo de suas páginas. Esses apêndices já acompanhavam as edições anteriores e foram também expandidos com novos dados. Confesso que estava com um pé atrás em comprar esse livro e descobrir que as informações haviam mudado pouco, ou pior que tivessem realizado um simples "copy-paste" de informações entre uma edição e outra. Felizmente não é esse o caso, fiquei satisfeito ao verificar que o texto foi expandido e redefinido.


Há de se mencionar que a editora não é mais a Chaosium e sim a Elder Sign Press que vem marcando seu território publicando vários romances dos mitos. A julgar por esse livro, com excelente acabamento e diagramação, penso em ficar atento para os demais lançamentos dessa pequena porém promissora editora. Algumas pessoas podem se incomodar com o fato do livro ter um conteúdo um tanto seco, mas para fãs de Lovecraft e entusiastas do gênero ele serve perfeitamente ao que se propõe, ser um compêndio prático e completo dos Mitos de Cthulhu.


A Cthulhu Mythos Encyclopedia e a versão anterior a Encyclopedia Cthulhiana




Um comentário: