quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Rifles Nitro Express - As Armas de Matar Elefantes

Ok, chega de brincadeira! Tirem as crianças da sala, por que essa arma é para adultos.

Em Call of Cthulhu poucas coisas podem ser mais destrutivas e ter um efeito mais devastador que uma "Elephant Gun". O nome se refere ao objetivo da arma: disparar balas grandes e potentes o bastante para derrubar um elefante.
Essa arma utiliza balas com enorme poder de penetração, capazes de atravessar a grossa pele do mais perigoso dos animais na lista de Big Game. Um disparo é capaz de deter o avanço de um elefante, à uma distância curta ou média. testemunhas afirmaram ter visto animais de várias toneladas simplesmente tombarem com o impacto.

Várias armas nos anos 20 foram chamadas de Elephant Guns, mas nenhuma merece mais o título que o lendário rifle de cano duplo .577 Nitro Express. Para quem viu o filme "Ataque dos Vermes Malditos", trata-se daquele imenso rifle usado contra as criaturas semelhantes a Cthonians.
O nome Nitro Express advém do fato do percursor dessas armas ser feito de cordite, um derivado da nitroglicerina e da nitrocelulose. A enorme bala é literalmente propelida por uma explosão que a lança em uma velocidade absurda para um cartucho de suas dimensões. O som (talvez melhor dizer rugido) de uma .577 pode ser ouvido à quilômetros de distância.
Produzida princpalmente entre 1890 e 1900, a Nitro Express não é uma arma para o atirador ocasional. Ela pesava nada menos que 8,5 quilos e seu recuo podia quebrar o braço de um atirador iniciante ou jogá-lo para trás como o coice de uma mula. Com tamanha potência o atirador precisa ter enorme controle e domínio sobre a arma, do contrário o rifle perde muito de sua precisão.
Outro empecílio é o custo e dificuldade de obter essa arma. Em 1920, apenas os muito ricos, podem pagar US$ 1000 pelo rifle que na virada do século passou a ser produzido exclusivamente por encomenda. Trata-se de um item de colecionador, construído com madeira especial, uma verdadeira obra prima feitas por mestres armeiros. Por muitos anos a Nitro Express ficou associada ao comércio de marfim, e por isso nos dias de hoje há um estigma sobre a arma. Ademais os poderosos rifles Magnum conseguem uma performance semelhante sendo consideravelmente mais leves.

O rifle é municiado com as balas sendo acondicionadas no interior do cano que é aberto por um mecanismo. Após disparar, o cano deve ser aberto novamente e os cartuchos trocados para um novo disparo. Isso torna o ato de recarregar bastante lento.

É possível ainda que desaconselhável disparar a munição dos dois canos de uma vez só obtendo máximo poder de fogo, para isso o atirador deve pressionar os dois gatilhos simultâneamente.
Normalmente a cadência de tiro da arma é 1 tiro a cada 2 rounds. Para atiradores experientes (com habilidade em Rifle igual ou superior a 50%), é possível fazer um disparo a cada round. A técnica de disparar com os dois canos ao mesmo tempo inflinge 1d4 pontos de dano no atirador. Além disso, se no rolamento for obtido um número maior que 50%, o rifle cai das mãos do atirador a despeito do tiro ser um sucesso.

Double Rifle .577 Nitro Express - Elephant Gun
Chance Básica: 15%, Dano: 3d6 +6, Alcance: 45 metros, Ataques por rodada: 1/2, 1 ou 2, Capacidade de munição: 2 balas, Hit Points: 8, Mal-function: 96%, Barulho: Muito barulhento, Velocidade de recarga: 2 round por bala, Munição: Muito rara, Peso: 8,5 Kg (vazia) - 12 Kg (carregada)

Comentários:
Essa não é uma arma para qualquer personagem e ao meu ver o mestre deve ser criterioso ao permitir seu uso numa aventura. Me parece que é uma arma exclusiva para personagens com background como caçadores, militares de carreira ou aficcionados por caça. Todos eles com um income consideravelmente alto (no mínimo 8)
Eu costumo permitir o uso em cenários que se passam na África, mas não é uma arma que possa ser comprada normalmente em lojas ou armeiros. Há implicações em usar tamanho poder de fogo. O keeper deve considerar que o poder de destruição dessa arma é muito grande. Um disparo bem sucedido, ou um sucesso crítico pode matar monstros e até algumas criaturas bastante poderosas, por isso é bom pensar duas vezes antes de deixar uma dessas gracinhas cair nas mãos dos jogadores.

Talvez lhe interesse também:

Um artigo sobre a mais notória metralhadora dos anos 20, a Thompson:


Pistolas populares no início do século XX com visual futurista, a Mauser e a Lugger:


10 comentários:

  1. Durante a Grande Guerra, a imobilidade da guerra de trincheiras levou a testar táticas novas, procurando produzir brechas nas defesas inimigas. Os alemães treinaram e enviaram franco-atiradores protegidos com escudos de aço com visores através da terra de ninguém. Produziram um estrago enorme, pois as balas dos defensores ricocheteavam nos escudos. A solução para a Grã-Bretanha foi convocar caçadores de todos os cantos do Império. Com sua grande habilidade e equipados com potentes armas conseguiam varar os escudos e liqüidar os atiradores. O ressentimento dos británicos era tanto que não permitiam que os corpos dos atiradores fossem recolhidos, deixando-os apodrecer em meio à lama.

    ResponderExcluir
  2. É como dizem: "Guerra é o Inferno"!

    Ao longo da História aqueles que usavam uma arma diferenciada e que causavam estrago nos inimigos sempre foram especialmente odiados.

    Os próprios ingleses na Guerra dos 100 anos contavam com os arqueiros que usavam os temidos arcos longos (long bows). Os franceses dispensavam aos arqueiros um tratamento cruel quando conseguiam capturá-los. Os mortos por sua vez sofriam várias indignidades sendo comum os corpos serem desmembrados, decapitados e até queimados.

    ResponderExcluir
  3. Ah sim,

    A título de curiosidade o modelo mais absurdo de Nitro Express que encontrei usa munição calibre 70. É uma das coisas mais assustadoras que já vi.

    ResponderExcluir
  4. cara essa arma e um sonho para qualquer jogador principalmente para vampiro que no começo nao tem força nem mesmo para matar um humano comun!

    ResponderExcluir
  5. A arma utilizada no filme "Ataque dos Vermes Malditos" é uma calibre 4 ga. e não uma .577.
    Outra coisa é a foto das munições que aparece no tópico, nenhuma é uma express.

    ResponderExcluir
  6. Opa Pedro,

    Em um determinado momento do filme "O Ataque dos Vermes Malditos", o personagem Burt comenta que está disparando uma "Elephant Gun", por isso assumi que ele se referia a uma Nitro. Mas realmente posso estar errado.

    Quanto a foto das munições, ela foi obtida em uma página que se referia a Nitro Express e se bem me lembro a legenda dizia que a maior era uma bala de um desses rifles.

    ResponderExcluir
  7. De qualquer forma é uma senhora arma, que deve dar pesadelos aos mais terríveis mitos! :D

    Boa dica aos mestres para deixá-la bem longe da aventura! :)

    ResponderExcluir
  8. Um ótimo post! Parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir