quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Atrás do Muro - Screens de Call of Cthulhu

Eu sempre adorei Screens.

Essas divisórias de papelão que separam o espaço do Mestre de RPG do espaço dos Jogadores não apenas são úteis mas ficam ótimos em cima da mesa de jogo.

Eles criam uma espécie de fronteira segura atrás da qual o mestre pode manter todas as suas anotações, apontamentos e surpresas longe dos olhares curiosos dos jogadores. Ali atrás, "à sombra do screen", os planos mais maquiavélicos ficam protegidos.

Um bom screen também reúne todas as informações importantes para o funcionamento de uma sessão de jogo. Nada mais chato do que o mestre parar uma descrição ou interromper um combate para ter de buscar uma regra contida no rodapé do Livro. E acredite, sempre haverá uma regra obscura que algum dos jogadores vai querer empregar no pior momento possível. Pior ainda é procurar e não encontrar de jeito nenhum.

É atrás do Screen também que os temidos dados do mestre rolam e onde o destino dos personagens é resolvido. Qual o mestre que não deixa escapar um sorriso sádico ao verificar que aquele rolamento de Sneak (andar silenciosamente) feito atrás do screen acaba de resultar em um 00% (uma falha crítica)?

Rolar atrás do screen é uma prerrogativa do mestre, uma maneira de inserir mistério na narrativa e fazer com que os jogadores suem frio por alguns instantes sem saber o resultado de suas ações.

Por gostar tanto de Screens e defender sua utilidade, eu sempre procurei comprar aqueles das ambientações em que eu acabo mestrando. Isso gerou um bom número de screens nos sistemas mais variados, devo ter uns 20.

Mas como Call of Cthulhu é meu sistema favorito, falemos a respeito dos Keeper's Screens desse sistema.

CALL OF CTHULHU KEEPER'S SCREEN - 1992

Esse é o clássico dos clássicos. O famoso Screen Azul de Cthulhu.

Dividido em quatro painéis mais baixos, cada painel é mais largo que os screens normais criando uma área maior para esconder as anotações.

Eu costumo usar esse screen em convenções e para apresentar o jogo a iniciantes. Muitas vezes basta colocá-lo sobre a mesa e aparecem interessados em jogar, aliás essa é outra utilidade dos Screens: atrair jogadores para sua mesa em convenções de RPG.



Os dois painéis centrais, aqueles que ficam de frente para os jogadores, são ocupados por um desenho do Elder Sign.

Outros desenhos místicos ligados aos Mythos de Cthulhu criam uma aura de mistério quase como encantamentos de proteção inscritos para defender as informações contidas ali atrás.



Quem tem esse Screen deve ter notado que o meu é um pouco diferente dos demais.

Eu odiava o desenho original nas extremidades dos painéis que mostrava uma caveira de olhos fechados de um lado e com os olhos abertos do outro. Sempre achei esse desenho desnecessário e sinceramente... feio à beça!

Um dos meus jogadores adorava brincar com esse desenho virando de um lado para o outro dizendo: "olhos abertos, olhos fechados...". Para acabar com o brinquedo, resolvi imprimir duas imagens clássicas do Grande Cthulhu e colar sobre as infames caveirinhas.

Tudo bem, talvez hoje eu não chegasse a isso para conservar o original, mas na época pareceu uma boa idéia. Eu gostei do resultado, ficou algo mais condizente com o clima que eu quero passar ao narrar uma aventura.



O interior do Screen clássico contém um bom número de tabelas, muitas das quais são bem úteis.

Outras, no entanto, estão ali apenas para ocupar espaço. Para que o mestre precisa de uma tabela randômica com o nome dos principais Livros dos Mythos? Alguém vai realmente rolar na sorte qual o livro a ser dado para os investigadores? Para que uma relação das magias que estão no Grimoire maior e no menor?

As tabelas mais úteis são a Resistence Table e o Resumo do Combate. Costumo usar bastante essas tabelas e ter ao alcance das mãos ajuda muito. Contudo, sempre senti falta de uma tabela completa de armas.

KEEPER'S SCREEN - 2000

Essa segunda versão do Screen era um pouco menor, três painéis ao invés de quatro.

Eu gosto desse desenho, ela consegue evocar o clima de horror cósmico, mostrando uma típica abominação gigantesca trazida dos recônditos do espaço-tempo por um bando de cultistas.



Embora esse screen tenha um painel à menos, na minha opinião ele consegue aproveitar o espaço e tem um acabamento e diagramação melhores. A tabela com Glossário de Termos Psiquiátricos é bem interessante, assim como um índice para o Livro Básico da Sexta Edição.

Mas nem tudo é perfeito... pelo contrário!

Na época a Chaosium cometeu uma falha imperdoável. Os Screens foram impressos com informações erradas, a Tabela de Resistência não está certa. Para compensar a editora colocou um cartão com a errata que pode ser fixada no Screen, mas sinceramente um erro desse tipo é difícil de engolir.

BEYOND THE MOUNTAINS OF MADNESS KEEPER'S SCREEN - 1999



Beyond the Mountains of Madness é uma Mega-Campanha. A série de aventuras inseridas em um livro que mais parece um catálogo telefônico foram desenhadas para formar a maior e mais completa campaha de Call of Cthulhu.

Nada mais justo que a campanha ter um Keeper's Screen exclusivo só para ela.

O Keeper's Kit trazia não apenas o Screen, mas uma coleção de excelentes Handouts, mapas, cartão postal, páginas de um conto de Poe (importante na aventura), os passes de bordo e até um distintivo da expedição feito de tecido.



O interior do Screen vem recheado de regras e informações para conduzir uma aventura na Antártida.

Várias dessas tabelas e regras estão no Livro de Campanha, mas é muito mais fácil procurar por uma regra específica no Screen.

Infelizmente, ele possui apenas dois painéis, contudo ali foram reunidas todas as regras relevantes em cenários se passando no frio antártico: manutenção de aviões, regras para hipotermia, congelamento, vento e uma relação de fenômenos típicos do continente gelado.

Notas:

UPDATE: Após esse artigo, a Chaosium lançou um novo Keepers Screen, veja o artigo no link abaixo:

http://mundotentacular.blogspot.com.br/2011/05/novo-keepers-screen-de-call-of-cthulhu.html

UPDATE 2: E esse é outro artigo sobre um Screen personalizado feito em uma gráfica:

http://mundotentacular.blogspot.com.br/2010/10/keeper-screen-de-cthulhu-feito-em-casa.html

Um comentário:

  1. Meus jogadores odeiam quando eu uso o escudo do narrador, um deles ja me chamou de ladrao de dados, o vontade de matar uns personagens

    ResponderExcluir