quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Proto-Shoggoth - Uma nova ameaça amorfa e letal para Rastro de Cthulhu

Há milhões de anos, a raça dos Anciões (Elder Things) colonizou a Terra.

Eles construíram grandes cidades nas profundezas dos oceanos primevos e bases nos continentes ainda em formação. Na Antártida ergueram uma vasta metrópole à sombra das montanhas. A fim de auxiliá-los em suas conquistas, usaram sua avançada ciência genética para criar formas de vida.

Os Shoggoth foram suas criações mais impressionantes: criaturas amorfas feitas de protoplasma vivo. Eles funcionavam como ferramentas e serviam aos Anciões como escravos, operários e soldados até que um dia se rebelaram contra seus mestres.

Os Shoggoth foram concebidos com uma inteligência rudimentar e destituídos de vontade própria, para todos os efeitos eles não passavam de máquinas vivas. Isso não significa, contudo, que experiências para criar Shoggoths dotados de inteligência racional não tenham sido realizadas.

Usando matéria orgânica extraída da divindade Ubbo-Sathla e combinando esse extrato com o protoplasma dos Shoggoth, os Anciões criaram seres amorfos inteligentes. O resultado dessa experiência foram as criaturas conhecidas como Proto-Shoggoths cuja função era coordenar os seus irmãos menos iluminados intelectualmente nas suas tarefas braçais.

Quando os Shoggoth empreenderam sua rebelião, os Anciões decidiram cancelar todos os projetos envolvendo os proto-shoggoth. Se criaturas semi-racionais foram capazes de se rebelar criando caos e destruição sem precedente, o que espécimes mais evoluídos poderiam fazer, deixava os Anciões aterrorizados.

A maioria dos Proto-Shoggoth foram destruídos, mas alguns foram aprisionados em "dimensões de bolso" de onde não podiam escapar. Essas dimensões são espaços vazios que limitam a ação das criaturas e onde nem todas as leis da física se aplicam. Para acessar essas dimensões eles usavam artefatos cristalinos em forma de cetro que permitiam abrir e fechar os portais que uniam essas dimensões e nossa realidade.

Quando os Anciões abandonaram nosso planeta, deixaram para traz algumas dessas chaves cristalinas com proto-shoggoths em seu interior. Com a passagem do tempo, alguns proto-shoggoth descobriram uma maneira de enviar emanações psíquicas para aqueles que manipulassem os artefatos. Seu objetivo principal é escapar do confinamento imposto por seus mestres.

Proto-Shoggoths são criaturas amorfas feitas de protoplasma vivo capaz de assumir outras formas. A massa que constitui o proto-shoggoth se assemelha em forma e textura a um grande cobertor de pele, fibras e tecido muscular vivo de coloração cor de cobre. Em sua superfície fluida gotejante formam-se apêndices, orifícios, membros e estruturas corporais, além de enormes feridas que não sangram. A massa é claramente pulsante e respira ritmadamente como um ser vivo.

Proto-Shoggoth podem gerar olhos ou bocas em qualquer lugar de seus corpos para auxiliar em seus sentidos. Essas criaturas tem controle total de seus corpos, mas são incapazes de ampliar a massa e volume que os constitui. Portanto, se eles criarem um apêndice muito longo em uma parte de seu corpo, outra extremidade irá secar e diminuir de acordo.

Eles são dotados de inteligência racional e capazes de se adaptar a praticamente qualquer ambiente para sobreviver. Também aprendem a copiar a aparência de outros seres vivos. Quanto mais complexa a forma de vida, mais difícil para o proto-shoggoth imitá-la. Proto-Shoggoths podem tentar assumir a forma de seres humanos, mas em geral o resultado é um humanóide de aspecto bizarro, horrivelmente deformado.

Acima: Proto-Shoggoth em forma humanóide.

O proto-Shoggoth pode ocupar o corpo de formas orgânicas mortas em estado de decomposição e animá-lo dando a impressão de vida. Para isso ele precisa infundir uma quantidade de seu protoplasma no organismo restaurando as funções motoras temporariamente. O proto-shoggoth pode comandar essas criaturas à distância e fazer com que elas desempenhem tarefas simples. Essas criaturas animadas equivalem aos devoradores (conforme descritos no livro Inacreditáveis Casos Sobrenaturais).

ESTATÍSTICAS DE JOGO

Habilidades: Atletismo 11, Briga 20, Vitalidade 11

Limiar de Acerto: 4

Ataques: -2 (Chicote), +1 (Engolfar)

Chicotear - O proto-shoggoth cria um tentáculo fibroso que lança velozmente como um chicote. Em um ataque bem sucedido de Briga, o proto-shoggoth acerta o alvo causando um ferimento que dilacera pele e músculos. O ataque causa 1 dado -2 de dano. A criatura pode pode estender esse apêndice até 5 metros de distância. Ele pode criar até três desses chicotes por rodada.

Engolfar - O proto-shoggoth pode usar Briga para envolver uma vítima totalmente com sua massa, criando em seu interior uma infinidade de bocas e orifícios para morder o alvo arrancando pedaços inteiros de sua carne. O proto-shoggoth causa +1 de dano. A cada rodada o proto-shoggoth acerta automaticamente causando o mesmo dano. Personagens engolfados pela criatura podem atingi-lo automaticamente, também. O proto-shoggoth pode envolver apenas um alvo por vez.

Armadura: Armas físicas causam apenas 1 ponto de dano, fogo e eletricidade causam metade do dano, regenera 1 ponto de Vitalidade por rodada até ser morto.

Perda de Estabilidade: +2

Um comentário:

  1. Uma parte do texto creio que esta equivocada:"Quando os Anciões abandonaram nosso planeta...", mas no livro "nas montanhas da loucura", de acordo com as inscrições na parede, os anciões abandonaram sua cidade na superfície devido a mudança climática e construíram uma outra cidade no subsolo, o livro enfatiza varias vezes a degradação cultural e morfológica da espécie em vários trechos, também retratando seus conflitos com os proto-shoggoths, com as crias de cthulhu e com os migo fung, esse ultimo conflito foi difícil e desastroso e nessa parte da história, após a aparente derrota pelos migo fung, os anciões tentam abandonar o planeta, tentativa essa ineficaz devido a adaptação da espécie a atmosfera do planeta, "esquecendo" como viajar pelo espaço, por isso abandonaram sua cidade na superfície em vez de abandonar o planeta. Creio que os anciões foram exterminados pelos proto-shoggoths ou se resumiram a uma pequena e simples civilisação decadente vivendo na turva sombra do apogeu de seu passado. (João Belles Neto)

    ResponderExcluir