domingo, 20 de novembro de 2011

Bohemian Grove em Cthulhu - A Conspiração dos Magister

O caráter bizarro do Bohemian Grove nos leva a pensar em um culto bastante singular nos moldes dos adoradores fanáticos do Mythos de Cthulhu. Desde o primeiro momento em que li a respeito dessa sociedade secreta, a idéia de um culto disfarçado como Clube de Cavalheiros me veio à cabeça.

Mas com uma interessante reviravolta.

Os cultistas, ao invés de serem ignorantes habitantes do pântano ou maníacos homicidas incapazes de um pensamento coerente, são líderes globais. Eles não são caipiras malucos com machados ou sacerdotes em busca de poder através da corrupção de uma congregação degenerada, não... estes cultistas estudaram nas melhores escolas preparatórias, sempre tiveram dinheiro, viajaram pelo mundo e passam a imagem de pessoas acima de qualquer suspeita. São até admirados e invejados.

Uma coisa é ouvir indivíduos ignóbeis falando sobre seus deuses absurdos, outra é encarar os luminares da sociedade dispostos a ir às últimas consequências para se manter no poder e atingir seus objetivos de dominação.

Em termos de poder, o Mythos pode ser encarado como a arma definitiva. Aquele que está aliado a essas entidades e delas pode extrair alguma vantagem está um patamar acima de todos os outros que serão obliterados quando as estrelas estiverem certas.

Usando os moldes descritos no livro básico de Rastro de Cthulhu e a filosofia "quanto mais melhor" transformei o Bohemian Grove em algo incrivelmente pervertido, reprovável e maligno. Uma assembléia de personalidades que usam de seu poder e influência para manipular uma nação e fazer com que ela seja um dia engolida pelas forças do Mythos, desde que é claro, isso traga algum benefício.

THE BOHEMIAN GROVE E OS MAGISTER

O Bohemian Grove surgiu com um único objetivo desde a sua gênese: dominação.

A proposta original de congregar os luminares da sociedade esconde uma agenda secreta que visa unicamente a manutenção do status quo onde os poderosos comandam. Formado por ricos empresários e artistas influentes, a semente profana que introduziu os Mythos só foi plantada quase 10 anos depois do grupo se formar. Até então, a sociedade secreta não passava de um clube exclusivo cujos membros se divertiam com brincadeiras inocentes muito em voga na época envolvendo o mundo sobrenatural.

A mudança de rumo do Bohemian Grove ocorreu em meados de 1882, quando Josiah Barret um bem sucedido empresário de Nova York foi apresentado à sociedade. Barret ao contrário de seus colegas havia estabelecido um consórcio com as forças das trevas e do Mythos. Tutorado por um obscuro cavalheiro chamado Randall Flagg (que para muitos é na verdade um avatar do Deus Nyarlathotep), Barret teve uma ascenção meteórica na Bohemian Grove encontrando aliados e obtendo favores através de intimidação, suborno e chantagem. Logo Barret arregimentou membros escolhidos à dedo, para o qual apresentou seus ambiciosos planos.

Esse grupo, chamado de Magister congrega aqueles que conhecem os segredos mais profundos da Sociedade. Eles atuam como um culto fechado em que os membros juram lealdade uns aos outros e a estranhos deuses venerados em cerimônias secretas. Enquanto o restante dos membros permanece alheio a natureza pérfida dos Magister, sem suspeitar do que acontece. Mesmo os rituais dos boêmios, como o estilizado "Sacrifice of Care", não passam de inocentes encenações.

Os Magister são cuidadosos com quem acolhem em seu meio. Apenas os que demonstram real comprometimento e que podem ser moldados dentro da filosofia pervertida do culto são aceitos. A cerimônia de iniciação inclui um juramento solene diante do próprio Randall Flagg - invocado para presidir a cerimônia - em que o neófito assina seu nome no amaldiçoado Livro de Azathoth. Esse é o passaporte para a inicialização nos mistérios que inclui o aprendizado de magias e rituais. Aqueles que agradam aos líderes aprendem ainda o ritual de "Manipular a Energia da Existência" (uma versão da magia Steal Life) que lhes confere uma forma de vida eterna. Dessa forma, muitos dos membros se mantém vivos, inclusive Josiah Barret cuja existência foi extendida muito além do natural.

Os Magister rendem homenagens a várias entidades do Mythos, mas seu foco principal é Yog-Sothoth em seu aspecto como Tawil At'Umr, o Guardião do Portal. A sede usada regularmente pelos Magister fica em San Francisco, mas há templos em Chicago, Dallas, Nova York e Boston. Embora a influência dos Magister se estenda para outras nações, seu território de atuação é os Estados Unidos. Seus membros são todos norte-americanos e essa é uma condição que sempre foi mantida.

Distribuição: O que diferencia os Magister do Bohemian Grove dos outros cultos é a influência global dos seus membros. Nem todos eles possuem cargos públicos ou sentam na cabeceira de grandes corporações, os Magister estão mais para fazedores de reis do que monarcas em si. Agindo nas sombras eles influenciam as pessoas que fazem parte do Bohemian Grove. O conselheiro de um Secretário de Estado, o consultor financeiro de uma indústria ou o investidor que aloca recursos em projetos secretos. Estes são os membros mais proeminentes do Magister, aqueles que ocupam o centro da enorme teia de influência. São eles que conspiram para se manter no alto da pirâmide e recorrem a qualquer força existente para perpetuar seu lugar proeminente.

Ganchos: As ações dos Magister são cuidadosamente planejadas e ocorrem na maioria das vezes por intermédio de agentes contratados ou de testas de ferro. Usando o Bohemian Grove como fachada para suas operações e para conquistar novas alianças, os Magister não tem pressa em arquitetar suas conspirações. Talvez os investigadores sejam repórteres investigativos dispostos a mergulhar nos segredos do Bohemian Grove e especular sobre suas atividades. É possível que um diletante seja um membro da sociedade e encontre evidências bizarras sobre o que acontece atrás de portas fechadas. Quem sabe um grupo de investigadores seja contratado por um boêmio assustado com uma estranha proposta para participar de algo que ele imagina ser uma missa negra. Por estranho que pareça, os Magister podem também contratar investigadores com experiência no cmbate ao Mythos para desarticular inimigos ou rivais.

Os Magister do Bohemian Grove podem se tornar inimigos mortais dos investigadores, mesmo que estes desconheçam a natureza dos cultistas. Seja como for, se o grupo cruzar o caminho dos Magister, estará em grande perigo.

Ações: Os Magister do Bohemian Grove não planejam antecipar o fim dos tempos. Eles não vão buscar artefatos que despertam os deuses ou presidir rituais que invocam monstruosidades para grandes centros urbanos. Tudo isso é ruim para os negócios. Eles estão em uma posição confortável e decididos a manter esse status até onde for possível. Contudo, os Magister sabem que o alinhamento fatal das estrelas é inevitável, por isso planejam sobreviver a esse evento através de acordos e a devoção às Entidades do Mythos. Enquanto esse dia não chega, os Magister se contentam em manipular seus peões em um jogo particular de poder, influência e riqueza. Eles são incrivelmente ricos e têm à disposição recursos inimagináveis com contatos nas mais altas esferas. Se necessário com um telefonema eles podem esmagar seus inimigos, sem recorrer a violência, seja arruinando reputações ou afundando patrimônios. Se os investigadores frustrarem os Magister suas vidas iriam se tornar um inferno da noite para o dia.

Membros Proeminentes:

Josiah Barret - Apesar de seus 150 anos de idade, Josiah Barret não parece ter mais de 40 e poucos. Um homem cruel e prático, Barret foi o arquiteto da transformação do Bohemian Grove e responsável por apresentar aos membros o Mythos. Sua fortuna construída com base em mineração, importação e especulação imobiliária cresceu graças aos valiosos conselhos de seu ilustre amigo Randall Flagg. Ele é o membro mais respeitado do Magister e seu julgamento tende a ser final e inapelável. Para não chamar demasiada atenção Barret se mantém afastado de qualquer evento social. Sua fortuna incomensurável continua em suas mãos, mas o patrimônio é administrado de tal forma que sua presença é praticamente invisível. Barret raramente deixa sua suntuosa residência em Nova York e há pelo menos 15 anos não visita a propriedade de San Francisco. Esse afastamento contudo não significa que ele abandonou o Magister, apenas que sua atenção está voltada para algum outro esquema grandioso.

Anton Roxton Duhamel - Natural de Atlanta, a família Duhamel construiu um império com base no comércio de armas e munições. A Guerra Civil alavancou a já magnífica fortuna, pois a Duhamel Arms firmou contratos secretos com ambos os lados para abastecer tanto o exército da União quanto os Confederados. Anton Roxton Duhamel foi um dos primeiros membros do Magister. Aproveitando seus contatos no Bohemian Grove ele fomentou a entrada dos Estados Unidos em vários conflitos armados. Nos anos 30, ele estabeleceu um contrato com as nações do eixo para a reconstrução e modernização das forças armadas. Desde então, a Duhamel tem fornecido consultoria e ajudado a construir indústrias na Alemanha, Itália e Japão.

Hector Allbright - Conhecido mundialmente como um famoso herdeiro e playboy internacional, Hector é um nome sempre em evidência tanto nas colunas sociais quanto no caderno de finanças. Com seu estilo arrojado, Allbright construiu uma fortuna na primeira metade dos anos 30 capitaneando várias indústrias. Ele é um celebrado financista e admirado filântropo com negócios bem estruturados e ações preferenciais nas principais corporações da América. Tudo isso esconde sua verdadeira face, a de um monstro egocêntrico, manipulador e narcisista. A oportunidade oferecida pelos Magister serviu perfeitamente às ambições de Hector que se tornou um membro proeminente.

Carlton Fillmore - Envolvido com extração de petróleo na Costa Oeste, Carlton foi aceito nos Magister em 1928 e vem apresentando uma invejável ascenção. Apontado por Josiah Barret para coordenar os esforços junto às comissões de energia, Fillmore parece determinado em estabelecer uma relação de dependência da América pelo petróleo. É possível que esse plano seja uma agenda secreta determinada pelo próprio Randall Flagg. Carlton é imensamente rico e possui vários contatos no governo e nas principais petrolíferas americanas.

Franklin Stuyvesant - A fortuna de Stuyvesant decorre de seu poder sobre a midia. Dono de 18 jornais nas principais metrópoles americanas ele detém um importante monopólio sobre a informação. Suas manchetes podem influenciar as massas, fomentar revoltas e derrubar governantes. Membro do Bohemian Grove, conhecido pelo apetite por escândalos sexuais devidamente abafados ele foi escolhido para se tornar um Magister na virada do século. Nos últimos anos, Stuyvessant tem se envolvido cada vez mais na indústria cinematográfica adquirindo estúdios e produtoras.

3 comentários:

  1. Cara, muito show. Muitas ideias para a próxima partida de Rastro de Cthulhu.

    ResponderExcluir
  2. Randall Flagg como avatar de Nyarlathotep?
    Isso é algo que eu tenho imaginado desde que conheci Flagg... e faz total sentido que o próprio Stephen King pense nele assim, já que HPL lhe era tão inspirador.

    ResponderExcluir