quarta-feira, 25 de março de 2015

Soldiers of Pen and Ink - Resenha do Cenário de Rastro de Cthulhu

Com todo o interesse recente a respeito de cenários Lovecraftianos se passando na Segunda Guerra Mundial - apenas para citar dois World War Cthulhu e Achtung! Cthulhu, é curioso que muitas vezes as pessoas esqueçam que houve um conflito anterior que serviu como laboratório para muitos horrores que aconteceriam na década seguinte.

A Guerra Civil travada na Espanha, entre 1936 e 1939, colocou em lados opostos os Republicanos que apoiavam o governo eleito da República e os Nacionalistas, um grupo de fascistas liderado pelo General Francisco Franco. Mais do que uma guerra entre espanhóis, o conflito se tornou o ponto focal entre políticas radicais, apoiadas por nações estrangeiras. De um lado Alemanha e Itália apoiavam os Nacionalistas, do outro os Soviéticos ajudavam os Republicanos. Foi portanto, o primeiro embate de ideologias totalitárias fora do campo das ideias, e como tal, contou com a presença de milhares de voluntários que convergiram para a Espanha afim de lutar por um lado ou por outro.

O devastador conflito na Espanha já havia servido como pano de fundo para um cenário de investigação lovecraftiana chamado "No Pasaran!", lançado no formato de Monografia integrando a antologia Shadows of War, da Chaosium. Esse cenário acompanhava um grupo de investigadores, membros das Brigadas Internacionais, em uma jornada infernal pelo interior da Espanha enfrentando não apenas inimigos humanos, mas um culto demoníaco e as criaturas negras a quem estes serviam. Inspirado pelo clássico "No Coração das Trevas" de Joseph Conrad (que por sua vez foi a base para o filme Apocalipse Now), esse cenário vale a pena ser conhecido.

Recentemente, a Pelgrane Press, editora responsável pelo excelente Trail of Cthulhu (aqui conhecido como Rastro de Cthulhu) lançou um novo cenário escrito por Adam Gauntlett, que se passa justamente em Madri, nos dias que antecederam a vitória das forças de Franco. O cenário intitulado Soldiers of Pen and Ink (Soldados de Papel e Tinta) é ideal para uma aventura one-shot. Nele os personagens dos jogadores integram uma equipe de documentaristas estrangeiros que está filmando os acontecimentos, quando um de seus colaboradores desaparece misteriosamente. Teria ele sido preso por agentes soviéticos infiltrados no exército? Será que simpatizantes fascistas o capturaram? O que teria acontecido com o jovem guia, Ramon?

No início do cenário, a equipe registra as manobras do que se tornaria o Cerco de Madri quando a capital é isolada pelas tropas de Franco. O clima na cidade é de total paranoia, com a população desesperada pelos rumores de que haverá um massacre. O governo Republicano e os conselheiros soviéticos preparam as defesas e alistam voluntários para as barricadas. Diferentes ideologias, no entanto, ameaçam desmoronar a esperança da capital, mesmo antes da chegada do inimigo. Há boatos sobre traidores operando abertamente, líderes ordenando fuzilamentos de civis e desaparecimentos de suspeitos. E não bastasse o clima de medo que varre as ruas de Madri, há algo mais espreitando das sombras, algo terrível que ninguém é capaz de compreender, algo que se alimenta do horror e dele extrai seu poder.

A busca por Ramon leva os investigadores a se embrenhar no submundo de Madri, interagindo com pessoas famosas, como Ernest Hemingway, descobrindo que a ameaça oculta é muito mais terrível do que eles poderiam supor. A busca por pistas do paradeiro de Ramon, coloca o grupo numa rota de colisão com uma conspiração de cultistas que aguardam o momento propício para destruir a Espanha. Caberá ao grupo descobrir uma forma de frustrar seus planos e evitar o pior, mas não será nada fácil.

Embora seja um típico cenário de horror Lovecraftiano, a atmosfera e o tom de Soldiers of Pen and Ink talvez seja mais sinistro que o normal. Grande parte do horror decorre das ações de pessoas normais levadas ao limite e transformadas em verdadeiros monstros pelas vicissitudes da Guerra. Os Mythos estão presentes, é claro, mas eles são uma força insidiosa que se alimenta da selvageria e da barbárie. O mal é realmente desencadeado pela humanidade de forma grotesca, em contrapartida as entidades jamais agem de maneira explícita.




Para amparar o narrador, Soldiers of Pen and Ink inclui cerca de dez páginas com um valioso background. Esse material detalha Madri e a Espanha, focando em acontecimentos importantes, apresentando as armas e equipamento usados pelos dois lados, mostrando como era o trabalho de documentaristas na época, e trazendo vários arquétipos para personagens - Extremista, Voluntário, Espião, Contrabandista do Mercado Negro, caso os jogadores queiram construir seus próprios personagens. Um apêndice fornece seis personagens prontos para jogar que podem ser dados para os jogadores para acelerar as coisas.

Embora tudo isso seja muito útil, infelizmente nós acabamos esbarrando em alguns problemas, sendo que o principal é nossa falta de familiaridade com muitos fatos narrados na aventura. Para que o cenário seja inteiramente compreendido, os jogadores tem de assimilar uma enorme quantidade de informações antes mesmo de iniciar a aventura. É claro, nada impede que os jogadores participem desse cenário sem conhecer detalhes históricos, mas se assim for, muito se perde. Por exemplo, a presença de alguns NPCs - pessoas que realmente existiram e foram importantes no Cerco de Madri, acabam se perdendo, caso os jogadores não saibam de quem se trata. O livro poderia fornecer alguns Handouts (recursos) com informações vitais a respeito do período o que ajudaria muito a tarefa do Guardião de criar o palco para o cenário.

Outro pequeno problema de Soldiers of Pen and Ink é o seu formato, um tanto desapontador para quem está acostumado com o alto padrão dos livros da Pelgrane Press. O livro carecia de uma pequena revisão e a arte não é tão evocativa, não dá para entender porque as fichas dos personagens não acompanhem uma imagem deles. Mas a grande falha do livro é não trazer um mapa de Madri para auxiliar o Guardião. Com certeza um mapa da Capital Espanhola tornaria a vida do Guardião muito mais fácil, sobretudo porque há vários lugares para se visitar na estória.




Apesar desses pequenos problemas, que o narrador pode ajustar com algum trabalho, Soldiers of Pen and Paper tem muitos méritos. A estória consegue ser envolvente e misteriosa na medida certa e nas mãos de um bom narrador e de um grupo de jogadores interessados, ela deve render muito. A criatura central também é muito bem explorada e utilizada de uma maneira inovadora que a torna extremamente interessante.

Desenhada para ser um one-shot, ainda é possível fazer alguns ajustes e transformar o roteiro em uma mini-campanha se passando nos dias negros da Guerra Civil. Uma possibilidade é usar a estória como um prelúdio para o futuro livro que a Pellgrane planeja lançar, a respeito de Guerras e conflitos ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário