sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Modelos de Automóveis para Call of Cthulhu

Os carros da lista de veículos do livro básico de Call of Cthulhu e alguns detalhes a respeito deles.

FORD Modelo T

Considerado o carro mais importante de todos os tempos, o Ford T promoveu uma verdadeira revolução sobre 4 rodas. Foi produzido ao longo de 19 anos (193-1927) em mais de 20 modelos diferentes.

O Ford T foi um ícone dos anos 20, quando a produção se tornou massificada e os preços caíram o bastante para que ele pudesse ser comprado sem grande dificuldade. Em seu primeiro ano, o Ford T era vendido por 899 dólares, em 1927 ele custava meros 290 dólares.

Produzido e "encomendado em qualquer cor, desde que preto", o Ford T foi o primeiro veículo com motor de quatro cilindros, 20 cavalos de potência e capaz de desempenho perfeito na velocidade média de 70 quilômetros por hora. Seu consumo variava de 7 a 9 quilômetros por litro. Desde o primeiro modelo até a descontinuiação da linha, foram produzidos e vendidos mais de 15 milhões de unidades do Ford T.

Em Call of Cthulhu, o Ford modelo T pode ser o automóvel padrão para investigadores de classe média ou média baixa. Tratá-se de um carro que pode ser adquirido facilmente e de manutenção barata. O Ford T foi exportado para todo o mundo e pode ser encontrado em virtualmente qualquer lugar.

Velocidade: 3, Aceleração: 1x, Condução: +2%, HP: 25 (Armor 2), Passageiros: 5

FORD Modelo A

O segundo grande sucesso da Ford Motors que substituiu o popular Ford modelo T a partir de 1928. Mais de 4,5 milhões de unidades do Ford A foram construídos e vendidos em todo o mundo entre 1927-1932.

Mais robusto e com um motor mais potente que o seu antecessor, o Ford A tinha potência de 40 cavalos, fazia até 12 quilômetros por litro e podia atingir facilmente os 100 quilômetros por hora.

Seus modelos mais conhecidos eram o Roadster, com teto removível para que ele pudesse ser usado como conversível e um dos precursores dos carros esportivos, o Fordor, modelo clássico para a família com quatro portas e bagageiro ideal para famílias maiores e o modelo Coupé que se tornou a versão mais clássica (vista aqui na foto). Os notórios assaltantes à banco Bonnie & Clayde dirigiam um Roadster em sua breve carreira criminosa. Em 1928, um veículo Ford A, custava 560 dólares e diferente do modelo T podia ser encontrado em várias outras cores.

Velocidade: 5, Aceleração: 2x, Condução: +4%, HP: 25 (Armor 3), Passageiros: 5

CHEVROLET SUPERIOR

O Chevrolet Superior, foi o primeiro carro a competir diretamente com o domínio dos modelos Ford. Os primeiros modelos sedán ganharam as ruas em 1926, com a promessa de ser um diferencial e uma opção para o "carro comum" que todos possuíam. Com um motor V-8 requintado e com várias cores, o Superior ganhou muitos fãs sobretudo entre a classe média alta que podia arcar com 600 dólares por uma unidade.

O Superior era conhecido também como salón car, pois seus modelos possuíam duas fileiras de poltronas que permitiam um número maior de passageiros com conforto, além de um grande porta malas.

Velocidade: 5, Aceleração: 3x, Condução: +4%, HP: 25 (Armor 3), Passageiros: 7

MERCEDES BENZ SSK

Importado da Alemanha e construído pela Mercedes Benz entre os anos de 1928 e 1932, o SSK era o automóvel usado pelos playboys, milionários e astros de Hollywood. Projetado pelo brilhante engenheiro Ferdinand Porshe (que depois montou a sua própria companhia), o SSK fez história como símbolo de status.

Extremamente ágil e rápido, o motor do SSK estava à frente de sua época com uma velocidade máxima de 190 quilômetros por hora que o tornava o automóvel mais rápido dos anos 20. Não por acaso o SSK era o carro de corrida favorito nas primeiras competições de Grand Prix. Acidentes automobilísticos envolvendo esse modelo criaram a fama que ele era um veículo pouco seguro. Um SSK não custava menos que 8 mil dólares.

Velocidade: 10, Aceleração: 4x, Condução: +12%, HP: 20 (Armor 1), Passageiros: 2

PACKARD 626

Construídos para serem os mais exclusivos veículos para a elite, o Packard 626, ganhou fama como o automóvel americano mais caro e luxuoso no decorrer dos anos 20.

Tudo no Packard 626 era especial desde o potente motor V-8 (que desenvolvia velocidade de até 120 Km/h) até os bancos com estofamento de couro e as linhas suaves de seu traçado. O Packard era um símbolo de prestígio em uma época em que os ricos e famosos não se importavam em gastar para demonstrar seu prestígio e poder financeiro.

Construído entre 1929-1935, os modelos Packard 626 custavam 2400 dólares, mas pedidos especiais podiam ser feitos para a montadora a fim de personalizar os veículos aumentando consideravelmente seu custo. Astros de Hollywood como Clark Gable (visto nessa foto, posando orgulhosamente ao lado de seu Packard) podiam arcar com esse valor excessivo.

Velocidade: 6, Aceleração: x2, Condução: 0%, HP: 30 (Armor 4), Passageiros: 4

BUICK 121

A Buick Motor Company de Michigan, Detroit foi uma das empresas responsáveis pela criação da chamada "Motor City".

O Buick 121, por sua vez foi um dos mais bem sucedidos veículos dos anos 20 conseguindo ocupar um meio termo entre a simplicidade do Ford T e o luxo do Packard 626 com um custo de 1400 dólares.

O Buick 121 era um veículo típico para viagens: econômico e extremamente confortável. Ele também ganhou fama como veículo guiado por chaufers particulares.

Velocidade: 6, Aceleração: x2, Condução: +2%, HP: 30 (Armor 4), Passageiros: 7

Outros Veículos
BUGATTI ROYALE

Um dos maiores e mais luxuosos automóveis dos anos 20, o Bugatti Royale, media nada menos do que 6.4 metros de comprimento e pesava tanto quanto uma caminhonete pick-up. Era uma verdadeira carruagem motorizada.

Construído na Itália e importado por milionários e chefes de Estado interessados em usá-lo como veículo oficial protocolar, o Bugatti Royalle serviu de base para a criação das limosines modernas. Versões com vidros e carroceria à prova de balas foram vendidos para governantes e outras personalidades como os multi milionários William Randolph Hearst e Howard Hughes.

Velocidade: 5, Aceleração: 1x, Condução: -5%, HP: 35 (Armor 5), Passageiros: 8

ALFA ROMEO 6C

Até 1925, os veículos da companhia italiana Alfa-Romeo eram considerados muito grandes e lentos. Isso mudou quando o 6C começou a ser produzido em 1927 e se converteu rapidamente em um dos automóveis mais rápidos com um motor potente com desempenho de até 150 Km/h.

Lançado como um carro esportivo, o Alfa Romeo C6, fez o nome da empresa italiana e se tornou um dos automóveis mais conhecidos nos circuitos de Grand Prix da Europa.

Velocidade: 8, Aceleração: 3x, Condução: +10%, HP: 20 (Armor 1), Passageiros: 2

AUSTIN 12 HP

A companhia de automóveis norte-americana Austin se tornou famosa no decorrer da Grande Guerra por participar do esforço cedendo automóveis para as tropas dos Estados Unidos estacionadas na Europa e seus aliados. Versões sem a capota e com metralhadoras acopladas chegaram a ser produzidas. Esse é o carro visto no filme King Kong, quando os soldados caçam o gorila gigante pelas ruas de Nova York.

O Austin 12 HP marcou época como a marca utilizada pelas forças armadas até 1942. Ele posteriormente também foi construído e vendido no Reino Unido e nas colônias britânicas além mar.

Velocidade: 4, Aceleração: x2, Condução: +2%, HP: 25 (Armor 4), Passageiros: 5

ROLLS ROYCE PHANTOM

A companhia inglesa Rolls Royce produziu esse veículo que era chamado de "Palácio sobre rodas" a partir de 1925. Dada a grande demanda por parte de clientes norte-americanos, uma fábrica foi instalada em Massachusetts.

O Rolls Royce Phantom era um automóvel construído de maneira quase artesanal com bancos de couro especial, painéis de madeira, peças niqueladas e outros confortos como mini-bar e interfone para que o passageiro pudesse se comunicar com o motorista que ficava isolado em uma cabine. O potente motor do Rolls Royce é tão perfeito, que a mesma versão é usada ainda hoje nos modelos modernos que ainda tem o nome Phantom. Um automóvel como esse só podia ser adquirido por uma seleta clientela disposta a desembolsar 25 mil dólares.

Velocidade: 7, Aceleração: 2x, Condução: +10%, HP: 30 (Armor 4), Passageiros: 7

2 comentários:

  1. Mais um post excelente! O pessoal tem que conhecer esse blog! :)

    Parabéns Luciano! Entre para a lista de blogs de rpg tb! :)

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  2. Grande Luciano! Ótimo post! Sempre contribuindo para a comunidade de Cthulhu

    Esse post vou repassar para todos os meus jogadores, assim acabam as perguntas "mas como é esse carro?"

    Ricardo Matheus

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