domingo, 23 de agosto de 2009

Acidentes Automobilisticos - Lidando com batidas, derrapagens e capotagens em suas aventuras

O resultado mais comum de uma perseguição automobilística é o clássico acidente.

Tão antigo quanto os veículos, são os acidentes: batidas, derrapadas, capotagens... todos esses fatores causam dano ao automóvel e podem decretar o fim prematuro de uma perseguição, do motorista e dos passageiros.

Quando um motorista falha em um rolamento de Drive: Auto, seja para realizar uma manobra ou aumentar a aceleração, significa que ele não foi capaz de controlar o veículo. O resultado dessa falha pode ser um acidente:

Acidente
Role 1d10 e verifique a tabela abaixo:

1-4 - Nenhum acidente sério: Além de pneus cantando e solavancos o carro e os passageiros estão em segurança.

5-6 - Derrapagem: O carro sai da pista, perde 1 grau de velocidade esse round, mas pode retornar a pista.

7 - Derrapagem séria: O carro sai da pista e entra em uma área insegura onde colide com obstáculos leves (arbustos, galhos). Ele recebe ainda 1d3 pontos de dano e deve rolar a tabela de problemas. Se o veículo ainda estiver funcionando ele pode prosseguir na perseguição.

8 - Batida: O motorista não consegue controlar o carro, ele acaba perdendo a direção e atinge um alvo estático (árvore, bancos). O carro recebe 1d3 pontos de dano para cada grau de velocidade no momento do acidente. Motorista e passageiros recebem 1d2 pontos de dano por grau de velocidade (armor do carro reduz o dano final). Role a tabela de problemas acrscentando +2 ao total. Se o carro ainda estiver funcionando, o motorista pode continuar na perseguição.

9 - Capotagem: O motorista não consegue controlar o carro, ele acaba tombando de lado. O carro recebe 2D3 pontos de dano para cada grau de velocidade no momento do acidente. Motorista e passageiros recebem 1d3 pontos de dano por grau de velocidade (armor do carro reduz o dano final). Role a tabela de problemas acrescentando +4. Se o veículo ainda estiver funcionando e o motorista obtiver um Luck para ter tombado corretamente, ele pode continuar na perseguição.

10 - Desastre: O motorista não consegue controlar o carro, ele acaba se chocando violentamente com um obstáculo intransponível (muro, animal, parede). O carro recebe 1d6 pontos de dano para cada grau de velocidade no momento do acidente. Motorista e passageiros recebem 1d4 pontos de dano por grau de velocidade (armor do carro reduz o dano final). Role a tabela de problemas acrescentando +8. Se o veículo ainda estiver funcionando ele pode continuar na perseguição.

Tabela de problemas (danos cumulativos)Role 1d10 e verifique a tabela abaixo:

1-3 - Nenhum problema sério: O carro fica arranhado e batido, mas não continua funciondo sem problemas.

4 - Coluna de direção: O automóvel perde seu bônus (se existente) em Condução.

5 - Roda estourada: Diminui a velocidade do veículo em 1 grau (reduzido a zero o veículo para), os rolamentos de Drive: Auto recebem penalidade de -10%.

6 - Caixa de marcha: Diminui a velocidade em 2 graus (reduzido a zero o veículo para), e a aceleração em x1.

7 - Tanque de combustível: Na primeira vez, o tanque começa a perder combustível e precisa ser remendado. Se atingido uma segunda vez o tanque estoura causando 1d6 pontos de dano por round ao automóvel. Se um rolamento de "6" natural for obtido o tanque explode causando 2d6 pontos de dano por fogo

8 - Direção: O volante do carro fica pesado dificultando seu controle, os rolamentos de Drive: Auto recebem uma penalidade de -10%.

9 - Dano no motor: O funcionamento do carro fica seriamente comprometido, o motor começa a fumegar e fazer um barulho estranho. Os rolamentos de Drive: Auto recebem uma penalidade de -15%.

10 - Perda total: O automóvel recebe danos estruturais suficientes para parar de funcionar. Não é possível recuperar um carro nesse estado.

Os problemas nos automóveis podem ser sanados apenas com um rolamento bem sucedidos de Mechanical Repair em uma garagem com equipamento, peças e ferramentas adequadas. O conserto de um carro demora 1d6 x2 horas por problema.

Um comentário:

  1. Muito bom! Acidentes de carro acontecem em várias campanhas de Call of Chtulhu, principalmente envolvendo gangsters! :)

    Luciano e Leandro postei duas aventuras p/Call of Chtulhu (eu mestro usando Storytelling), mas estão genéricas (praticamente sem sistema). Eu adoraria se vcs dessem uma olhada se tiverem um tempinho :) Elas não são tão canônicas com os Mythos mas tão no clima :)

    Aventura "O Zepelim" - Call of Chtulhu 1920 (tem em PDF para baixar)
    http://tinyurl.com/mmuq52

    Aventura "CSI - Chtulhu" - 2009
    http://tinyurl.com/ksrtpc

    ResponderExcluir