Os mares estão cheios de histórias sobre embarcações condenadas a vagar pela eternidade.
Para alguns essas estórias não passam de superstições contadas desde o início das navegações. Os mares sempre foram terreno fértil para lendas e os marinheiros conhecidos pela sua imaginação fértil.
Mas o que dizer de estórias que se repetem ao longo das décadas e do misteriosos avistamentos de embarcações espectrais surgindo no horizonte apenas para desaparecer deixando para trás uma aura de maus agouros.
Abaixo uma pequena relação dos mais conhecidos Navios Fantasmas de que se tem notícia.
Ourang Medan
A estória do Ourang Medan se incia em 1947, quando dois navios norte-americanos receberam um chamado de rádio urgente, implorando por socorro, enquanto navegavam no Estreito de Malacca, próximo da Costa da Malásia. O alerta havia sido emitido pelo navio holandês Ourang Medan, o operador em desespero alegava que a tripulação e o Capitão estavam mortos ou morrendo. A mensagem se tornava confusa e bizarra antes de terminar abruptamente com gritos e com as palavras "Eu morri!"
Os navios seguiram o mais rápido possível para as coordenadas a fim de prestar ajuda. Quando chegaram, encontraram o Ourang Medan à deriva, mas em perfeito estado. Ao abordar o navio a cena era horripilante: a tripulação inteira estava morta. Era claro que uma feroz luta havia acontecido pois muitos dos cadáveres ainda seguravam armas em suas mãos. A tripulação que abordou o navio holandês afirmou que os mortos tinham uma expressão tétrica, como se tivessem enfrentado uma situação de extremo pavor. Alguns pareciam apontar para o vazio como se tentassem mostrar algo que não estava mais lá. Até mesmo o cão que servia como mascote da tripulação havia sido despedaçado. A cena de massacre sugeria uma luta da tripulação contra outras pessoas e não uma disputa entre os próprios marinheiros.
Antes que o grupo de resgate pudesse investigar mais além, um incêndio irrompeu no porão e se alastrou rapidamente obrigando a evacuação imediata. Pouco depois, o Ourang Medan explodiu e afundou.
Enquanto os detalhes e a veracidade da estória ainda sejam matéria de debate, muitas teorias tentavam explicar o que havia acontecido à bordo. A mais popular afirma que o navio transportava ilegalmente um carregamento de Nitroglicerina ou algum tipo de agente químico, talvez um estoque residual de gás dos nervos dos tempos da Grande Guerra. O vazamento dessas substâncias poderia causar uma tragédia.
O que realmente aconteceu possivelmente nunca saberemos, para alguns céticos o relato seria inteiramente fictício, mas para outros algo incrivelmente sinistro teria vitimado os marinheiros e condenado o Ourang Medan ao fundo do mar.
Baychimo
O Baychimo é um dos mais sensacionais casos de navio fantasma de que se tem notícia.
Em 1931, o cargueiro a vapor americano Baychimo fazia a viagem de volta para os EUA transportando uma carga de peles quando ficou preso em uma calota de gelo na costa do Alasca. A tripulação rapidamente abandonou o navio temendo que ele tivesse sido seriamente avariado. Os tripulantes então seguiram por terra até o vilarejo de Barlow a cerca de meia milha de distância.
Dias depois retornaram ao local e descobriram que o Baychimo havia se soltado da posição original, mas que havia encalhado em outro banco de gelo. Um avião foi enviado pela Companhia Hudson Bay que era proprietária da embarcação a fim de resgatar 22 dos tripulantes, outros 15 ficaram no Alasca e montaram um acampamento para proteger o navio e sua carga.
Dois meses depois, uma forte nevasca caiu sobre a região e quando finalmente o tempo melhorou o Baychimo havia desaparecido sem deixar vestígio. Supostamente o navio havia afundado, ou assim pensaram os tripulantes. Alguns dias mais tarde, um pescador Inuit afirmou ter visto o navio navegando à esmo, cerca de 72 quilômetros do local original. Dali em diante, o Baychimo foi visto várias vezes tornando-se um famoso navio fantasma.
O último avistamento do Baychimo ocorreu em 1969, mais de 38 anos depois dele ter desaparecido, um grupo de inuits viu o navio de 1300 toneladas preso a uma geleira. Em 2006, o governo do Alasca iniciou um programa chamado "Ghost Ship of Alaska" que visava determinar o que realmente aconteceu com o Baychimo e se ele poderia ser de alguma forma resgatado.
Até o momento, o navio continua desaparecido.
Caroll A. Deering
Um dos mais famosos navios fantasmas da história, o Carroll Deering continua intrigando navegadores e gerando debates.
A escuna Carroll A. Deering foi encontrada próximo de Cabo Hatteras na costa da Carolina do Norte em 1921. A embarcação estava retornando de uma viagem a América do Sul (mais especificamente ao Rio de Janeiro) onde entregou uma carga de carvão mineral. Ela foi vista pela última vez ao sul de Hateras no Cabo Lookout. Pouco depois encalhou em Diamond Shoals uma área notória pelas águas rasas e perigosas. Lá ficou por vários dias até que uma equipe de resgate conseguisse chegar. Ao abordar o navio, a guarda costeira o descobriu completamente abandonado. O equipamento de navegação e o diário de bordo haviam desaparecido, bem como dois botes salva-vidas. Não havia entretanto qualquer sinal de luta.
Uma grande investigação foi levada à cargo pela autoridade marítima norte-americana, que descobriu o desaparecimento de várias outras embarcações em circunstâncias semelhantes na mesma época. Muitas teorias surgiram, desde pirataria até o ataque de contrabandistas de bebida na época da Lei Seca. Outros sugerem que motim pode ter sido a causa do desaparecimento, já que segundo relatos o imediato e o capitão não se encontravam em bons termos desde a partida da América do Sul.
Em 1923, dois anos após o caso, um operador de rádio afirmou ter captado à época uma transmissão do Carroll Dearing pedindo socorro. Segundo ele o pedido era confuso, encoberto por estática e gritos. Assumindo que se tratava de uma brincadeira de mau gosto ele não respondeu ao chamado.
O mistério sobre o Carroll Deering cresceu com o passar do tempo dando origem às mais variadas especulações. Na noite em que a escuna teria encalhado testemunhas afirmaram ter visto estranhas luzes no céu sobrevoando o Cabo Hatteras. Para os defensores de teorias envolvendo discos voadores, os tripulantes teriam sido abduzidos. A Marinha Americana investigou o caso e segundo rumores as conclusões sobre o caso são mantidas em segredo até hoje.
SS Valencia
O SS Valencia foi um vapor americano que afundou na costa de Vancouver, Colúmbia Britânica em 1906.
O navio foi vítima do tempo ruim próximo de Cabo Mendocino, e antes de sair de curso, chocou-se com um recife e começou a fazer água. A tripulação e passageiros totalizando 181 homens, mulheres e crianças começaram a ser acomodados rapidamente em botes salva vidas, mas na pressa para evacuar o navio, dois dos sete botes viraram lançando as pobres almas no mar gelado. Houve relatos também de brigas e de desespero no momento em que o Valencia começou a adernar. Botes ocupados por poucos passageiros também não retornaram para prestar socorro aos que ainda estavam no vapor.
Enquanto a tripulação nos cinco botes aguardava o salvamento, o navio afundava lentamente no horizonte. Os gritos ouvidos à distância desaparecendo lentamente. O salvamento veio no dia seguinte, mas antes, os botes atravessaram um denso nevoeiro que havia se formado. Quando enfim a guarda costeira se apresentou para o resgate outro bote, o de número 5, havia desaparecido sem deixar vestígios. Os sobreviventes afirmaram não ter ouvido gritos ou som de água espirrando.
Dos 180 passageiros, apenas 37 foram resgatados com vida.
Cinco meses depois, um navio pesqueiro afirmou ter encontrado um bote salva vidas com 8 cadáveres à bordo dentro de uma caverna numa ilha. Um grupo de buscas tentou recuperar os cadáveres mas não encontrou nada. Graças ao seu dramático fim, o Valencia se tornou fonte de várias estórias sobre fantasmas. Marinheiros repetidas vezes alegaram ter visto um navio espectral descrito como o Valencia próximo a Pachena Point.
Em um bizarro acontecimento, 27 anos depois de afundar, um botes salva vidas foi encontrado flutuando tranquilamente perto de Barkley Sound. O bote estava em condições surpreendentemente boas, com a tinta original ainda visível e a placa de identificação que não deixava dúvidas se tratar do bote número 5 do Valencia, desaparecido em meio ao nevoeiro. O bote está em exposição até hoje no Museu Náutico da Colúmbia Britânica.
The Octavius
Embora atualmente seja considerada mais lenda do que qualquer outra coisa, a estória do Octavius permanece como uma das mais famosas narrativas sobre navios fantasma. A estória tem início em 1775, quando um baleeiro chamado The Herald se chocou com um navio chamado Octavius, à deriva próximo a Groenlândia.
Tripulantes do Herald foram à bordo do Octavius, onde descobriram os corpos dos passageiros e tripulantes congelados pelo frio ártico. Mais incríel, descobriram o capitão ainda sentado em sua cadeira enquanto escrevia em seu diário de bordo. O relato no diário por si só era perturbador: segundo o documento, o Octavius havia ficado preso em uma geleira e se viu impossibilitado de escapar. A tripulação então foi obrigada a ficar à bordo pois não havia onde se refugiar. A anotação final tinha 13 anos e se encerrava com um pedido desesperado de ajuda a quem quer que pudesse ajudá-los.
De acordo com a lenda, o Capitão do Octavius havia apostado que conseguiria retornar à Inglaterra por uma rota alternativa que cruzava a passagem Norte. Foi justamente ali que o navio ficou preso no gelo. Se o relato pode ser levado em consideração, o Octavius teria ficado preso enquanto seus tripulantes definhavam de fome e frio. Anos mais tarde, ele teria se libertado de sua prisão e navegado como um navio fantasma - com a tripulação e capitão mortos há anos - até ser encontrado pelo Herald.
Muito bom cara.
ResponderExcluirAdoro esse tipo de historia.
Parabens, seu blog é foda.
e o Holandes voador? pelo q sei ele eh o mais famoso navio fantasma.
ResponderExcluirotimo post. sds
Vitor
Opa Dirty DaltonBard,
ResponderExcluirEu procurei me concentrar em navios que são supostamente verdadeiros e mais recentes, o Holandês Voador é uma lenda bastante antiga. Mas você tem razão, trata-se do Navio fantasma mais famoso e merece ser lembrado.
Vou pesquisar a respeito.
Abraço
Gente. Na minha opinião, o maior mistério, que permanece sem solução até hoje é o desaparecimento do vôo 19 e do hidroplano de resgate que tentou encontrá - lo.
ResponderExcluirSerá que um dia teremos respostas sobre o que aconteceu ?
Depois de quase 60 anos será que finalmente serão encontrados ?
Nossa, poucos posts e coisas que leio realmente me deixam com uma vontade de olhar para trás, só para garantir que não tem nada lá... heheheheheh
ResponderExcluirEsse com certeza foi um deles...