Às vezes isso pode ser um problema: você dá aos jogadores um objetivo, uma meta, e eles passam a maior parte da aventura seguindo outros caminhos. Você precisa fazer com que eles fiquem focados na tarefa principal. Uma maneira de fazer os jogadores seguir em frente é estabelecer um limite de tempo - uma deadline - para a conclusão da missão. Se os personagens não conseguirem cumprir o objetivo no tempo estipulado, algo ruim irá acontecer (ou algo bom, se eles conseguirem cumprir no prazo).
Deadlines concedem ao cenário um senso de urgência e ajudam os jogadores a se manter nos trilhos, limitando os desvios da estória central. É portanto um ótimo recurso para estórias lineares. Mas tudo depende do pulso do mestre que precisa separar pressa de desleixo. Com a ameaça do tempo sobre suas cabeças, os pc´s podem perder alguns detalhes, pistas ou informações importantes. Queimar etapas para chegar ao fim de uma vez.
Poucas coisas são mais frustrantes do que imaginar em detalhes cada uma das salas da masmorra do necromante e o grupo ignorar cada uma delas indo direto na porta dupla no final do corredor onde o vilão aguarda.
Há muitas maneiras de criar deadlines em um cenário. A maneira mais fácil é fazer com que uma ameaça concreta crie naturalmente um prazo que precisa ser respeitado. O Cão de Tindalos farejou o grupo em sua última viagem temporal. Os cálculos precisos de um dos investigadores atestam que o monstro seguirá o rastro do grupo e aparecerá nas próximas 48 horas com sede de sangue. Esse é o prazo que eles dispõem para encontrar o ritual perdido que permitirá esconjurar a criatura de volta para seu lugar no tempo e espaço.
Um vilão pode conceder aos personagens um prazo específico no qual, se ele não for detido algo muito ruim acontecerá. O maníaco que está imitando Jack, o estripador ataca toda lua cheia e a próxima será daqui a três noites. O grupo tem esse prazo para encontrar e deter o matador, do contrário haverá mais uma vítima inocente nas escuras vielas de Londres.
Histórias clássicas seguem exatamente essa receita. Quem não se recorda da corrida desenfreada de Van Helsing e seus colegas atrás de Drácula para matá-lo e assim reverter a transformação da noiva de Harker mordida pelo vampiro. Outras nem tão clássicas seguem uma premissa semelhante: Snake Plisken em "Fuga de Nova York" precisa resgatar o presidente que foi capturado por bandidos na Ilha de Manhatan (transformada em presídio). Ele tem dois dias ou a cápsula em seu corpo vai liberar um veneno mortal. E isso sem mencionar as desventuras de Jack Bauer para desbaratar complôs em meras 24 horas. Tic, tac, tic, tac...
A pessoa que contrata os personagens ou os envia em uma missão também pode impor uma deadline para que eles a cumpram. Um grupo de investigadores é contatado por um milionário a fim de seguir imediatamente para uma região isolada no Quênia, onde uma expedição desapareceu. O tempo urge, eles precisam descobrir o que aconteceu com os exploradores e se a temida tribo de caçadores de cabeças está de alguma forma envolvida. Em outro exemplo, um grupo de soldados (os pc´s) recebe a missão de seguir para uma ilha remota na costa da Escócia onde os nazistas pretendem invocar um Deus obscuro e ganhar um benefício na guerra. Os preparativos estão em fase final, se alguém não frustrar esses planos o curso da guerra pode ser alterado.
Perceba que uma deadline não precisa ter uma data específica, ela pode se referir a um evento em particular. A pressa é em resolver uma situação o mais rápido possível antes que seja impossível desfazer o mal. Descobrir o paradeiro de uma mulher sequestrada, resgatar uma família perdida antes que a nevasca caia ou devolver um artefato ao templo no meio do deserto antes que a maldição destrua o Cairo. Tudo isso envolve um prazo, embora ele não seja muito claro.
Antes de criar uma Deadline, você precisa estabelecer o que significa não cumprir o prazo. É preciso que os investigadores saibam que sua falha pode implicar em um desatre: se os mi-go não forem detidos o mais rápido possível, Ghroth chegará à nossa órbita e toda vida na Terra será aniquilada.
Os investigadores não precisam saber exatamente o que vai acontecer se eles falharem em sua missão, mas eles devem assumir que será algo (no mínimo) desagradável. Por exemplo: Se o Culto de Muamur Itzé não for desarticulado até o próximo Ritual de Equinóxio eles vão conjurar o Pastor de Almas das profundezas do Jarzatza. O que é o Culto de Muarmur, quem diaabos é o Pastor de Almas e o que vem a ser Jarzatsa ninguém sabe, mas que parece ruim, isso parece...
Uma forma de fazer com que o grupo se dedique a completar a missão no prazo é conceder algum tipo de recompensa. No caso do grupo ter sido contratado para cumprir uma missão, eles podem receber uma recompensa em dinheiro, por exemplo, se eles forem os detetives contratados para encontrar uma criança desaparecida, trazê-la de volta implica em uma recompensa.
Alternativamente, a conclusão da missão dentro de um prazo pode ter relação direta com a motivação do personagem (essa é especialmente interessante para guardiões de Rastro de Cthulhu). Digamos que o grupo precisa chegar o quanto antes ao topo de uma montanha onde poderão observar o fenômeno que só ocorre a cada 70 anos. Se a motivação de um dos personagens for Curiosidade ou Intelectual, garanto que ele irá querer se apressar.
É importante que a deadline represente algo vital para os personagens, algo pelo qual vale a pena arriscar, do contrário as consequências de falhar na missão não serão levadas à sério. O mestre deve estar disposto também a cumprir sua ameaça em caso de falha. Se o Culto não for detido os Lloigor vão conseguir invocar Ghatanathoa e Pittsburgh será destruída.
E para encerrar, um aviso: nem toda aventura precisa de uma deadline. Na verdade esse é um recurso que não deve ser usado muito frequentemente a fim de não perder o impacto, mas se o mestre deseja aumentar o grau de interesse dos jogadores e forçá-los agir com mais motivação é uma boa pedida empregá-lo vez ou outra.
...Deadline é um recurso muito interessante...e tambem pode ser usado de maneira inversa...ao inves da investigação correr dentro de um prazo, ela poderia ser iniciada porque um prazo não foi cumprido...isso certamente deixaria os investigadores com a sensação de que poderiam ter feito algo mas não conseguiram ( na verdade estava pre-determinado que falhariam rs )...nesse caso a motivação seria " não deixar acontecer novamente "...
ResponderExcluirMatéria e comentário bem interessantes!
ResponderExcluirmuito legal, interessante mesmo, tenho sempre essa preocupação ao mestrar, fazer com que os Jogadores saibam que o mundo esta rodando eles agindo ou não, isso deixa eles mais espertos! Parabéns!
ResponderExcluirÉ uma boa opção, mas eu tenho uma dificuldade tremenda em manter um registro preciso do tempo que se passa na aventura.
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