sábado, 2 de fevereiro de 2013

Mesa Tentacular: "The Room Beyond" início da mini-campanha de Cthulhu by Gaslight


Semana passada, dei início a uma mini-campanha de Call of Cthulhu clássico que será jogada regularmente no encontro Dungeon Carioca (na Bara da Tijuca, Rio de Janeiro).

Fazia tempo que eu estava interessado em começar uma campanha, nem que fosse uma pequena como essa, formada por quatro ou cinco cenários. Apesar de gostar de aventuras no estilo one-shot (cenários fechados em que os personagens não serão utilizados posteriormente), eu sentia falta de um desenvolvimento dos personagens, uma forma deles continuarem crescendo e ganhando experiência em uma trama contínua. O que SIM é plenamente possível em Call of Cthulhu a despeito do que muitos dizem.

Foi isso que me animou a narrar essa mini-campanha. 

Escolhi como ambientação a Era Victoriana, em parte porque estava ansioso por testar a recém lançada nova edição do Cthulhu by Gaslight e porque sinceramente fazia tempo que não narrava algo nesse período que oferece uma riqueza incrível de possibilidades. 

A mini-campanha que estou planejando vai integrar dois dos meus livros prediletos de Call of Cthulhu cobrindo essa época histórica. O primeiro é "The Golden Dawn" um suplemento editado pela Pagan Publishing em meados dos anos 1990 sobre a notória Sociedade Secreta/ Ordem Hermética que realmente existiu nessa época. Para os que não conhecem, a Golden Dawn era exatamente isso: uma Escola devotada ao estudo do Ocultismo, do paranormal e das tradições antigas. É um terreno fértil para aventuras de mistério e horror sobrenatural. O segundo livro é um excelente suplemento de aventuras chamado "Sacraments of Evil". Esse livro oferece seis ótimos cenários. foi um dos primeiros livros de CoC que eu comprei e não exagero ao dizer que foi lendo esse material que começou meu interesse por Lovecraft e pelo jogo baseado no universo por ele criado.

No domingo narrei o cenário introdutório para a mini-campanha, intitulado "The Room Beyond" ("O Aposento mais Adiante") uma estória de mistério envolvendo segredos negros de família, ambição e horror sobrenatural. Eu dei umas pinceladas adicionais incluindo elementos tirados dos artigos sobre "O Nevoeiro" e a coisa ficou bem interessante.

Na trama, um grupo de membros da Golden Dawn é recrutado para uma missão oficial: avaliar o valor de supostos "artefatos sobrenaturais", que estão em poder de um nobre. O segredo de família que ele expõe envolve o legado de seu avô, um poderoso feiticeiro que deixou em um quarto fechado estranhos tesouros arcanos que permaneceram esquecidos por meio século. Mas o grupo descobre (da pior maneira possível) que os segredos do "quarto lacrado" são muito mais perigosos do que poderiam imaginar.

Para os que quiserem ler a respeito do cenário, escrevi um relato completo alguns anos atrás quando narrei essa mesma aventura para outro grupo. Isso foi lá por 2008. Na ocasião, criei um Blog que serviria como "Diário de Campanha", mas infelizmente a mesma acabou não passando do terceiro cenário por uma série de motivos e abandonei as anotações. Dedos cruzados para que essa vá além desse ponto!

Quem quiser ler sobre "The Room Beyond" é só seguir o link abaixo:


Lembrando que a ordem da postagem está de trás para frente. 

Eu pretendo fazer algo parecido para essa nova campanha, mas é provável que seja um diário de campanha escrito.

A seguir algumas fotos da mesa de jogo tiradas no dia:




Agradecimento ao grupo de corajosos investigadores/jogadores (da esquerda para direita):

Jogador               Personagem                               Ocupação    

Luiz Felipe            Arthur Moore Whitehead              Debunker/Engenheiro
Flávio                   Eustace Pembleton                        Antiquário
Erick                    Alec York                                     Médico
Thiago                  Gideon Spencer                            Aristocrata
Ricardo                Malcolm Fitz-Hugh                       Oficial do Exército (aposentado)                            

Espero que seja tão divertido para vocês jogar, quanto para mim contar essas estranhas estórias.

No próximo cenário nossos heróis investigam "The Eyes of the Stranger".

5 comentários:

  1. Desculpe-me! Eu tentei procurando "contato"
    Eu só coloco aqui para contato mais fácil!
    Eu gosto muito o mundo dos anos 1920.
    Quero vc posta "Gabinete do Doutor Caligari"
    Isso é muito perfeito para a clima do Asilo Askham com o mundo cthulhu mythos.

    ResponderExcluir
  2. De onde você é Rukashi? (Where are you from, Rukashi?)

    ResponderExcluir
  3. Eu sou brasileiro.
    Já li os livros H.P. Lovecraft, tmbm fiz RPG horror. Permita-me de apresentar: meu nome é Lucas dos Santos, apelido desta internet é "Rukashi"
    Nice to meet you, too nice blog your! :)

    ResponderExcluir