quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Les Masques de Nyarlathotep - Fotos e comentários sobre a Edição Especial de Colecionador (parte 2)

Continuando com a resenha fotográfica da Edição Especial de Masks of Nyarlathotep da Editora francesa Sans Detour.

Vamos aos livros que compõem a campanha.

RECURSOS PARA O KEEPER 


A Campanha vem com três livros de material especial para auxiliar o Keeper na narrativa. Eles detalham minuciosamente cada episódio e trazem todas as informações necessárias para que a tarefa de narrar uma campanha desse tamanho fique mais fácil.


O Livro de Introdução à Campanha, vem com gráficos e diagramas relacionando cada um dos personagens da campanha, onde eles aparecem, sua importância para a trama, onde ele pode ser encontrado e suas conexões para a campanha.


A princípio eu achei esse livro meio exagerado, mas considerando o grande número de NPCs dessa campanha, um gráfico relacionando cada um deles é um recurso muitíssimo bem vindo. Sem falar que diagramas ficaram bem simples de entender e acompanhar.

LIVRO DE ANEXOS

                          

O Livro de Anexos é outra excelente ferramenta para que o Keeper possa se situar e dar prosseguimento a cada etapa da campanha de forma mais organizada.


Além de uma cronologia completa da campanha e dos principais acontecimentos, o narrador encontra detalhes de como interpretar os personagens principais, quais as motivações d ecada personagem, sua interação com o tema central e como alterar a estrutura de acordo com o que o grupo de jogadores deseja. É o tipo de material concebido para facilitar a vida do narrador que não tem muito tempo para ficar trabalhando a estória e adaptando trechos para seu grupo de jogo. Uma preocupação muito justa para quem não dispõe do mesmo tempo livre que tinha antes.


O Capítulo sobre as várias facções do Culto de Nyarlathotep talvez seja o melhor apêndice a respeito de um culto devotado ao Mythos que já li. Sério, o negócio é realmente muito bem feito, estruturado e detalhado. Praticamente qualquer situação que possa vir a acontecer na campanha é esmiuçada com direito a conselhos e planejamento prévio para o Keeper se resguardar de surpresas e imprevistos.

O livro acompanha também uma série de idéias para o Keeper envolver os personagens e jogadores na campanha e tornar a experiência de jogo algo diferente.


Há ainda uma série de dicas úteis e informações especiais para ajudar a dar um colorido a campanha. Dicas de livros, filmes, música ambiente para cada trecho da estória. Fatos históricos relevantes para ambientar os jogadores no contexto da época, calendários, moedas de cada país, meios de transporte, nomes para NPCs e um glossário de termos úteis em vários idiomas (inglês, árabe, chinês, swahili).


Ah e isso aqui: O "Trombinoscope".

Cada NPCs da campanha (mesmo os moderadamente importantes) possui uma fotografia que serve como recurso gráfico para facilitar o reconhecimento do personagem pelo grupo de jogo. É ou não é um preciosismo que beira a paranóia? 

LIVROS DA CAMPANHA



E essa é a parte mais importante do pacote: Os livros que compõem a Campanha. Cada capítulo da Campanha Masks of Nyarlathotep se refere a uma diferente cidade do mundo. São elas: Nova York (EUA), Londres (Inglaterra), Cairo (Egito), Nairobi (Quênia), Shanghai (China) e Port Headland (Austrália).


O mais impressionante é o tamanho de cada livro.

Essa é uma comparação da campanha com o Livro Básico de Call of Cthulhu 5th Edition. Cada livro possui em média 120 páginas! Ou seja, são pelo menos 720 páginas de Campanha. Isso sem contar o Livro de Anexos, os Handouts, os suplementos de apoio ao mestre.


A grosso modo, a Campanha acaba sendo mais volumosa do que a legendária Beyond the Mountains of Madness, um verdadeiro Catálogo Telefônico em dimensões. 


Mas do que exatamente trata cada um desses livros?

Para começar, os livros são totalmente ilustrados. Cada página possui belíssimas fotografias em preto e branco de época, a maioria fotos originais dos lugares que serão visitados ou explorados pelos personagens.  


Um detalhe importante é que os livros não se resumem ao cenário. Além dele, há uma descrição completa da cidade/país onde se passa a aventura: suas principais características, informações sobre economia, sociedade, política, geografia, principais pontos de interesse, o que os investigadores podem encontrar, lugares interessantes para investigar ou explorar, etc. Cada livro tem ainda um mapa da região onde se passa a estória com os lugares a serem investigados devidamente assinalados. 


As fotografias são na minha opinião o ponto alto dos livros de cenário. O keeper pode usar esse recurso para ilustrar praticamente toda a sua narrativa. Por exemplo: o grupo chega ao Cairo (há uma imagem do porto), contrata um guia (há uma foto do sujeito), se registra num Hotel (há fotos da fachada e do interior dos quartos!), visita o Museu do Cairo (existem imagens dos corredores, da fachada e das principais obras em exposição), conhece as ruas da cidade (várias fotos), comparece a um jantar em um restaurante local (há imagens de restaurantes da época no Cairo) e assim por diante. 

O recurso visual é tão perfeito e as fotos tão interessantes que vale a pena pontuar toda a narrativa com essas imagens reais.


Mas e quanto aos cenários em si? O que eles trazem? O que posso dizer é que os cenários foram estruturados de forma muito organizada para facilitar o trabalho do narrador. Cada um deles possui uma ficha de resumo com os pontos chave da estória e dicas de como conduzir esses eventos. Cada episódio vem com um adendo para introduzir novos personagens (muito justo, considerando o alto índice de letalidade) e como aquele episódio se encaixa no contexto geral da campanha. Os cenários são muito bem escritos, boa parte do texto foi pinçado da edição original, mas algumas informações adicionais foram incluídas concedendo um pouco mais de clareza a trama.


Algumas ilustrações foram aproveitadas do livro original (editado pela Chaosium), mas outros tantos monstros e criaturas receberam uma nova abordagem mais moderna. Os artistas da Sans Detour são no geral bastante talentosos e conseguem acompanhar a qualidade da arte interna em preto e branco. Ainda que a maioria das ilustrações seja derivada de fotografias, quando há desenhos, estes não decepcionam.

KEEPERS SCREEN


E finalmente o Keeper's Screen (Escudo do Mestre). O escudo vem com uma aventura introdutória chamada "Singeries" que pode ser usada como uma introdução da campanha. Ela serve basicamente para apresentar o personagem Jackson Elias um dos NPCs mais importantes da campanha e que será o fio condutor da investigação ao redor do mundo.


Apesar da aventura ser interessante, o filé mignon é o Escudo do Mestre que acompanha o pacote. O desenho do verso com a Montanha do Vento Negro e os membros de uma expedição (avançando na direção dele) é belíssima! Eu goste muito dessa escolha de imagem, fica algo sugestivo, que aponta para o lado pulp da trama envolvendo uma corrida ao redor do mundo para salvá-lo da ameaça de cultos e das criaturas por eles reverenciadas. 


Uma visão mais próxima do Screen com o grupo de investigadores.

O único senão é que o screen de Masks é basicamente o mesmo em relação ao Escudo básico de Call of Cthulhu francês. Por sua vez esse modelo é o mesmo adotado pela Chaosium no atual Keeper's Screen, com as mesmas informações, tabelas e gráficos para auxiliar o mestre. Eu preferia que o escudo tivesse informações exclusivas da Campanha, tornando-o exclusivo, mas ao invés disso as informações são genéricas.

Bom, é isso!

Les Masques de Nyarlathotep é uma Edição Especial simplesmente sensacional que só comprova o excelente trabalho gráfico e visual da Editions San Detour. É um filão que as editoras norte-americanas ainda não descobriram, produtos com acabamento luxuoso que até podem custar mais caro, mas que fazem a alegria dos fãs. Um padrão de qualidade ainda longe de ser equiparado na terra do Tio Sam, quem dirá aqui no Brasil.

O maior problema (além do preço!) é a barreira do idioma. Eu tenho um conhecimento básico de francês que se resume a dois anos de curso e algumas aulas nos tempos de colégio. Mas surpreendentemente o problema da língua pode ser  transposta com boa vontade e a providencial ajuda de um dicionário. E no fim das contas, depois de algum tempo você descobre que consegue ler boa parte dos textos.

Achou interessante? Então leia também:

Atlas do Mythos

Novo Keeper's Screen

A Lovecraft Retrospective

Bookhounds of London - Edição Limitada

The Art of H.P. Lovecraft Cthulhu Mythos

3 comentários:

  1. Muito legal o post, a minha campanha jah chegou aqui tb, mas nao tive coragem de gastar com a versao da bolsa, fiquei com o box apenas e aproveitei para comprar outros livros. Aqui no interior de sp é dificil de encontrar jogadores, por sorte tenho um grupo pequeno e acabo conseguindo jogar de vez em quando. Só por curiosidade, para comparar com o meu gasto aqui, vc pediu apenas essa campanha? você pagou imposto? qto saiu no final? abs
    www.antided.blogspot.com
    www.mahjongbr.org

    ResponderExcluir
  2. Opa Octavio.

    A minha esposa comprou quando estava em viagem de trabalho fora do Brasil direto em uma loja por isso deu para cortar a parte do imposto e despesas de envio.

    ResponderExcluir
  3. Olá,sou novo aqui no site e devo dizer que ele é incrivel!
    Posso ver que você joga uma espécie de Board Game baseado no universo de Lovecraft,poderia me dizer como conseguir?sou muito fã das histórias.
    Se possivel poderia me dizer tambem,como conseguir os livros?os Cthulhu Mythos,se possivel?
    Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir