quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Criaturas do Nevoeiro - Horror Tentacular e o Louva a Deus Caçador



De todas as criaturas habitando o Nevoeiro poucas são mais implacáveis e aterrorizantes do que o Horror Tentacular. Verdade seja dita, poucas pessoas conseguiram ver essa abominação por inteiro, uma vez que o monstro possui dezenas de tentáculos que se estendem por vários metros além de seu corpo e estes sempre atacam primeiro.

As poucas testemunhas que viram o Horror Tentacular o descrevem como uma grande massa amorfa e pulsante, similar a uma lula gigante, polvo grotesco, ameba ou a mistura de todas essas coisas. A coloração do monstro é  de um arroxeado doentio, passando a um tom branco opalescente no centro. A massa inteira é viscosa e gotejante, como se ele tivesse saído da água. A carne de matéria alienígena se assemelha  a borracha vulcanizada e exala um odor forte de maresia e frutos do mar estragados. A criatura tem um único olho, amarelo e leitoso, arredondado mais ou menos do tamanho de um farol de automóvel capaz de ver através do nevoeiro. Abaixo do olho, a criatura possui uma boca arredondada similar a de uma lampreia. Fileiras de dentes se estendem por toda circunferência dessa peça bucal em forma de tubo. Ou ao menos essa é a descrição geral.

Os tentáculos se projetam diretamente da massa amorfa, de diferentes tamanhos e diâmetro, alguns com mais de 50 metros de alcance afinando nas pontas. Outros bem mais curtos e com o mesmo diâmetro ao longo de todo comprimento. Os apêndices correspondem a 2/3 da criatura e desempenham funções essenciais auxiliando na alimentação e na locomoção.


Eles são usados sobretudo para capturar e agarrar presas, além de trazê-las até a boca da criatura. Cada tentáculo é extremamente sensível a vibrações, sendo capaz de captar movimentos e sons. Ao perceber uma presença, o tentáculo abre duas abas laterais semelhantes a lábios que sondam o ambiente.  Quando uma possível presa é identificada, o tentáculo avança em sua direção tentando agarrar ou então se fixar sobre a presa. Para agarrar, o tentáculo simplesmente se envolve ao redor do alvo como se fosse um chicote e tenta imobilizá-lo apertando moderadamente. A capacidade de esmagamento do tentáculo é forte o bastante para entortar um cano de ferro ou arrancar uma cerca de aramado. Em alguns casos, o apêndice se fixa sobre a presa, fazendo com que os espinhos afundem na carne desta. Em seguida as abas do tentáculo se abrem com um movimento rápido (como uma porta) arrancando pedaços inteiros, deixando uma horrível laceração. Tubos logo abaixo desses espinhos parecem realizar um trabalho de coleta do sangue e fluidos que são sugados e estocados em bolsas coletoras.

Os tentáculos se movem com grande agilidade e auxiliam na movimentação da criatura. Para se deslocar o monstro contorce os tentáculos e tenta rolar sobre eles lentamente. Dada a dificuldade dessa operação, o Horror Tentacular raramente se desloca. Em geral a criatura prefere encontrar um esconderijo protegido onde possa se ocultar enquanto os tentáculos cuidam de suas necessidades. Existe a possibilidade dessas criaturas agirem de forma semelhante a certos moluscos terrestres, adaptando-se a "conchas externas" que lhes proporcionem certo grau de proteção. Dessa forma, um Horror Tentacular poderia espremer seu corpo amorfo no interior de um automóvel por exemplo, isso até ficar grande demais e ter de procurar outra casca.   



ESTATÍSTICAS para CALL OF CTHULHU

Horror Tentacular, besta faminta

char.          rolls          média
STR          6d6           19-20
CON        3d6+6       16-17
SIZ           8d6           25
INT          2d6           7-8
POW        3d6           9-10
DEX         1d6           3-4

HP: 21
Bônus de Dano: +2d6

Ataques: Mordida 40%, dano 1d6+db
             
Proteção: 3 pontos de carne semelhante a borracha

Sanidade: 1/1d10 por ver um Horror Tentacular, mais no caso de criaturas muito grandes.

Em termos de jogo, é mais provável que os investigadores encontrem os tentáculos do Horror Tentacular antes de encontrar a criatura em si.  Cada tentáculo é tratado como uma criatura única.

STR     3d6
DEX    4d6
SIZ      4d6
CON   3d6

HP: 11-12
Bônus de Dano: +1d4.

Ataques: Agarrar 50%, dano imobilizar (teste na Tabela de Resistência STR vs STR, para se livrar)
                Fixar e Despedaçar 40%, dano 2d6+db

Proteção: 2 pontos de carne semelhante a borracha

Sanidade: 1/1d6 por ver um Tentáculo.
               
ESTATÍSTICAS PARA RASTRO DE CTHULHU   

Habilidades: Atletismo 3, Briga 6, Vitalidade 13

Limiar de Acerto: 3

Modificador de Alerta: +1, +2 quando oculto.

Ataques: +1 (mordida)

Armadura: A carne semelhante a borracha reduz danos perfurantes, inclusive balas em 2 pontos.

Perda de Estabilidade: +1

TENTÁCULOS INDIVIDUAIS:

Habilidades: Atletismo 5, Briga 9, Vitalidade 6

Limiar de Acerto: 4 (rápido e ágil)

Modificador de Alerta: +1

Ataques: +0 (agarrar), após um ataque bem-sucedido agarrando, o tentáculo agarra e segura a vítima, causando dano por esmagamento automático (-1). Um tentáculo pode arrastar a presa inexoravelmente para a boca em duas rodadas que a mantiver capturada. A presa pode tentar escapar testando Fuga contra Atletismo do Tentáculo, +2 (Fixar e Despedaçar)

Armadura: A carne semelhante a borracha reduz danos perfurantes, inclusive balas em 1 ponto.

Perda de Estabilidade: +0


LOUVA A DEUS CAÇADOR



Praticamente todas as criaturas que habitam o Nevoeiro são por definição predadores carnívoros. Isso nos leva a ponderar a respeito de quais seriam os grandes predadores dessa dimensão, o equivalente a felinos de grande porte ou ao urso em nosso planeta. A resposta para essa pergunta pode estar na existência de uma criatura tão voraz quanto perigosa, uma besta que recebeu o nome de Louva a Deus Caçador (Hunting Praying Mantis).

Com cerca de 4 metros de comprimento e 2,5 de altura, esse animal possivelmente está no topo da cadeia alimentar do Nevoeiro, o que não é pouco, considerando a variedade de seres disputando esse posto. O Louva a Deus Caçador é obviamente um artrópode com características insectóides, muito semelhante aos  insetos da ordem mantidae, nos quais se destaca o louva a deus das pradarias. Assim como seu correlato terrestre, esse animal possui um corpo alongado, com dois pares de pernas compridas responsáveis pela sustentação e duas pinças frontais segmentadas. Todos os membros possuem espinhos e são revestidos com um exoesqueleto quitinoso resistente.

A cabeça ao contrário dos louva a deus terrestre é longa e achatada com placas protetoras de quitina protegendo os olhos multifacetados. A boca desprovida de dentes possui uma espécie de bico afiado em forma de abridor de garrafas que é usado para perfuração. A potência do golpe é suficiente para abrir buracos em placas de compensado e portas. Após ferir a presa, a criatura a agarra com as pinças frontais e começa a arrancar pedaços inteiros com pequenas quelíceras laterais. O monstro também pode atacar com as pinças nas suas patas frontais apertando com força.

Uma de suas armas mais importantes é a rapidez e agilidade, surpreendente para um animal de seu tamanho. O Louva a Deus Caçador é capaz de correr a até 70 quilômetros por hora em linha reta. Ele ainda pode aderir a superfícies verticais. As potentes patas traseiras permitem que ele dê saltos de vários metros com notável precisão. Esse ataque é especialmente mortal, uma vez que a criatura joga todo o seu peso sobre a vítima visando esmagá-la. Além disso, o Louva a Deus Caçador faz jus ao seu nome, movendo-se silenciosamente e observando a presa, esperando o melhor momento de atacar.

ESTATÍSTICAS para CALL OF CTHULHU

Louva a Deus Caçador, o Rei dos Predadores do Nevoeiro

char.          rolls          média
STR          5d6           16-17
CON        3d6+3       13-14
SIZ           5d6           16-17
INT          2d6+3       10-11    
POW        3d6           09-10
DEX         3d6+6       16-17

HP: 16
Bônus de Dano: +1d6

Ataques: Garras (2) 55%, dano 1d6 +db
                "Bico" Perfurante 60%, dano 1d8 +db
                Salto Esmagador 75%, dano 2d6

O Louva a Deus Caçador pode saltar sobre um alvo em um rolamento bem sucedido de Jump caindo em cima de sua presa. Esse ataque causa 2d6 pontos de dano e tende a ser o primeiro ataque do animal.
             
Habilidades: Jump 70%, Spot Hidden 50%

Proteção: 2 pontos de exoesqueleto de quitina

Sanidade: 1/1d6+1 por ver um Louve a Deus Caçador.

ESTATÍSTICAS PARA RASTRO DE CTHULHU 

Habilidades: Atletismo 11, Briga 14, Vitalidade 13

Limiar de Acerto: 4

Modificador de Alerta: +2 (olhos multifacetados)

Ataques: +0 (garras), +1 ("bico" perfurante), Salto Esmagador +2 (em um rolamento de Atletismo versus Sentir Perigo/Fuga, o animal salta sobre o oponente tentando esmagá-lo sob o seu peso.

Armadura: 1 ponto de exoesqueleto de quitina

Perda de Estabilidade: +1


2 comentários: