sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Mesa Tentacular: Playtest de "Degraus para o Abismo" cenário para Chamado de Cthulhu no Brasil


Olá para todos,

Em setembro tivemos a já tradicional Mesa Tentacular no Dungeon Carioca com um pequeno diferencial.

A sessão funcionou como o primeiro playtest do cenário que será disponibilizado pela editora Terra Incógnita responsável pelo lançamento de Chamado de Cthulhu aqui no Brasil. Ele é parte da recompensas obtida durante o Financiamento Coletivo do Livro Básico que deve estar saindo nos próximos meses.

A proposta original da recompensa é que fosse uma aventura se passando no Brasil da década de 1920.

Escolhi como local para a aventura o Rio de Janeiro, a Capital Federal no ano de 1926, quando a estória tem lugar. Os personagens eram investigadores brasileiros envolvidos com o desaparecimento de um membro da alta sociedade carioca que parece ter se envolvido com algo tenebroso que terminou por sobrepujá-lo. Tivemos uma boa dose de investigação, mistério e horror, principalmente na parte final.

Esse primeiro teste foi proveitoso para ouvir a opinião do meu grupo regular de jogo. São jogadores experientes em Chamado de Cthulhu que conhecem as regras e o estilo de jogo que eu costumo empregar nas minhas sessões. Uma das minhas preocupações principais é se o jogo poderia ser narrado sem problemas por um Guardião iniciante, e a resposta foi afirmativa.

No segundo playtest pretendo narrar o cenário para um grupo que não conhece o sistema e que não possui familiaridade com o jogo. Vamos ver como funciona. O que posso adiantar é que "Degraus para o Abismo" foi bem malvada e divertida. Uma aventura clássica, boa para iniciantes, mas também intrigante para veteranos que já estão acostumados a atirar, enlouquecer e tentar sobreviver a horrores tentaculares.

A sessão se iniciou por volta das 14:30 horas e foi até as 19:00, terminando com um número alto de fatalidades - por pouco não rolou um TPK. Dos cinco personagens que participaram do playtest, apenas um conseguiu sobreviver ao capítulo final. Uma próxima sessão vai determinar se a estória ficou muito hardcore (e precisa ser suavizada) ou se o grupo simplesmente teve azar em seus rolamentos, o que pode ser verdade.

De qualquer maneira, os comentários no final da sessão foram favoráveis, e irei incluir algumas boas sugestões dadas pelos jogadores na versão final. Agradeço demais às vítimas que participaram dessa primeira versão da aventura. 

Quanto a detalhes do progresso da estória: pode parecer um tanto quanto estranho eu ter narrado a aventura antes de ter a estória 100% escrita, mas acho que fez sentido no final das contas. Eu raramente tenho o hábito de escrever os cenários em detalhes, prefiro usar um apanhado de apontamentos e tópicos para não esquecer de nenhum detalhe. Dessa forma fico livre para improvisar conforme for rolando a estória. Como essa é uma aventura para ser passada adiante, preferi narrar e em cima dos resultados escrever o roteiro definitivo.

O arquivo de "Degraus para o Abismo" está praticamente pronto, faltando alterar alguns dados que improvisei durante a sessão e polir algumas arestas.

Espero que os jogadores que entraram no Financiamento Coletivo e que vão receber esse cenário aprovem o resultado.

A seguir, algumas fotos da sessão e dos props que usei para tornar a experiência de jogo mais interessante.

A mesa de jogo com o pessoal que fez o playtest
Aventura para cinco jogadores, mas acho que entre três e seis poderiam rolar a estória sem problemas.
Esse foi o prop físico do cenário, não é obrigatório, mas foi tranquilo de fazer.
A garrafa com o malefício
Eu escrevi runas e símbolos ao redor de toda garrafa de vidro, mas a tinta permanente, não foi bem "permanente" e se perdeu, mesmo assim, deu um efeito bem bacana.
O "manuscrito ancestral" é outro prop fácil de fazer que dá um clima legal na estória.
A leitura do manuscrito com louvores para uma abominação do Mythos.
E é claro, tem que ter os tradicionais recursos do cenário para ajudar a resolver o mistério.
Bom é isso!

Em breve, todos que participaram do Financiamento Coletivo poderão ver o resultado e dar sua opinião. 

Espero ter também um walkthough através do blog com sugestões e material de apoio para quem for narrar "Degraus para o Abismo".

2 comentários:

  1. Parabéns Luciano! Estou ansioso para receber esse material. Pelo que você já adiantou parece que está ficando excelente! Parabéns pelo trabalho.

    Abs,
    Drudi

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de algumas dicas:
    - Para complementar o livro do financiamento coletivo, quais livros do Drive Thru RPG você me recomendaria para melhor experiência da mesa.
    - Você já fez ou poderia fazer um post dando dicas de como fazer esses invejáveis props...

    ResponderExcluir