segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Nos Trilhos do Terror - Precisamos falar sobre Horror no Expresso do Oriente


Se você é um grande fã de Chamado de Cthulhu já deve saber que a celebrada campanha Horror no Orient Express está em Financiamento Coletivo por intermédio da Editora New Order.

Muitas pessoas tem perguntado o que exatamente é essa campanha, o que ela envolve, qual o seu formato e quais as novidades dessa edição em relação a Campanha que foi objeto de Financiamento Coletivo pela Chaosium a pouco mais de dez anos atrás.

Para responder essas questões fui atrás dessas informações e vasculhei a internet em busca das respostas, sobretudo aquelas que se referem ao material que está em Financiamento aqui no Brasil. Tenham em mente que essa edição, oferecida no formato de dois livros, é um revisão sobre o material originalmente lançado em 2013, naquela ocasião numa caixa de tamanho e peso consideráveis.

Então vamos às questões mais pertinentes?

1) Que Campanha é essa?


Horror no Orient Express é uma imensa campanha de Chamado de Cthulhu.

Ela pode ser considerada uma das campanhas mais icônicas da história do RPG, não apenas de Chamado de Cthulhu,mas dos RPG como um todo. Lançada em sua primeira versão no ano de 1991, Horror on the Orient Express (doravante HotOE) era um material diferenciado desde sua primeira encarnação.

No formato de caixa, o material era enorme, beirando o megalomaníaco, contendo não apenas os livros com as aventuras, mas também uma quantidade impressionante de suplementos, recursos do Guardião (os famosos handouts), mapas, adesivos, passaportes e uma série de outros itens que faziam os fãs salivar. É claro, esse luxo todo tinha um custo elevado. Numa época em que as caixas de RPG (os famosos Boxed Set que marcaram época), custavam algo e torno de 29 dólares, HotOE não saía por menos de 49 doletas.

Mas valia a pena!

HotOE oferecia uma experiência diferente das campanhas normais.

Não era apenas o fato de ser uma campanha de luxo, completa e cheia de elementos inovadores. A caixa era um símbolo entre os fãs de Chamado de Cthulhu e se tornou matéria de lenda. Ter jogado ou então, narrado essa campanha se tornou um elemento de distinção entre os verdadeiros fãs de CoC.

2) Como foi o Financiamento Coletivo?


Em 2013, a Chaosium anunciou que HotOE receberia uma nova edição e que manteria seu status de grande campanha, recebendo acréscimos e uma série de novidades.

O Financiamento Coletivo foi um enorme sucesso, mas por pouco não levou a Chaosium a falência.

Se por um lado o Projeto atingiu a cifra emblemática de mais de um milhão de dólares, por outro, o Financiamento foi desde o início marcado por problemas, incertezas e rumores. Explicando de maneira muito rápida, a Chaosium ofereceu recompensas demais e obteve uma resposta muito grande dos apoiadores. Talvez ela própria não esperasse tantos apoiadores. Entre as recompensas prometidas havia camisas, fichas de pôquer, baralhos de cartas, miniaturas, dados, moedas comemorativas e uma enxurrada de itens que a empresa não estava preparada para entregar. O pior, no entanto, foi a promessa do envio das caixas ao redor do mundo com frete grátis, algo que logisticamente falando era uma insanidade.

Em meio a atrasos, rumores e uma série de dúvidas sobre o envio do material, a Chaosium finalmente veio à público para lavor a roupa suja. Os fundadores originais, Sandy Petersen e Greg Stafford, que detinham controle majoritário sobre a empresa, exigiram o afastamento de Charlie Krank, responsável pelo Kickstarter e então presidente da Chaosium. Com Krank afastado, o restante do Financiamento foi para a Moon Design Games que administrou o imenso problema das entregas. Como resultado, os apoiadores receberam seus livros, mas a Chaosium amargou um prejuízo que por pouco não a obrigou a fechar as portas.

Mas nem tudo foi para o pior! No fim das contas, a mudança da administração da Chaosium deu o impulso necessário para a editora se modernizar e se tornar uma das grandes editoras de RPG da atualidade. Graças a essa mudança estrutural, o multipremiado Chamado de Cthulhu 7a edição foi lançado e com ele suplementos, antologias de cenários e material de primeira qualidade.

3) E que fim levou o Material do Financiamento Coletivo?


Com todos esses problemas, foi quase um milagre a caixa do Financiamento Coletivo ter sido lançada.

Por algum tempo ela chegou a ser vendida em lojas e via internet, mas logo ficou claro que o material era grande demais e tinha um custo de produção muito elevado. Isso sem falar que a caixa pesava notáveis 4 quilos, o que encarecia demais o frete. A Chaosium cobrava 100 dólares pelo material, um valor que era muito próximo dos custos de produção.

Em vista disso, a editora resolveu descontinuar a caixa oferecida no Financiamento Coletivo.

Isso significa que se você for o feliz proprietário de uma dessas caixas vendidas no Financiamento de 2013, você tem em suas mãos algo que um dia pode valer uma boa grana. Isso porque pouquíssimas, além daquelas entregues no Kickstart, foram vendidas. E no mundo do RPG, quanto mais raro o material, mais grana estão dispostos a pagar por ele.

Mas mesmo não estando disposta a comercializar a caixa, a Chaosium não queria abrir mão de um produto como HotOE. A solução foi mudar o formato dele e torná-lo mais acessível.

Assim surgiu a versão em dois volumes que está sendo trazida para o Brasil.

4) Como é essa versão da campanha em dois volumes?


Uma coisa que precisa ser dita é que essa nova versão de Horror no Expresso do Oriente é em essência o mesmo material oferecido no Financiamento Coletivo.

Os dois volumes que compreendem a obra possuem mais de 700 páginas (!!!) de material, reunindo todos os suplementos originais, os livros de referência e é claro, os cenários integrais.

A grande diferença é que o material recebeu uma nova diagramação e teve os muitos erros de digitação corrigidos. Na pressa de entregar o material em 2015 -mais de dois anos depois do Financiamento ter se encerrado e mais de um ano após o prazo prometido, a revisão deixou passar MUITOS erros.

Além disso, a edição trazia alguns adendos, algumas correções necessárias e uma série de atualizações e clarificações para a sétima edição, uma vez que a versão de 2013 foi estranhamente lançada antes do Livro Básico. Há alguns adendos na estrutura da campanha, alguns boxes que fornecem mais detalhes e trechos pertinentes que foram incluídos para a campanha correr de forma mais fluida.

Todos os adendos, correções e acréscimos foram muito bem recebidos e serviram para refinar o material original entregue à toque de caixa.

A versão que a New Order está trazendo é exatamente essa edição revisada em dois volumes, portanto, nunca é demais reforçar que não se trata da versão na Caixa. Esta não é mais vendida e está fora de linha.

Para quem quer ter a campanha HotOE essa é a única disponível atualmente, exceto, é claro, se você comprar das mãos de terceiros.

5) Ok, tudo muito bem, mas que tal falar da campanha em si?


Então vamos à parte divertida.

A Campanha Horror no Orient Express é a maior campanha de Chamado de Cthulhu lançada até hoje. Sim, ela é maior do que a recentemente publicada Máscaras de Nyarlathotep que por si só já é uma megacampanha.

HotOE é composta por nada menos do que 19 cenários de aventura.

Além das aventuras que fazem parte da campanha original que se passa no ano de 1923, existem outras que levam a ação para diferentes épocas e lugares.

A espinha dorsal da campanha acompanha os jogadores por cenários integrados que seguem o roteiro de viagem do famoso trem de passageiros - O Expresso do Oriente.

O grupo embarca em Londres e segue até Constantinopla, descendo em diferentes paradas para investigar e encontrar pistas que ajudarão na solução de uma grande conspiração envolvendo o Mythos de Cthulhu. Partindo da estação em Londres (Inglaterra), o grupo terá de enfrentar perigos e encontrar pistas em Paris (França), Lausane (Suíça), Milão, Veneza, Trieste (na Itália), Zagreb (Croácia), Vinkovci (Eslovênia), Belgrado (Sérvia), Sofia (Bulgária) e Constantinopla (Turquia).

Além desses cenários canônicos, a campanha oferece outros cenários dispostos ao longo de diferentes épocas e localidades.
Isso funciona como adendos à investigação principal. Digamos que os personagens encontram um diário em determinado cenário. Ao invés de simplesmente ler o diário e obter as pistas, os personagens tem a chance de vivenciar os fatos como se fossem parte daqueles acontecimentos, participando daquele cenário com personagens gerados previamente.

Há cinco cenários diferentes que são acessórios da história principal e que podem ser jogados dessa maneira diferente. Não por acaso, os cenários em questão são aqueles que servem de ambientação para Chamado de Cthulhu em outras épocas além da clássica dos anos 1920. Portanto, HotOE oferece uma aventura na Londres Victoriana (1893), uma na Terra dos Sonhos (sem data específica), uma de Cthulhu Idade das Trevas (em Constantinopla no ano 1204), uma de Cthulhu Invictus (Constantinopla no ano de 330) e finalmente uma aventura nos Dias Atuais em Istambul (no ano de 2013). 

Essas aventuras em outras épocas não são de modo algum obrigatórias, constituindo um material opcional. Algumas se encaixam de forma perfeita na narrativa, outras nem tanto. Mas de toda forma é uma ideia muito interessante abrir esse leque de opções e permitir investigar outros ambientes.

Ah sim, existe mais uma aventura acessória chamada Reino do Terror (Reign of Terror) que revela acontecimentos nos arredores de Paris próximo da revolução Francesa. Reino de Terror é um cenário em duas partes muito bem construído e interessante, justamente por apresentar a história de um dos mais interessantes (e letais) vilões da campanha.

6) Em linhas gerais, qual a trama de Horror no Expresso do Oriente?




Certo, para quem estiver curioso querendo saber sobre a Campanha, aqui vai uma versão rápida que não contém spoilers.

A campanha se inicia em Londres, no ano de 1923. 

Os investigadores estão na Capital do Império Britânico para participar de uma Conferência conduzida por um famoso estudioso do paranormal, o Professor Julius Smith. Posteriormente, eles descobrem que Smith estava no encalço de um perigoso Culto com base na Turquia que pretende levar adiante um plano macabro. Para ter sucesso em sua conspiração, o Culto planeja encontrar um poderoso artefato que foi dividido em partes e espalhado pela Europa. Uma vez reunido e consagrado, o artefato oferece enorme poder que em mãos erradas pode representar a destruição da humanidade.

Incumbidos de evitar o pior, o grupo parte em uma missão desesperada para reunir as partes do artefato antes que os cultistas tenham êxito em seu intento. Isso os levará em uma viagem através de diferentes cidades da Europa onde terão de investigar as pistas existentes e localizar as partes perdidas do objeto antes que seus adversários o façam.

É claro, as coisas não são tão simples quanto se pensa! 

Há diferentes grupos, além dos investigadores e do Culto, envolvidos na busca, cada qual com as suas próprias agendas, objetivos e planos. O Orient Express é o método usado pelos investigadores para chegar a cada uma das cidades e boa parte da campanha transcorre à bordo do mais luxuoso trem de passageiros do mundo. Contudo, o grupo terá de desembarcar e fazer suas investigações em localiaddes exóticas, enfrentando perigos e horrores indescritíveis.

7) Mas o quão boa é essa campanha?


Essa talvez seja a pergunta principal, certo?

Se a campanha é boa e se realmente vale a pena embarcar nessa?

A primeira coisa que é preciso entender é que se trata de uma campanha bastante longa. Se o Guardião pretende narrar cada um dos 19 cenários que compõem a campanha, ela vai ocupar boa parte de sua agenda de jogo nos próximos meses (possivelmente, anos).

A trama é bastante complexa, cheia de reviravoltas, com personagens marcantes, vilões assustadores e incidentes arrepiantes na melhor tradição das histórias de horror lovecraftianas. Diferente de Máscaras de Nyarlathotep que tem uma pegada mais pulp, com viagens ao redor do mundo, ação e frequentes combates contra cultistas e monstros, HotOE me parece mais adequada para um jogo clássico no qual a sanidade está sempre em cheque e os horrores do Mythos vão se insinuando cada vez mais perto dos investigadores levando-os às raias do desespero.

A história envolve uma boa quantidade de investigações, coleta de pistas e visitas a lugares remotos e assustadores, sobretudo no Leste Europeu. À medida que os trilhos do Orient Express levam o grupo na direção de seu destino final, a situação vai ficando mais e mais desesperada. Há ainda algumas boas incursões na Terra dos Sonhos a no coração de lendas e tradições do folclore europeu. Os investigadores terão de pensar e ponderar sobre as suas ações sabendo que nem sempre o confronto direto será a melhor opção para resolver as situações. De fato, se o grupo procurar o confronto repetidas vezes, as chances de fracasso são consideráveis.

Eu tenho um carinho especial por HotOE, pois foi uma das primeiras campanhas de Chamado de Cthulhu que joguei e até hoje é uma das minhas preferidas. Eu tive a oportunidade de narrar em outra ocasião e é uma experiência desafiadora, ainda que muito prazerosa. A campanha inteira é incrível e se jogada por um grupo realmente comprometido e motivado, será lembrada por muito tempo.

Eu realmente adoro essa campanha e a coloco facilmente entre uma das minhas melhores e mais memoráveis experiências de RPG. Se me perguntarem se vale a pena, eu tenho que responder honestamente "Com certeza, vale".

Para quem quiser verificar o Financiamento Coletivo, aqui está o link para ele.


E melhor de tudo, descobri que ele já está financiado!

Muito bom pessoal! Uma das melhores campanhas de todos os tempos está à caminho!




2 comentários:

  1. Todos a bordo! Embarcando rumo ao mistério e a loucura!
    Passageiros de Primeira Classe, por favor, sentem-se à frente!
    A Emoção e a Aventura já vão começar...

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  2. New order é impecável! Eu apoio todos materiais sempre! Nem sabia de todo esse imbroglio sobre a caixa. Eu comprei na Amazon br e tava em promoção.

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