sábado, 23 de dezembro de 2023

O que podemos esperar do filme "O Chamado de Cthulhu" de James Wan


A notícia chegou de forma inesperada, criando uma sensação de curiosidade, expectativa e preocupação na mente dos fãs de H.P. Lovecraft.

Em uma entrevista para divulgar seu novo filme Aquaman II, o diretor James Wan deixou escapar que está trabalhando num projeto para levar às telas uma adaptação de "O Chamado de Cthulhu". Ele pretende dar o pontapé inicial na pré-produção dessa adaptação do conto de mesmo nome, ano que vem e ter o filme pronto para 2025.

"O Chamado de Cthulhu", escrito por Lovecraft em 1928 é uma de suas obras mais conhecidas, conto que contribuiu de maneira incontestável para consolidar muitas das bases do que conhecemos hoje como Horror Cósmico. Ele pode não ser a história seminal do gênero construído por Lovecraft, mas é um dos contos que reúne a maioria de seus elementos. Temos um acadêmico em busca de um segredo, um artefato misterioso, um culto operando nas sombras, uma conspiração Ancestral que aguarda uma profecia prestes a se concretizar, além de um horror que ameaça a raça humana com uma nova era de morte e loucura.

"O Chamado de Cthulhu" também é notório por introduzir o personagem mais famoso criado por Lovecraft, o Deus Monstruoso Cthulhu, misto de Dragão, Gigante e Cefalópode. Nos últimos tempos, o autor ganhou reconhecimento e sua obra foi redescoberta por fãs e entusiastas que consomem sua ficção na forma de livros, séries, desenhos, jogos de tabuleiro e RPGs. Filmes, no entanto, parecem ser uma mídia difícil de se enquadrar. O interesse existe, mas as produções de contos lovecrafianos ao longo das décadas parecem recair em duas categorias distintas: filmes toscos que ganham status de cult e filmes que são simplesmente toscos e totalmente esquecíveis. Seja lá qual for o tipo, parece difícil para a obra de Lovecraft encontrar seu lugar na sétima arte.

Mesmo o prestigiado diretor mexicano Guilhermo del Toro, vencedor do Oscar e conhecido entusiasta de Lovecraft não conseguiu levar adiante seu projeto de estimação, a adaptação de "Nas Montanhas da Loucura", que há mais de uma década habita o limbo das produções muito aguardadas mas nunca filmadas. Uma série de contratempos alheios à vontade de Del Toro impediram a realização do filme. Seria a concretização de um sonho para os fãs de longa data que adorariam assistir uma produção à altura da obra original.

Del Toro esteve bem perto de iniciar as filmagens de "Montanhas", mas tropeçou em Prometheus que trazia uma história inconvenientemente semelhante. Além disso, a Universal, estúdio que ia assumir a produção parecia querer enxugar o orçamento que ficaria na casa dos 80 milhões. Apesar do interesse de astros conhecidos, com rumores de Tom Cruise interessado no projeto, a coisa não foi para a frente e o próprio Del Toro acabou desistindo.


Surge agora, James Wan, sinalizando não apenas com o interesse em levar adiante uma adaptação, mas afirmando que a pré-produção começa em breve. Ou seja, sinal verde para que "O Chamado de Cthulhu" se torne realidade. Mas o que isso significa para os fãs? Quem é James Wan na fila do pão? E principalmente, se essa notícia é digna de comemoração ou de preocupação?

Vamos por partes.

James Wan e um nome já conhecido no meio do cinema americano. Ele se consolidou como um diretor e produtor se franquias lucrativas de horror como Jogos Mortais e Invocação do Mal, além de produzir e escrever roteiros de filmes que alcançaram sucesso de público e de crítica.

Não é de hoje que Wan transita com desenvoltura no universo do horror, é dele o primeiro e melhor episódio da série Jogos Mortais. Para quem acompanha os blockbusters mais recentes, Wan é o sujeito responsável pelo surpreendente sucesso de Aquaman, um dos únicos filmes de heróis da DC que atingiu e até ultrapassou as expectativas da Warner Bros. Wan também está cotado para ser o diretor e roteirista de Monstro do Pântano, mesmo após produzir uma série sobre o mesmo personagem que durou uma única temporada. Isso mostra que, apesar do fracasso da série, ele ainda é considerado o nome certo para lidar com o celebrado personagem.

E não é pra menos, James Wan é reconhecido como um grande nome dentro do gênero, produzindo e buscando imprimir um estilo próprio em seus filmes.

Mas seria ele o nome certo para uma adaptação da obra de Lovecraft?

É difícil dizer. Muitos fãs apontam que Wan é um devoto do cinema de susto, que costuma fazer filmes jump scare, que fogem um bocado da proposta do Horror Cósmico. Talvez um diretor com um estilo mais introspectivo fosse mais adequado para a tarefa, mas francamente, eu penso que ele pode sim surpreender.

James Wan já deixou claro em seus trabalhos que domina a linguagem do horror e que consegue imprimir tensão e ritmo nos seus trabalhos. O primeiro Jogos Mortais é um excelente filme que conjuga tensão e suspense num ambiente confinado. As já mencionadas franquias Invocação do Mal e também Sobrenatural, dirigidas por ele também tem essa marca. Mesmo Aquaman, que é claramente um filme pipoca de super herói tem bons momentos de suspense, coincidentemente trazendo um ataque de criaturas submarinas que se assemelham, muito provavelmente de modo proposital, aos abissais.


Além disso, Wan já declarou que é, ele próprio, um fã de Lovecraft. Em mais de uma entrevista ele disse adorar os contos, a mitologia e os pormenores do Horror Cósmico. Quem melhor do que um fã de verdade para assumir a direção de um filme inspirado na obra de seu ídolo? Sabemos que James Wan também costuma escrever o roteiro de seus próprios filmes, o que é um bom indicativo de que não haveria conflito entre roteiro e direção. Além disso, ele também costuma assumir a cadeira de produtor, o cara responsável por injetar dinheiro na coisa. Se esse for o caso, podemos imaginar que ele daria atenção total ao filme e trabalharia em cada aspecto dele.

A escolha de "O Chamado de Cthulhu" também me deixa animado. Nem todos consideram esse conto como o melhor de Lovecraft, contudo ele tem certas vantagens sobre outros. De muitas maneiras, ele é o mais vendável para o público em geral. Além de trazer Cthulhu, que possui certo reconhecimento na nerdesfera, ele tem uma história mais fácil de entender e digerir para os recém chegados no Horror Cósmico.

A trama envolve uma conspiração misteriosa, conta com vilões muito bem construídos, diferentes cenários e um final apoteótico em alto mar. Quem assistiu Aquaman sabe do que James Wan é capaz de fazer em se tratando de imagens grandiosas envolvendo monstros colossais e terrores submarinos.

Aliás, esse pode ser outro trunfo do diretor, sua habilidade em traduzir em imagens cenas grandiosas e que usam para tanto efeitos especiais. Isso, somado a capacidade dele em reunir recursos para permitir essas cenas tem potencial para resultar em algo de primeira. E sejamos francos, um dos grandes temores em se tratando de filmes lovecraftianos é que os efeitos fiquem meia boca e os monstros pareçam ridículos. Após assistir Aquaman com o ataque dos Abissais e do monstrão, fica claro que, se for bem feito, o resultado pode ser incrível.

A única dúvida que resta é sobre a fidelidade do roteiro, se ele vai atender ao que queremos (e merecemos) ver na tela. Não é de hoje que os filmes baseados na obra de Lovecraft sofrem de forma medonha na mão de roteiristas que querem adaptar as histórias, seja para os dias atuais, seja para uma linguagem mais "mundana". O recente "A Cor que caiu do Espaço" com um Nicholas Cage atuando em estado comatoso é um exemplo fragrante disso.


O roteiro de uma história lovecraftiana, se beneficiaria ao seguir um script o mais próximo possível do original. Contudo em termos de Hollywood isso é um baita risco. As histórias de Lovecraft seguem uma estrutura bem particular, difícil de ser adaptada. E para quem não está habituado ao Horror Cósmico pode ser meio difícil entender que a sutileza da atmosfera, isolamento e loucura são tão importantes quanto cenas de susto e sangue. Se o diretor for capaz de compreender isso, ele pode fazer a diferença.

Outro fator que nos deixa animados é que James Wan costuma se dedicar às suas franquias. Em uma entrevista ele disse que ao acertar em um filão, não se importa em continuar dentro dele, explorando diferentes facetas e nuances em sequências. Se Chamado for um sucesso, talvez haja esperança de ver filmes baseados nos Mythos na tela grande, senão dirigidos, ao mesmo produzidos por ele.

Ainda é muito cedo para dizer qualquer coisa. É cedo até mesmo para ter certeza se "O Chamado de Cthulhu" realmente vai acontecer como previsto, mas quem sabe tenha chegado a hora de ter uma produção de boa qualidade baseada em H.P. Lovecraft.

E é isso que todos nós queremos!

3 comentários:

  1. Gostaria de sugerir o filme " Underwater " ( Ameaça Profunda de 2020 - disponível na Star+ Netflix ), não é uma obra prima mas me surpreendeu de forma bem positiva..

    ResponderExcluir
  2. Seria interessante ver como ele lidaria com o racismo presente no texto do conto. Será que ele teria coragem de colocar brancos no culto ao Cthulhu?

    ResponderExcluir
  3. "A única dúvida que resta é sobre a fidelidade do roteiro" .... esse é o grande problema, a meu ver...

    ResponderExcluir