quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Creepypasta - O Lado Negro do personagem Bob Esponja

Esses dias no intervalo do trabalho estava conversando com um colega a respeito de vídeos estranhos que aparecem na internet. Sabe como é, esses vídeos que mostram autópsias alienígenas, filmagens de discos voadores, descoberta de criaturas até então desconhecidas, vídeos tremidos de aparições fantasmagóricas, etc... (sinceramente, às vezes a gente têm muito tempo de folga).

Lá pelas tantas ele ficou sério e perguntou: "Você já ouviu falar do episódio "Red Mist" do Bob Esponja"?

"Como é?" Perguntei sem entender do que ele estava falando. Tudo o que sei a respeito do Bob Esponja é que minha afilhada adora o personagem e ele foi o tema da festinha dela quando fez 2 anos. Fora isso, devo ter visto dois ou três episódios.

"Cara, é uma parada sinistra pra cacete, vi o vídeo esses tempos no you-tube, é tenso! Bizarro mesmo!" comentou com uma expressão séria.

"Ah, tá brincando!" disse já abrindo a página para procurar o tal vídeo.

"Não tô de sacanagem!" disse meu colega, um marmanjo de uns 30 anos, "se você vai assistir essa parada, vou dar uma saída e volto depois..." e disse já levantando para sair da sala.

Abanei a cabeça e comecei a ver a coisa.

Bom, assisti o tal vídeo e sim, meu colega estava certo, é bizarro pra cacete.

"Viu, eu te avisei!" disse ele de forma irritante quando voltou para o escritório.

É claro, trata-se de um vídeo construído para ser bizarro e se espalhar pela internet acompanhado de uma estória igualmente esquisita. É o tipo da coisa criada para se tornar "lenda urbana", esse tipo de arquivo de vídeo tem até um nome: "creepypasta".

A estória por tráz de "Red Mist", obviamente não é verdadeira. Duvido que esse vídeo tenha sido feito por um animador escocês que se encontra atualmente preso por ter matado várias pessoas, que alguém morreu ou foi realmente tomado de um sentimento suicida depois de assistir trechos dessa animação.

O vídeo mais parece uma compilação de várias cenas de episódios do desenho original, com acréscimo de alguns truques de edição e sons. Não obstante, o trabalho que o sujeito (seja lá quem for) teve para fazer esse vídeo é notável e o resultado não menos do que... sinistro.

Andei pesquisando a respeito dessa estória na internet e encontrei algumas páginas que falam a respeito. À seguir, estou copiando um texto extraído na íntegra de um Blog chamado "Minilua". Não sei o nome do autor, mas se alguém souber, por favor cite aqui para que eu possa colocar os devidos créditos.

Achei a estória estranha o bastante para figurar como curiosidade. Então lá vai:

O Lado Negro de Bob Esponja (extraído do Blog minilua)

“Red Mist” (Névoa vermelha) é uma fita contendo um episódio inédito de Bob Esponja, criada por um animador escocês, agora preso, que queria apresentar a fita como o primeiro episódio da quarta temporada, apresentando a morte de Lula Molusco. Até agora houveram dois relatos contando a história a seguir, uma de um estagiário e a segunda do próprio editor do canal da Paramount que viu o vídeo. O texto a seguir é a versão do estagiário da Nicklodeon, Chaz Agnew, porém com o acréscimo de alguns trechos do segundo relato para melhor descrição do episódio.

Eu era um residente nos estúdios da Nickelodeon em 2005, por causa da minha graduação em animação. Eu não era pago, claro, a maioria dos residentes não são, mas tive algumas vantagens além do aprendizado. Para os adultos não é grande coisa, mas a maioria das crianças na época se matariam por isso, já que trabalhava com editores e animadores, eu conseguia ver os novos episódios dias antes de serem lançados.

Eles tinham recentemente feito o filme do Bob Esponja e com isso a criatividade da equipe teria ficado um pouco esgotada, o que atrasou o início da quarta temporada. Mas o verdadeiro motivo do atraso foi bem mais perturbador. Houve um problema com o primeiro episódio da quarta temporada que atrasou o desenvolvimento por vários meses.

Eu e dois outros estagiários estavamos na sala de edição, juntamente com os animadores e editores de som para o corte final. Nós recebemos uma cópia do que seria o episódio “Medo de Hambúrger de Siri” e nos juntamos em frente à tela para assistir. Os animadores geralmente colocavam títulos engraçados, numa espécie de piada interna entre nós, já que a animação ainda não estava finalizada, nada particularmente engraçado. Então quando lemos o título “O Suicídio do Lula Molusco” não pensamos em nada além de que seria uma piada mórbida. Um dos residentes até riu do título. A música tema tocava normalmente.

A história começou com o Lula Molusco se preparando para praticar com a clarineta em sua casa enquanto Bob Esponja e Patrick brincam do lado do fora. Lula Molusco coloca a boca na clarineta e só consegue tocar algumas notas antes de ser interrompido por alguém batendo em sua porta. Ele desce as escadas e abre a porta, encontrando um vendedor ambulante.

O vendedor, um peixe escocês gigante, pergunta se ele poderia ter um momento com Lula Molusco. Mas este diz que não está interessado e bate a porta na cara do vendedor, andando de volta para seu quarto. O vendedor bate à porta mais uma vez, e Lula Molusco abre a porta irritado. O vendedor, parecendo bem triste, diz à Lula Molusco que “a névoa vermelha está vindo” e vai embora, deixando um Lula Molusco confuso para trás. Ele volta para seu quarto e continua a praticar com a clarineta.

Depois de tocar algumas notas bem erradas, Bob Esponja e Patrick começam a rir do lado de fora, interrompendo Lula Molusco mais uma vez. Ele olha pela janela e grita com os dois, dizendo que ele precisa praticar para um concerto que teria. Bob Esponja e Patrick se desculpam com lágrimas nos olhos e vão para suas casas. Lula Molusco, incerto de si mesmo, volta a praticar com sua clarineta mais uma vez, agora sem ser interrompido.

A cena então vai se “apagando” em vermelho e permanece assim por doze segundos. Talvez por causa de um erro, a mesma cena repete mais uma vez, o que provavelmente deve ser comum em edições básicas de animação. Entretanto, dessa vez, os olhos dos personagens foram substituídos por novos, mais realísticos e com pupilas vermelhas. Não há mais áudio nessa cena, tirando alguns “cliques” ocasionais.

Depois da repetição da cena anterior, uma nova começa, com os mesmos olhos vermelhos nos personagens. Agora todos estão no teatro, onde Lula Molusco está tocando sua clarineta. Os quadros da animação “pulam” a cada quatro segundos, mas o som permanece sincronizado. Depois de uma apresentação ruim da música que ele mesmo intitulou “Red Mist”, Bob Esponja e Patrick são vistos na platéia vaiando Lula Molusco.

Neste ponto que as coisas começaram a ficar estranhas. Durante o show, alguns quadros se repetem, mas o som não (neste ponto é o som sincronizado com a animação então sim, não é comum), mas quando ele pára de tocar, o som termina como se o show nunca tivesse acontecido. Há um rápido murmúrio e o público começa a vaiá-lo. Não é vaiar o Lula Molusco que é incomum no show, mas você poderia muito bem sentir o desespero dele. Daí mostra Lula Molusco em full frame, que olha visivelmente com medo.

A cena muda para a multidão, com Bob Esponja no centro da tela, que também está vaiando. No entanto, essa não é a coisa mais estranha. O que é estranho é que todos tinham os olhos hiper realistas. Muito detalhado. Claro que não eram olhos de pessoas reais, mas algo um pouco mais real que CG. Alguns de nós nos olhamos durante a cena, obviamente confusos. A cena muda para o Lula Molusco, sentado na beira de sua cama, olhando muito desamparado. O ponto de vista de sua janela vigia é de um céu noturno por isso não é muito tempo após o concerto. A parte preocupante é que neste ponto não há som. Literalmente, sem som. Nem mesmo o feedback dos alto-falantes na sala. É como se os altofalantes fossem desligados, embora o seu estado lhes mostrou funcionando perfeitamente. Ele apenas ficou lá, piscando, neste silêncio por cerca de 30 segundos, então ele começou a soluçar baixinho.

Ele colocou as mãos (os tentáculos) sobre os olhos e chorou em silêncio por quase um minuto, ao mesmo tempo em que um som no fundo começa a crescer muito lentamente a partir do nada para quase inaudível. Soou como uma leve brisa por uma floresta. A tela começa muito lentamente a aumentar o zoom em seu rosto. Seu choro fica mais alto, mais cheio de mágoa e raiva. A tela começa com algumas distorções, como uma TV com sinal ruim e logo volta ao normal. O som fica mais alto e lentamente, mais grave, como se uma tempestade estivesse se formando em algum lugar.

A parte assustadora é o som e os soluços de Lula Molusco, parecia real, como se o som não viesse dos alto-falantes ou se os alto-falantes fossem apenas buracos e o som estivesse vindo do outro lado. Por baixo do som do vento e soluçar, muito fraco, ouvia-se algo que parecia rir. Após cerca de 30 segundos neste clima, a tela ficou borrada e se contorceu violentamente e algo brilhou sobre a tela, como se um único quadro fosse substituído. O animador principal pausou e voltou quadro a quadro. O que vimos era horrível. Era a foto de uma criança morta. Ele não tinha mais do que 6 anos. O rosto estava desfigurado e ensanguentado, um olho arrancado e o estômago aberto com as entranhas caíndo ao seu lado. Ele estava deitado em uma espécie de pavimento, provavelmente uma estrada. A parte mais assustadora era a sombra do fotógrafo. Não havia fita de isolamento, nem marcadores de evidência, e o ângulo era totalmente diferente daqueles de uma foto policial. Parecia que o fotógrafo era a pessoa responsável pela morte da criança.

Depois que essa foto aparece, a cena volta para Lula Molusco soluçando, muito mais alto do que antes, e o que parece ser sangue escorre de seus olhos ao invés de lágrimas. O riso, que lembra o riso do vendedor no início do episódio, pode ser ouvido ainda. O som de vento na floresta também pode ser ouvido em som alto, com o som de galhos sendo quebrados e de crianças gritando. Depois de vinte segundos, outro quadro aparece, agora com uma menina de mais ou menos oito anos morta, caída de barriga pra baixo em uma poça de sangue, aparentemente na mesma floresta da foto do menino. Suas costas estão abertas e suas entranhas empilhadas sobre ela. Novamente o corpo estava na rua, e a sombra do fotógrafo era visível, muito similar no tamanho e forma vistos na primeira foto. Eu me segurei para não vomitar, e outra residente, a única mulher da sala, saiu correndo.

O episódio continuou, Lula Molusco ficou em silêncio, assim como todo o som, como era quando começou essa cena. Ele colocou seus tentáculos para baixo e seus olhos estavam agora feito em hiper realismo como os outros estavam no começo deste episódio.

Eles estavam sangrando, vermelhos e pulsantes. Ele só olhou para a tela, como se estivesse assistindo ao telespectador. Após cerca de 10 segundos, ele começou a chorar, desta vez não cobrindo seus olhos. O som era penetrante e forte, aos poucos o som de seus soluços foi novamente misturado com gritos de crianças. O som do vento voltou, assim como a risada ao fundo, dessa vez a próxima foto que aparecera durou por cinco quadros.

O animador conseguiu parar a cena no quarto quadro. Dessa vez a foto era de um garoto, da mesma idade da primeira criança, mas dessa vez a cena era diferente: as entranhas estavam sendo puxadas para fora de um corte no estômago por uma mão grande.

O animador continuou. Era difícil de acreditar, mas a foto seguinte era a mesma, mas havia algo de diferente nela, algo que não conseguíamos perceber exatamente. O animador voltou para o primeiro quadro e os acelerou. Eu vomitei no chão e os editores de animação e som ficaram mortificados com o que viram. Os cinco quadros, quando acelerados juntos, pareciam quadros de um vídeo. Podíamos ver a mão lentamente erguer as tripas da criança, vimos os olhos dela focarem-se em seu assassino, nós até vimos, em dois frames, a criança piscar.

O diretor de edição de som nos mandou parar, ele tinha que ligar para o criador da série e mandá-lo ver aquilo. Mr. Hillenburg chegou depois de 15 minutos. Ele estava confuso com o porquê de ter sido chamado ali, o editor continuou o episódio.

Após aqueles quadros terem passado, toda a gritaria e todo som parara novamente. Lula Molusco estava apenas encarando o espectador, seu rosto estava na tela toda. A cena afastou-se e aquela voz profunda disse “FAÇA”. A câmera rapidamente se afasta para revelar que Lula Molusco está segurando uma arma. Lula Molusco ergue o cano da arma para sua boca e atira. Sangue espirra de sua cabeça e a tela corta para estática (o famoso “chiado”).

Os últimos cinco segundos do episódio mostrava seu corpo na cama, um olho pendurava-se para fora do que restava de sua cabeça, encarando o nada. Então o episódio acabou. Mr. Hillenburg obviamente ficou furioso com aquilo. Ele imediatamente quis saber o que diabos estava acontecendo. Muitas pessoas já haviam deixado a sala àquela altura, então apenas alguns de nós assistimos ao episódio novamente. Ver o episódio mais uma vez apenas colaborou para fixar mais ainda tudo na minha mente e me causar pesadelos terríveis. Me arrependo de ter ficado.

Como resultado deste incidente, três animadores (Barry O’Neill, Grant Kirkland Jr. e Alyssa Simpson) foram mandados para o hospital, um editor se aposentou (Fernando de la Peña) e um residente (Jackie McMullen) cometeu suicídio. A fita foi enviada para a polícia, que determinou que a animação havia sido criada por Andrew Skinner, um animador escocês. Ele foi acusado por nove assassinatos, incluindo o das duas crianças que aparecem na fita.

Uma cópia da fita foi feita (antes da polícia confiscar a original) por Chaz Agnew. Agnew fez várias tentativas de distribuir as cópias da fita de Skinner e espera poder lançá-las em site de leilão online em breve.

O vídeo abaixo mostra um trecho de 49 segundos do vídeo original, a penúltima cena do episódio. Foi o primeiro trecho liberado por Agnew, após isso alguns fãs fizeram uma montagem, um “remake” caseiro do episódio.

A seguir o tal vídeo (assista por sua conta e risco):



Já o vídeo abaixo mostra o segundo trecho liberado por Agnew.

33 comentários:

  1. E quem disse que eu tenho coragem de ver os vídeos, depois de ler o post inteiro? Nossa!

    ResponderExcluir
  2. eu fiquei foi curioso para assistir ._.'

    ResponderExcluir
  3. Isso eleva o hoax sobre atrações infantis a outro patamar. No meu tempo eram só as músicas da xuxa ao contrário.

    ResponderExcluir
  4. O vídeo não impressiona, mas o relato é assustador.

    ResponderExcluir
  5. Pois é... o relato é bizarro, mas difícil de engolir certos trechos. O vídeo que segue o artigo é de alguns trechos, não o vídeo completo, se é que ele realmente existe.

    Procurando por aí descobrio que existem diversas outras Creepastas, sendo uma do Mickey Mouse (supostamente produzido nos anos 40) o mais bizarro. Vou ver se encontro.

    ResponderExcluir
  6. esse que tu falou é o Suicide mouse. ele é medonho, mas também achei ele foda por causa da musiquinha

    ResponderExcluir
  7. http://medob.blogspot.com/2009/12/suicide-mouse.html ai tem o video, mas eu aviso não é muito legal nesse site tem algumas creepypast, ate do pokemon tem. Uma que eu gostei é chamada de candle cove ou algo assim é bem interessante.

    ResponderExcluir
  8. Legal o relato, cara perturbado,assassinatos e tal...daqui apouco estarão generalizando a situação e as igrejas dizendo que Bob Esponja é mais um dos nomes de Lúcifer.hahahaha Tomara que você ache o do Mickey.

    ResponderExcluir
  9. Tenso mesmo é o relato do vídeo, muito tenso.

    ResponderExcluir
  10. Encontrei o Suicide Mouse no you-tube, é bem tenso também.

    Mas a tensão é causada pela sugestão e ela música principalmente.

    ResponderExcluir
  11. O Bob Esponja com essa carinha feliz nunca me enganou, sempre achei meio satânico. Kkkk!

    E o Patric parece o Nyarlathotep. Já sei de tudo!

    ResponderExcluir
  12. O video mostra alguns trechos da historia citada acima, mas da para perceber que é uma montagem
    e não um trecho retirado de um episodeo completo e 100% desenhado.

    ResponderExcluir
  13. caras e vcs perceberam no final da cena original do lula molusco o 1 vidio aparece uma cena de um casal se vcs pararem o vidio e passar lentamente vcs verao um casal de maos dadas `-`

    ResponderExcluir
  14. no primeiro vídeo se vc pausar em + - 17 ou 18 segundos, na hora que está mostrando o lula molusco e pisca,deixando a tela preta e reaparecendo ele, aparece escrito: Squidward will fucking DESTROY YOUR PLANET

    ResponderExcluir
  15. aqueles olhos sao grandes pokebolas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk , isso e besteira , no brasil tem gente pior , tipo o chefe do comando vermelho que ja deve ter matado mais de 1000 pessoa , deicha fernandin beramar topar com esse cara kkkk

    ResponderExcluir
  16. ah, slá, se for verdade mesmo, tomara q liberem o vídeo original no youtube. fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  17. Pessoal.. creepy pastas há DIVERSAS na internet... É clássico.. ;)

    ResponderExcluir
  18. não vi nada de mais '-' (assisti os 2 videos)
    u,u montagem muito da mal feita fora que sei lá '-' não me deu medo

    ResponderExcluir
  19. O relato é verdadeiro?
    Será que tem como verificar os nomes dos funcionários e se houve mesmo os afastamentos e o suícidio?

    ResponderExcluir
  20. Gente, que tal ler o post?
    "É claro, trata-se de um vídeo construído para ser bizarro e se espalhar pela internet acompanhado de uma estória igualmente esquisita. É o tipo da coisa criada para se tornar "lenda urbana", esse tipo de arquivo de vídeo tem até um nome: "creepypasta"."

    ResponderExcluir
  21. Eu amo contos de terro sõ os meus favoritos, mas eu me pergunto:"Como eu consigo dormi bem essas noite?"

    ResponderExcluir
  22. Creepypasta é a evolução dos contos de terror. Muito legal. Tem um do Slenderman que eu, ao ler sozinho de madrugada, gelei legal... E olha que só no café-da-manhã eu como dez creepypastas, hein?

    Mas é como disseram aí, se um religioso bocó e fanático pegar uma história dessa... Já viu, né?

    ResponderExcluir
  23. eu sou um dos parceiros da minilua e fui eu que criei os videos e a creepypasta,meu nome é Vinícius Gabriel,mas o nome da minha conta no Google+ é Bart Simpson.
    Visite os outros parceiros da Minilua através desse link:

    www.minilua.net/parceiros.html

    ResponderExcluir
  24. Não vi nada demais, a fita sim deve ser vem interessante!!!

    ResponderExcluir
  25. e ai? eu sou da igreja e não vou sair por ai dizendo que o bobo da esponja é do diabo... pois a igreja já sabe disso ha muito tempo.

    ResponderExcluir