quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Serviço telefônico - Um prop da Lista dos Assignantes da Cidade do Rio de Janeiro em 1905

Eu não poderia falar de telefones sem mencionar esse "prop" do meu amigo Rodrigo González.

Trata-se de uma reprodução em fac-simile da "Lista de Assignantes da Cidade do Rio de Janeiro" conforme editada pela Brasilianische Eletktricitats Gesellshaft em Julho de 1905. A companhia alemã detinha a concessão do serviço telefônico na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1889.

A história do telefone no Brasil, no entanto havia se iniciado uma década antes, quando D. Pedro II encomendou a instalação do primeiro aparelho em sua residência oficial no Palácio de São Cristovão, onde hoje se encontra o Museu Nacional. O Brasil foi um dos países pioneiros na instalação de telefonia, para se ter idéia em 1883, o Rio de Janeiro já contava com 5.000 assinantes.

Com o aumento progressivo de assinantes um diretório com os números teve de ser criado. Essa lista é a mais antiga do acervo do Museu das Telecomunicações.

Aqui estão as "Instrucções de Manejo dos Apparelhos Telephonicos" transcritas na postagem aterior. Eu adoro o lembrete de que "Os pedidos de ligação só poderão ser atendidos pela Estação Central quando for indicado o NÚMERO - e não o nome ou a firma - do assinante a ligar".

Isso realmente devia acontecer... daqui a alguns anos vão comentar no mesmo tom de piada que muita gente logo que o celular surgiu colocava o fone no ouvido antes de discar, como se estivesse esperando o sinal de linha. Confesso que cansei de fazer isso...


A Lista conta com um bom número de assinantes, tanto números particulares quanto firmas, empresas e lojas de comércio da época.

Outra coisa que chama a atenção são as propagandas e anúncios de rodapé oferecendo a "Maravilha Curativa", o "Unguento Maravilhoso", os serviços da "Seguradora Mercurio" ou ainda o aluguel de veículos da "Cocheira Moreaux".


Listas de Telefones são um item muito legal para servir como pistas em cenários investigativos.

Esses livretos estavam na casa de praticamente todas as pessoas e era hábito fazer anotações nas margens, sublinhar ou marcar telefones e endereços. Uma lista desse tipo pode conceder muitas pistas interessantes.

Imagine a lista telefônica de Charles Dexter Ward com o telefone e endereço de vários açougues assinalados. Ou quem sabe a lista telefônica de um investigador assassinado contendo um anúncio de escritório de detetives circulado. São pistas bem interessantes para serem usadas como handouts em aventuras.

Além disso, nãopodemos esquecer que ns anos 20, telefonistas devidamente persuadidas a falar, poderiam conceder informações interessantes a respeito das ligações de alguém que se deseja investigar. Bons detetives deveriam prezar essas profissionais ou ao menos manter um contato nas centrais telefônicas.

3 comentários:

  1. Muito bom Luciano, só que meu nome é com z no final. González.
    hahha.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Luciano,
    Primeiro, parabéns pelo blog, sempre leio com o maior prazer.

    Outra coisa é que vc pode buscar esse tipo de material na Biblioteca Nacional Digital, bndigital.bn.br onde vc pode baixar imagens digitais de documentos, fotografias e periódicos antigos. Trabalhei lá um tempão e garanto que o material é excelente. Sobre os anúncios qeu vc citou, os jornais disponíveis na BN tem milhares deles nos periódicos, vale a pena olhar!

    Paulo Miguel

    ResponderExcluir
  3. Pronto corrigido.

    Quero ver escrever o meu sobrenome sem errar também. ;-)

    Obrigado pela dica Paulo Miguel, vou dar uma olhada.

    ResponderExcluir