terça-feira, 8 de maio de 2012

Porque Prometheus matou "Nas Montanhas da Loucura"?


Não é de hoje que as notícias à respeito da adaptação de "Nas Montanhas da Loucura" pelo diretor Guilhermo Del Toro vão de mal à pior.

Agora  parece que o proverbial "último prego" teria sido martelado no caixão do ambicioso projeto envolvendo a novela de H.P. Lovecraft, e a razão seria o aguardado filme "Prometheus" de Ridley Scott.

"Prometheus", filme que estréia em 15 de junho e vem sendo alardeado como o retorno de Ridley Scott ao gênero Ficção-científica é uma espécie de prequel de Alien. Os eventos narrados no filme envolvem uma missão espacial que descobre uma nave alienígena em um escuro planeta e tenta entender a relação de uma misteriosa forma de vida ali encontrada com a humanidade. O filme finalmente explicará o papel do "Space Jockey", aquela criatura humanóide gigantesca que aparece em "Alien, o oitavo passageiro" e que transportava os ovos de Alien em uma nave colossal.

Para quem assistiu o trailer de "Prometheus" fica claro que o filme deverá ser nada menos que espetacular. Não apenas por voltar ao tema "horror no espaço", mas por reclamar de volta toda a estética original que tornava o primeiro capítulo da saga Alien uma estória realmente assustadora que com o tempo foi diluída ao longo de continuações cada vez menos empolgantes.

Mas o que o lançamento de Prometheus teria à ver com a derrocada final de "Nas Montanhas"?

Muito, infelizmente é a resposta.

Essa semana, enquanto os fãs de "Prometheus" comemoram a classificação 18 anos recebida pelo filme (o que demonstra a seriedade do projeto), Guilhermo DelToro deu uma declaração bombástica em seu site oficial.

Segundo o cineasta mexicano, o filme de Ridley Scott guarda enormes similaridades com o roteiro de "Nas Montanhas da Loucura" o que tornaria a transposição de ambos para o cinema um equívoco.

Del Toro declarou que o prelúdio de Alien teria diversos pontos em comum com o texto de Lovecraft, não apenas na premissa, mas a mesma "grande revelação" do filme.

SPOILER (se estiver disposto a ler, aberte o botão esquerdo do Mouse sobre o trecho escuro) :

Suponho que Del Toro se refere a suposta criação da humanidade nas mãos de uma raça alienígena.

No caso de "Montanhas", os Elder Things uma raça alienígena, teria sido responsável por construir a cadeia de DNA que originou a humanidade. O título "Prometheus" sugere que algo semelhante deve ser um dos pontos centrais da trama. Eu diria que a raça alienígena, seria a responsável pela gênese da vida na Terra e contaria como a tal "Grande Revelação".

Segundo Del Toro:

"As filmagens de Prometheus começaram na mesma época em que eu começava a pré-produção de Pacific Rim. O próprio título me deixou apreensivo, sabendo que Alien tinha sido bastante influenciado por Lovecraft e sua novela. Dessa vez, décadas depois e com o orçamento e prestígio de Ridley Scott, imaginei que a metáfora grega aludia aos aspectos de criação do livro de HPL. Acredito que esteja certo e, se assim for, como fã, estou realizado por ver Ridley Scott em uma nova ficção científica, mas isso marcará uma longa pausa, se não a morte, de Nas Montanhas da Loucura", escreveu o diretor.

No início de 2009, o projeto prestes a ser iniciado de "Nas Montanhas da Loucura" foi cancelado. As razões teriam sido o orçamento, em torno de US$ 150 milhões, e a insistência do diretor em manter a classificação 18 anos, o que tornaria o filme menos rentável para a Universal Studios. A produção do filme ficaria à cargo de James Cameron que pretendia realizar a filmagem utilizando efeitos digitais de última geração em 3-D.

A censura obtida por Scott, e a aparente similaridade de Prometheus com Nas Montanhas da Loucura - ambos retratam cientistas/aventureiros face a face com civilizações perdidas - levaria aos cinemas as mesmas ideias que Del Toro pretendia filmar. Isso seria uma falta de estímulo para o filme existir, pelo menos por enquanto.

A grande verdade é que Guilhermo Del Toro não é um diretor que tenha "bala na agulha" para bancar um projeto do tamanho de "Nas Montanhas da Loucura" tendo que cuidar dos interesses de estúdios, orçamentos milionários e ainda assim lutar para preservar a fidelidade do roteiro. Eu até achei que a entrada do James Cameron pudesse dar uma sustentação para que o filme decolasse, mas nem assim.

Ridley Scott é um cineasta bem mais conhecido, com uma longa biografia de filmes que se consagraram como sucessos de crítica e bilheteria (Blade Runner, Alien, Gladiador para citar três apenas). O poder de manobra lhe permite lidar melhor com o delicado jogo de Hollywood, levar adiante seus projetos e impor suas condições, por isso Prometheus acabou tendo uma classificação 18 anos e um grande orçamento.

A similaridade entre os roteiros é sim um grande problema para o futuro de "Nas Montanhas da Loucura". Historicamente filmes com roteiros similares a outros já lançados, acabam sendo preteridos e/ou arquivados, em alguns casos quando duas produções com temática semelhante são anunciadas, os estúdios correm para realizar o lançamento na data mais próxima possível. Assim foi com "Impacto Profundo" e "Armagedon", filmes sobre meteoros destruidores, "Formiguinhas" e "Vida de Inseto" desenhos sobre simpáticos insetos, lançados bem próximos uns dos outros para capitanear uma sadia rivalidade nas bilheterias. Uma vez que "Montanhas" sequer atravessou a fase de pré-produção é justo supor que o filme não estaria disponível por alguns anos.

É irônico... por um lado teremos um filme que beira o sensacional e pelo qual os fãs da ficção mal podem esperar. Por outro, esse mesmo filme parece colocar uma pedra sobre a possibilidade de vermos um dos mais geniais trabalhos de Lovecraft transposto para o cinema.

Para os que não assistiram ainda, aqui está o trailer de "Prometheus":

Trailer 1:



Trailer 2:

3 comentários:

  1. Rapaz, estoyu MUITO na pilha de ver este filme. Pessoalmente acho que o Camarão fez uma bobagem em Aliens 2, que ficou legal, mas matou o ponto forte do terror do primeiro filme. Quanto ao engavetamento, que dizer? Uma pena, pois seria certamente bem cuidado pelo Del Toro, mas É um filme que um dia sairá, de um modo ou de outro.

    ResponderExcluir
  2. Brother você já pensou em colocar um fórum para fãs de cthulhu poderem se reunir e jogar PBF(play by forum) ?

    Encontrei este forum somente com a temática de cthulhu : http://www.callofcthulhu.org.uk/ todos jogos mestrados são de CoC ou ToC.

    Se tivesse condições agrega um forum gratuito como o forumeiros para a galera se reunir e jogar.

    Abraços acompanho sempre seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria muito que o filme do Del Toro fosee mantido, mas diante das circunstâncias...

    Em todo caso estou um pé atrás com o Alien. Há muito tempo ficou banalizado.

    muito bom post !

    ResponderExcluir