terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Os monstros e seres mais bizarros de Arquivo X - Flukeman e Rob Roberts


Arquivo X passou a maior parte da década de 1990 assustando e fascinando os espectadores apresentando uma coleção de criaturas assustadoras e seres bizarros que marcaram época.

Claro, Star Trek, Doctor Who, Buffy entre outras séries anteriores ou do período, também tem seus monstros e criaturas alienígenas esquisitas, mas Arquivo X marcou época apresentando algumas coisas realmente aterradoras semana após semana.

Amparado por um orçamento mais farto que os seus competidores, Arquivo X conseguiu mostrar criaturas únicas que se tornaram verdadeiros ícones... a maioria delas lembradas e comentadas até hoje. Mais do que meros efeitos especiais, muitas delas tinham uma estória e uma explicação que no final das contas podiam ser absurdas, mas que de alguma forma, faziam sentido.

Nessa série de artigos, apresentamos alguns dos mais estranhos e incomuns seres a cruzar o caminho dos agentes Mulder e Scully. Alguns deles se mostraram oponentes perigosos e ameaçadores, outros eram indivíduos incapazes de compreender seus próprios poderes ou meras aberrações aterradoras.

Ao invés de transformar esse artigo em um simples TOP 10 com os monstros mais terríveis, preferi dar a eles um enfoque diferente e apresentá-los mais à fundo. Aqui temos espaço para mutantes, aberrações, monstros, demônios, assassinos em série e outras coisas intrigantes.

Flukeman (O Homem Planária)
O Hospedeiro (Host) - Temporada 2, episódio 2


O Flukeman talvez seja um dos monstros mais icônicos das nove temporadas de Arquivo X, mas assim como outras criaturas medonhas ele não é realmente maligno. No episódio, Mulder e Scully tentam encontrar a criatura à todo custo e mesmo quando a capturam, ela consegue escapar, literalmente escorrendo pelos seus dedos. Considerando a grave ameaça que esse aberração mutante representa, é estranho que Mulder tenha simplesmente desistido de encontrá-la e destruí-la.

O propósito principal desse estranho ser parece ser meramente a sobrevivência, sua preservação e a reprodução da espécie. Sendo uma criatura assexuada, capaz de se reproduzir por conta própria, o Flukeman age como um predador, perseguindo criaturas propícias a instalação de seus ovos, inseridos através de uma dolorosa mordida com seu scolex na nuca ou nas costas do hospedeiro. Uma vez inoculada, a vítima é liberada com os ovos em seu interior. Estes por sua vez irão eclodir matando o hospedeiro e liberando versões menores da criatura, semelhantes a planárias (flat worms). Esses parasitas medem entre 5 e 10 centímetros e são extremamente frágeis podendo ser removidos do hospedeiro, bastando para isso localizá-los nas camadas de tecido subcutâneas. Não foi estabelecido quanto tempo as crias necessitam para se desenvolver e qual seu padrão de crescimento - nem mesmo, se a criatura resultante é semelhante ao seu progenitor quando atinge o estágio adulto.

Uma análise da criatura conduzida pela Agente Scully permitiu que ela fizesse uma estarrecedora suposição sobre a origem do Flukeman. Ele teria surgido pela fusão anômala de células ou por um processo de supressão genética causado por doses maciças de radiação interagindo com um ecossistema poluído. De uma forma geral, ele seria criado pela ação humana no ambiente, e não ela natureza. O fato da criatura ter viajado para a América à bordo de um cargueiro russo, sugere que ele pode ter sido criado pelo acidente nuclear do reator da Usina de Chernobyl em 1986.

O ambiente preferido do Flukeman é o aquático onde a criatura consegue se mover e respirar. Ele se mostrou perfeitamente à vontade tanto no mar aberto, quanto nas galerias de esgoto de Nova Jersey e não há razões para desconsiderar que ele possa se adaptar em rios, pântanos e charcos. A capacidade de adaptação dele ao ambiente de esgoto não tratado, denota uma enorme resistência a micro-organismos. É possível que a sopa radioativa responsável pelo seu surgimento iniba a fixação de qualquer patógeno conhecido. Seu corpo com ossos flexíveis e basicamente cartilaginoso lhe permite transitar por espaços estreitos como esgotos, canos de banheiros públicos e dutos de conexão. Em seu ambiente favorito, o Flukeman é extremamente rápido e perigoso, como muitas de suas vítimas infelizmente descobriram.

O Flukeman manifesta uma notável capacidade de regeneração, herdada das planárias encontradas na natureza. Mesmo a perda de parte de seu corpo, não compromete a capacidade dele de se regenerar e crescer partes do corpo secionadas. De fato, nem mesmo a perda de metade de seu corpo, cortado por uma grade de metal, foi o bastante para matar a criatura. O espécime que escapou da caçada empreendida pelo Agente Mulder posteriormente parece ter se estabelecido em Marta's Vineyard, como denota uma manchete de jornal três anos depois. Seu atual paradeiro, entretanto, permanece desconhecido.

Flukeman - Homem Planária para Chamado de Cthulhu



Embora seja altamente improvável que existam outros exemplares dessa estranha raça mutante, as estatísticas abaixo pressupõem a existência dos mesmos. Os números entre parenteses são os valores apresentados pelos indivíduos medianos e aqueles entre couchettes se referem ao indivíduo encontrado pelos agentes.

ATRIBUTOS:

FOR: 3d6 +3 (med 13) [18]
CON: 4d6 (med 13) [19]
TAM: 2d6 +8 (med 14) [15]
DES: 3d6 (med 10)  [14]
INT: 2d6 (med 7) [7]
POD: 3d6 (med 10) [13]


Bônus de Dano: +1d4 [+1d6]
HP: média 14



HABILIDADES: Nadar 65%, Navegar 45%, Furtividade 50%, Esconder 60%, Escutar 55%

ARMADURA: Metade do dano de armas brancas e de concussão (facas, porretes e punhos).

ATAQUES: Mordida 55%, dano 1d6 +db + inserção de ovos, 

Agarrar 70%, esse ataque é usado quando o Flukeman e seu alvo se encontram na água, o objetivo dele, nesse caso, é afogar o inimigo.

A mordida do Flukeman é bastante dolorosa, resultando em uma marca arredondada em formato elíptico. A criatura tende a morder em áreas em que o hospedeiro não possa coçar ou examinar, de preferência nas costas ou na nuca. A mordida insere no hospedeiro 1d6 +1 ovos. Estes ovos eclodem 1d4 +1 dias depois de inseridos no hospedeiro, causando a morte deste e a liberação dos parasitas que passam a se alimentar da carcaça. É possível que a eclosão dos ovos libere no organismo algum tipo de substância tóxica responsável por causar a morte.

Em termos de jogo, o indivíduo contaminado deve fazer um Teste de Constituição na Tabela de Resistência contra POT = a constituição do Flukeman. Em caso de falha, ele morre no momento em que os parasitas nascem.

Os ovos podem ser removidos mediante uma cirurgia simples.

SANIDADE: 1/1D8 por ver o Flukeman

Rob Roberts, o Faminto
Fome (Hunger) - Temporada 7, Episódio 3


Rob Roberts é um destes monstros que não chega a ser maligno, ele é apenas incapaz de controlar o seu voraz apetite por carne, de preferência crua e humana. No começo do episódio, Roberts, um atendente de fast food tenta aplacar a sua fome comendo quantidades cada vez maiores de carne processada, mas logo ele conclui que não é o suficiente o que o leva a se alimentar de um cliente mal educado. O fato dele se alimentar do cérebro dessa vítima, acaba atraindo a atenção do FBI. No decorrer do episódio ele vai deixando uma trilha de cadáveres semi-devorados.

Não fica muito claro por qual motivo Roberts se alimenta de cérebros frescos, talvez ele os considere uma iguaria, a ponto de imaginar os suculentos miolos ainda dentro da cabeça de suas presas. Na ânsia de evitar o pior, o pobre coitado busca grupos de ajuda e se entope de moderadores de apetite, mas a fome não dá trégua. O discurso dele descrevendo o prazer que sente em comer carne é ao mesmo tempo engraçado e macabro, já que ele está se referindo a carne humana, não um churrasco.

O roteiro não explica o que ele é... mas remete mais de uma vez ao fato de que ser um carnívoro faz parte de sua natureza, negar essa característica, seria negar quem ele é. O fato de Roberts ser totalmente calvo (o que o obriga a usar peruca), ter a pele pálida (a ponto de empregar cosméticos) e seus olhos serem totalmente escuros (o que aparece quando ele se alimenta) aponta para a possibilidade dele ser algum tipo de híbrido. Seria ele o resultado de alguma maldição ou o último membro de uma raça com traços de Tubarão? Os dentes afiados dispostos em fileiras parecem apontar para isso.

Rob Roberts - O Faminto para Chamado de Cthulhu

É possível que existam outros indivíduos com condições semelhantes aquelas manifestadas por Rob Roberts. As estatísticas abaixo pressupõem a existência de indivíduos chamados coletivamente de Famintos.Os  números entre parenteses são os valores apresentados pelos indivíduos medianos e aqueles entre couchettes se referem ao indivíduo encontrado pelos agentes.


ATRIBUTOS:

FOR: 3d6 (med 10) [10]
CON: 4d6 +6 (med 19) [24]
TAM: 2d6 +6 (med 13) [12]
DES: 3d6 (med 10) [10]
INT: 2d6 +6 (med 13) [14]
POD: 3d6 (med 10) [10]

Bônus de Dano: +1d4


HP: média 16 [19]

HABILIDADES: Furtividade 45%, Esconder 45%, 

ARMADURA: 2, a pele do faminto é mais densa do que a de um humano normal.

ATAQUES:
Agarrar 50%, Mordida 65%, dano 4d4 +db, Regurgitação Ácida 40% (em até 3 indivíduos próximos).


Rob não é especialmente forte, mas possui uma tenacidade anormal, sobretudo quando está faminto. Ele tenta agarrar seu adversário ou deixá-lo apavorado e impotente para a seguir realizar um ataque com sua devastadora mordida.

Os dentes do Faminto são pontiagudos e serrilhados como facas, capazes de se enterrar profundamente na carne da vítima, causando danos consideráveis. A musculatura de sua mandíbula é extremamente forte e quando ele morde começa a fazer movimentos bruscos que lhe permitem lacerar e até arrancar pedaços inteiros de carne.

Um indivíduo ferido pela mordida do Faminto perde 1 HP por rodada em decorrência do sangramento resultante. Este dano pode ser sanado mediante um sucesso da habilidade Primeiros Socorros ou Medicina.

Famintos são capazes de devorar inteiramente o corpo de suas vítimas, mas o processo leva uma hora para cada ponto de TAM da presa. Uma vez que geralmente o Faminto precisa dispor dos cadáveres o mais rápido possível, ele tende a dar preferência para as partes da anatomia que lhe são mais atraentes. Roberts tinha predileção pelo cérebro e essa era sua prioridade.

A fome é uma sensação constante na existência dessas criaturas e eles precisam de uma dieta diária de pelo menos meio quilo de carne por ponto de TAM. 

O aparelho digestivo é bastante eficiente, os ácidos em seu estômago podem dissolver facilmente a quantidade de carne consumida. É possível, embora não apareça no episódio que o Faminto seja capaz de regurgitar essa bile ácida na forma de um jato de vômito. O mero contato com essa substância cáustica ocasiona uma queimadura que provoca 1d6 pontos de dano e se mantém ativa por 1d4 rodadas. 

SANIDADE: 1/1D6 por ver um Faminto sem disfarce. Adicional de 1/1d6 caso atingido pela bile ácida ou pela mordida.

5 comentários:

  1. Tambem existiu um mutante clássico no epsódio 01x02 - Squeeze (Assassino Imortal), Eugene Tooms.
    Ele merece uma resenha!

    ResponderExcluir
  2. Arquivo X sempre rende boas postagens. E bom ter estas estatísticas para jogar Chamado de Cthulhu. Aproveitando..... Chamado de Cthulhu seria o melhor sistema para Arquivo X? hehehehehe

    ResponderExcluir
  3. Fox Moulder encontra os Cthulhu Mythos!? Excelente ideia!

    ResponderExcluir
  4. Essas publicações do site me fazem querer ver arquivo x, porém é meio ruim porque não gosto muito de ficar vendo animes/séries muito longas, vale a pena mesmo?

    ResponderExcluir