quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Regras da Casa - Usando Habilidades Gerais sem pontuação em Rastro de Cthulhu

Interrompemos a sequência de postagens sobre os Fungos de Yuggoth para discutir uma House Rule para Rastro de Cthulhu.

A questão surgiu a partir de dúvidas quanto a regras do sistema Gunshoe e envolve as Habilidades Gerais dos personagens.

Normalmente os personagens com graduação zero em Habilidades Gerais não podem usar essas habilidades em seus testes. Pessoalmente eu prefiro uma outra abordagem que pretendo usar em meus jogos.

Essa regra na minha opinião deve ser empregada apenas em cenários Pulp.

Através dela teríamos o seguinte:

As Habilidades Gerais constituem perícias mais corriqueiras que podem ser empregadas em momentos de necessidade e quando o conhecimento técnico (ou de causa) não se mostra tão necessário.

É possível intuir qual o defeito de um motor e vedar a mangueira que está vazando mesmo que você não tenha pontos em Reparos Mecânicos. É possível se misturar em uma multidão e seguir uma pessoa mesmo que você não tenha Perseguição. Talvez a adrenalina e o medo permitam que um personagem salte um muro ou transponha um buraco que normalmente ele não conseguiria saltar por não dispor de pontos de Atletismo.

Essa regra opcional permite que o personagem seja capaz de testar habilidades gerais mesmo que não tenha pontos, mas para isso é preciso que:

1 - Seja uma situação especial que justifique o rolamento. O personagem precisa muito realizar a ação e emprega toda sua força de vontade e determinação.

2 - O guardião expressamento permite o rolamento.

Como funciona esse rolamento sem pontos:

O jogador faz um rolamento simples do dado, mas obviamente não tem pontos para gastar. Se a dificuldade para o rolamento não for possível de ser igualada pelo rolamento puro do dado, a ação não pode ser tentada.

Se o jogador conseguir atingir a dificuldade determinada pelo Guardião, a ação é executada. Opcionalmente, o guardião pode determinar que o personagem precisa de um instante para recuperar seu fôlego ou do stress da situação.

Opcionalmente o guardião também pode determinar que as ações realizadas são de caráter emergencial ou parcial. Ou seja, os resultados obtidos jamais se equiparam a um resultado obtido por alguém que domina a habilidade (possui pontos).

Por exemplo: Digamos que James Devon, o milionário aventureiro está fugindo de cultistas em seu veloz bugatti, quando de repente uma sombra negra se precipita do céu noturno. Ele vê uma forma misteriosa (um Espreitador Noturno) avançando na direção do veículo pouco antes dela atingir violentamente o painel. O carro sai da estrada e desce uma ribanceira na direção de um precipício.

James não tem pontos em condução (ele sempre teve um motorista para levá-lo). Desesperado ele tenta controlar o carro mas a situação é crítica. O jogador pede para rolar condução apesar de não ter pontos nesta Habilidade Geral, o Guardião concorda que a situação justifica um rolamento.

A dificuldade para assumir o controle do carro é "4", uma dificuldade alta, mas possível de ser obtida com um rolamento simples.

O jogador cruza os dedos e lança o dado que resulta em um "5"!

O guardião narra a cena: James luta com o veículo que desce em alta velocidade, mas em desespero ele consegue acionar o freio de mão enquanto gira o volante bruscamente. O carro dá um cavalo de pau sensacional e para a centímetros da queda fatal.

Ofegante, James abre a porta e sai do veículo, nem ele acredita que conseguiu escapar dessa enrascada.

Mas nem tudo é fácil:

Essa regra impõe um elemento de caos na forma de algo que também não está nas regras. Quando você faz um rolamento de uma Habilidade Geral na qual você não dispõe de pontos existe a possibilidade de atrair um resultado desastroso, indesejado ou em última análise trágico.

Isso acontece quando o rolamento resulta em "1" natural.

Nesse caso, o Guardião deve complementar a cena com um efeito que agrava a situação do personagem ou impõe uma complicação adicional.

Por exemplo: O milionário James Devon, o detetive Frank Nash e a a sedutora atriz Faye Garrison invadem o antro dos cultistas. Os três conseguem roubar o livro negro do culto que estava sobre o altar no templo. Mas quando se preparavam para escapar do maldito lugar, alguém parece se aproximar pelo mesmo corredor.

O Guardião diz para todos testarem "Sentir Perigo" para captar o som dos cultistas se aproximando.

Frank e Faye possuem pontos nessa Habilidade Geral e conseguem fazer o rolamento voltando apressadamente para dentro do templo. James que carrega o livro roubado não tem pontos nessa habilidade. O Guardião permite que ele faça um rolamento e determina dificuldade "3".

O dado rola pela mesa e o resultado é "1". Essa não!

O narrador descreve que James corre para o corredor na frente dos outros acreditando que a saída está próxima. Ele olha por cima do ombro a medida que avança para o corredor e só então percebe que seus colegas pararam. James percebe tarde demais que algo está errado e bate de frente nos dois corpulentos cultistas que escoltavam seu líder até o templo. Com o encontrão o livro voa de suas mãos, pior ele se enrola no chão com um dos homens trajando manto. Cerrando os dentes, o líder do culto aponta para o infiel. Os cultistas sacam suas facas e James tem o pressentimento que as coisas vão ficar feias.

2 comentários:

  1. Gostei da regra, bem simples, e dá muita tensão!

    ResponderExcluir
  2. As regras de Rastro são d eum modo geral bastante simples e deixam o jogo correr bem.

    Eu até entendo oq ue o autor das regras quiz fazer ao limitar o uso das habiliaddes gerais e impedir o rolamento, mas acho que fica mais legal permitir uma chance ainda que pequena aos personagens que não tem graduação.

    ResponderExcluir