O Museu Oceanográfico do Principado de Mônaco está exibindo uma mostra dedicada ao Mar Mediterrâneo (até 20 de maio de 2012). “Méditerranée” reune obras de arte contemporânea e instalações científicas, a peça que mais chama a atenção é a monumental obra do artista sino-francês Huang Yong Ping.
Sua gigantesca instalação em fibra para o Museu foi inspirada pelos terrores das profundezas e faz alusão aos mistérios insondáveis dos mares e segredos que habitam suas profundezas. "Wu Zei” (que em chinês significa "gigantesco") é uma peça impressionante que ocupa uma área de 25 metros no prestigioso Salon d´Honneur. O monstro, um enorme polvo, preenche todo o teto abobadado do salão e seus oito tentáculos se lançam pelo ar agarrando pilares.
Segundo o artista, a peça se refere ao poder incomensurável da natureza, uma força que o homem não pode conter ou prever. O imenso cefalópode de Huang Yong Ping foi inspirado por monstros mitológicos de Ovídio (“Metamorphoses”,VII, 62), Plínio (em seu "História Natural"), e Lucrece ("De Rerum Natura"), também foi imaginado por Victor Hugo (“Os viajantes do Mar”,1866), H.P. Lovecraft (O Chamado de Cthulhu, 1926) e Julio Verne (Vinte Mil Leguas Submarinas, 1869-70).
Não sei quanto a vocês, mas eu gosto desse tipo de arte. E francamente, poucas coisas podem representar melhor o terror dos mares do que um octopus gigante.
Aqui estão algumas fotos:
Eu teria uma mistura de felicidade e pavor estando nesse ambiente hehe
ResponderExcluirEsse cara sabe de algo -_-
ResponderExcluirP.S.: Mundo Tentacular, cês tem um banner de 170x50 para eu colocar em pesadeloinocente.blogspot.com ?