domingo, 1 de abril de 2012

Montanhas da Loucura - Quentin Tarantino cotado para assumir a direção do filme

Fonte: Hollywood Press

O Estúdio norte-americano Miramax confirmou nessa sexta-feira em uma badalada cerimônia com presença da imprensa, ter adquirido os direitos sobre a produção e adaptação do conto "Nas Montanhas da Loucura" (In the Mountains of Madness) de H.P. Lovecraft.

Até recentemente a Universal Pictures detinha os direitos sob a produção, que seria dirigida pelo cineasta mexicano Guilhermo del Toro (Labirinto do Fauno, Hellboy). A Universal cancelou o projeto no estágio de pré-produção e escolha do elenco por considerar que os custos seriam muito altos e que a faixa etária do filme (planejado para ser "R" -- Restricted) representava um grande risco aos investidores. A produção em 3D orçada em US$ 150 milhões, teria produção executiva de James Cameron e elenco estelar.

A Miramax planeja transformar "Montanhas da Loucura" em seu projeto mais importante para o final de 2014, quado ele deve ser lançado visando a temporada de premiações.

"Sim, o projeto desde já está sendo tratado como o mais impostante para o estúdio, uma produção realmente grandiosa e desafiadora, que esperamos, apresentará recursos técnicos inovadores", comentou o executivo Harvey Weinstein em seu discurso de apresentação dos projetos do estúdio para o futuro próximo.

Ele adiantou também que o orçamento do filme estará próximo ao idealizado pela Universal: "Não se pode recriar uma história dessa magnitude sem investir em efeitos digitais e uma equipe técnica de primeira qualidade. Vamos recriar todo um mundo e queremos que as coisas sejam bem feitas".

Mais importante, Weinstein disse que o roteiro será o mais próximo possível do original escrito por Lovecraft: "Queremos que esse filme seja um tributo a Lovecraft, não faria sentido fazer alterações que desvirtuassem sua obra", disse quando questionado a respeito de mudanças na estória que narra a jornada de uma expedição a Antártida que descobre as ruínas de uma civilização perdida.

Uma das principais preocupações da Universal versava justamente sobre o caráter pessimista da trama, mas Weinstein deixou claro: "Não planejamos fazer grandes mudanças na base do filme. Nosso objetivo é que ele seja o mais próximo possível do texto original".

O nome de Guilhermo del Toro, que escreveu o roteiro adquirido pela Miramax, não foi descartado como possível diretor, porém o estúdio fez mistério ao afirmar que há outros diretores cotados para o projeto. Quando perguntado especificamente à respeito de Quentin Tarantino, parceiro da Miramax em várias produções, Weinstein não escondeu ter havido uma sondagem:

"Quentin recebeu o roteiro e demonstrou interesse imediato pelo projeto, mas ainda estamos negociando e seria precipitado fazer qualquer presunção por enquanto".

Perguntado sobre a possibilidade o diretor de Pulp Fiction, Kill Bill e Bastardos Inglórios (todos pela Miramax Films) foi categórico em afirmar que o interesse existe:

"Eu sempre gostei de Lovecraft e seria uma honra trazer sua obra para o cinema. Eu já cogitava há algum tempo trabalhar em uma produção dentro do gênero horror fantástico e essa parece ser uma boa oportunidade de criar algo memorável. Uma espécie de homenagem aos grandes filmes de horror, sobretudo os expressionistas alemães dos anos 20 e 30, realizados por Murnau e Lang".

É possível que o filme seja produzido em preto e branco para se aproximar desse estilo clássico.

O comunicado da Miramax vem como resposta ao anúncios do meio da semana da Warner Brothers que pretende finalmente seguir em frente com o projeto engavetado de dar vida a obra prima do quadrinista Frank Miller, "Batman, the Darknight Returns". A primeira parte do filme (que terá uma sequência filmada simultaneamente) deverá ser dirigido por Zack Snyder (Watchmen) e terá à frente Clint Eastwood como o velho Bruce Wayne/Batman, Christina Ricci (como Robin) e Daniel Day Lewis (como Coringa).

Os dois filmes devem bater de frente nas bilheterias em 2014.

Resta agora esperar pela definição do diretor, escolha do elenco e mais informações.

4 comentários:

  1. até a parte do tarantino eu estava acreditando. mas aí quando veio essa de dark knight rturns caí na real do 1 de abril.

    ResponderExcluir
  2. Isso não se faz, é brincar com o coração da gente

    ResponderExcluir
  3. Grande fela, kkkkkkkkkkkkkk, 1º de abril quase me pegou! :D

    ResponderExcluir
  4. Quase acreditei ... mas que um filme baseado na obra de H P Lovecraft com Guilhermo Del Toro ou Quentin Tarantino na direção seria irado , isso seria :)

    ResponderExcluir