quinta-feira, 7 de junho de 2012

R.I.P. Ray Bradbury - 22 Agosto, 1920 – 6 Junho, 2012

O Mundo Tentacular rende um momento de silêncio em homenagem a um dos mais importantes autores de ficção científica de todos os tempos.

O pioneiro autor e roteirista Ray Bradbury faleceu ontem (dia 6 de Junho) no sul da Califórnia aos 91 anos.

Bradbury foi o responsável por escrever um grande número de contos icônicos no gênero ficção-científica e fantasia, tais como Fahrenheit 451, o drama extraterrestre Martian Chronicles, e a macabra fantasia Something Wicked This Way Comes. Incontáveis trabalhos dentro do gênero foram adaptados por Bradbury para o cinema e telas de televisão nos últimos 60 anos.

Ray Douglas Bradbury nasceu em 22 de agosto de 1920 em Waukegan, Illinois. Embora ele tenha passado a maior parte de sua adolescência sonhando em ser ator, Ray Bradbury começou a escrever logo após se graduar, apoiando sua ambição vendendo suas estórias para jornais e revistas. O primeiro trabalho vendido por Bradbury foi a estória curta “Pendulum”, publicada em 1941 pela revista Super Science Stories.
 
Após a publicação de “Dark Carnival” em 1947, Bradbury deu início a uma de suas mais famosas criações – intitulada, ‘The Martian Chronicles.” (As Crônicas Marcianas). A partir de então seu nome se consolidou como um dos mais prolíficos e respeitados escritores dentro do gênero Ficção, ao lado de Isaac Asimov, Theodore Sturgeon e Arthur C. Clark.

Bradbury trabalhou na adaptação de várias séries de TV e produziu inúmeros programas de televisão nas décadas seguintes. Ele foi roteirista de cinema e seus créditos incluem a adaptação de Moby Dick (1956), assinou também vários episódios dos clássicos programas Alfred Hitchcock Presents, Outer Limits, Twilight Zone (Além da Imaginação) e é claro The Ray Bradbury Theater (O Teatro de Ray Bradbury)  que ficou no ar entre 1985-92.

O mais famoso trabalho de Bradbury continua sendo a novela Fahrenheit 451, que conta a estória de um futuro em que a sociedade proibiu a literatura – chegando ao extremo de recrutar “bombeiros” para a tarefa de destruir livros proibidos. Fahrenheit 451 foi levado ao cinema pelo diretor Francois Truffaut em 1966, mas um remake vem sendo considerado nos últimos anos, sobretudo porque a mensagem central da história continua relevante nos dias atuais.

Reverenciado por sua imaginação e criatividade, Bradbury foi responsável por antecipar várias invenções e situações do cotidiano mundial. Bradbury costumava dizer: "Eu não tento prever o futuro, mas prevenir algumas coisas".

O escritor deixa um vasto legado – pelo qual ele foi agraciado com honrarias e prêmios que vão desde uma estrela na calçada da fama de Hollywood, até um prêmio Emmy, passando por uma Medalha Nacional de Mérito nas Artes, isso sem falar nos vários prêmios dedicados aos expoentes da Ficção Científica. Em 1992 um asteróide recebeu o nome "Bradbury 9766" em sua homenagem e antes disso em 1971, uma cratera lunar foi nomeada pelos astronautas da Apollo 15 "Dandelion Crater" (em honra a novela "Dandelion Wine", escrita por Bradbury).

A morte de Ray Bradbury deixa também um enorme vazio no mundo da Ficção e Fantasia, um espaço que vai ser difícil de ser preenchido.


"Não é preciso queimar livros para destruir uma cultura. Para isso basta que as pessoas parem de ler". - Ray Bradbury


Autor, roteirista, futurista, visionário, o primeiro marciano.

Um comentário:

  1. Grande, saudações. Procurei um contato aqui, mas não consegui encontrar. Tenho um blogue iniciando sobre muitas coisas relacionadas À Lovecraft, e o primeiro post é justamente sobre ele. Queria ver até uma possibilidade de parceria, conversar. Se quiserem, entrem em contato (pois eu infelizmente não posso além disso, não encontrei endereço de e-mail aqui). Valeu, grande abraço!

    ResponderExcluir