quarta-feira, 24 de julho de 2013

ENnie Awards 2013 - Os indicados para o prêmio de melhores RPG do ano


Semana passada saíram as indicações para o prêmio que é considerado o "Oscar do Mercado norte-americano de RPG".

Entre os indicados desse ano, alguns medalhões e algumas releituras de sistemas e ambientações já consagradas. E é claro, algumas boas surpresas.

Abaixo estão os indicados desse ano. Eu fiz alguns comentários a respeito daqueles que conheço ou já ouvi falar e citei os os meus favoritos.

A votação é aberta a qualquer um que quiser participar. Para isso, basta entrar na página oficial do ENnie Awards e escolher os seus prediletos dentro da lista.

Para nós brasileiros, a votação desse ano é especialmente interessante já que entre os indicados está nosso colega Pedro Ziviani, autor do Mythic Iceland, ambientação do sistema BRP editado pela Chaosium. Por sinal, gostaria de convidar os leitores a votar em nosso conterrâneo. E não apenas por questão de bairrismo, mas pelo fato de que o livro é de fato, muito bom.

Bem, sem mais delongas, aqui estão os candidatos de 2013:

Melhor aventura
Meu Voto: Caramba que difícil esse primeiro quesito! Esse com certeza foi um grande ano para escritores de cenários de aventura. Eu fiquei muito em dúvida. Zalozhniy Quartet da Pelgrane para a excelente Night's Black Agents foi muito elogiado em sua mistura de espionagem e sobrenatural. Dizem que todas as aventuras são bem acima da média! 

Enemy Within é considerado a maior campanha de Warhammer Fantasy até o momento, uma tremenda caixa que leva os personagens do início de carreira até alto nível. E quem conhece o padrão de qualidade da Fantasy Flight, o material é de primeira! 

Achtung! Cthulhu (saúde!) já teve uma resenha aqui no Blog e também foi bastante elogiada e quase levou o voto... mas, esse ano não tem para ninguém! The Last Sons, cenário para o faroeste macabro de Deadlands Reloaded vai para o trono. Grande cenário no estilo plot point de uma campanha usando personagens nativo-americanos. Cheio de idéias e inovações, muito bem escrito e detalhado.    

Melhor Acessório/Suporte de Jogo:
Meu Voto: Aqui fiquei entre três possíveis. O primeiro a trilha sonora para Ashen Stars que dizem ser muito bem feita, fugindo do comum que se espera em trilhas sonoras para jogos. Eu ouvi duas músicas e realmente elas dão o tom empolgante para uma campanha no melhor estilo space opera. Outra possibilidade seria o Screen de One Ring da Cubicle 7. Eu sou muito fã de Screens e esse em particular é de cair o queixo. O desenho e as tabelas são muito úteis, sem falar que os adendos são bem interessantes. Quase levou meu voto! 

Porém, eu vou ter que votar na Unspeakable Oath. Caras, para quem gosta de ambientações lovecraftianas, abram os olhos para essa publicação trimestral da Arc Dream. Ela é muito, muito, muito boa! Com artigos interessantes, resenhas, ideias para jogos e cenários completos.  

Melhor Arte de Capa:
Meu Voto: Aqui a questão é puramente de costo pessoal. Qual artista consegue chamar mais a sua atenção com uma capa que consegue traduzir o conteúdo do livro e o que está contido no texto. 

Mas se parece fácil no papel, na prática não é algo tão simples. 

Nessa categoria qualquer um dos candidatos pode vencer. 

Eu sou muito fã das capas feitas para Lamentations of the Flame Princess e gostei bastante dessa em especial. Não vai ser nenhuma surpresa se ela ganhar! A capa do Iron Kingdoms também é excelente, verdadeira obra de arte. Mas eu vou ficar com a do NPC Codex. Ela consegue invocar perfeitamente o conteúdo do livro. Ficou algo inspirador! 

Melhor Arte Interior
Meu Voto: Eu folheei o Night's Watch e ele é excelente! O Night's Black Agents também me chamou a atenção positivamente, assim como o livro de Forgotten Realms - como quase todos que a Wizards publica tem uma arte excelente. Mas aqui não tem pra ninguém! Shadows of Esteren é de longe o meu favorito, o livro é de chorar de tão bonito.


Melhor Blog
Meu Voto: Preferi não votar por não conhecer os candidatos.

Best Cartography
Meu Voto: O único que eu conheço é o "The Lands of Ice and Fire" que é realmente impressionante. Um amigo que nem joga RPG, mas que é super fã de Game of Thrones comprou e falou muito bem dessa caixa contendo uma coleção de mapas soltos que são quase um atlas. Olhem a foto abaixo e digam se não é algo muito bem feito. Acabei votando nele por conta do entusiasmo do colega, mas depois de ver essas fotos estou até cogitando comprá-lo.


Melhor livro eletrônico
Meu Voto: Apesar de ter adorado o "The Last Sons" para Deadlands Reloaded e ter votado nele para melhor aventura do ano, acabei votando nessa categoria em EPOCH, iniciais de "Experimental Paradign of Cinematic Horror" um RPG de Survival Horror que se propõe a simular os acontecimentos típicos em filmes B de terror, desde aqueles com monstros gosmentos, até criaturas gigantes ou assassinos em série. 

Eu gostei da proposta do EPOCH onde o destino dos personagens fica nas mãos dos jogadores todo o tempo e eles decidem qual será o destino de cada um baseado no que seria mais interessante para a estória. 

O fato de seu download custar apenas 4 dólares o torna ainda melhor.

Melhor "Jogo para a Família"

Meu Voto: Em um primeiro momento o voto quase foi para Doctor Who: Adventures of Time and Space, mas na última hora acabei optando por outro livro surpreendente.

Acreditem ou não, meu voto foi para o Mermaid Adventures, uma ambientação cuja proposta é apresentar o RPG para uma nova geração de jovens jogadores - no caso crianças entre 3 e 9 anos. 

É um livro despretensioso onde os jogadores assumem o role de heróis, princesas e bichinhos bem no estilo dos desenhos da Disney. A ideia é muito legal! Uma grande sacada para apresentar o RPG a crianças. Eu cheguei a pensar em comprar para minhas sobrinhas jogarem! 


Melhor Jogo Gratuito
Meu Voto: Esse também não votei. Não conheço esses jogos.

Melhor Produto Gratuito:
Meu Voto: Mais uma vez o voto vai para o EPOCH

Vale a pena baixar essa aventura introdutória, totalmente gratuita para conhecer qual é a do sistema e para conhecer uma aventura realmente malvada de terror.

Essa aventura não é original nem nada, pelo contrário, ela é o que se poderia chamar de  clássica, do tipo em que os elementos já foram vistos em vários filmes de terror. Gostei bastante da premissa e penso em mestrar um dia desses!

Aos fãs de horror de sobrevivência, eu recomendo muito conhecer esse sistema e procurar todas as aventuras de EPOCH. Elas são muito bem feitas, muito bem escritas e podem ser compradas à preço de banana. Isso quando não são gratuitas como essa daqui.

Best Game
Meu Voto: Desses eu conheci o Iron Kingdoms em sua nova encarnação, mas francamente não sei o quanto a ambientação mudou. Ouvi falar bem do Swordsmen and Sorcerers of Hyperborea, mas já temos várias ambientações de Sword and Sorcery, então não sei se ele apresenta alguma novidade que o torne diferente dos demais. Votei no final das contas em Night's Black Agents da Pelgrane Press. A mistura de espionagem, investigação secreta e vampirismo tinha tudo para dar errado, mas todos que leram esse livro elogiaram bastante. Está na minha lista faz tempo e venho acompanhando os comentários à respeito. Parece ser uma ótima pedida. Muita gente comenta que o sistema GUNSHOE ficou perfeito nessa ambientação. Eu confesso que estou muito curioso para ver as mudanças que esse livro sugere. 


Best Miniature
Meu Voto: Nessa categoria não votei.

Best Monster/Adversary
Meu Voto: O único que me interessou nessa lista foi o DC Adventures Heroes and Villains vol 2. Quem não gosta de conhecer as estatísticas de super-heróis e saber quais deles são mais poderosos quando colocados frente a frente? 

O primeiro volume já foi bem legal, com personagens mais conhecidos do universo DC, esse aqui trás alguns personagens mais obscuros, o que sempre é interessante para quem quer fugir do óbvio. Ele não muda a fórmula batida, mas sempre é ótimo de folhear.

Best Podcast
Meu Voto: Fiquei no vácuo aqui. 

Melhores Valores de Produção
Meu Voto: Nossa aqui a coisa esquentou. Estranhei a ausência da campanha de Warhammer Enemy Within, estranho não ter recebido pelo menos uma indicação. Mas vamos aos concorrentes mais fortes. Todo e qualquer produto da Cubicle 7 para a ambientação Doctor Who já começa com uma vantagem à frente das demais. A ambientação, o material e o acabamento dos livros são simplesmente incríveis. 

Seria necessário algo muito bom para passar a frente dele... e não é que apareceu um candidato à altura? Estou me referindo a Shadows of Esteren Book 1. Esse livro é o que há! Fazia tempo que não via um acabamento tão bonito e que me chamava tanto a atenção. Em se tratando de custo benefício, esse livro pode ser caro em relação aos demais, mas vale quanto pesa. 
Melhor produto relacionado a RPG
Meu Voto: Aqui eu confesso que fui bairrista à beça. Votei no "The Express Diaries" pela simples razão que ele é um resumo de uma das melhores e mais queridas campanhas de Call of Cthulhu lançadas até hoje: Horror on the Orient Express. Express narra aventura por aventura o que se passou em uma mesa de jogo, usando os personagens como os protagonistas de um romance se passando a bordo do mais luxuoso trem de passageiros do mundo. Adorei a ideia e espero que mais delas sejam lançadas.  


Melhores Regras
Meu Voto: Pensei no Dungeon World que dizem ser bem bacana, mas esse pareceu um pouco abaixo de outros dois. A briga de cachorro grande aqui é entre o Suvival Horror de EPOCH e o horror classudo misturando sangue e espionagem de Night's Black Agents. Esse categoria foi difícil... as regras do EPOCH são muito boas e inovadoras. As do Night's não são exatamente uma novidade, mas ouço tantos elogios sobre a maneira como essa ambientação utiliza o GUNSHOE que fiquei muito curioso para experimentar. E na dúvida entre inovação e um novo conceito de um sistema já conhecido em quem votar? Acabei optando pelo Nights Dark Agents, mas foi páreo a páreo até a linha de chegada.

Melhor Ambientação
Meu Voto: Eu conheci três dessas ambientações. Broken Rooms é muito interessante. A ideia é que existem realidades paralelas acessíveis através de portões e que entrar nesses planos pode ser muito perigoso. O livro é muito bem escrito e oferece infinitas opções para uma longa campanha. A outra opção foi Menzoberranzen, a clássica cidade dos Drows revisitada no universo da quarta edição de D&D. Eu não sou fã desse sistema de regras, mas Menzo sempre foi e sempre será lembrada como uma mega campanha no Underdark habitado pelos drows, os vilões que todos os fãs de D&D adoram odiar. Tão legal que valeu uma olhada. Mas o voto é claro, acabou indo para o Mythic Iceland do nosso colega Pedro Ziviani. O livro é extremamente bem escrito, os fãs da Era das Trevas e de Vikings irão encontrar uma inúmeros detalhes e curiosidades interessantes a respeito desse universo. Coisas que nunca apareceram em nenhum outro livro sobre o tema e que foram explorados com enorme competência.  

Melhor Software
Meu Voto: Voto mais do que consciente esse daqui!

Cthulhu Mythos Encyclopedia é extremamente útil e aproveitável por qualquer keeper, curioso ou entusiasta das estórias em que figuram as forças do Mythos de Cthulhu. Útil para Call of Cthulhu, Rastro, Shadows e qualquer ambientação com a participação das criaturas nefastas do círculo lovecraftiano. 

Essa versão eletrônica é ótima para consultas rápidas e vem atualizada com vários novos verbetes. O que já era bom, ficou ainda melhor!

Daniel Harms, o autor desta que é a terceira edição da Encyclopedia está de parabéns.

Melhor Suplemento:
Meu Voto: Na minha opinião um suplemento deve oferecer opções para o Livro Básico do distema ao qual ele está ligado. Deve fazer com que o jogo original ganhe mais detalhes e reviravoltas. Deve fornecer regras opcionais, aprofundando as opções do mestre e dos jogadores. É como um novo painel a ser apresentado. 

Dentre os suplementos candidatos, Menzoberranzen parecia uma boa pedida. Se a quarta edição não agradou a todos, esse livro pelo menos chama a atenção por trazer a tona uma das mais famosas ambientações de um mundo que por si só já é vasto: Forgotten Realms

Shadowrun 2050 e Nights Watch também parecem ser uma boa pedida e nem vou estranhar se algum desses dois acabar ganhando. Mas eu já disse como os suplementos para Doctor Who são demais? E esse mega suplemento, The Time Traveler's Companion acabou sendo o meu escolhido. A Cubicle 7 tem o mesmo cuidado em seus suplementos que dispensa aos seus Livros Básicos. Praticamente tudo o que eles lançam para Doctor Who tem o mesmo acabamento impecável da caixa básica. Se isso não demonstra que eles fazem ótimos produtos o que mais poderia? 

Melhor Website:
Meu Voto: Eu conheço dois dentre os candidatos: Gnome Stew e See Page XX. Os dois são muito bons, mas aquele que eu leio mais habitualmente é o Page XX dedicado aos jogos da Pelgrane. Sempre tem alguma coisa útil ali no meio, então... 

Melhor Texto:
Meu Voto: Páreo duro entre Doctor Who e Nights Black Agents. Em quem votar? O Night´s na minha opinião é um baita livro na opinião de todos que tiveram acesso a ele. Mas o Doctor Who foi escrito com a colaboração de alguns redatores do próprio seriado. Não dá para ser mais fiel do que isso! O negócio é tão bacana que serve como um almanaque para os fãs da série, mesmo os que não conhecem ou não se interessam pelo RPG. E isso, de um grupo de fãs que é quase tão fanático quanto os fãs de Star Wars ou Star Trek, não é pouca coisa. Qualquer um desses dois pode ganhar, mas como só se pode escolher um...   
Product of the Year
Meu Voto: E aqui estamos, na categoria final e mais importante. Essa é a categoria que define o melhor e mais importante lançamento do ano. E considerando tudo oq ue saiu, há muitos livros que poderiam estar no alto do pódio. 

Broken Rooms pode surpreender, embora não ache que o prêmio vai para uma editora pouco conhecida. 

Não acho tampouco que o prêmio vai acabar nas mãos da Wizards embora Menzoberranzen seja a melhor coisa que eles lançaram nos últimos anos. 

O EPOCH poderia ser uma boa opção, e por pouco não levou o meu voto. 

O Nights Black Agents e o Doctor Who: The Time Traveller's Companion estão entre os meus favoritos e ganharam meu voto em várias categorias. Não seria de estranhar se algum deles figurasse aqui como um reconhecimento definitivo. 

Mas não... quem vai para o trono na categoria principal do ENnies 2013 na minha modesta opinião não é outro senão o magnífico Shadows of Esteren Book 1. Esse livro poderia estar em um número maior de categorias, ao menos entre os candidatos de Best Writing poderia figurar. Misturando medievalismo com horror, a ambientação desponta como um herdeiro legítimo de Ravenloft, com o que havia de melhor naquela ambientação gótica. Como já devem ter notado eu adorei esse livro.

Bom, então é isso! Em breve saberemos quem são os vencedores.

Um comentário:

  1. Votei basicamente no Astonishing Swordmen & Sorcerers of Hyperborea,o jogo é muito bom, com uma ambientação muito legal de Espada e Feitiçaria com Fantasia Estranha.

    ResponderExcluir