sexta-feira, 23 de agosto de 2013

GenCon Indy 2013 - Viagem até a Meca do RPG (Parte 2)


Bom, vamos em frente no artigo a respeito da GenCon Indy 2013.

O Exhibit Hall (Salão de Exibição) ocupa a parte principal do Centro de Convenções e é onde os fãs de jogos de RPG encontram os stands das principais editoras em atividade.

Esses stands oferecem livros novos e antigos, lançamentos e outros já difíceis de serem encontrados. É também a chance de encontrar autores famosos, escritores conhecidos no meio e alguns artistas consagrados. Mais legal até do que encontrar esses caras, é constatar que 99,9% deles são super gente boa. Pessoas muito acessíveis que estão sempre dispostas a trocar algumas ideias, bater um papo, falar sobre seus trabalhos e contar sobre seus próximos projetos.

Eu circulei muito pelo Exhibit Hall e foi ótimo poder trocar algumas palavras com caras que eu já conhecia da internet, mas que foi simplesmente sensacional conhecer em pessoa. Além disso, consegui pegar algumas assinaturas e tirar fotografias (bancando tiete mesmo!)

Aqui estão algumas fotos que tirei por lá:

Esse é o stand da Chaosium Inc. no Exhibit Hall:

A Chaosium trouxe muito material para a GenCon, alguns livros inclusive esgotados.
Eu achei ótimo encontrar tantas monografias e material para o BRP, o sistema genérico da editora.
Meu camarada Pedro Ziviani segura o Quickstart de Call of Cthulhu 7
No stand da Chaosium logo após a abertura das portas do Exhibit Hall ao lado do Pedro.
Pessoal, para aqueles que compraram o Kickstart (Financiamento Coletivo) do Horror on the Orient Express aqui vão ótimas notícias à respeito do livro. Apesar dele estar um pouco atrasado, a editora disponibilizou para quem quisesse dar uma olhada uma amostra de como está ficando o material.

A caixa irá contar com quatro livros com suplementos, recursos para o keeper e mais os cenários, acrescidos de pelo menos quatro aventuras adicionais. A Campanha será três vezes mais extensa do que a original! Eu dei uma boa olhada no material e está sensacional. A data de entrega ainda não está certa, mas suponho que ele deve ser entregue junto com o Cthulhu 7, no início do ano que vem.

Ao lado do Pedro, isso nas minhas mãos é o arquivo completo do Horror on the Orient Express
Cartaz do Horror on the Orient Express - "A clássica campanha em breve estará de volta!"
Alguns livretos e suplementos que vão acompanhar a caixa.
O mug com o símbolo da Companhia de Trens
O lendário amuleto de Itaqua, uma das relíquias encontradas na campanha. Um excelente trabalho nessa peça em especial, uma pena que eu acabei não comprando...
Olha o tamanho da criança! Somando as páginas, o material totaliza mais de 600 páginas.
Ao lado de Megan McLean responsável pela edição dos livros da Chaosium
Ao lado de Mike Mason um dos autores da sétima edição de Call of Cthulhu
Sobre Cthulhu 7, Mike Mason e Paul Fricker, os dois autores garantiram que as novas regras não irão  alterar profundamente as raízes do Call of Cthulhu que todos conhecemos. "O jogo em essência vai continuar sendo o mesmo" disse Mason, garantindo que estaria em "uma grande encrenca se mudasse demais as coisas".

Muito simpático, ele assinou minha cópia do Kickstart da sétima edição e ficou feliz em saber que no Brasil o pessoal está ansioso por conhecer quais serão as mudanças. 

O pessoal da Chaosium posando para posteridade: Mike Mason, Charlie Krank (presidente), Paul Fricker (co-autor) e Pedro Ziviani.
Ali ao lado, Sandy Petersen apresentava seu novo Cthulhu Wars, um tremendo jogo de tabuleiro onde os jogadores comandam os Grandes Antigos na conquista do Globo.
Sandy Petersen o autor do Call of Cthulhu original marcou presença no stand da Chaosium. Falei rapidamente com ele a respeito de seu jogo e ele foi muito simpático: "Minha esposa fala fluentemente português, pena que ela não está aqui" disse sorrindo quando eu comentei que era do Brasil.

Ele está muito empolgado com o Cthulhu Wars e com o lançamento do Cthulhu 7: "Está na hora de alguém tomar as rédeas da coisa, acho que vai ser muito bom para o o jogo essa atualização". comentou rapidamente enquanto assinava o meu shield de Cthulhu. 

"Pegue uma das peças do Cthulhu Wars para a foto" pediu quando eu perguntei se podíamos tirar uma foto. "Ah Cthulhu! Boa escolha!" comentou quando entreguei a ele a peça. 

Ao lado do lendário Sandy Petersen - o homem com Cthulhu na palma da mão.
Stand de Savage Worlds:

O Stand da Pinnacle Entertaiment e Studio 2, responsáveis pelo Savage Worlds ficava logo ali do lado. A editora trouxe muita coisa legal para a GenCon.

As principais ambientações deles estavam lá, com destaque para Deadlands e Hellfrost com dezenas de livros. Eu consegui encontrar o novo Deadlands Noir, ambientação que leva as aventuras do Weird West para os anos 20-30, com ambientes escuros, confinados e enfumaçados, a luz de neon, damas fatais, detetives espertos e bandidos barra-pesada. 

A ambientação promete, ela é cheia de boas sacadas e fiquei muito satisfeito em encontrá-la. Na verdade, quem acabou me vendendo o produto foi um dos autores, o Clint Black que falou a respeito das diferenças entre o Deadlands clássico e a versão Noir. Ele lembrou o fato do Savage Worlds ter sido recentemente publicado no Brasil pela Retropunk e ficou satisfeito em saber que Deadlands também será lançado em breve. 

"Acho que o Deadlands tem um apelo diferente para cada lugar! A ambientação apesar de ser centrada em um momento histórico dos Estados Unidos, atrai muitos jogadores de fora dos EUA. Espero que o pessoal no Brasil goste do jogo". 
  
O stand da Savage Worlds
Ao lado de Clint Black, um dos responsáveis pelo sucesso de várias ambientações de Savage Worlds
Clint Black falando a respeito de Deadlands Noir
Um armário com material para Savage Worlds
Stand da Pelgrane Press:

O pessoal da Pellgrane Press é extremamente simpático. Além disso, eles estavam com vários lançamentos e uma promoção arrebatadora de "leve 4 livros, pague 3" o que fez com que eu fosse lá voando. Além dos vários suplementos para Trail of Cthulhu (o nosso Rastro), a Pelgrane apresentou também os novos títulos Hillfolk, 13th Age e Night´s Black Agents.

A Pelgrane está entrando com força no mercado com títulos diversificados e não vou me surpreender se em bem pouco tempo ela se tornar uma das grandes do mercado americano. Os livros deles tem uma qualidade impecável, papel de primeira, impressão perfeita e grandes autores.

No stand da Pelgrane Press, um dos mais animados e concorridos da GenCon
No stand da Pelgrane tive a oportunidade de conhecer dois monstros sagrados do RPG. Os dois estão entre meus autores favoritos e é difícil eles escreverem algo que não seja acima da média. 

O primeiro que encontrei foi Kenneth Hite, co-autor do Trail of Cthulhu e de tantos outros livros incríveis. Ele está agora concentrado no lançamento de sua ambientação de estimação chamada Night's Black Agents que mistura espionagem e o mundo sobrenatural de Vampiros. Apesar dessa mistura em um primeiro momento parecer estranha, acreditem, ela funciona perfeitamente com uma abordagem muito legal do mundo dos agentes secretos envolvidos no perigoso universo dos mortos-vivos.

Acabei comprando o livro dele e não me arrependi, o material é de primeira! Aliás, se alguém estiver procurando alguma ambientação que foge do lugar comum, Night's Black Agents é o seu jogo. Esse é impressionante!

"E eu sou um grande fã do Brasil!" Hite respondeu sorridente quando eu comentei que era um grande fã brasileiro do seu trabalho. Ele disse que regularmente encontra leitores brasileiros pelo facebook ou na página da Retropunk: "Os brasileiros sempre são muito acessíveis e contam as melhores estórias"! disse depois de assinar meu Screen de Rastro de Cthulhu.

Ele ficou meio sem-graça quando perguntei se podia tirar ma foto ao seu lado: "Desde quando eu sou uma celebridade?" perguntou sem jeito, mas acabou concordando.

Ao lado do grande Kenneth Hite
O segundo monstro sagrado que faz parte do time da Pelgrane é o Robin D. Laws, o criador do sistema Gunshoe e co-autor do Rastro de Cthulhu. Famoso pelas suas camisas floridas, Robin também foi muito simpático:

"Ah, então você é do Brasil? Que legal!" disse ele assinando o screen. "Ouvi falar das manifestações no Brasil. Vocês estão lutando pelo que acreditam. Isso é muito legal!" disse depois que eu falei que era do Rio de Janeiro.

Robin disse que está trabalhando para o lançamento ano que vem de dois novos livros para Rastro: Dreamhounds of Paris ("É estranho, mas ninguém jamais escreveu nada a respeito de Paris nos anos 30"!) e Mythos Expedition ("Se você gosta de aventuras em estilo pulp, esse vai ser o seu livro!"), comentou brevemente a respeito dos dois: "Talvez esses sejam os livros mais divertidos em que trabalhei nos últimos tempos, os dois me permitiram criar muito e não ficar preso a conceitos de outros autores. Estou ansioso para lançá-los".   

Robin D. Laws e suas camisetas floridas.
O pessoal da Pelgrane na linha de frente dos seus livros
Cubicle 7:

Outra grande editora que está entrando com muito força e fincando os pés no mercado americano é a Cubicle 7. A editora britânica do Jon Hodgson trouxe muitas ambientações já consagradas e algumas novidades suculentas.

Além do Doctor Who - Adventures in Time and Space, do já famoso One Ring e do excelente Cthulhu Britannica, a Cubicle também investiu pesado em Yggdrasill e o novo Rocket Age (uma ambientação pulp).

Eu conversei rapidamente com Stuart Boon, o autor de vários títulos para o selo Cthulhu Britannica (inclusive o Folklore que eu finalmente consegui comprar) contou que vai dar uma pequena pausa nesses livros para se dedicar ao seu novo projeto "World War Cthulhu" que trata do horror dos Mythos durante a Segunda Guerra Mundial. Por sinal, o livro básico dessa ambientação (que utiliza o sistema BRP clássico) já estava disponível - ainda que sem ser em capa dura.

Ele confirmou que "World War Cthulhu" vai realmente se tornar uma série e não vai ficar restrito a esse primeiro livro como havia sido dito anteriormente.

"Para quem gosta da Segunda Guerra e do Mythos de Cthulhu esse primeiro livro cobre a Guerra na Europa. Eu estou escrevendo agora um segundo sobre a Guerra no Pacífico, relacionando os planos dos japoneses usando os Mythos como arma secreta".

O stand da Cubicle 7, com Stuart Boom ao lado de um Dalek (à esquerda)
Um cara fora de série com quem tive a chance de conversar foi o britânico Jon Hodgson. Esse é super gente boa! Quando disse que era do Brasil ele abriu um sorriso: "Ah, você veio da terra da caipirinha! E do futebol, que bom! Aqui (nos EUA) eles tem essa coisa horrível que chamam de futebol, mas jogam com as mãos" disse no meu ouvido.

Jon assinou meu World War Cthulhu e ficou feliz quando eu contei que fizemos um cenário para Rastro recentemente que se passava na Segunda Guerra. "Os brasileiros lutaram na Guerra, na Itália não é?" perguntou enquanto assinava. "Fico feliz que os brasileiros se interessem pelo nosso trabalho, É esse tipo de coisa que faz com que a gente tenha prazer em escrever".

Quando me despedi ele acenou: "Nos vemos na Copa do Mundo, companheiro! Na Copa do Brasil o English Team vai ser o campeão". 

Tá bom... deixa ele no mundinho dele.

Jon Hodgson, presidente da Cubicle 7 (esse cara com a camisa cinza)
E uma perigosa foto ao lado de um Dalek no stand da Cubicle.
Pessoal, vou dar uma quebrada no artigo para que não fique muito grande. Ainda tenho mais algumas fotos e comentários. Fiquem conosco...

6 comentários:

  1. A 1a parte do artigo já tinha me deixado com vontade de ir à convenção. Lendo a continuação fiquei arrependido por nunca ter ido!
    Agora sim tive uma ideia de como é a GenCon e o que posso esperar. E dizem que nos anos 80 o evento era ainda maior...
    Vê se não demora em postar a última parte dessa visita.
    Parabéns por esse e tantos outros textos do seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a matéria! Está de parabéns! Acompanho seu blog já faz tempo e te digo que é um dos poucos com postagens regulares e muito bem feitas. Realmente a sua cobertura da GenCon ficou show de bola! Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, de morrer de inveja. Vc passou pelo estande da white wolf/onix path?

    ResponderExcluir
  4. Passei rapidamente pelo stand da White Wolf. Estava bem cheio, mas como o meu foco não eram os livros dessa editora meio que apenas olhei por alto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, que inveja... É uma das coisas que preciso fazer antes de morrer. :p

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir