No mês que passou, a campanha Golden Dawn para Call of Cthulhu - Gaslight que eu vinha mestrando desde o ano passado, finalmente chegou ao fim.
Foi uma campanha muito legal, que envolveu seis longos cenários com os mesmos personagens, todos membros da mais célebre e exclusiva Sociedade de Estudos Esotéricos do século XIX; The Hermetic Order of the Golden Dawn (apenas Golden Dawn, ou Amanhecer Dourado para facilitar). A Golden Dawn de fato existiu e teve entre seus membros os mais célebres estudiosos, pesquisadores e ocultistas da época. É claro, se eles se envolveram com os infames Mythos de Cthulhu, aí já é outra estória...
A campanha teve como pano de fundo, a Inglaterra Victoriana durante o século XIX, passando-se durante a década final dessa era marcante. Ela se iniciou no ano de 1888, tendo sua conclusão apenas em 1899 às luzes do novo e desafiador século XX.
Eu me diverti muito narrando essa campanha, sobretudo porque contei com excelentes jogadores que defenderam seus personagens com unhas e dentes, desde o primeiro ponto perdido de sanidade, até a desesperada luta para salvar o Império Britânico de ser derrubado por uma terrível conspiração.
Como forma de prestar tributo aos jogadores que fizeram parte dessas várias sessões de jogo e para "imortalizar" seus personagens, preparei esse e outros artigos a respeito da campanha.
Mas antes de falar da campanha em si, que tal conhecer quem foram os protagonistas responsáveis por abrilhantar essa sequência de cenários?
Nota para os jogadores: Meus amigos, tomei a liberdade de escolher quotes (citações) para seus personagens e de reproduzir informações contidas em suas fichas. Espero que não se importem, mas quem além de vocês poderia conhecer melhor a (por que não?) personalidade desses fascinantes indivíduos?
Nota #2 - As fichas se referem aos personagens quando a campanha chegou ao fim. Por isso alguns conseguiram chegar a um nível de aprimoramento superior ao de quando iniciaram a campanha. A experiência deles com os Mythos também reflete a perda de sanidade e desordens mentais adquiridas ao longo dos cenários.
Nota #3 - Percebam que uma campanha de Call of Cthulhu, apesar de todos os comentários nesse sentido, não precisa ser "letal" para os personagens. Eu tenho por princípio que uma campanha, mesmo uma dedicada a um RPG mortal como CoC não precisa envolver uma sucessão de mortes para ser interessante. Nessa campanha em particular, as baixas aconteceram apenas no último seguimento da campanha quando os riscos e perigos eram realmente monumentais. Um conselho que eu dou a todo keeper iniciante: "Esqueça a suposta letalidade de CoC, ou ao menos não se concentre especificamente nisso, esperando (ou ansiando) por um banho de sangue. O jogo tem muito mais a oferecer do que punições, morte e o extermínio dos personagens".
Nota para os jogadores: Meus amigos, tomei a liberdade de escolher quotes (citações) para seus personagens e de reproduzir informações contidas em suas fichas. Espero que não se importem, mas quem além de vocês poderia conhecer melhor a (por que não?) personalidade desses fascinantes indivíduos?
Nota #2 - As fichas se referem aos personagens quando a campanha chegou ao fim. Por isso alguns conseguiram chegar a um nível de aprimoramento superior ao de quando iniciaram a campanha. A experiência deles com os Mythos também reflete a perda de sanidade e desordens mentais adquiridas ao longo dos cenários.
Nota #3 - Percebam que uma campanha de Call of Cthulhu, apesar de todos os comentários nesse sentido, não precisa ser "letal" para os personagens. Eu tenho por princípio que uma campanha, mesmo uma dedicada a um RPG mortal como CoC não precisa envolver uma sucessão de mortes para ser interessante. Nessa campanha em particular, as baixas aconteceram apenas no último seguimento da campanha quando os riscos e perigos eram realmente monumentais. Um conselho que eu dou a todo keeper iniciante: "Esqueça a suposta letalidade de CoC, ou ao menos não se concentre especificamente nisso, esperando (ou ansiando) por um banho de sangue. O jogo tem muito mais a oferecer do que punições, morte e o extermínio dos personagens".
Sem mais, aqui estão as informações sobre o elenco da Campanha "Cthulhu Gaslight/ Golden Dawn"
GIDEON SPENCER-CHURCILL
Personagem de Thiago Queiroz
Ocupação: Aristocrata/ Dilletante
Formação: Oxford (Literatura)
Local de Nascimento: Oxfordshire, Grã-Bretanha
Idade: 50
Quote: "Meu caro, você sabe quem eu sou? Sabe com quem está falando? Sabe o que sou capaz de fazer com uma mera palavra? Então saia da minha presença e torça para que eu esqueça que você existe."
Sanidade (inicial/final): 65/38
Desordens Mentais: Alcoolismo, Egomania
Habilidades Principais: Art (Literature) 25%, Credit Rating 108%, Cthulhu Mythos 15%, History 47%, Library Use 50%, Listen 60%, Occult 70%, Language: French 50%, Language: Latin 20%, Persuade 45%, Play Criquet 45%, Mix Drinks 45%, Geomancy 67%, Swordcane 30%, Shotgun 81%
FORça 09 DEStreza 12 INTeligência 15
FORça 09 DEStreza 12 INTeligência 15
CONstituição 16 APArência 12 PODer 13
TAManho 13 EDUcação 19
Background Resumido: Nascido em uma família nobre muito rica e influente, Lorde Gideon Spencer-Churchill sempre desfrutou do bom e do melhor e jamais teve de se esforçar para obter tudo que desejava. Com uma única palavra ele podia manchar reputações, arruinar famílias e esmagar inimigos. Ao longo de sua vida, colecionou oponentes e desafetos, muitos dos quais viveram para se arrepender ter cruzado seu caminho. Um homem prático e determinado, ele acreditava que apenas os melhores e mais bem preparados membros da sociedade estariam aptos a decidir os rumos do Império Britânico. Apresentado à Golden Dawn por um colega aristocrata, ele se filiou a Sociedade sabendo que através dela poderia aumentar ainda mais sua influência.
ARTHUR MOORE-WHITEHEAD
Personagem de Luiz Felipe Vasques
Ocupação: Engenheiro/ Debunker
Formação: Kings College, London (Engenharia)
Local de Nascimento: Londres
Idade: 43
Quote: "Aquilo que por definição nos assombra, porque simplesmente não entendemos, não precisa ser tratado com temor primitivo ou superstição cega. Há muito que ainda devemos aprender, mas para isso, é necessário buscar o significado e romper com as convenções estabelecidas. Só assim, chegaremos a verdade e lançaremos uma luz sobre os domínios do chamado sobrenatural".
Sanidade (inicial/final): 70/32
Desordens Mentais: Agoraphobia (medo de espaços abertos), Dendrophobia (medo de árvores)
Desordens Mentais: Agoraphobia (medo de espaços abertos), Dendrophobia (medo de árvores)
Habilidades Principais: Craft (Safecrack) 25%, Cthulhu Mythos 22%, Dodge 40%, Eletric Repair 75%, Library Use 55%, Listen 42%, Mechanical Repair 75%, Occult 69%, Language: German 35%, Language: Latin 35%, Language: Ancient French 35%, Language: Arab 28%, Photography 67%, Psychology 80%, Spot Hidden 89%
FORça 11 DEStreza 11 INTeligência 13
CONstituição 14 APArência 09 PODer 14
TAManho 13 EDUcação 18
Background Resumido: A mesma curiosidade que levou Arthur Moore-Whitehead a se tornar um especialista em desvendar bem engendradas fraudes no mundo espiritual, o conduziu para o estudo do oculto. A Golden Dawn à princípio era um mero passatempo, uma forma de entrar em contato com teorias incomuns. Em essência, Arthur começou como um racionalista, mas ele fez a dura transição do ceticismo, para a certeza de que no universo há forças e elementos que não se ajustam a ordem natural das coisas. Aceitando essas verdades ele conseguiu sobreviver às devastadoras revelações, ainda que sua sanidade tenha sido repetidamente colocada em cheque.
Personagem de Eric Sebrian
Ocupação: Doutor em Medicina
Formação: Kings College (Ciências Médicas)
Local de Nascimento: Londres, Grã-Bretanha
Idade: 40
Quote: "No sacerdócio da Medicina, o corpo humano é o templo onde a divindade se manifesta em toda sua glória. Há mais poesia e honestidade nos recessos da anatomia humana do que na mais alta cúpula de uma Catedral ou no mais inspirador dos salmos".
Sanidade (inicial/final): 70/54
Desordens Mentais: Nenhuma
Desordens Mentais: Nenhuma
Habilidades Principais: Biology 70%, Credit Rating 70%, Cthulhu Mythos 16%, Dodge 56%, First Aid 90%, History 57%, Language: Latin 43%, Library Use 6%, Listen 41%, Medicine 80%, Occult 56%, Pharmacy 45%, Psychology 70%, Spot Hidden 64%, Golf 65%, Brandy and Cigard Lore 67%, Play Poker 47%, Club 56%, Rifle 65%
FORça 12 DEStreza 13 INTeligência 17
CONstituição 13 APArência 18 PODer 14
TAManho 14 EDUcação 19
Background Resumido: Um verdadeiro talento para as ciências médicas, o Dr. Alec York éera acima de tudo um humanista. Em seu trabalho no London Hospital ele tratava a todos igualmente, do mais afluente Lorde, ao mais simplório indigente. Suas convicções, contudo foram colocadas em dúvida quando o resultado das explorações na Golden Dawn ergueram o véu que ocultava aquilo que existia de mais execrável no mundo: Cultos, divindades profanas, horror sem paralelo... a Golden Dawn trouxe conhecimento, mas a que preço, ele sempre questionou. Quando a Sociedade enfim implodiu de dentro para fora, aliviado, ele decidiu que seus dias de investigador do sobrenatural haviam terminado. Mas até quando ele conseguirá ignorar o sedutor chamado para perseguir novos mistérios?
Personagem de Flávio Abal
Ocupação: Antiquário/ Negociador de Arte
Formação: Oxford University (História Britânica)
Local de Nascimento: York, Grã-Bretanha
Idade: 43
Quote: "Contemple esses itens. Alguns os vêem apenas como objetos de arte e peças antigas, mas eu posso ver muito além. Nessa aliança consigo sentir a dedicação do ourives e a emoção da jovem que a recebeu. Quantas pessoas usaram essa escrivaninha e que segredos foram transmitidos para páginas deitadas em seu tampo? Quantas vidas essa pistola, usada nas Guerras Napoleônicas, tirou? Não, esses itens são mais do que meras relíquias de épocas passadas, eles são parte da vivência de incontáveis pessoas".
Sanidade (inicial/final): 70/46
Desordens Mentais: Medo de ser amarrado, medo de dor profunda nos dentes
Desordens Mentais: Medo de ser amarrado, medo de dor profunda nos dentes
Habilidades Principais: Art (Appraise) 59%, Bargain 40%, Credit Rating 43%, Cthulhu Mythos 12%, Craft (Restoration) 57%, Hide 38%, History 62%, Library Use 65%, Locksmith 30%, Occult 37%, Persuade 40%, Spot Hidden 42%, Astrologia 35%
FORça 11 DEStreza 11 INTeligência 13
CONstituição 14 APArência 09 PODer 14
TAManho 13 EDUcação 18
Background Resumido: Contemplativo e sonhador, Eustace Pembleton encontrou no mundo das antiguidades sua vocação. Abrindo uma discreta loja em uma das vizinhanças mais cosmopolitas de Londres, ele sedimentou seu nome como um dos mais respeitados negociadores da cidade. Suas peças eram como um portal para épocas mais simples e aprazíveis. Os pequenos tesouros em sua loja funcionavam como um bálsamo para a incômoda exposição ao mundo moderno. Em sua carreira na Golden Dawn, Pembleton foi confrontado com horrores inenarráveis. Seu corpo sofreu repetidamente com as depredações impostas pelo Mythos e seus serviçais. Por fim, ele terminou por sucumbir diante de um imponderável horror.
MALCOLM FITZ-PATRICK
Personagem de Ricardo Ramada
Ocupação: Oficial Militar (reformado)
Formação: Escola Militar de Sandhurst
Local de Nascimento: Tambridge Wells, Grã-Bretanha
Idade: 58
Quote: "Não há como escapar do inevitável. O destino é como um rio de forte correnteza, somos arrastados inexoravelmente numa direção, incapazes de nos desviar do curso pré-determinado. Quando você compreende esse princípio, descobre que não há motivos para temor".
Sanidade (inicial/final): 55/29
Desordens Mentais: Fatalidade
Desordens Mentais: Fatalidade
Habilidades Principais: Archeology 23%, Conceal 38%, Credit Rating 48%, Cthulhu Mythos 16%, Dodge 51%, First Aid 42%, Navigate 62%, Occult 67%, Idioma: Hindi 38%, Persuade 47%, Psychology 36%, Ride 29%, Spot Hidden 69%, Swim 31%, Throw 36%, Folclore Oriental 60%, Cartografia 49%, Military History 70%, Cavalry Saber 63%, Fist/Punch 58%, Firearm 70%, Rifle 58%
FORça 14 DEStreza 13 INTeligência 12
FORça 14 DEStreza 13 INTeligência 12
CONstituição 11 APArência 08 PODer 11
TAManho 15 EDUcação 16
Background Resumido: O Exército de sua Majestade acenou para Malcolm com a promessa de viver aventuras e conhecer terras distantes. Enviado à colônia na India, ele serviu com distinção, obtendo comendas que resultaram num posto de oficial e em lembranças que ele preferia esquecer. Após a morte precoce de sua esposa, o então tenente desenvolveu um fascínio pela sabedoria oriental e se dedicou ao estudo da cultura e das crenças hinduístas como forma de exorcizar seus demônios internos. Reformado e de volta a Grã-Bretanha ele foi naturalmente atraído pela filosofia da Golden Dawn. Apesar de suas crenças, Malcolm sempre acreditou na inevitabilidade do destino, destino esse que ele tinha certeza, acabaria por sobrepujá-lo. Ainda que testado até os limites de sua resistência ele conseguiu perseverar diante de todas adversidades.
ISSAC DE WITT
Personagem de Paulo Antunes
Ocupação: Artista (Pintor)
Formação: Druit Art Institute
Local de Nascimento: Londres
Idade: 38
Quote: "Espere, não se mova! Não mexa um músculo! Deixe-me registrar esse momento, deixe-me gravar cada detalhe para que depois eu possa imortalizá-lo em uma tela. Espero ser capaz de lhe fazer justiça."
Sanidade (inicial/final): 75/61
Desordens Mentais: Nenhuma
Desordens Mentais: Nenhuma
Habilidades Principais: Art (Painting) 80%, Art (Architecture) 60%, Credit Rating 35%, Cthulhu Mythos 04%, Dodge 50%, Fast Talk 60%, History 47%, Listen 50%, Occult 44%, Sneak 45%, Spot Hidden 60%. Cartomancy 44%
FORça 11 DEStreza 13 INTeligência 13
CONstituição 12 APArência 13 PODer 15
TAManho 12 EDUcação 16
Background Resumido: O mundo através dos olhos treinados de Isaac DeWitt deveria ser um lugar exuberante. Suas telas cheias de beleza refletiam não apenas seu talento, mas o estado elevado de seu espírito. Não é estranho, portanto, que seu contato com a Golden Dawn e com as investigações sobrenaturais tenham mudado o foco de sua arte. O que era simplesmente belo deu lugar ao singularmente bizarro, a luminosidade perdeu espaço para as sombras e as cores vibrantes se converteram em matizes doentios. Saudado como um talentoso artista, ele conquistou a admiração de estetas. Por fim, a derradeira investigação o levou a um confronto do qual não houve escapatória. Sua obra final foi pintada em escarlate.
A seguir voltaremos com um resumo dos cenários e dos perigos que esses personagens enfrentaram.
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A seguir voltaremos com um resumo dos cenários e dos perigos que esses personagens enfrentaram.
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