quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Caçando Mortos Vivos - Itens do Arsenal contra as Trevas (parte 2)


Dando continuidade ao artigo a respeito da Maleta do Caçador e seus itens.

Props e material que o próprio Van Helsing, o mais famoso caçador de vampiros da história ia querer ter para destruir seus odiados inimigos mortos vivos. 

Este artigo é a segunda parte da apresnetaçã do Kit do Caçador de Mortos Vivos, para ler a primeira parte clique aqui - Caçando Mostos Vivos parte 1

Água Benta


A Água Benta é considerada como o fluido sacramental por excelência, através do qual energia positiva é concentrada e compartilhada. Ela pode ser usada com o intuito de oferecer purificação espiritual ou como proteção contra as forças do mal em todas as suas formas e disfarces.

A Água Benta produz efeito imediato sobre criaturas diabólicas e entidades espúrias, provocando queimaduras e extremo desconforto quando em contato com a pele de tais seres.

Para abençoar a água, um sacerdote devidamente investido precisa recitar sobre ela o "Rituale Romanum":

"Exorcizo te, creatura aquæ, in nomine Dei Patris omnipotentis, et in nomine Jesu Christi, Filii ejus Domini nostri, et in virtute Spiritus Sancti: ut fias aqua exorcizata ad effugandam omnem potestatem inimici, et ipsum inimicum eradicare et explantare valeas cum angelis suis apostaticis, per virtutem ejusdem Domini nostri Jesu Christ: qui venturus est judicare vivos et mortuos et sæculum per ignem.

Deus, qui ad salutem humani generis maxima quæque sacramenta in aquarum substantia condidisti: adesto propitius invocationibus nostris, et elemento huic, multimodis purificationibus præparato, virtutem tuæ benedictionis infunde; ut creatura tua, mysteriis tuis serviens, ad abigendos dæmones morbosque pellendos divinæ gratiæ sumat effectum; ut quidquid in domibus vel in locis fidelium hæc unda resperserit careat omni immunditia, liberetur a noxa. Non illic resideat spiritus pestilens, non aura corrumpens: discedant omnes insidiæ latentis inimici; et si quid est quod aut incolumitati habitantium invidet aut quieti, aspersione hujus aquæ effugiat: ut salubritas, per invocationem sancti tui nominis expetita, ab omnibus sit impugnationibus defensa. Per Dominum, amen. †

A Água Benta pode ser usada para abençoar devotos, conferindo a eles proteção contra o mal e para limpar feridas produzidas por certas criaturas. 

Um banho com Água Benta é uma espécie de tradição para Caçadores antes e depois de concluir uma caçada. O intuito é eliminar e neutralizar quaisquer resquícios de impurezas que podem ter sido transferida durante o embate com seres das trevas. Da mesma forma, lavar um cadáver com água benta é uma precaução para evitar que o corpo seja revitalizado ou utilizado por necromantes para suas atividades nefastas.

A Maleta possui dois vasilhames com água benta, um frasco abençoado pelo Santo Papa de Roma e uma ampola que pode ser usada como aspersor para lançar a água à distância.

Rosários Bentos


O Rosário é um objeto consagrado pela Fé Cristã.

Ele é um item comum na tradição romano católica que consiste em um guia para a recitação seriada de orações e passagens da vida de Cristo e da Virgem Maria.

Para o Caçador de Monstros e Exorcista, o Rosário é uma ferramenta para canalizar o poder sagrado que pode ser utilizado então com o intuito de repelir Seres das Trevas, em especial aqueles que constituem anátema para Deus - vampiros, demônios e feiticeiros. Desse modo, o Rosário tem uma função semelhante ao crucifixo como objeto para invocar o poder da fé verdadeira.

As orações ligadas ao rosário, repetidas em forma de mantra, também podem ser empregadas para romper controle mental e encantamentos. Ainda pode ser útil para reverter maldições e maus olhados direcionados por bruxos e feiticeiros.
   

O Rosário abençoado também pode ser vestido ao redor do pescoço como uma espécie de proteção contra o ataque de vampiros que direcionam suas presas a essa área sensível. Um rosário abençoado pode ser colocado em volta do pescoço de uma vítima de vampirismo para afastar o visitante indesejado que tenta se alimentar do seu sangue.

Os dois rosário na Maleta foram confeccionados na Terra Santa e consagrados em água benta. As contas que compõem a corrente são abençoados e em contato com certos monstros podem produzir ferimentos e queimaduras. Alguns Caçadores após destruir um Vampiro através da decapitação depositam um rosário no interior de sua boca com o propósito de evitar sua regeneração. Esse método por vezes também é empregado para dispor dos restos de feiticeiros e necromantes.

Breviário de Exorcismo


Nas páginas do Breviário de Exorcismo o Caçador encontra os Rituais consagrados utilizados para purgar o mal, libertar o possesso e expulsar entidades nefastas.

Ele apresenta os complexos métodos e registra em detalhes o processo reconhecido ela Igreja Católica através do qual o Exorcista esconjura e expulsa espíritos possessores e demônios que afligem uma vítima. O procedimento inclui uma ação constituída de palavras e gestos (imposição das mãos, sinais religiosos, aspersão de água benta), através da qual ocorre a libertação e proteção do mal em nome de Nosso Senhor. 

O objetivo do Ritual descrito é romper com a influência nefasta e rechaçar a presença que se manifesta, fazendo com que ela retroceda e parta. Nem sempre é algo fácil! Muitas entidades se agarram à vítima e lutam vigorosamente para permanecer no controle, tornando o Ritual um desgastante embate entre luz e trevas. Nem todos resultam em vitória, e muitos exorcistas colecionam amargos fracassos.


O Breviário  inserido na Maleta é do século XVII, ele foi impresso em latim por uma gráfica do Vaticano. O livro contém termos e apontamentos procedimentais com notas de rodapé e conselhos de exorcistas e caçadores que o empregaram. Constitui assim um arca bolso não só de conhecimento teórico, mas de vivência e prática dentro do perigoso ofício de enfrentar as trevas.

Entre as memórias transcritas por diferentes caçadores nas páginas desgastadas estão relatos aterrorizantes. Alguns falam de encontros com demônios no Norte da África, de um cabal de feiticeiras na Sicília, um Horror ancestral nos subterrâneos de Paris e de um caso bizarro de possessão no Novo Mundo.

O Breviário constitui uma ferramenta extremamente útil para os Caçadores, um reservatório de conhecimento e depositário de sabedoria. O estudo contínuo e a compreensão de seu conteúdo se fazem necessários para todo e qualquer Caçador de Monstros. 

Medalha Milagrosa


A Medalha Milagrosa adicionada ao conteúdo da maleta foi confeccionada em prata maciça e apresenta em relevo a efígie da Virgem Maria com o Menino Jesus em seu colo.

O objeto foi abençoado por três Papas e tocado por pelo menos um santo católico. Sua origem é desconhecida, mas há rumores de que ele seria bastante antigo, um presente ofertado ao Imperador Constantino pelo Bispo Eusébio de Cesaréia para protegê-lo após sua conversão. O objeto teria posteriormente passado de mão em mão por gerações de Caçadores de Monstros e Exorcistas que o utilizaram em seu perigoso ofício.

A medalha pode ser utilizada como um poderoso item de esconjuração, para repelir e afastar entidades nefastas afetadas por símbolos da cristandade, assim como ocorre com o crucifixo e o rosário bento.

Além disso, por ser triplamente abençoada pelo Santo Padre e tocada pelas mãos de um Santo, a medalha possui a faculdade de quebrar maldições, pragas e maus olhados rogadas por feiticeiros e bruxos. Ela pode ser usada como um talismã em volta do pescoço afastando os malefícios lançados por esses servos do Grande Inimigo.

As propriedades purificadoras da prata também são de grande importância para Caçadores que perseguem o rastro destrutivo de licantropos e outros trocadores de pele. Supostamente, o objeto se aquece quando um licantropo está nas proximidades, alertando o caçador de uma ameaça iminente. 

Pergaminho Mágico de Não-detecção


Obtido com sábios em Alexandria, esse antigo Pergaminho foi imbuído com um encantamento que pode ser invocado em momentos de grande necessidade ou com o intuito de receber uma vantagem sobrenatural.

As Palavras de Poder que compõem a magia, quando proferidas corretamente em voz alta ativam seus efeitos imediatamente. Ao mesmo tempo, o frágil linho no qual elas foram escritas - supostamente bandagens de uma múmia com mais de 2 mil anos, se desfazem. 

As palavras foram escritas em grego clássico e o Caçador deve ter conhecimento de seu significado e a correta pronuncia para que o efeito almejado seja alcançado.


O encantamento contido no papiro permite que aquele que o invocou se torne imperceptível. Com efeito, o indivíduo se torna indetectável, não podendo ser visto, percebido ou mesmo farejado por criaturas sobrenaturais. O encantamento se mantém ativo por aproximadamente 180 segundos período em que o indivíduo simplesmente desaparece sem deixar rastro. O poder não envolve invisibilidade ou algo similar, seu funcionamento está ligado a ilusão e dissimulação.

Movimentos agressivos, que envolvam movimentos bruscos podem romper a ilusão e dar sinais que podem ser captados. Por esse motivo, a não-detecção é empregada com o intuito de garantir uma forma de retirada diante de um perigo.        

Sino de Prata


Esse pequeno Sino foi abençoado no momento em que a prata pura que lhe daria forma era colocada no molde. O artífice esfria o sino recém criado em água benta e grava no badalo runas de natureza mística. Como resultado o sino produz um timbre puro que lhe é característico. 

Ao reverberar com seu tom metálico, o sinete provoca um efeito de disrupção que aflige certos seres e causa neles estupor. Fantasmas, espectros e assombrações são afetados pelo som e se vêem imediatamente incomodados. Há casos em que alguns são repelidos, afastando-se de imediato, enquanto outros se vêem momentaneamente impossibilitados de atravessar superfícies sólidas.

A disrupção produzida pelo sino também impede que seres imateriais consigam interagir com o ambiente, seja erguendo objetos ou os lançando, como costumam fazer certos espíritos espúrios.

Supõe-se que o timbre produzido pelo sinete também pode ser usado para afastar licantropos afetados pela prata. Se o ruído for produzido próximo o bastante da criatura, ele pode causar um efeito atordoante, suficiente para deixar a criatura surda por alguns instantes. Há de se saber, entretanto, que tais seres reagem furiosamente quando sujeitas a esse tratamento, podendo se tornar ainda mais agressivas. 

Sal Grosso


Desde tempos imemoriais, o Sal Grosso é empregado na luta contra o mal.

Na Grécia antiga, Platão reputou a ele função importante, sendo uma substância ligada aos deuses e ao mundo exterior. No Egito, o sal era tido como um repelente de espíritos e entidades diabólicas. Os romanos adotaram seu uso cotidiano, como forma de expulsar e repelir o mal de suas casas. Nos primórdios da Cristandade, o sal era usado como elemento purificador, colocado nos lábios de recém nascidos como forma de selar a aliança com Deus. O Sal Grosso também ganhou fama como um elemento capaz de cortar feitiços e remover maldições.

Na Idade Média, um punhado de sal grosso era lançado em portas, janelas e chaminés, como uma forma de lacrar e impedir o acesso de criaturas malignas ao interior das moradias. Era comum colocar uma pequena porção de sal grosso sob a cama e berços, em especial de recém nascidos, como forma de proteção. 

No meio místico-esotérico, o Sal Grosso é usado para absorver Energias Negativas. Fantasmas, espectros e sombras são incomodadas pela sua presença, podendo ser enfraquecidas e até repelidas. O Sal também filtra energias canalizadas pelos feiticeiros quando estes as conjuram para criar malefícios. Ele é capaz de diminuir ou até anular o efeito de certos feitiços. Muitos caçadores mantém punhados de grosso em seus bolsos ou o colocam na boca.

Na valise há um frasco com pedras de sal grosso do Mar Morto.

*     *     *

E teremos uma parte 3 que encerra a postagem e apresenta uma variedade de compostos e fórmulas alquímicas.

2 comentários:

  1. Só faltou um colar de 5 Salomão, que meu bisavô usava contra mau-olhado e assombrações, nessa lista kk. Muito boa a matéria !

    ResponderExcluir
  2. adorando essas postagens da vontade de fazer uma maleta dessa para mim tambem

    ResponderExcluir