sábado, 30 de novembro de 2024

O Culto Heaven's Gate - O aterrorizante ritual de despedida de uma Seita Apocalíptica


Os cultos sempre pairaram à margem das crenças religiosas. Sempre houve aqueles para os quais as doutrinas estabelecidas não respondiam a todas as perguntas. Na ânsia de obter respostas para perguntas fundamentais, os cultos não raramente dão uma guinada acentuada para a bizarrice, abraçando crenças que muitos podem achar questionáveis ​​na melhor das hipóteses, absurdas na pior. E tudo fica ainda mais sombrio quando há mortes envolvidas. Aqui vamos analisar um dos mais infames cultos da história moderna o Heaven's Gate (Portal do Paraíso). Esse foi um grupo de indivíduos devotados a OVNIs, que acabaram cometendo um horrendo suicídio na esteira de suas crenças bizarras.

O Culto nasceu de um encontro bastante casual entre seus dois membros fundadores. 

Tudo começou no inverno de 1972 quando um homem chamado Marshall Applewhite se encontrava desiludido com sua vida. Ele havia acabado de ser despedido de seu emprego como professor na Universidade Thomas, em Houston devido a um envolvimento com um estudante do sexo masculino. Marshall estava sem sorte, confuso e sem rumo para sua vida. Conforme ele próprio contou mais tarde, chegava a contemplar dar cabo da própria existência. Certo dia ele foi encontrar um amigo doente em um hospital e lá conheceu uma enfermeira chamada Bonnie Nettles. Marshall sentiu uma afinidade imediata por Bonnie e disse a ela que estava convencido de que eles haviam se conhecido no passado - talvez em outra vida. Longe de achar aquilo estranho, a enfermeira Nettles levaria o comentário muito à serio. Uma entusiasta de varias crenças, Neetles contou que havia sido informada por "seres superiores" de que encontraria um homem com quem estabeleceria grande conexão e que juntos eles desempenhariam uma missão divina. Foi basicamente amor à primeira vista.

Nos próximos meses, Applewhite alegaria experimentar uma sucessão de sonhos e visões vívidas que o instruíam sobre  que deveria ser feito. Nettles tomou isso como um sinal da profecia que havia sido predita a ela. O fato de Nettles ser casada na época não parece tê-la desencorajado quando ela embarcou em um retiro de 6 meses com Applewhite, durante o qual eles leram extensivamente sobre teologia, filosofia e vida extraterrestre. Também passaram esse período orando, jejuando e engajando-se em longos períodos de meditação transcendental. Através de seus estudos, eles se convenceram de que eles estavam em um nível mais alto de humanidade, e que eles eram as duas testemunhas mencionadas no Livro do Apocalipse, descritas como profetas que morreram, ressuscitaram e foram levados ao céu sobre uma nuvem. Nettles e Applewhite tinham sua própria interpretação a respeito dessa passagem bíblica e acreditavam que a nuvem mencionada na Bíblia era na verdade uma espaçonave alienígena. Eles também estavam destinados a renascer graças a esses seres superiores - na verdade alienígenas.


Influenciados pelas polêmicas teorias dos Deuses Extraterrestres, os dois concluíram que haveria um grande evento que eles chamaram de "A Demonstração". Neste acontecimento, Deus revelaria a sua verdadeira face, a de um ser alienígena super evoluído, que havia semeado a vida na Terra milhares de anos no passado e que nos auxiliaria no próximo degrau da evolução humana.

Apesar de não terem nenhuma prova disso, os dois começaram a fazer planos para realmente realizar seu intento. Eles desejavam entrar em contato com esses alienígenas superiores e comunicar a eles que haviam captado sua mensagem. O primeiro passo seria reunir um grupo de seguidores fiéis. Applewhite e Nettles começaram a buscar indivíduos para formar sua congregação publicando convites para reuniões. Eles diziam aos membros em potencial que eram os porta-vozes dos alienígenas e que planejavam levá-los para um lugar distante no cosmos basicamente associado ao Reino dos Céus. Segundo eles, a Terra estava programada para ser redefinida pois os criadores estavam insatisfeitos com a maneira como a humanidade tratava o planeta. Apenas uns poucos seriam salvos e levados a um “Próximo Nível" para serem aperfeiçoados. Estes seriam os escolhidos para prosseguir quando a raça humano fosse exterminada. 

Embora fossem conceitos bizarros, os ensinamentos de Applewaite e Nettles atraíram alguns seguidores cativados pela narrativa. Estes seguidores foram informados de que, se abraçassem os ensinamentos do grupo, eles se tornariam elegíveis para o "Próximo Nivel". Este envolvia uma mudança no próprio ser, com os candidatos desenvolvendo asas e poderes mentais. Eles se tornariam essencialmente imortais e receberiam um novo e melhorado corpo. 

Através de reuniões eles começaram a atrair um público cada vez maior de interessados nas suas teorias. Eram pessoas de diferentes idades, origem e estilo de vida, incluindo pessoas com boa situação financeira que deixavam tudo para se dedicar de corpo e alma aos ensinamentos d Culto.

Ao entrar no grupo, os seguidores eram obrigados a adotar um estilo de vida extremamente ascético. Eles desistiram de todas as posses e conexões terrenas, incluindo dinheiro, empregos e famílias. Também renunciaram a tendências mais humanas, como sexualidade e sua própria individualidade.  Muitos homens, incluindo o próprio Applewhite, se castraram voluntariamente para escapar das amarras da sexualidade. Eles acreditavam que esta era a única maneira de se condicionarem para a árdua jornada que eventualmente fariam, e isso era entendido como um elevado grau de comprometimento. As mulheres também renegavam ao sexo, aos prazeres mundanos, tudo em troca de uma vida espiritual elevada.


Os membros foram instruídos também sobre a existência de entidades sinistras na Terra que procuravam enganar os humanos através de crenças falsas. Eles usavam de mentiras e tecnologia para impedir as pessoas de evoluir e manter a humanidade em um retrocesso que os impedia de ascender.

Com o tempo, a doutrina do grupo evoluiu e foi sendo refinada para incluir conceitos da Nova Era, como a ideia de que alienígenas poderiam habitar corpos humanos. Também foram incluídas noções sobre viagens astrais, meditação profunda, transes, psiquismo e outras informações. Applewhite e Nettles, que adotaram os pseudônimos "Do" e "Ti", também ajustaram suas próprias histórias, alegando mais tarde que eles não eram apenas representantes terrestres dos alienígenas, mas que abrigavam as almas de seres alienígenas em seus corpos humanos. Da mesma forma que eles acreditavam ter acontecido com Jesus Cristo um dos primeiros alienígenas a viver num corpo mortal. De fato, Applewhite começaria a proclamar ser o sucessor de Jesus.

Em 1979, o grupo desapareceu do radar público, indo para a clandestinidade, movendo-se secretamente pelo país acampando e fugindo da mídia com tanta eficácia que parecia que eles tinham desaparecido da face da terra. Tudo fazia parte de seu plano para alcançar um nível mais alto de existência e se metamorfosear mais completamente em seres superiores. Nettles morreria em 1985, o que estimulou mais algumas mudanças no culto. Até aquele momento, eles acreditavam que seriam fisicamente levados para bordo de um OVNI. Entretanto, quando Nettles morreu de câncer, essa noção foi alterada para comportar a ideia de que apenas a alma ou consciência deles seria transportada, deixando para trás a casca física. Essa ideia foi imediatamente aceita pelos membros. No início da década de 90, a seita estava muito interessada em um projeto chamado “Higher Source”, em que, usando a Internet espalhavam sua ideologia e obtinham dinheiro com apoiadores e simpatizantes. 


Em setembro de 1991, o grupo adotou o nome  "Heaven’s Gate” estabelecendo sua sede numa ampla mansão de 850 m2 na área nobre de Rancho Santa Fe, nos arredores de San Diego, Califórnia. Os recursos financeiros para tudo isso vinha de doações e de um “seguro contra abdução alienígena”, que rendeu uma receita regular para o Culto.

Foi nessa época que o cometa Hale-Bopp que se aproximava da Terra, passou a ser compreendido como um sinal de que o dia do arrebatamento estava próximo. O Culto estava cada vez mais convencido de que no rastro do cometa havia uma espaçonave que finalmente viria buscá-los, e que este era o momento com o qual sonhavam há mais de duas décadas. Applewhite convenceu seus seguidores de que era assim, que eles chegariam ao Próximo Nível.

Na visão de Applewhite, para serem resgatados, eles teriam de abandonar suas formas corpóreas para trás afim de serem transportados em espírito para dentro da espaçonave. A Terra seria destruída por uma súbita mudança no curso do cometa que se chocaria com o planeta. Apenas os membros do Heavens Gate seriam salvos desse Apocalipse. 

Embora suicídio fosse algo contrário as crenças do culto, Applewhite encontrou uma maneira de distorcer isso. Em sua mente, uma vez que seus corpos humanos eram apenas casulos para as almas alienígenas, optar por não ir de encontro a seus irmãos é que seria o verdadeiro “suicídio”. Isso seria negar uma chance de evoluir para o próximo estágio. O raciocínio parece ter sido perfeitamente aceito e tão razoável que eles começaram a fazer arranjos para a partida. 

Eles teriam de realizar um suicídio ritual que lhes permitiria deixar seus corpos físicos de uma vez por todas. 


O site oficial do grupo postou sua derradeira e arrepiante mensagem de encerramento:

"À medida que o Cometa Hale-Bopp se aproxima temos o encerramento do Heaven's Gate. Nossos 22 anos aqui no planeta Terra estão finalmente chegando ao fim com a 'graduação' dos Seguidores para o próximo Nível Evolutivo. Estamos alegremente preparados para deixar 'este mundo' e nos tornar parte da tripulação".

Os dias que antecederam  o arrebatamento foram marcados por muitos preparativos. Os membros gravaram vídeos de sua despedida para os amigos e familiares que eles abandonaram há muito tempo em sua fé distorcida. Em março de 1997 eles deram início a sua jornada final. Um total de 39 membros do grupo vestidos com camisas pretas idênticas e calças de moletom, com braçadeiras que diziam "Heaven's Gate Time Avançado" ingeriram uma dose letal de fenobarbital misturado com suco de maçã. Eles então enrolaram sacos plásticos em volta da cabeça e aguardaram. À medida que cada um morria, seu corpo era colocado com toda reverencia em uma cama beliche e coberto com uma mortalha preta. O ritual foi realizado ao longo de três dias, entre 22 e 25 de março, com três grupos diferentes cada qual instruído para desempenhar uma função. Alguns ficaram encarregados de cuidar dos corpos e enviar as despedidas gravadas em vídeo. Applewhite foi um dos últimos a morrer e, no final, apenas um punhado de membros permaneceu para contar a história.

Em 26 de março de 1997, o Departamento do Xerife do Condado de San Diego obteve permissão para entrar na mansão e encontrou os corpos. A notícia logo se espalhou causando  choque em toda a nação e no mundo. Foi um dos maiores suicídios em massa da história americana. Mais arrepiante era o comportamento alegre e esperançoso que dava o tom das despedidas finais gravadas em videoteipe. Os cultistas demostravam que acreditavam no que estavam pregando. Haveria mais três suicídios dos membros restantes do culto e um suicídio realizado por um homem de 58 anos sem conexão conhecida com o culto. Este deixou para trás uma carta dizendo: "Eu também me juntarei na nave espacial com o Hale-Bopp para estar com aqueles que vieram antes de mim.” 


A notícia foi tão chocante e trágica, que até mesmo o co-descobridor do cometa, o astrônomo Alan Hale, pediu que o Governo se dedicasse a conscientizar as pessoas a respeito de  cultos de isolamento e que exercessem rígida doutrinação. Apesar das ondas de horror e repulsa que o suicídio em massa causou, inacreditavelmente o site Heaven’s Gate permaneceu operacional, administrado por dois membros sobreviventes do grupo e por vários anos assim prosseguiu.

A história do culto Heaven's Gate é um olhar bizarro, aterrorizante e, às vezes, fascinante sobre o sistema de crenças que os cultos podem utilizar para escravizar as mentes de seus seguidores. Que um grupo tão grande de indivíduos perfeitamente sãos possa ser tão absorvido em um sistema de crenças e adotá-lo a ponto de dar cabo voluntariamente das suas próprias vidas é algo aterrorizante. 

No final, 39 pessoas morreram por sua própria escolha, procurando se juntar aos alienígenas que eles tão desesperadamente consideravam reais. Se eles realmente encontraram seu objetivo ou não, pouco importa. Eles deixaram um legado a respeito de um sinistro culto e uma visão sombria da mente humana que provavelmente nós nunca seremos capazes de compreender por inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário