quarta-feira, 20 de abril de 2022

Occam's Razor - Resenha da Antologia de Cenários Modernos para Chamado de Cthulhu



A Editora Stygian Fox se tornou conhecida nos últimos anos por publicar suplementos de Chamado de Cthulhu direcionado para o público adulto. São em geral antologias de cenários mais pesados se passando nos dias atuais. 

O último lançamento é Occam's Razor, livro produzido por intermédio de uma campanha bem-sucedida de Financiamento Coletivo no Kickstarter em meados de outubro de 2018. Após alguns atrasos causados sobretudo pela Pandemia, o livro finalmente chegou aos apoiadores e está à disposição para compra primeiro em plataformas digitais e futuramente em versão física. Occams Razor contém sete cenários contemporâneos para a 7ª edição de Chamado de Cthulhu que podem ser jogados como one-shots ou como parte de uma campanha centrada nos mesmos personagens. 

O título do livro, Occams Razor (ou Navalha de Ocam) prenuncia de forma muito interessante o que o narrador irá encontrar nesse material. A Navalha de Occam, é uma expressão derivada de um princípio do mundo real. Ela estipula que a explicação mais correta para uma questão, geralmente acaba sendo a mais simples. O título telegrafa o contexto dos cenários: em cada um deles temos um problema no formato de um mistério a ser investigado e solucionado. Sendo cenários de Chamado de Cthulhu, os indícios e pistas apontam incialmente para o envolvimento do Mythos, mas a reviravolta é que os mistérios possuem uma explicação mundana. O Mythos não está presente diretamente nos casos, mas isso não os torna menos ameaçadores, mortais ou absurdamente aterrorizantes de resolver.

A ideia é confrontar os jogadores, especialmente aqueles que conhecem o cenário e estão habituados a suspeitar de criaturas, a encarar uma dúvida razoável se elas estão ou não envolvidas. Os canibais que estão escondidos no esgoto são ghouls ou apenas indivíduos que se entregaram a antropofagia? A estranha morte num museu foi causada por uma maldição ancestral ou por um complô de indivíduos gananciosos? O culto é realmente devotado a deuses ancestrais ou foi inventado para explorar as crenças alheias?


Sem dúvida, a dualidade dos cenários é o que diferencia Occam's Razor de outros livros. Aqui os jogadores jamais terão certeza de que o horror tem origem em algo realmente sobrenatural ou se não passa de algo fincado no mundo real. A possível natureza mundana dos cenários é algo refrescante que foge dos conceitos explorados inúmeras vezes nas aventuras canônicas. Em Occam´s Razor os personagens não saberão ao certo no que estão envolvidos ou se podem acreditar em suas suspeitas. 

A grande sacada, no entanto, é que as tramas permitem injetar níveis variados de influência do Mythos nos mistérios. O Guardião pode apresentar os cenários sem Mythos (apenas horror) ou acrescentar os elementos que ele julgar interessantes. Para tanto, os cenários incluem uma barra lateral "Must Have Mythos" (Deve haver Mythos). Estas barras oferecem sugestões viáveis ​​de como incorporar o Mythos ao mistério para aqueles que desejam esse tipo de narrativa. Essa incerteza é o que torna Ocams Razor tão interessante: alternando as histórias entre cenários de horror puro e outros com a presença do Mythos, os jogadores nunca vão ter certeza do que eles irão encontrar. E essa dúvida é perfeita para deixá-los fora de sua zona de conforto.

O ideal na minha opinião é alternar os cenários oferecendo mistérios que parecem ser motivados pelo Mythos mas que na verdade são mundanos, com outros que parecem mundanos à primeira vista, mas que se provam causados pelas forças insidiosas de Cthulhu. 


Cada cenário é independente dos demais; a maioria é jogável em uma única sessão de 4 a 6 horas; mas o prolongamento em uma segunda sessão é sempre possível. Em essência os cenários não formam uma sequência no formato de campanha, mas é perfeitamente viável encadear as histórias usando os mesmos personagens ao longo de uma série. De fato, o próprio livro oferece a sugestão de fazer com que os personagens sejam membros de uma Agência de Investigação Privada que se especializa em casos estranhos e incomuns. Usando esse modelo, é mais fácil encaixar os personagens em cada cenário. 

Da mesma maneira, os Guardiões que desejarem inserir qualquer um desses cenários em uma campanha existente não devem encontrar muitos problemas; nenhum deles depende de qualquer cidade ou localidade específica. Os cenários por serem contemporâneos permitem uma adaptação onde o Guardião quiser centrar a história. Por uma questão de conveniência, eles são concebidos para os Estados Unidos, mas com algum trabalho é possível mover para qualquer lugar, de Nova York para Sydney, de Londres para o Rio de Janeiro. 

Occam's Razor foi idealizado por Brian M. Sammons um dos melhores autores contemporâneos de RPG. Brian é um veterano de vários jogos e assinou uma quantidade impressionante de aventuras com seu nome. É dele a sensacional "Forget me Not", um dos melhores cenários modernos de Cthulhu, e um dos melhores publicados na 7a edição, inserido na antologia "The Things we Leave Behind". Brian é um conhecedor profundo do gênero de terror, com um insight perverso de como empregar o Mythos e com uma criatividade invejável para costurar tramas de terror e medo. Sua presença aqui é certeza de qualidade para o resultado final.


A maioria dos cenários começa com uma premissa semelhante envolvendo pessoas desaparecidas que precisam ser localizadas por parentes, amigos ou colegas. Os cenários são bem escritos e bem desenvolvidos, sem apelar para repetição de temas, ainda que a premissa seja frequentemente a mesma. As histórias tem uma roupagem moderna, com apelo à vida cotidiana: espere portanto personagens fazendo pesquisas na internet, buscando filmagens em câmeras de vigilância, tendo acesso a computadores e celulares e fazendo registros nas mídias sociais. Muitos Guardiões tem reservas quanto a aventuras modernas pois o charme de uma busca em biblioteca ou o isolamento total podem ser anulados pelas comodidades da era digital. Mas não se preocupe, quando as coisas esquentarem, os personagens se verão em situações em que tecnologia ajudará bem pouco.

Não pretendo entregar demasiadamente o tema dos cenários por isso vou ser bastante sucinto nos detalhes, apenas para pincelar do que tratam os mistérios oferecidos em Occams Razor. A seguir temos os títulos e uma breve sinopse de cada um: 

1 - Um Pacote Inteiro de problemas (A Whole Pack of Problems)

Kyle Alexander é um estudante universitário desaparecido já faz quatro dias. Seus pais estão muito preocupados e sem saber a quem recorrer, procuram os investigadores para que os ajudem. A polícia acredita que Kyle deve estar se recuperando das Férias de Verão e que vai aparecer em breve, já os investigadores, à medida que vão coletando pistas, não tem tanta certeza. Algo positivamente sinistro parece ter acontecido com o jovem estudante e os indícios se mostram aterrorizantes.    

2 - Os Olhos de quem vê (Eye of the Beholder)

Amy Langan, uma estudante de artes de 20 anos de uma faculdade local, está sumida há cinco dias. Sua colega de quarto não está ciente de nenhum plano de fim de semana e não vê ela ou seu carro desde então. À medida que os investigadores seguem as pistas, eles rapidamente descobrem que há mais do que aparenta nesse mistério. Em última análise, eles terão de encontrar Amy, viva ou morta. Suas ação ou inação determinarão o destino de Amy. Os investigadores terão muitas escavações a fazer e pistas a coletar até juntar as peças e saber o que está acontecendo.


3 - Passos Congelados (Frozen Steps)

O melhor amigo de um dos personagens falta a um almoço mensal programado antecipadamente. É algo estranho, pois essas reuniões são importantes para ambos e cumpridas há tempos. Ele não responde a ligações ou mensagens de texto - ele parece ter sumido no ar. Preocupação se transforma em dúvida que gera temor de que algo macabro possa estar acontecendo. Juntar as peças desse mistério levará os investigadores a descobrir uma verdade atroz nas profundezas das Florestas de Michighan.

4 - Escuro e Profundo (Dark and Deep)

Um snuff film surge nos recessos escuros da deep web e chama a atenção dos investigadores. A filmagem parece genuína, filmada em Nightvision, e retrata uma bela mulher de 20 e poucos anos correndo pela praia. Ela está ofegante, realmente apavorada e chorando, movendo-se em direção à água e às ondas. A filmagem termina com sua morte nas mãos de uma criatura bizarra. Seria a fita verdadeira ou uma chocante fraude? O que seria o ser bizarro captado em filme? E que segredos estão ocultos nessa caso? 

5 - Visões do Além (Visions from Beyond)

James Weiter parece ser apenas mais um estudante universitário tentando se encontrar: ele é socialmente normal, pertence a uma fraternidade e possui seus hobbies. Tarde da noite, ele liga para um dos investigadores (seu tio/professor/colega) em um preocupante estado de pânico e euforia. Ele fala de modo incoerentemente sobre ter ido longe demais, diz que precisa de ajuda e teme estar em grave perigo. A ligação então se encerra e assim tem início um mistério. O que teria acontecido? No que James estava envolvido e o que poderia ter terminado por subjugá-lo? 

6 - Os Vigilantes (The Watchers)

Linda Lopez uma mulher desesperada entra em contato com os investigadores. Ela acredita que um grupo de indivíduos não identificados a está perseguindo por razões desconhecidas e que pretendem lhe causar algum tipo de mal. Mas seriam as suspeitas dela mera mania de perseguição ou haveria algo realmente sinistro acontecendo conforme ela suspeita? Os investigadores terão de separar ilusão de realidade e tomar cuidado com as decisões que tomarem.  


7 - Chama Purificadora (A Cleansing Flame)

O respeitado professor Jason Seeley tem conexões diretas com um ou mais personagens dos jogadores. Envolvido em importantes pesquisas, ele não sabe exatamente o risco que está correndo. Os investigadores descobrem sua morte prematura na garagem da faculdade e concluem que as circunstâncias são no mínimo suspeitas. Investigando o caso, eles começam a descobrir muitas camadas, mas nem tudo é o que parece ser nesse caso aterrorizante.

Cada história é apresentada com riqueza de detalhes, os NPCs possuem motivações bem definidas e a conclusão enseja em várias ocasiões em questionamentos éticos e morais. É preciso salientar que as tramas são bastante pesadas e voltadas para o público adulto uma vez que envolvem elementos bastante perturbadores, incluindo mas não se limitando a violência, uso de drogas, abuso físico, mental e sexual, sacrifício, tortura, canibalismo e insanidade. Cada história oferece um breve resumo do que o cenário enseja e dos aspectos mais grotescos para que o Guardião esteja ciente desde o início no que está se metendo.  

Apresentação

Occam´s Razor é um belo livro de capa dura com 156 páginas coloridas. A arte em cores do interior evoca o tema dos cenários em que estão incluídos e complementa bem com o texto. Não há escassez de arte neste livro, as páginas são cobertas por ilustrações feitas de maneira evocativa. A cartografia à cargo de Guillaume Tavernier é maravilhosa, realmente dando ao jogador a sensação de estar lá. Sugiro ao narrador fazer uma ampliação dos mapas e permitir que os jogadores tenham acesso a eles durante as aventuras para que possam explorar as cenas usando-os como referência. 


Temos os já familiares apêndices no final do livro com a reprodução dos Recursos do Guardião e Mapas dos Cenários, juntamente com seis investigadores prontos. Eu gostei do acabamento e qualidade dos Recursos, alguns deles nos formatos de páginas de mídia social, diários e jornais, que podem ser copiados e entregues diretamente aos jogadores. Os personagens prontos fazem parte da mesma Agência de Investigação e encaixam bem nas histórias facilitando o trabalho do Guardião se os jogadores optarem por seguir essa sugestão, francamente, acho uma boa pedida para facilitar as coisas.

Pensamentos Finais

Occam's Razor quebra o cânone dos suplementos de cenários e é excepcionalmente diferente na melhor acepção da palavra. Ele possui um certo apelo e charme que a meu ver os Guardiões mais experientes apreciarão. A proposta original de que as histórias podem alternar elementos do Mythos com outros cuja explicação é mais mundana (mas nem por isso menos aterrorizante) é um achado. Perfeito sobretudo para histórias contemporâneas em que o ceticismo e a dúvida são um componente adicional de nossos tempos. 

Consigo entender, no entanto, que alguns Guardiões, especialmente os mais novos, possam se sentir um tanto quanto frustrados ao ler as aventuras e não encontrarem aquilo que buscam: HORROR CÓSMICO! É importante entender qual a proposta da antologia - conciliar o certo e o duvidoso, o possível e o razoável e criar um clima de paranoia no grupo. O livro poderia deixar mais claro na contracapa para não causar um descontentamento naqueles que o adquirem esperando uma coisa e recebem algo diferente.

Da minha parte, achei o livro muito interessante e já penso em dar o pontapé inicial em uma série de one-shots com esse material.

Eu considero Occam's Razor uma excelente aquisição para quem quer fugir um pouco do período clássico (1920) e investir em cenários modernos onde nem tudo é o que parece ser. O PDF pode ser encontrado na página oficial da Stygian Fox ou em sites de compra de PDF como o Drive Thru.



Nenhum comentário:

Postar um comentário