sábado, 17 de junho de 2023

Diversão Off-Line 2023 - Como foi esse ano o evento de RPG/Boardgames


Na semana que passou (10 e 11 de junho) tivemos o tão aguardado Diversão Off-Line (DoffL) São Paulo 2023.

O Evento Geek é uma verdadeira celebração da Cultura Nerd, cedendo um espaço já tradicional para os amantes de RPG e Boardgames. Já na sua Oitava Edição, o evento já pode dizer que tem uma casa para chamar de sua em São Paulo. O excelente Espaço do Pró-Magno é um imenso centro de Convenções na capital paulista com acesso fácil e instalações de primeira. Um verdadeiro achado!

Esse ano o DoffL mirou alto e acertou em cheio! O Evento estava maior, mais confortável e não por acaso, atraiu muito mais gente do que qualquer outra edição. Foram dois dias de muita jogatina, descontração, bate-papo e celebração entre os fãs de RPG e Boards.




Com o espaço ampliado tomando todo primeiro andar do centro de convenções, foi bem mais tranquilo andar pelo evento sem tropeçar em outras pessoas. A inevitável peregrinação pelos stands e pelas mesas de jogo foi bem mais tranquila do que ano passado. Graças ao espaço adicional não teve atropelo. Outro ponto muito favorável é que a entrada foi muito mais fácil e ligeira! A organização deu um show de presteza e garantiu que as filas andassem e todo mundo estivesse rápido dentro do evento. Não houve tempo a perder!

Uma vez no interior havia três "ruas" delimitadas pela inteligente disposição de stands dos expositores. Eu gostei muito da maneira que eles foram distribuídos, os maiores na parte central e no fundo, com stands menores nas extremidades. Os espaços de jogo ficavam dentro dos stands com fartura de mesas e cadeiras para quem quisesse participar. Cada empresa que alugou o espaço tratou de sua decoração para promover produtos e todas se esmeraram em atrair o público. Ainda me incomoda que os preços em alguns expositores seja rigorosamente o mesmo que em lojas ou na internet, mas talvez isso esteja mudando. Encontrei material com desconto em alguns lugares e pude levar para casa alguns belos troféus.

Outro ponto alto foi a presença de Convidados Internacionais, o que sempre é uma ótima pedida para os fãs. Conhecer autores e game-designers, topar com eles, fazer aquela tietagem básica e obter autógrafos é uma atração à parte. Esse ano tivemos Tom Vasel, responsável pelo Podcast The Dice Tower, a lenda do design de boardgames, Rainer Knizia, criador de mais de 700 títulos e o autor de RPG Kenneth Hite, que escreveu Rastro de Cthulhu, Night´s Black Agents e a quinta edição de Vampire, entre outros títulos importantes.




É muito interessante assistir as palestras desses criadores e descobrir o quão acessíveis e simpáticos com os fãs eles podem ser. Em geral não sou um grande fã de palestras, pois elas tomam um bom tempo do evento, mas dessa vez valeu a pena acompanhar os painéis que foram oferecidos. Eu conversei brevemente com Knizia e Vasel e bati um papo bem mais longo com o Hite que é um dos meus autores favoritos. Além de pegar o autógrafo dele em alguns livros, deu tempo de falar sobre o material dele, futuros projetos e sobre como encontrar espaço no mercado.

No que diz respeito a Boardgames, não faltou oportunidade de examinar, jogar e conhecer as últimas novidades. As principais empresas nacionais de Boards marcaram presença e ofereceram um espaço amigável para quem quisesse fazer um test-drive do que havia de mais interessante. É impressionante constatar como esse hobbie cresceu e se desenvolveu nos últimos anos, reclamando um espaço cada vez maior do evento. O próprio Knizia elogiou a quantidade e a empolgação dos adeptos, afirmando que o evento foi muito maior do que ele imaginava.

Havia um espaço reservado para quem está se aventurando na produção de material usando impressora 3D e que trabalha com a pintura de miniaturas. Outro grupo quer está crescendo à olhos vistos. Aliás, ali perto tinha um cenário de Warhammer 40 K que foi responsável por um número elevado de queixos caindo e olhos saltando durante o evento.




Achei bastante interessante também o surgimento de todo um mercado de acessórios para Boardgames que podem ser adquiridos para "turbinar" o material convencional de jogo. Esse é um filão que está sendo muito bem explorado e que estou acompanhando o crescimento com interesse. Você pode adquirir esses kits que renovam a experiência de jogo. Digno de nota também é o espaço fornecido para desenvolvedores independentes que desejam apresentar as suas criações e se engajar no mundo do design de jogos. Essa é uma oportunidade de ouro para quem está começando, algo que não tem preço!

No que diz respeito a RPG, o evento reuniu as maiores editoras nacionais e forneceu não apenas material de venda, mas um espaço onde os fãs podiam encontrar amigos e colegas de longa data e trocar ideias. E isso é bom demais! Como fã de RPG, é sempre bom encontrar autores, editores, podcasters, bloggers e toda a galera responsável por manter a comunidade viva e ativa.

Eu passei a maior parte do evento conversando com colegas que normalmente encontro apenas online, e essa cara a cara é excelente para a troca de informações. Não apenas para saber o que estão jogando, mas também no que estão trabalhando e dedicando seu tempo de jogo. E vou te dizer, quando rpgista se encontra tem assunto para mais uns 10 dias de evento!




Eu consegui jogar uma mesa de RPG que estava sendo apresentado e assisti duas outras que estavam muito bacanas, parabéns aos mestres envolvidos. Também narrei a minha tradicional aventura de Chamado de Cthulhu, que será o foco de uma próxima postagem aqui no blog. A chance de mestrar para um público diferente e pessoas que você conhece ali, na hora (e que muitas vezes que não conhecem o sistema ou ambientação) é um ótimo teste para verificar se nossas habilidades narrativas ainda estão afiadas. Adoro essa chance e fico feliz que ainda tenhamos mesas de demonstração nos eventos.

Esse ano a mala voltou cheia, aproveitei umas belas promoções nos stands e comprei alguns livros que já estava de olho fazia um tempo e que por diferentes motivos ainda não tinha na prateleira. Aliás, fazia tempo que não adicionava tanta coisa na coleção. Vou ter muito o que ler nos próximos meses! Uma das únicas coisas de que sinto falta nesses eventos é que não tem mais a feirinha de usados, aquilo era uma delícia! Fica a dica para uma futura edição. A gente encontrava verdadeiras preciosidades garimpando nas caixas.

Ironicamente, o único ponto negativo do Diversão Off-Line é que quando o evento termina fica uma sensação amarga de ir embora e se despedir de todo mundo. Isso sem falar na longa espera pelo próximo, no ano que vem. Mas a experiência de ter participado é maravilhosa e como sempre, reitero que, aqueles que nunca foram a um evento desse porte, que tentem vir no próximo. Eu sei, nem sempre é fácil arranjar tempo e conciliar com as obrigações, sem mencionar o lado financeiro da coisa, mas no fim vocês não irão se arrepender!

Que venham as próximas edições do Diversão Off-Line.

Nós que aqui estamos por vós, aguardamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário