segunda-feira, 19 de junho de 2023

Mesa Tentacular - A Necrópole no Diversão Offline 2023


Ainda tratando do Diversão Off-Line 2023, rolou no evento minha tradicional Mesa Tentacular de Chamado de Cthulhu.

Desde a primeira edição, eu mantenho a tradição de levar ao evento ao menos uma mesa de demonstração do meu RPG favorito.

A Editora New Order, responsável por Chamado de Cthulhu em terras brasileiras como sempre, forneceu o espaço em seu stand para que eu pudesse arrancar um pouco de horror, sangue e sanidade dos interessados.

E foi uma mesa pra lá de animada e disputada!

É gratificante ter na mesa jogadores de primeira viagem, que conhecem pouco (ou quase nada!) das regras e ambientação, mas que querem mergulhar no universo dos Mythos com a peculiar curiosidade dos incautos. O que posso dizer? Além de vieram ao lugar certo!

Foi ótimo, e se dessa experiência inicial resultar interesse pelo jogo, tanto melhor! Mais um para o culto que cresce a cada dia, em algum lugar lá nas profundezasd o Grande Cthulhu agita os seus tentáculos ansioso.

O cenário que escolhi para a ocasião foi A Necrópole, uma aventura curta que se encaixa muito bem no gênero PULP. Ela envolve os membros de uma pequena Expedição no Egito em pleno ano de 1920. O grupo interessado em obter fama, glória e riqueza está colecionando fracassos consecutivos, incapaz de localizar uma tumba no Vale dos Reis. Perto de declarar o fim de sua escavação, um guia se aproxima com uma proposta que parece boa demais para ser verdade: "acompanhá-lo até o deserto, onde seu mestre tem uma irrecusável proposta a fazer".

E esse é o trampolim que dá início a uma exploração na tumba esquecida em que possivelmente repousam os restos de um dos mais obscuros Faraós do Egito, o lendário Nephren-Ka. O que o grupo encontrará lá dentro, além de perigo e horror, marcará a vida de todos - ao menos daqueles que conseguirem escapar da Necrópole com vida.

Esse cenário foi adaptado do material original contido no suplemento Portais para o Terror (cuja resenha pode ser lida no link https://mundotentacular.blogspot.com/2020/05/gateways-to-terror.html).

Originalmente trata-se de uma aventura simples e "direta ao ponto" para ser resolvida em pouco mais de uma hora de jogo. Dei uma temperada na história, inclui uma introdução diferente em que os investigadores são atraídos para o deserto onde recebem uma oferta de um arqueólogo local. Também inclui alguns detalhes adicionais quanto a Tumba, entre os quais algumas salas adicionais e a identidade de seu dono. Finalmente, como se tratava d eum cenário one-shot, nada mais justo que aumentar o nível da dificuldade e incluir alguns perigos a mais.

O resultado? Diversão rápida, aventuresca e mortal!

Aqui estão algumas fotos de como foi o jogo.

Ah sim, eu aproveitei a ocasião para me vestir de acordo, sei que o modelo não é lá essas coisas, mas eu fiquei orgulhoso do traje de explorador que improvisei. Sem mais delongas...


 

Uma vez que o "Traje de Exploração" (que é muito diferente de "fantasia") foi criado em menos de uma semana, acho que funcionou bem demais. Ainda mais se considerar que foi tudo improvisado. A calça era uma dessas calças bags dos anos 90, o lenço a parte de baixo de um pijama velho e a camisa uma que eu não usava fazia anos.


E é claro, eu tive que sentar no trono da New Order para a foto protocolar.


Sem mencionar que ainda deu tempo de caçar, abater e empalhar um espécime de Homem do Cordel Encantado (Homo cordelicus encantatus).


A gente consegue cada troféu nesses encontros de RPG...

Mas, as fotos da mesa.

MATERIAL E PROPS:


O material da aventura, com alguns props, as fichas de personagens e imagens para ilustrar a exploração nas profundezas da Tumba de Nephren-Ka.



Como sempre, um diário mostra o caminho em Chamado de Cthulhu

FOTOS DA MESA:


Pessoal se divertindo durante a exploração da tumba.



E a tradicional fotografia final com o placar da sessão. Quem está na frente ajoelhado, é que morreu, desapareceu ou enlouqueceu. Ao meu lado é quem saiu vivo e relativamente bem.

Bom foi isso...

Mais uma tarde de diversão, rolando dados na dileta companhia dos Mythos de Cthulhu.

Nos vemos no Diversão off Line 2024.

Um comentário: