domingo, 4 de fevereiro de 2024

Falecimento de Brian Lumley - Autor do Mythos e criador de Horrores Modernos


Essa semana soubemos da triste notícia do falecimento de Brian Lumley (1937–2024). 

Brian era um dos mais aclamados escritores fantásticos de sua geração. Ele recebeu o prêmio World Fantasy pelo conjunto de sua obra e o prêmio pelo conjunto de sua obra da Horror Writers Association. Prêmios de grande prestígio concedidos aos mais destacados autores do gênero Fantasia Fantástica.

No início de sua carreira, Brian se dedicou aos Mythos de Cthulhu

Em 1971 ele escreveu "The Caller of the Black", publicado pela Arkham House de August Derleth. A partir dali, passou a escrever peças importantes que ajudaram a expandir a mitologia criada por H.P. Lovecraft, contribuindo para aumentar o repertório de horrores indizíveis. A visão única e inspiradora de Brian a respeito de entidades do Mythos como Azathoth e Nyarlathotep foi desafiadora, inventiva e inspiradora. O ciclo de romances sobre a Terra dos Sonhos (Dreamlands), começando com Hero of Dreams (1986), construiu e expandiu as histórias fundamentais de Lovecraft com entusiasmo adicional e uma pitada de fanfarronice.


As criações de Brian foram rapidamente incorporadas ao RPG Chamado de Cthulhu, notadamente os monstruosos Chthonians, os Grandes Antigos Shudde M'ell e Yibb-Tstll, bem como alguns tomos de conhecimento profano favoritos dos fãs, como Cthaat Aquadingen, G'harne Fragments e Unter Zee Kulten

O conto de Brian, “The Running Man”, também apareceu nas páginas do agora esgotado Green and Pleasant Land, um suplemento britânico de Chamado de Cthulhu produzido sob licença pela Games Workshop em 1987. “The Mirror of Nitocris” de Brian também pode ser encontrado nas páginas da edição 13 da revista Imagine - onde muito conteúdo foi dedicado ao RPG. A base dessa história foi usada em um capítulo da megacampanha Máscaras de Nyarlathotep.

Eventualmente Brian se afastou dos mitos de Lovecraft e criou seus próprios mitos, dedicando-se a um tema que sempre o fascinou: vampirismo. Iniciando com a série Necroscope (1986), ele construiu uma visão única ao tema de mortos-vivos que por sua vez inspirou a criação de um RPG de mesa Necroscope em 1995. As criações de Brian foram fundamentais não apenas em um, mas em dois famosos jogos de RPG.


Além de seus romances, os variados e perspicazes contos e novelas de Brian apareceram em dezenas de antologias e coleções. Um tanto na linha dos heróis de Robert E. Howard, os personagens de Brian tendiam a ser capazes e fortes, e mais propensos a rir diante do perigo em vez de desmaiar ao ver os monstros de Cthulhu.

Infelizmente, Brian Lumley é mais um dos grandes escritores do Fantástico pouco conhecido no Brasil. Quase nada de sua vasta obra chegou a ser publicada por estas bandas e seu nome é quase desconhecido, mesmo entre os fãs do gênero. Para ler as histórias de Lumley é preciso recorrer a livros importados com seu nome ou ter a sorte de encontrar um dos seus contos em alguma antologia. Foi assim que consegui ter meu primeiro contato com esse Mestre do Terror. 

Eu indico "The Burrowers Beneath" romance sobre terríveis monstros subterrâneos como uma de suas obras mais atraentes, mas toda série dedicada ao seu principal herói, Titus Crow, é de primeira grandeza. Burrowers apresenta Titus Crow, Henri de Marginy, a raça Chthoniana, a Fundação Wilmarth e moderniza as criações de H.P. Lovecraft, funcionando para que os recém-chegados entendam todas as referências feitas. É um romance caótico, mas no bom sentido, que trata de grandes questões, conspirações e horrores primordiais. Francamente, poucos autores conseguiram fazer a transição dos conceitos originais de Lovecraft para os dias atuais com a genialidade de Lumley.

Fica a dica para as editoras nacionais que buscam trazer histórias de qualidade e autores consagrados ainda inéditos. Brian Lumley é um mestre inquestionável que vale a pena conhecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário