quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

True Detective: Terra Noturna episodio 3 - Segredos e Mentiras no Alasca


O episódio 3 de True Detective: Terra Noturna começa e termina com gritos de uma mulher, ecoando do passado de Ennis ao presente. Os gritos do início acompanham o início da vida. Quando Evangeline Navarro, durante um flashback de antes do caso Annie Kowtok, é enviada para prender Annie por vandalizar a mina Silver Sky. Ela encontra a mulher procurada em um centro de parto não oficial, onde Annie está ajudando uma mãe angustiada em seu parto. Após retirar o recém nascido, Annie bombeia ar para os pulmões do bebê silencioso, trazendo-o à vida após momentos angustiantes. A criança saúda o mundo com seus próprios gritos de boas-vindas.

Os gritos no final do episódio acompanham o encerramento da vida. No presente de Ennis, Annie já está morta há seis anos e a cidade está pior sem ela. Um crime hediondo envolvendo os cientistas da estação científica de TSALAL pode ter ligação com sua morte, mas ainda é cedo para dizer de que maneira. Um telefone pertencente a Anne e encontrado durante a investigação mostra os últimos e brutais instantes de vida da parteira. Seus gritos ressoam do além-túmulo.

A terceira parte de Night Country, que cobre o quinto e o sexto dias de escuridão no Alasca, não contribui muito para avançar na investigação das mortes dos cientistas de Tsalal: nossos detetives não chegam nem perto de rastrear o principal suspeito, Raymond Clark, e muito menos de fechar o caso. Mas o episódio não está isento de grandes revelações. Esta semana, resolvemos alguns mistérios sobre nossos espinhosos protagonistas, enquanto Terra Noturna lança uma luz sobre a Família de Navarro e o incidente que resultou em sua desavença com Danvers.

Vamos investigar alguns pontos do episódio em busca d epistas e indícios no caso.

1 - Hank reteve informações vitais sobre o Caso Anne K


Confirmando nossa suspeita, Hank Prior, o Delegado da Polícia de Ennis está mais sujo que pau de galinheiro. Ele parece ter manipulado informações e ignorado pistas na investigação da morte de Annie K.

Há algo de muito suspeito em suas ações desde o início da investigação. Hank estava com os arquivos e relatórios do caso em sua casa e não parecia muito interessado em devolvê-lo. De fato, se não fosse seu filho, Pete ter recuperado os documentos é possível que eles sequer fossem encontrados. Agora surgiram indícios de que ele tentava sabotar as investigações retendo informações importantes. 

No início do episódio 3, Hank contrata civis para garantir que Raymond Clark seja capturado e até sugere que o matem, se necessário. Mais tarde no episódio, Navarro e Danvers visitam uma cabeleireira, Suzan, que costumava sair com Annie e Raymond. Quando Navarro pergunta por que ela não contou que sabia do relacionamento, ela revela que telefonou para a delegacia e conversou com Hank. Mas a pista JAMAIS foi investigada!

Ou seja, o Delegado sabia do caso de Annie com o cientista da TSALAL, mas preferiu ignorar a informação, alegando que a mulher tinha uma vida pessoal promíscua. É claro, isso não convence ninguém!

Navarro suspeita que Hank pode estar envolvido com as pessoas poderosas que administram a Mina Silver Sky e que desejavam silenciar a ativista. Ela acredita que o delegado pode estar encobrindo rastros deliberadamente com o objetivo de fazer com que o caso jamais seja solucionado. Parece uma suspeita razoável dados os acontecimentos até aqui. 

Há outro detalhe curioso envolvendo o delegado Prior. Embora ainda não tenha sido revelado muito sobre a noiva russa de Hank, algo parece estranho nisso. Será que ele está sendo chantageado por alguém capaz de impedir a vinda dela? Ou haveria algo mais acontecendo?  

Suspeito que essa personagem terá um papel importante a desempenhar no grande esquema, mas ainda é cedo para dizer qual. 

Independentemente do que esteja acontecendo, tudo indica que Hank acabará enfrentando problemas (ou até sendo eliminado como queima de arquivo) se continuar obstruindo a investigação.

2 - Segredos e Mentiras no Caso Wheeler


Quando Peter pergunta a Danvers o que aconteceu entre ela e Navarro, ela hesitantemente conta sua versão da história. Enquanto narra a história de seu desentendimento, nós assistimos um flashback dos eventos que mostram detalhes propositalmente conflitantes.

Na versão de Danvers um homem chamado William Wheeler costumava abusar frequentemente de uma mulher  a submetendo a violentas surras. Por medo, ela não o denunciava. Enfim, um dia a coisa acaba indo longe demais e ele termina por matá-la. A Chefe de Polícia conta que quando ela e Navarro chegaram ao local do crime, Wheeler e a mulher já estavam mortos. Ele teria cometido suicidio. No entanto, o flashback revela que o assassino estava vivo quando Navarro e Danvers apareceram em sua casa.

Essa discrepância na versão da história de Danvers sugere que ela está mentindo sobre os acontecimentos. Fica claro que Wheeler é um crápula sem um pingo de remorso por ter matado a mulher e que isso deve ter feito o sangue das detetives ferver. Embora o que realmente aconteceu permaneça um mistério, é provável que uma delas tenha matado Wheeler no calor do momento. Considerando que logo em seguida a dupla teve sua briga e Navarro terminou sendo  transferida para a Patrulha, é provável que ela tenha executado o canalha à sangue frio.

Não é a primeira vez em True Detective que os policiais matam um suspeito e tentam criar uma situação para acobertar os atos praticados. Na primeira temporada, Martin Hart atira na cabeça de Reggie Ledoux depois de descobrir as crianças que ele vinha abusando no esconderijo no pântano. Aqui parece que temos uma repetição disso, com a diferença de que Danvers, diferente de Cohle, não está disposta a aceitar de bom grado a coisa. Embora tenha acobertado a execução, isso causou um atrito entre as duas policiais.









3 -  Visões no Gelo


Desde o início dessa temporada, True Detective: Terra Noturna tem sido marcado por estranhas visões e premonições de seus protagonistas.

Dessa vez foi o falecido filho de Danvers, Holden (o dono do ursinho polar de um olho), que surge para Navarro e entrega uma mensagem que parece endereçada à sua mãe. Tudo indica que o mundo espiritual está tentando alertar as detetives à respeito de elementos ocultos no caso que elas estão investigando.

Horas antes de ver uma figura correndo no gelo e bater a cabeça ao tentar alcançá-la, Navarro já tinha experimentado um incidente peculiar. Ao atirar uma laranja no meio da neve, a fruta simplesmente reaparece rolando na sua direção indo parar aos seus pés. Há algo estranho em Ennis e os fantasmas parecem desempenhar um papel importante nessa temporada - quase tão grande quanto desempenhavam em Twin Peaks onde auxiliavam diretamente a investigação.

Primeiro foi Travis Cohle mostrando o local onde estavam os cientistas mortos e agora o pequeno Holden. O que os fantasmas precisam tanto dizer? O que eles querem com os vivos? No segundo episódio Rose mencionou que os mortos procuram os vivos por três razões: para compartilhar segredos, para resolver algo que deixaram em aberto ou para buscá-los. Qual seria a motivação deles nos acontecimentos em Ennis?

Outra questão importante: seriam realmente fantasmas, ou eles não passam de alucinações?

Eu continuo cético de que True Detective deu uma guinada tão forte na direção do sobrenatural com a presença de fantasmas em cada episódio. Ainda tenho uma forte suspeita de que algo em Ennis está causando alucinações e desencadeando visões que alguns personagens acreditam ser autênticas experiências sobrenaturais. Imagino que a verdade virá à tona em algum momento, mas até aqui, mesmo as visões mais reais podem ser falsas, criadas pela mente de quem está imaginando o acontecimento. 

4 - Pistas sobre o romance entre Annie K e Clark


A cabeleireira Susan sabia do romance secreto entre Raymond e Annie. Ela fornece algumas pistas valiosas para compreender a dinâmica do casal.

Para começar, Susan deixa claro que Raymond Clark admirava Annie e que jamais foi violento com ela. Ela lembra que os dois se conheceram depois que Annie a acompanhou ao centro de pesquisa TSALAL onde ela ia para cortar o cabelo dos cientistas. Eles se deram bem desde o começo e logo a química evoluiu para um romance. 

Surpreendentemente, Susan acrescenta que foi ideia de Annie manter o relacionamento em segredo, sugerindo que Annie pode ter tido segundas intenções quando começou a namorar Raymond. Tudo indica que ela pretendia descobrir alguma informação sigilosa ou aprender algo sobre os segredos da TSALAL através do cientista.

Existe a possibilidade de Annie ter convencido Clark a revelar algum detalhe escuso, ou relacionar as pesquisas da estação com as atividades da mina que está envenenando o meio-ambiente nos arredores de Ennis e causando graves problemas para a população local. A ativista pode ter encontrado as provas que procurava e que eventualmente levaram à sua morte no que parece ser uma caverna de gelo (mais sobre isso adiante).

Talvez a razão para Clark manter segredo sobre seu caso com Annie, após a morte da ativista, envolva ele ter ficado magoado por ter sido usado. Se Annie estava espionando o TSALAL através de Clark, o que ela descobriu parece ser algo muito grave. Isso pode ter obrigado Clark a ficar de bico fechado, temendo também ser vítima do mesmo assassino. Imaginando que a pesquisa da estação é financiada pela Família Tuttle, podemos imaginar do que eles são capazes. 

Talvez isso explique porque o celular de Annie estava no trailer de Clark onde ocorriam seus encontros românticos. Clark pode ter descoberto o cadáver de Annie na caverna de gelo, onde recuperou o aparelho que registrou a morte da namorada. Também pode ter sido ele quem moveu o corpo para outro local, garantindo que ela fosse encontrada.

Eu francamente penso que Clark é inocente na morte de Annie. Ele não foi o responsável mas pode saber de algum detalhe crucial, inclusive quem a matou e sob que circunstâncias. Me parece que Clark manteve essas informações até recentemente, quando a culpa por não ter ido à público o levou a uma crise. Nessa hipótese Clark poderia ser o responsável pelas mortes no TSALAL, fazendo com que os membros do time terminassem no gelo enquanto ele sumiu. Essa é uma conjectura, mas pode se provar correta.

Um detalhe adicional antes que eu esqueça e que quase passou desapercebido. Susan menciona a tatuagem como símbolo do Rei Amarelo nas costas de Annie K. Ela afirma que Annie sonhou com aquele símbolo por algum tempo e que esses sonhos só terminaram depois que ela mandou fazer a tatuagem. Susan não sabe o que significa o símbolo, mas ela diz que Clark ficou fascinado por ele.

O que podemos tirar disso? Annie foi visitada pelo Rei Amarelo em seus sonhos? Ele exigiu que ela deixasse na própria pele o sinal como forma de permitir a ela ter alguma paz? Sabemos que o símbolo era tatuado em pessoas que se tornavam vítimas do culto na Louisiana. teria sido isso que aconteceu com Annie em última análise? Ela marcou a si mesma como vítima em potencial? 

5 - O Elemento desconhecido 


Talvez a pista mais importante desse terceiro episódio seja a existência de um membro até então desconhecido da equipe TSALAL.

As detetives tomam conhecimento a respeito da existência do Engenheiro de Manutenção Oliver Tagaq graças a Susan que saiu com o sujeito por um tempo. Descobrem ainda que ele deixou o trabalho pouco depois da morte de Annie K, seis anos atrás. Suspeito? Muito, sobretudo porque segundo Susan, Tagaq quis se perder no gelo.

Outro detalhe prá lá de curioso, não há qualquer menção à respeito de Tagaq nos arquivos e nos registros da TSALAL. Nada! É com se o sujeito simplesmente não tivesse feito parte da equipe e não existisse.

Não é fácil achar o engenheiro, mas eventualmente, graças à ajuda de Eddie Qavvik, Navarro descobre seu paradeiro atual. Tagaq vive e trabalha como caçador num lugar isolado e recebe as detetives com uma espingarda no colo deixando claro que ou é um sujeito muito paranoico ou alguém que tem culpa no cartório. Por que esse sujeito está tão preocupado a ponto de se armar para esperar a visita de policiais? O que ele sabe? E o que está ocultando?

Oliver parece sincero em sua surpresa quando Navarro revela que os membros do TSALAL (seus antigos companheiros) morreram em um estranho incidente na neve. Mas é realmente curioso que a primeira coisa que Tagaq pergunta é: "Anvers está morto"?


Ele não pergunta à respeito dos demais, apenas se o líder da expedição ainda está vivo e quando fica sabendo que está hospitalizado e em péssimo estado, se apressa em expulsar as detetives recorrendo a espingarda para isso. 

Por que Oliver Tagaq deixou a TSALAL? Por que ele estava tão preocupado com Anvers Lund? E qual poderia ser o seu envolvimento na morte de Annie K?

Por um lado Tagaq se apresenta como um sujeito preocupado com as tradições inuit, chegando a provocar Navarro questionando sobre seu "nome verdadeiro" e depois a provocando, insinuando que ela própria não sabe, como se a sua descendência fosse algo secundário. Entretanto, isso pode ser uma cortina de fumaça... Tagaq pode ser fiel aos seus empregadores e ter se afastado do TSALAL para não comprometer a estação (e seus patrocinadores, a Família Tuttle) após a morte de Annie K. Vai por mim, aí tem!

Essa aliás é minha teoria favorita no momento: o envolvimento direto de Oliver Tagaq na morte de Annie K.

Mas há algo mais! Uma pista vital parece ter sido sugerida claramente na cena em que Danvers e Navarro discutem sobre entrar na casa onde Tagaq está escondido. Em primeiro plano é possível ver um par de sapatos de neve com pregos pendurado do lado de fora. Esse tipo de equipamento é fixado sobre as botas e usado para facilitar o deslocamento sobre neve fofa evitando que a pessoa afunde. 


No primeiro episódio ficamos sabendo que Annie K morreu em virtude de 32 perfurações em seu corpo deixadas por um objeto desconhecido. Os ferimentos tinham a forma de estrela, ou seja uma perfuração profunda irradiando ferimentos semelhantes a rasgos na pele. Seria de se supor que um legista identificasse ferimentos dessa natureza como provocados por uma faca. Mas o relatório atesta que a arma é desconhecida. Por isso eu digo: foi um sapato de pregos!

Se isso for verdade, a arma do crime estava bem diante do nariz das detetives, pendurada na entrada da cabana de Oliver Tagaq.

6 - A Mãe de Navarro foi assassinada


A história de vida de Navarro revela porque ela deseja tão obstinadamente descobrir o responsável pela morte de Annie K. Não se trata apenas de dever profissional ou admiração pela ativista, há um motivo mais profundo.

À pedido de Navarro,  Eddie Qavvik se dispõe a procurar por Tagaq desde que a policial revele detalhes sobre seu passado. Embora Navarro à princípio se mostre defensiva, ela acaba aceitando trocar informações em um quid pro quo. Ela conta que seu pai costumava abusar fisicamente da esposa, o que a levou a fugir com as duas filhas para o Alasca. Entretanto a saúde mental da mãe começou a declinar cada vez mais rápido e um dia, ela terminou indo embora. Pouco tempo depois, ela apareceu morta, vítima de um assassino que jamais foi capturado.

Sabemos através de flashbacks que a mãe de Navarro sofria de uma doença mental, supostamente esquizofrenia, já que ela mencionava ouvir vozes. Parece haver um componente religioso que ela evitou mencionar no quid pro quo, já que Navarro parece estar em conflito com suas crenças religiosas como vimos anteriormente (quando ela é questionada sobre acreditar em Deus e quando encontra um crucifixo no carro patrulha, o que resulta em dois flashbacks traumáticos.

Tudo indica que a doença mental de Jules, a irmã de Navarro, foi passada de mãe para filha, o que é razoável de se assumir, visto que esquizofrenia pode ser hereditária.

7 - O povo de Ennis está protestando contra a Mina


Continuamos tendo insights à respeito de algo muito grave acontecendo em Ennis.

No terceiro episódio, a crise ambiental ganha contornos bem claros quando vemos uma reunião de cidadãos preocupados de Ennis, majoritariamente formada por nativos, que estão protestando contra as atividades da Mina Silver Sky. Anteriormente ficamos sabendo de pessoas que morreram de câncer causado pelas condições nocivas do trabalho na mina. Também já havíamos ouvido falar da cor da água que saía escura das torneiras nas casas na vizinhança conhecida como "As Aldeias".

Nesse episódio vemos Danvers constatando que os rumores são verdadeiros. A água no banheiro de uma casa sai escura e com um cheiro desagradável. Também é possível ver no background da reunião de protesto fotografias de animais cegos, magros ou doentes, teoricamente sofrendo efeitos causados pela mesma água contaminada. Finalmente, ficamos sabendo de um bebê recém nascido que não resistiu e acabou expiando em face de doenças congênitas.

Está claro que a questão ambiental é central nesse caso! 

Não apenas a ativista Annie K estava em busca de respostas, mas estava disposta a ir ate as últimas consequências para encontrar os culpados e expor os responsáveis. Imagino que possa haver uma ligação direta entre os donos da Mina Silver Sky e a TSALAL. Talvez, o conglomerado Tuttle National seja o real proprietário de tudo e os estudos da estação sejam voltados para outras atividades além das divulgadas.

Talvez TSALAL esteja lá para fazer algum tipo de estudo secreto. Algo que Annie K acabou descobrindo graças ao seu relacionamento com Raymond Clark. Isso aliás parece bastante razoável de ser assumido como uma das causas da morte da ativista e da loucura que parece ter consumido o cientista.

Apenas mais um adendo interessante nessa cena da reunião de protesto.


Na porta do galpão usado para hospedar a reunião vemos o desenho de uma mulher azul com longos cabelos parecendo tentáculos. Eu tenho quase certeza de que o desenho é de Sedna, a Deusa Inuit tratada como uma divindade que rege os mares, mas que também é uma força de retribuição e vingança. Eu continuo apostando as minhas fichas que Sedna é a representação do que as pessoas chamam de "Ela" e que mencionam ter despertado.

Não acho que Sedna irá "aparecer" fisicamente no episódio, mas acredito que as mortes causadas em TSALAL possam ser atribuídas a ela já que todas as vítimas eram forasteiros, possivelmente envolvidos na morte de uma jovem nativa. Para mais sobre Sedna, leiam o artigo sobre o primeiro episódio de True Detective: Terra Noturna.     

8 - Exame de Veterinário


Os fatos sobre a morte dos cientistas só poderão ser obtidos depois que o gelo em que eles estão envolvidos derreter por completo. O legista encarregado da autópsia está sendo aguardado, mas até lá, existem apenas suposições sobre o que matou esses infelizes.

Contudo, algumas destas são bastante interessantes, ainda que venham de um exame superficial feito por Vince, primo de Pete que é veterinário (!!!). Ao menos o sujeito costuma trabalhar com animais de grande porte, o que pode ajudar.

Após analisar os corpos, Vince lança suspeitas de que os cientistas não morreram de hipotermia como todos imaginavam até então; eles parecem ter sucumbido ao medo. Terror extremo pode causar alterações graves e até provocar a morte de uma pessoa através de um ataque cardíaco fulminante. Em geral, condições cardíacas pré-existentes precisam estar presentes, mas isso não é uma regra. O stress cardíaco ocasionado por repetidos choques pode resultar num ataque maciço.   

No primeiro episódio, vimos uma manada inteira de caribous aterrorizada correndo para a própria morte em um desfiladeiro. Poderia essa ser uma metáfora do que ocorreu com os cientistas? Eles foram expostos a algo tão aterrorizante que provocou a morte de todos eles? Teriam sofrido com um surto coletivo, como os animais que acabaram por se suicidar?

Poderia Clark sozinho ter feito algo tão assustador que provocou a morte simultânea de vários homens por ataque cardíaco? Ou será que os cientistas foram afetados por alguma substância ou microorganismo antigo que eles desenterraram do gelo?

Com os indícios que temos, é justo dizer que os cientistas sofreram de uma psicose coletiva que os fez ir para campo aberto, se despir e congelar. O veterinário, no entanto deduz que os pesquisadores, com exceção de Lund, estavam mortos antes de atingir o ponto de congelamento. Ele explica que os animais que morrem de hipotermia geralmente parecem sucumbir em paz, apenas dormem, mas que os cadáveres parecem ter experimentado algum tipo de choque. Basta ver a expressão de terror nos corpos para perceber que eles morreram em meio de um completo desespero.

Embora Vince não seja capaz de explicar exatamente o que causou as mortes, ele suspeita que uma autópsia vai revelar uma série de ataques cardíacos. Muito curioso, sobretudo quando ligamos essa pista às palavras de Anders Lund que diz...


9 - "Ela está lá fora"


Perto do fim do episódio 3, Navarro e Danvers são chamadas para ir às pressas ate o hospital onde Anders Lund está sendo mantido em tratamento intensivo. A condição dele esta piorando e a gangrena se espalhou rapidamente, "não é uma visão bonita" alerta a médica antes de levá-las até o quarto onde o sujeito padece.

Anders esta em condições lastimáveis, teve duas pernas e um braço amputados. Seus gritos de dor ecoam pelos corredores e a enfermeira insiste que ele precisa ser sedadoNo entanto, Danvers tenta fazê-lo falar perguntando quem os atacou e o que aconteceu na fatídica noite na estação. 

Anders não revela nenhum nome, mas diz as palavras "ela está lá fora", o que lembra o "ela está acordada" de Raymond Clark no primeiro episódio. Ele também diz que "ela veio nos buscar no escuro", aparentemente implicando que a tal entidade desconhecida "Ela" de alguma forma despertou em busca de vingança. Tudo sugere que os cientistas foram assustados por essa "entidade" e que ela os fez correr em desespero para fora da estação onde eles encontraram seu fim.

Eu continuo apostando em uma alucinação que causou o surto psicótico, embora não tenha informações suficientes ainda para apontar se isso foi causado propositalmente ou e foi efeito de um acidente.

Mas as surpresas dessa entrevista não param por aí...

10 - "Olá, Evangeline"


Anders Lund é responsável por um dos momentos mais macabros da série até o momento, um que coloca True Detective: Terra Noturna direto no caminho do sobrenatural.

Enquanto Danvers se vê forçada a deixar o quarto para apartar uma briga entre os caçadores que estão em busca de Clark, Navarro acaba ficando sozinha com Lund. Contudo, logo descobrimos que os dois não estão exatamente sozinhos, já que uma presença misteriosa se manifesta possuindo o corpo do ex-Chefe da TSALAL.

O pesquisador de repente senta na cama e assume uma postura ereta dizendo que a mãe de Navarro está esperando por ela. A mensagem é dúbia e a identidade da entidade que tomou o corpo de Lund permanece um mistério. Contudo, lembrando que Navarro teve uma conversa estranha com Danvers na qual dizia que às vezes desejava simplesmente "sumir" e "desaparecer para sempre", a impressão geral é um tanto pessimista.

Estariam os fantasmas dizendo para Navarro que ela em breve irá se juntar a eles? Que ela será bem vinda entre eles? Ou seria algo mais terrível: Um aviso de que ela terá o mesmo fim de sua mãe, uma morte violenta nas mãos de um assassino?

Seja lá qual for a resposta, a cena é carregada de um sentimento de angústia niilistas digna da primeira temporada e dos monólogos iluminados de Rusty Cohle. Uma vez transmitida a mensagem, o corpo de Lund parece não suportar a experiência e ele acaba morrendo.


11 - Os Momento Finais de Anne K


Mas isso não é tudo...

Antes do episódio terminar temos uma última e bombástica informação que nos deixa com a proverbial pulga atrás da orelha. E esta pista vem do telefone celular que pertencia a Annie K, encontrado no trailer de Clark. O aparelho uma vez desbloqueado revela um vídeo gravado pela própria Annie daqueles que podem ter sido os seus últimos instantes de vida.

No vídeo, Annie parece estar andando no interior do que parece ser uma caverna de gelo e afirma ter encontrado algo. Ela não explica do que se trata, mas a voz excitada sugere se tratar de uma coisa muito importante, possivelmente a prova do envolvimento da mina Silver Sky em alguma atividade criminosa. Porém, antes que possa revelar o que encontrou, ela é atacada por alguém. Embora o episódio de True Detective: Night Country termine sem revelar onde Annie estava, o que estava procurando e quem a matou, é possível que alguém reconheça que lugar é aquele - e os investigadores cheguem ao local onde Annie K foi morta.

Na cena final que antecede os créditos, Navarro e Danvers ouvem gritos de gelar o sangue e se perguntam quem pode ser o responsável por esse crime brutal.

*    *    *

Bem Detetives, é isso.

O episódio foi excelente, mas ao mesmo tempo que ele forneceu muitos indícios e pistas criou a sensação de que só estamos começando a arranhar a superfície do mistério. Há muito a ser descoberto e muitas peças que ainda não se encaixaram. Eu apenas espero que todas elas possam ser encaixadas e que a conclusão forneça um fechamento adequado.

Confesso que meu maior temor para essa série é que ela termine com uma solução simples para algo que parece incrivelmente complexo. A terceira temporada, que vinha bem ao longo dos primeiros sete episódios termina de uma maneira pouco satisfatória e frustrante. Espero que aqui seja diferente.

estamos na metade do caminho, fiquem conosco...  


 




2 comentários:

  1. Ficamos anos sem True Detective e quando ele volta a única coisa que pensei eram nas ótimas resenhas do Mundo Tentacular! A quantos anos meus amigos, parabéns pra quem escreve. Inclusive lembro de cobrar na última temporada a resenha do último episódio, mas lembro que foi tão frustrante que ela não aconteceu rs. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Até o momento estou gostando bastante da temporada

    ResponderExcluir