domingo, 26 de dezembro de 2010

TOP 5: Os nomes mais impronunciáveis dos Mythos

Em geral as criaturas do Mythos de Cthulhu atendem por nomes que mais parecem uma miscelânia de letras misturadas.

Esses nomes incrivelmente estranhos e humanamente impronunciáveis foram criados propositalmente dessa forma. A idéia é que são nomes surgidos entre entidades alienígenas, portanto, nada mais natural que seres humanos tenham dificuldade em proncunciá-los corretamente.

Uma das piadas mais legais da sátira "Calls for Cthulhu" é quando alguém pergunta a ele qual a pronúncia correta do seu nome.

Cthulhu pára, pensa por um instante e responde: "Filho, sua boca tem pelo menos 1,80 de largura ou você possui 12 linguas bífidas?"


O sujeito é claro, responde "não".

"Então desista! Vocês humanos não são anatomicamente capazes de pronunciar meu nome corretamente".

Para os que ainda assim querem pronunciar o bendito nome, aqui vai:



Mas Cthulhu está longe de ser o nome mais complicado do Universo dos Mythos. Eis aqui uma coleção de cinco nomes de criaturas retiradas da Cthulhu Mythos Encyclopedia. Em ordem de complexidade (ou nó na língua) aqui vai:

Quinto Lugar:


A pronúncia deve ser algo como "KZA-zu-kluf".

Trata-se de uma cria andrógina de Azathoth que por sua vez é avô de Tsathoggua. Ele e seus filhos vagaram por Yuggoth, por milênios até que uma mudança no eixo planetário obrigou (lá vamos nós de novo) CXAXUKLUTH a canibalizar suas próprias crias.

Posteriormente Ele abandnou Yuggoth permitindo assim o desenvolvimento da civilização dos Mi-Go. Essa criatura é temido e reverenciado pelos Fungos de Yuggoth que devem saber como pronunciar seu nome com propriedade.

Quarto Lugar:

Esse é difícil... um nome com não apenas um, mas dois apóstrofes e um hífem, nãopode ser boa coisa. Mas vou tentar uma pronunciação: "PTA-ti-ia-li"

A quem interessar possa, esse nome se refere a uma fêmea Deep One com trezentos mil anos de idade. Ela vivia na cidade submersa de Y'ha-nthlei na costa da Nova Inglaterra e foi consorte de Dagon, com quem gerou toda uma geração de Deep-Ones.

Onde andava Hydra (a esposa de Dagon) nessa época eu não sei...

Terceiro Lugar:

Acho que seria algo como "zis-til-ZEN-gui".

Conhecido como o senhor dos insetos e das pragas, esse Grande Antigo habita o planeta Urano onde permanece aprisionado. Felizmente trata-se d euma entidade obscura... talvez tenha a ver com o fato de que ninguém sabe pronunciar seu nome.

Segundo Lugar:

Vou chutar que deve ser algo como "Ic-nag-ni-ss"

Não, não foi erro de digitação. O nome é composto de três "S" seguidos. São 12 letras, sendo apenas duas vogais.

Essa criatura pertence a outro universo e surgiu em nossa realidade através de um buraco negro nas proximidades da estrela de Zoth. Pouco se sabe a respeito além do fato dele estar de alguma forma ligado a família de (adivinha quem?) Tsathoggua.

Primeiro Lugar:

Esse é o infeliz que vai para o trono! Eu só posso cogitar que o nome seja algo como "Hi-ziu-cuo-igman-za".

Se é isso mesmo não me pergunte,. Possivelmente nem o responsável pela criação desse nome sabe a pronúncia correta.

Esse Grande Antigo também habitou Yuggoth por algum tempo, até partir rumo ao planeta Yaksh onde se converteu na entidade reverenciada pelos nativos daquele mundo. Ele estaria dormindo em uma ilha sagrada num dos mares desse planeta.

Depois disso, Cthulhu parece um nome fácil, não?

7 comentários:

  1. hehehehe

    Muito bom o post.

    Com certeza quem narrar uma aventura dos Mitos tem que pensar bem em qual entidade vai por na historia ou os jogadores vão cair na risada.

    ResponderExcluir
  2. Toda vez que eu cito qualquer entidade de Cthulhu, eu me sinto completamente falando errado, porém depois desses belos nomes acho que até que me saiu bem com o nosso bom e velho mito Cthulhu.

    ResponderExcluir
  3. bons nomes para bandas de black metal, principalmente usando aquelas fontes brancas e disformes.

    uma das graças do COC é o fato do Keeper dar uma pronuncia ou nome diferente para essas aberrações de letras.

    ResponderExcluir
  4. E eu fiquei orgulhoso qdo aprendi a escrever NYARLATHOTEP sem colar...

    ResponderExcluir
  5. Talvez não seja a mais aceita pelos fãs, mas eu gosto da pronúncia para Cthulhu que é dita pelo próprio Lovecraft na HQ batizada com o seu nome.

    Na HQ, o personagem Lovecraft corrige um colega que chama Cthulhu de "KUTHULUU" dizendo que o mais certo é pronunciar "SHUTHUL-HU". Gosto desta versão, é a que uso.

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei esse post! Ri demais lendo ele...

    ResponderExcluir